quarta-feira, 14 de junho de 2023

COMECE O DIA FELIZ! Mt 5,13-16 - Missão de ser sal e luz! Como?

  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 13 de JUNHO de 2023 (terça-feira) 164º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SOL É PARA AS FLORES O QUE OS SORRISOS SÃO PARA A HUMANIDADE.

(Joseph Addison)

 

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 FESTA JUNINA – SANTO ANTONIO

 DIA DAS CASAMENTEIRAS

 DIA DO ECOLOGISTA BRASILEIRO

 DIA DO TURISTA

 DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALBINISMO

 DIA DO PADEIRO

 DIA DA MÁQUINA DE COSTURA

 DIA DO SOFTBOL

 DIA DO POLICIAL MILITAR VETERANO DA BAHIA

 DIA NACIONAL DO DETETIVE PROFISSIONAL NO BRASIL

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) EM GUARAPUAVA-PR

 DIA DA FUNDAÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO-RJ

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ADAMANTINA - Cajati - Cordeirópolis - Coroados - Guaratinguetá - MACATUBA - Marinópolis - Mirassolândia - Ocauçu - Paraibuna - Pradópolis - Quatá - Santo Antônio da Alegria - Santo Antônio de Posse - Santo Antônio do Aracanguá - Santo Antônio do Pinhal - Suzanápolis - Taiúva - Urânia - UruRancharia (São Paulo) Pinheiral - Santo Antônio de Pádua (Rio de Janeiro) Aguas Belas - São Lourenço da Mata (Pernambuco) Darcinópolis (Tocantins) Mantena - Santo Antônio do Aventureiro (Minas Gerais) Apuarema - Bom Jesus da Serra - Bonito - Cabaceiras do Paraguaçu - Caturama - Itabela - Itatim - Lagoa Real - Lajedo do Tabocal - Madre de Deus - Mirante - Mulungu do Morro - Muquém de São Francisco - Nova Fátima - Nova Ibiá - Novo Horizonte - Ourolândia - Quixabeira - São Domingos - São Félix do Coribe - São José da Vitória - São José do Jacuípe - Saubara - Serra do Ramalho - Sítio do Quinto - Varzedo (Bahia) Lapa - Quitandinha (Paraná) Mata (Rio Grande do Sul) Oriximiná (Pará) Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul) Rio Branco (Acre) Tijucas (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOÃO PEDRO CONESSA VERI (m/sobrinho Maringá/PR) CARLA ANANIAS BIAZOLLI (prima Garça/SP) JAYME GALVAO DE OLIVEIRA JUNIOR (São José dos Campos /SP) ANTONIO REYNALDO BIZULLI (Eq 10 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) IGOR LAURENCETTI (Leo Clube de Junqueirópolis/SP) MINORU TASHIRO (Lions Clube de Araçatuba /SP) JOANA MANCUSO (Neta da Carmem/Claudinei-Garça/SP) JOSÉ ROBERTO MORETI JUNIOR (Amigo-Garça /SP) ANA LÚCIA  DOS SANTOS (Garça/SP) PRISCILA REGINA VERONESI ZAPATER (Cabrália Paulista/SP) ANTONIA MARIA FERREIRA ROSÁRIO (Bauru /SP) MARIA CRISTINA FERNANDES MEIRELLES (Garça /SP) THIAGO DIAS DO ESPIRITO SANTO (Curitiba /PR) MARIA INEZ DE LUCA SARTORI (Garça /SP) ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO FILHO (Garça /SP) CARLOS ANTONIO MANCHINI (Campinas /SP) SAMIR EL ADASS (Garça/SP) ANTONIO BONFIM JUNIOR (Garça /SP) ORLANDO DE SOUZA RODRIGUES  (Garça/SP) RITA BRITO (Big Mart Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA ISABEL BENTO BELLINE PARMIGIANI e CARLOS EDUARDO PARMIGIANIó2009ó14 ANOS (Grampos DHARMA Garça)

 

 SANTO DO DIA 

SANTO ANTONIO DE PÁDUA

Antônio (Portugal, 1195-1231), abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação, foi um dos maiores pregadores da Igreja. Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio são Francisco, e viveu em Pádua (Itália) seus últimos anos. É santo de grande devoção popular.  

SANTO AVENTINO

SANTO AGOSTINHO PHAN VIET HUY

SANTO EULÓGIO DO EGITO

SANTO ÁVITO

SANTA FELÍCULA

INÁCIO MALOYAN

SÃO CETEU

SÃO FÂNDILA

SÃO NICOLAU BUI VIET T

SÃO RAMBERTO

SÃO SALMÓDIO

SÃO TRIFÍLIO

BEATA MARIA ANA BIERNACKA

BEATO AQUILEU

BEATO GERARDO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

NÃO PENSEIS QUE VIM ABOLIR A LEI E OS PROFETAS –- Mt 5,13-16 - Missão de ser sal e luz! Como?

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).

 

 Fernando nasceu em Lisboa em 1195. Ordenado padre na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, sentiu-se fascinado pelo estilo de vida da Ordem dos Franciscanos, na qual ingressou, assumindo o nome de Antônio. De grande simplicidade na linguagem, partindo sempre da Palavra de Deus, tornou-se ilustre pregador e defensor dos pobres. Faleceu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália. Celebrando sua memória, disponhamo-nos a fazer brilhar, para todos os povos, a luz da verdade e da fé.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO DE PLENIFICAÇÃO, COMO JESUS, QUERO ESTAR SUBMISSO À VONTADE PRIMEIRA DO PAI PARA A HUMANIDADE, PONDO EM PRÁTICA, DE MANEIRA PERFEITA, AS SUAS EXIGÊNCIAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 

– 13 de junho de 2023 – terça-feira da 10ª Semana do Tempo Comum SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

 Jesus diz que somos“sal da terra” e “luz do mundo”. Com isso, ele nos compromete a sermos instrumentos transformadores da sociedade em que vivemos, mediante o agir do Espirito derramado em nosso coração.

 

– Liturgia da Palavra 

 

1ª Leitura (2Cor 3,4-11) – Deus nos consola para que possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição. Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 4é por Cristo que temos tal confiança perante Deus, 5não porque sejamos capazes por nós mesmos, de ter algum pensamento, como de nós mesmos, mas essa nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito. Pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida. 

7Se o ministério da morte, gravado em pedras com letras, foi cercado de tanta glória, que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés, por causa do seu fulgor, ainda que passageiro, 8quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito?

9Pois, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais glorioso há de ser o ministério a serviço da justificação. 10Realmente em comparação com uma glória tão eminente, já não se pode chamar glória o que então tinha sido glorioso. 11Pois se o que era passageiro foi marcado de glória, muito mais glorioso será o que permanece.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

SALMO 98

Santo é o Senhor nosso Deus!

 

 

 

– 13 de junho de 2023 – terça-feira da 10ª Semana do Tempo Comum SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

 

 – Evangelho do dia 

 

Bem-aventurados os pobres em espírito.   (Mt 5,17-19)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. / Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16)  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo; disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp  

 

13/06               10ª  Segunda-feira - A

 

Mateus 5,17-18: Disse Jesus: “Não penseis que vim abolir a lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra”

 

Senhor Jesus, a revelação cristã ao longo de séculos foi-se dando de maneira pedagógica, conforme a capacidade de acolhimento de cada época e de cada geração humana.

Enquanto os seres humanos iam se abrindo ao mistério do transcendente, e conseguiam criar expressões do seu culto, o senhor, Verbo eterno, por quem tudo foi criado, penetrava no coração humano e os fazia enxergar a presença do Criador no universo e nas criaturas da terra.

Mitos, poemas e ritos iam passando de geração em geração. Assim, podemos compreender corretamente muitos textos do Antigo Testamento, que ainda estavam longe de tudo o que o senhor nos ensinou.

Com o senhor, chegou-nos a revelação completa, porque “a Palavra se fez carne e habitou em nós”.

O senhor veio completar e cumprir tudo o que fora revelado antes, principalmente, através do seu povo, em sua história de libertação e de esperança de um Messias.

Sua morte e ressurreição nos deram a plenitude da revelação, em que Deus se manifestou como amor e compaixão por todos nós.

Cessou a figura da divindade poderosa, inaugurou-se o rosto do Deus amor, Pai de infinita misericórdia, Filho Redentor de toda a humanidade, e Espírito Santo de comunhão e de santificação.

Eis o cumprimento pleno de tudo o que tinha sido anunciado. Jesus, era essa a conversão que o senhor proclamava: “Convertei-vos e crede no Evangelho!”

Não se tratava apenas de arrepender-se dos pecados, mas de acolher a Boa notícia do Reinado de Deus sobre toda a humanidade.

Infelizmente tanta gente do seu povo recusou, e continuamos a ter dificuldade para acolher de verdade a revelação de um Deus amor, cujo anseio é nos amar e ser amado por nós. Senhor, converta a minha fé para o seu Deus e nosso Deus, o seu Pai e nosso Pai, e mude o meu coração para que se torne semelhante ao seu Coração.

 

Virgem Maria, Senhora e Mãe Aparecida, a senhora foi a primeira a experimentar a revelação plena de Deus, porque acolheu o anúncio do Anjo e tornou-se a Mãe do nosso salvador. Ajude-nos a contemplar a face do Deus de Jesus, para que aprendamos a viver como Ele viveu. Amém.

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Terminada a proclamação das bem-aventuranças, Jesus convida seus discípulos e a multidão a serem agentes transformadores da sociedade. O sal comunica sabor e preserva alimentos. Os cristãos devem embeber-se de vitalidade, entusiasmo, convicção e alegria em vista do Reino de Deus. Sem características como essas, a comunidade não terá vivacidade, será carente de fé, fraternidade e esperança. A luz ilumina ao seu redor. As obras de justiça e fraternidade não devem ficar escondidas; ao contrário, devem ser visíveis e acessíveis, para a glória de Deus. Cristãos e cristãs poderão conquistar multidões de pessoas pela força do testemunho: “Se virem o testemunho de comunidades autenticamente fraternas e reconciliadas, isso é sempre uma luz que atrai” (papa Francisco).

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 5,13-16 - Missão de ser sal e luz! Como?

  

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante, cantando,

com toda a Igreja:

 

Ó luz do Senhor,

que vem sobre a terra,

inunda meu ser permanece em nós!

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Mt 5,13-16, e observamos as imagens que Jesus usa no seu discurso.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; / e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor (Jo 8,12). – R.

 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos os que estão na casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

 

Refletindo

Jesus compara os seus discípulos a sal da terra e luz do mundo. Ambos são símbolos, imagens de coisas muito presentes na vida de todas as pessoas. Sem sal, não se sente o sabor dos alimentos. Sem luz, não se vê nada, nem sombras, nem caminho, nem cores. A vida se torna quase impossível. O discípulo tem esta missão de dar sabor e sentido ao mundo. Dar vida e sentido aos irmãos.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Sentimos que nossa vida é carregada do sabor da Palavra de Deus, que nossa presença é iluminadora para outras pessoas, aponta caminhos de paz de justiça e de amor?

 

Meditando

 A Conferência de Aparecida lembra:

"Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque "quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á" (Jo 12,25). É próprio do discípulo de Jesus gastar sua vida como sal da terra e luz do mundo. Diante do individualismo, Jesus convoca a viver e caminhar juntos. A vida cristã só se aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna. Jesus nos disse "um é seu mestre e todos vocês são irmãos" (Mt 23,8). Diante da despersonalização, Jesus ajuda a construir identidades integradas." (DAp 110).

 

E o Papa Francisco comenta:

"Sal para os outros, luz para os outros, porque o sal não dá sabor a si mesmo, sempre a serviço. A luz não ilumina si mesma, sempre a serviço. Sal para os outros. Pouco sal que ajuda nas refeições, mas pouco. No supermercado, o sal não é vendido em toneladas, não… Pequenos pacotes; é suficiente. E depois, o sal não se orgulha de si mesmo porque não está a serviço de si mesmo. Está sempre ali para ajudar os outros: ajudar a preservar as coisas, a dar sabor às coisas. Simples testemunho.

Portanto, reiterou o Papa, ser cristão de todos os dias significa ser luz “para as pessoas, para ajudar nas horas de escuridão". ( Papa Francisco, 12/06/2018)

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezemos o

Salmo Responsorial: 111(112)

 

Uma luz brilha nas trevas para o justo, / permanece para sempre o bem que fez.

 

1. Ele é correto, generoso e compassivo, / como luz brilha nas trevas para os justos. / Feliz o homem caridoso e prestativo, / que resolve seus negócios com justiça. – R.

 

2. Porque jamais vacilará o homem reto, / sua lembrança permanece eternamente! / Ele não teme receber notícias más: / confiando em Deus, seu coração está seguro. – R.

 

3. Seu coração está tranquilo e nada teme. / Ele reparte com os pobres os seus bens, / permanece para sempre o bem que fez / e crescerão a sua glória e seu poder. – R.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e "Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14).Passaremos o dia sendo luz, e rezando, pelas pessoas que encontrarmos, com o apóstolo Paulo: "Quando for visitá-las, levarei para vocês muitas bênçãos, a luz de Cristo". (Rm 15,29).

 

BÊNÇÃO

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário