segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 === Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos foi a mim que o fizeste. – (Mt 25,31-46)


  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 27 de FEVEREIRO de 2023 (segunda-feira) 058º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno.

(Rubem Alves)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO AGENTE FISCAL DA RECEITA FEDERAL

DIA INTERNACIONAL DO URSO POLAR

DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

DIA DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO

DIA DO PIZZAIOLO BRASILEIRO

DIA DO POKÉMON

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aroazes  (Piauí) Xanxerê (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ADILSON JOSÉ BÉSSA (Lions Clube de Valparaíso /SP)Alessandra Napolitano (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) Guilherme Joaquim De Oliveira (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) Leunice  Silveira Nardi Rodrigues (Lions Clube de Herculandia /SP) LuCAS Viegas  França (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) DAERCIO VIASSELI NETO (Garça /SP)DANIELLY CRISTINA DE CASTRO LEOPOLDINO (Garça /SP)ISADORA GODIN GALINDO (Garça/SP)JULIO ESTATUTI (Andradina /SP)AMANDA CRISTINA SIMIONATO HAMZÉ (Garça /SP)MAITÊ SANTOS RODRIGUES (Garça/SP)IOLANDA BASSO FERREIRA SILVA (Garça /SP)ANA CLARA NICODEMO (São Paulo /SP)PE. FRANCISCO JOSÉ DEL BARRIO TOSANTOS, SM (Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DANIELLE ALICE SEVERINO BONFANTE e RODRIGO BONFANTE ó2015ó07 ANOS ó(ela-Macrocontábil Conessa Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Padre JOSÉ CARLOS VICENTINó1988ó34 ANOS ó (Diocese de Marilia/SP) Padre SÉRGIO LUIZ RONCONó1993ó29 ANOS ó (Pároco da Paroquia de São Francisco Xavier de Bastos/SP)   

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ANA LINE

SANTA HONORINA

SANTO EUNO

SÃO BALDOMIRO

SÃO BASÍLIO DE CONSTANTINOPLA

SÃO BESAS

SÃO Gabriel de Nossa Senhora das Dores

SÃO Gregório de Narek

SÃO JULIÃO DE ALEXANDRIA

SÃO LUCAS DE MESSINA

SÃO LEANDRO

SÃO PROCÓPIO DECAPOLITA

SÃO VITOR DE ARCIS-SUR-AUBE

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

O seguimento de Jesus implica um novo jeito de viver e de conviver, principalmente diante dos que se encontram em situação de vulnerabilidade. - Vinde, benditos de meu Pai!– Mt 25,31-46

 

 

Como os olhos dos servos estão voltados para as mãos de seu senhor, assim os nossos, para o Senhor nosso Deus, até que se compadeça de nós. Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós! (Sl 122,2s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

No centro dos ensinamentos divinos encontra-se a lei do amor ao próximo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. Examinemos nossas atitudes em vista de melhorar nossas relações fraternas e nos tornarmos agentes da misericórdia do Pai.

 

– Oração 

 

“PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO PARA AMAR E SERVIR MEUS SEMELHANTES, SOBRETUDO, OS MAIS POBRES E MARGINALIZADOS. ESTA SERÁ A ÚNICA FORMA DE ME PREPARAR PARA O ENCONTRO COM JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Convertei-nos, ó Deus, nosso salvador, e, para que a celebração da Quaresma nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 27 de fevereiro de 2023 segunda-feira da 1ª Semana da Quaresma

No juízo final, todos serão questionados sobre a prática da solidariedade para com os sofredores deste mundo. Os que responderam com compromisso à wxortação “sede santos” ouvirão novo convite: “Vinde, benditos de meu Pai”.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Lv 19,1-2.11-18) – Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 11Não furteis, não digais mentiras nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor. 13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. 14Não amaldiçoes o surdo nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigies o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça. 16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 19(18)

 

Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

 

 

 

– 27 de fevereiro de 2023 segunda-feira da 1ª Semana da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

 

Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos foi a mim que o fizeste.  (Mt 25,31-46)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis o tempo de conversão; / eis o dia da salvação (2Cor 6,2).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

27/02/23 1ª Segunda-feira da Quaresma – A:

Campanha da Fraternidade 2023. Tema: Fraternidade e Fome. Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16)

 

Mateus 25,34-35.40-42.45: “Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome e me destes de comer... Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!... Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer... Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!”

 

Jesus, ainda que a cultura atual quase nos proíba de pensar na morte, a pandemia e as catástrofes naturais não nos têm poupado e nos fazem encarar, com medo ou com esperança, o nosso momento final.

No entanto, é  a sua parábola do juízo final dos povos e de cada um de nós que deveria nos fazer meditar seriamente não apenas sobre a morte, mas sobre a nossa vida eterna.

Nela, o senhor nos deixa claro que toda a nossa existência e todas as nossas ações serão avaliadas pelos atos de amor ao próximo e, principalmente, de compaixão diante dos necessitados.

Não contam nossos sucessos sociais e econômicos, nem mesmo nossos méritos religiosos.

Será um julgamento que irá valer para cada um de nós, mas também, para todos os povos, com suas instituições políticas, econômicas, culturais e religiosas.

O senhor será o nosso juiz, porque é o nosso Redentor.

Mas, assim como tem sido compassivo conosco, assim também exigirá de nós a compaixão e a solidariedade, como critérios para herdarmos ou não a vida eterna.

O senhor declara que continua identificado totalmente com os necessitados, aos quais fazemos ou negamos nossas boas obras.

Senhor, a compaixão está longe de ser o valor que conduz as decisões da nossa geração.

Pelo contrário, há muito sofrimento causado pela crueldade de pessoas e de grupos e, principalmente, pela indiferença e irresponsabilidade de muitas instituições.

Um mundo projetado primeiramente para a ganância e para o poder, é surdo aos gritos de dor dos feridos e dos necessitados do povo.

Senhor, eu quero estar entre aqueles que irão ouvir da sua boca: “Vinde, benditos de meu Pai!”

Eu quero herdar o reino que o Pai me preparou desde da criação do mundo.

Conduza-me pelo caminho do bom samaritano, para que meu olhar seja sempre compassivo diante da vida do próximo, estendendo as mãos para quem tem fome e sede, está doente e sem moradia, enfim, está ferido à beira da estrada da vida.

 

Virgem Maria, liberte-me da cultura da indiferença social e do bem estar egoísta, para que eu sinta responsabilidade cristã diante do sofrimento alheio, e possa receber como herança a vida eterna prometida por seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Mateus nos apresenta o juízo final em forma de drama. Juiz é o próprio Jesus. O tema da avaliação é bem claro: trata-se de atitudes concretas de amor ao próximo, principalmente aos sofredores. São estes o ponto de encontro com o Senhor. Ser solidário com os irmãos necessitados é ser solidário com Jesus em sua paixão. Quem praticar o amor será recebido no convívio do Pai. Quem não o praticar ficará afastado de Deus. Esta parábola não pretende atemorizar ninguém. Apenas quer alertar para não deixarmos o tempo correr em vão, mas ocupá-lo honestamente, de modo criativo e benéfico em favor dos irmãos e irmãs que mais precisam de nosso socorro. Com a esperança de ouvir, no final, as benditas palavras de Jesus: “Vinde, benditos de meu Pai”.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 25,31-46 - Seremos julgados pelo amor

 

Oração Inicial

 

Em nossa caminhada em preparação à Páscoa do Senhor, no Evangelho de hoje Jesus se identifica com os pequenos, os necessitados, os excluídos. Para ter a força de assumir este desafio reze com o salmista:

“Tu, meu Deus, tem piedade de mim, pois a ti clamo todo o dia. Alegra a alma do teu servo, porque a ti elevo minha alma. Pois tu, Senhor, és bom e perdoas, és rico em misericórdia para todos os que te invocam”. (Sl 86)

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Quais são as comparações que Jesus utiliza no Evangelho de hoje? Observe a grande lição que Ele nos deixa?

 

“O seguimento de Jesus implica um novo jeito de viver e de conviver, principalmente diante dos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Não se trata de uma cobrança, mas de um diálogo quanto às obras de caridade. O Deus que não vemos se faz presente naqueles com os quais convivemos. A fé se torna visível através das obras de caridade. A própria oração se torna válida quando acompanhada de ações. Não basta juntar as mãos, é imprescindível arregaçar as mangas e construir a dignidade de um número cada vez maior de pessoas que não têm o necessário. O caminho é longo, há muito por ser feito. Jesus caminha lado a lado, pois deseja a felicidade eterna para todos”.

 

2. Meditação (Caminho)

O juizo de Deus será sobre o amor que gera vida. Recusar o amor é recusar o próprio Deus. Silencie e procure ouvir o que o texto diz para sua vida. Qual foi a classe social na qual Jesus se identifica que tocou mais fortemente o seu coração?

Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus. Vá ao encontro de alguns desses necessitados.

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor os sentimentos, apelos e desejos despertados pela Palavra em sua oração. Reze por todas essas classes sociais que Jesus menciona do Evangelho: os famintos, migrantes, injustiçados, doentes, presos, etc.

Reze também pelos responsáveis por conduzir a sociedade, que sejam capazes de elaborar políticas públicas que ofereçam dignidade ao povo.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

É preciso uma decisão constante de viver segundo os ensinamentos de Jesus. O que me proponho viver hoje como um passo de fidelidade ao mestre?

 

BÊNÇÃO

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário