sexta-feira, 7 de julho de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Aqueles que têm saúde não precisam de médico. Quero misericórdia e não sacrifício. – (Mt 9,9-13)

 

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 07 DE JULHO de 2023 (sexta-feira) 188º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

UMA PESSOA INTELIGENTE RESOLVE UM PROBLEMA, UM SÁBIO O PREVINE.

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL CONTRA O RACISMO

 DIA NACIONAL DO DESARMAMENTO VOLUNTÁRIO

 DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

 DIA DO CHOCOLATE

 DIA DAS PANELEIRAS

 DIA DO REFRIGERISTA

 DIA DO VOLUNTÁRIO SOCIAL

 DIA DO FUNK DE SÃO PAULO

 DIA DO PRODUTOR RURAL MINEIRO

 DIA DO INGRESSO DAS MULHERES NAS FILEIRAS DA MARINHA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO DRAMATURGO ARTHUR DE AZEVEDO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cabixi (Rondônia) Carandaí (Minas Gerais) Corupá (Santa Catarina) Candelária - Pelotas (Rio Grande do Sul) Beneditinos - Miguel Alves (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  AIME LOPES (m/Tia Marilia /SP) HELISON CESAR ALTAFIM (Lions Clube de Vera Cruz /SP) VALDEMAR DE OLIVEIRA PASSOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP) MARILUCIA VAL GROSSO ROBERTO (Lions Clube de Valparaíso /SP) PATRICIA REGINA FABRÍCIO ALVARES (Equipe 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) ANA THERESA GUANAES BONINI ZANON (Dentista-Garça /SP) ANA PAULA SILVA (Garça /SP) CRISTINA GARCIA DIAS (Garça /SP) ROBERTO GOMES MARIANO (Garça /SP) CELIA REGINA RODRIGUES CASSIANO ALVES (Composição-Garça/SP) ANTONIO ROCHA (Garça /SP) Pe. VERÍSSIMO MÂNFIO (Diocese de Marilia /SP) ANTÔNIO FRANCO DOS SANTOS<BACANA> (Vereador-Garça /SP) DIEGO MUNIZ LOUREIRO (Bauru /SP) ODAIR MARTINS (Marília /SP) PRISCILA PELOSO (amiga Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANDRÉA PERES ANTÔNIO e CELSO ANTÔNIO ó1968ó55 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça e Lions Clube de Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE SAGRAÇÃO BISPO  DO: DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINIó2013ó10 ANOS (Diocese de Marilia /SP)

 

                             

 SANTO DO DIA 

■ SÃO VILIBALDO

■ SANTO ODÃO

■ SANTA EDILBURGA

■ SANTA MARIA GUO LIZHI

■ SÃO JOSÉ MARIA GAMBARO

■ SÃO MAEL RUAIN

■ SÃO VILIBALDO

SANTO ADRIANO

SANTO ANTONINO FANTOSÁTI

SANTO HEDA

SÃO PANTENO DE ALEXANDRIA

SÃO MARCOS JI TIANXIANG

BEATO BENTO XI

BEATO CARLOS LIVIERO

BEATA IFIGÊNIA DE SÃO MATEUS

BEATA MARIA ROMERO MENESES

BEATO JOSÉ JUGE DE SAINT-MARTIN

BEATO LOURENÇO HUMPHREY

BEATO ODINO BARÓTTI

BEATO PEDRO TO ROT

BEATO RODOLFO MILNER

BEATO ROGÉRIO DICKINSON

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

QUERO MISERICÓRDIA E NÃO SACRIFÍCIO - Mt 9,9-13 - Mateus acolhe e é acolhido!

 

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Crer em Deus implica duas atitudes nossas: confiar em suas promessas, mas também fazer nossa parte, colaborando com a realização das promessas divinas. A liturgia nos convida a nos reconhecermos como pecadores e nos dispormos ao seguimento fiel do Senhor.

 

– Oração 

 

“PAI, COLOCA-ME SEMPRE JUNTO ÀQUELES QUE MAIS CARECEM DE TUA SALVAÇÃO, E LIBERTA-ME DE TODA ESPÉCIE DE PRECONCEITOS QUE CONTAMINAM O MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de julho de 2023 sexta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Abraão prepara os caminhos de Isaac, para que sua posteridade permaneça na fidelidade a Deus, e Jesus nos pede abertura de espírito para acolher a misericórdia divina, ao nos garantir: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

 

 

1ª Leitura (Gn 23,1-4.19; 24,1-8.62-67) – Isaac recebeu Rebeca por esposa e amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.   Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Sara viveu cento e vinte e sete anos 2e morreu em Cariat Arbe, que é Hebron, em Canaã. Abraão veio fazer luto por Sara e chorá-la. 3Depois, levantou-se de junto da morta e falou aos hititas: 4“Sou um estrangeiro e hóspede no vosso meio. Cedei-me como propriedade entre vós um lugar de sepultura, onde possa sepultar minha esposa que morreu”. 19Assim, Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Mambré, que é Hebron, na terra de Canaã. 24,1Abraão já era velho, de idade avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo. 2Abraão disse ao servo mais antigo da sua casa, administrador de todos os seus bens: “Põe a mão debaixo da minha coxa 3e jura-me pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu moro; 4mas tu irás à minha terra natal, buscar entre os meus parentes uma mulher para o meu filho Isaac”. 5E o servo respondeu: “E se a mulher não quiser vir comigo para esta terra, deverei levar teu filho para a terra de onde saíste?” 6Abraão respondeu: “Guarda-te de levar meu filho de volta para lá. 7O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa do meu pai e da minha terra natal e que me falou e jurou, dizendo: ‘À tua descendência darei esta terra’, ele mesmo enviará seu anjo diante de ti e trarás de lá uma mulher para meu filho. 8Porém, se a mulher não quiser vir contigo, ficarás livre deste juramento; mas de maneira alguma levarás meu filho de volta para lá”. 62Isaac tinha voltado da região do poço de Laai-Rói e morava na terra do Negueb. 63Ao cair da tarde, Isaac saiu para o campo a passear. Levantando os olhos, viu camelos que chegavam. 64Rebeca também, erguendo os olhos, viu Isaac. Desceu do camelo 65e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?” O servo respondeu: “É o meu senhor”. Ela puxou o véu e cobriu o rosto. 66Então o servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. 67Ele introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe, e recebeu-a por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 105(106)

 

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

 

 

– 07 de julho de 2023 sexta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Aqueles que têm saúde não precisam de médico. Quero misericórdia e não sacrifício.   (Mt 9,9-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas, sim, os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

07/07/23 13ª SEXTA-FEIRA TC – A

 

Mateus 9,9-11: “Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: - Segue-me! Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus perguntaram aos discípulos: - Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores? Jesus ouviu a pergunta e respondeu: - Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’.”

 

Jesus, a grande novidade do seu Evangelho começa pela revelação de quem é de fato o verdadeiro Deus.

Sua pessoa, suas palavras e seu modo de agir contradiziam quase tudo o que as religiões descreviam como divino, tanto no mundo pagão como na mentalidade judaica.

Por isso, suas atitudes e atos causavam espanto e escândalo.

O senhor, ao invés de pregar um Deus, que se ofende com os nossos atos e não deixa nenhum pecador sem castigo, vai ao encontro de Mateus, cobrador de impostos para os romanos, visto por todos como pecador público, e o convida para ser seu discípulo.

E quando, jantando com Mateus e seus colegas de profissão, é criticado pelos fariseus, proclama com clareza que o seu Deus e Pai quer misericórdia, e não sacrifícios, preocupa-se com os doentes, e não com os sadios.

Eis a conversão de mentalidade que o senhor prega ao anunciar o Reino de Deus, eis a Boa notícia que trouxe a toda a humanidade, eis a razão da Encarnação do Verbo eterno e da sua missão na terra.

É através da misericórdia que o homem será salvo, jamais pelos seus merecimentos.

E será através da misericórdia que a sociedade encontrará o seu caminho de humanismo e de fraternidade, jamais através da disputa violenta de poder.

Mateus soube acolher o seu convite, deixou para trás seu emprego vantajoso, levantou-se, seguiu-o com fidelidade, e testemunhou sua fé com o seu martírio, deixando-nos esse belo Evangelho.

Senhor, apesar de nossa devoção ao seu sagrado Coração e de conhecermos as Bem-aventuranças, nós ainda não nos convertemos totalmente à misericórdia.

Ainda usamos o seu nome ou o nome do seu Pai para ameaçar de castigo ou de vingança aqueles que cometem crimes, roubos, traições e tantos outros erros.

Há grupos cristãos que invocam constantemente o demônio e o inferno contra seus irmãos e irmãs, criando discórdias e divisões em sua Igreja.

Preferem a religião do medo ao Evangelho da misericórdia.

Senhor, tenha misericórdia de nós e desses nossos irmãos, e converta os nossos corações para serem semelhantes ao seu Coração misericordioso.

 

Maria santíssima, Mãe de misericórdia, mostre-nos Jesus, bendito fruto do seu ventre, e que acreditemos nele como o rosto do verdadeiro Deus, Pai misericordioso e Deus de toda consolação. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Por prestar serviço aos ocupantes romanos, os cobradores de impostos eram malvistos ou mesmo desprezados pelos judeus. Jesus, que veio para oferecer a salvação a todos, não se deixa levar por esses preconceitos. Por isso chama justamente um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Esse modo de pensar e agir de Jesus ganha evidência quando se dispõe a participar de uma refeição a que comparecem também cobradores de impostos e pecadores. Um prato cheio para os fariseus (o que faziam aí?) que censuram a atitude do Mestre por se misturar com essa gente! Jesus argumenta: os doentes é que precisam de médico! À força de observâncias, os fariseus se consideram sãos e justos: permanecem fechados à misericórdia do Senhor, da qual Mateus se torna verdadeira testemunha.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,9-13 - Mateus acolhe e é acolhido!

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

- A todos, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e

a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

 

Jesus Mestre, que dissestes:

"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,

eu aí estarei no meio deles",

ficai conosco,

aqui reunidos,

para melhor meditar

e comungar com a vossa Palavra.

Sois o Mestre e a Verdade:

iluminai-nos, para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:

fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

Sois a Vida:

transformai nosso coração em terra boa,

onde a Palavra de Deus produza frutos

abundantes de santidade e missão. (Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos, atentamente, o texto: Mt 9,9-13, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

 

Jesus saiu dali e, no caminho, viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse:

- Venha comigo.

Mateus se levantou e foi com ele. Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram e sentaram-se à mesa com Jesus e os seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos:

- Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?

Jesus ouviu a pergunta e respondeu:

- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais." Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons.

 

Refletindo

Jesus não só perdoa os pecados, mas transforma o pecador. Mateus, de explorador transformou-se em discípulo. Sendo chamado, Mateus prontamente se levanta e “foi com ele”. Poderia não ter respondido e ficado como cobrador de impostos. O chamado que Jesus faz a Mateus o transfere da escravidão do dinheiro à liberdade do seguimento. Os fariseus se incomodam porque Jesus vai com seus discípulos jantar na casa de Mateus. À pergunta dos fariseus, Jesus responde dizendo que são os doentes que precisam de médico, não os que têm saúde. Por isso ele vai ao encontro dos pecadores. Bem diferente daqueles que censuravam e condenavam os pecadores. Mateus passa a integrar a equipe dos apóstolos de Jesus.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

Entramos em diálogo com o texto. Refletimos e atualizamos. O que o texto nos diz no momento?

 

Meditando

Os bispos em Aparecida, falaram também dos convocados:

"A vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão. Diante da tentação, muito presente na cultura atual de ser cristãos sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirmamos que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela “nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão”. Isto significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão com os sucessores dos Apóstolos e com o Papa.” (DAp 156).

 

Assim o Papa conclui a meditação Miserando atque eligendo, de 21 de setembro de 2017:

 

 «Quero misericórdia e não sacrifícios», recordando que «a porta para encontrar Jesus é reconhecer como somos, a verdade: pecadores. E ele vem e encontramo-nos:: é tão bom encontrar Jesus!"

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Cantamos ou rezamos a canção do Pe. Zezinho, scj,

Quando Jesus passar.

 

Quando Jesus passar,

Quando Jesus passar,

Quando Jesus passar,

eu quero estar no meu lugar.

 

No meu telônio ou jogando a rede

sob a figueira ou a caminhar

buscando água para minha sede,

querendo ver meu Senhor passar.

 

No meu trabalho e na minha casa,

no meu estudo e no meu lazer,

No compromisso e no meu descanso,

no meu direito e no meu dever.

 

Nos meus projetos olhando em frente,

no meu sucesso e na decepção

no sofrimento que fere a gente,

sonhando o sonho de um mundo irmão.

-------------------------------------------------

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com o olhar de Jesus, que resgata e salva.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário