domingo, 23 de julho de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■– Deixai crescer um e outro até a colheita. – (Mt 13,24-43)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 23 DE JULHO de 2023 (domingo) 204º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O NOSSO CARÁTER É O RESULTADO DA NOSSA CONDUTA.

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DOS AVÓS E DOS IDOSOS

DIA MUNDIAL DAS BALEIAS

 DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE SJÖGREN

 DIA DO ALFAIATE

 DIA DO MODISTA

 DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À SITUAÇÃO DE RUA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 DIA DO POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL

DIA DO SORVETE DE BAUNILHA

DIA DO ADOLESCENTE PRESBITERIANO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO GLAUBER DE ANDRADE ROCHA EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

 DIA DA FUNDAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA DA CHINA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mulungu  (Ceará) Viana (Espírito Santo) Cavalcante (Goiás) Jacinto Machado - Pouso Redondo  (Santa Catarina) Conceição da Feira - Santa Cruz Cabrália - Serrolândia (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: VALENTINA AMARAL CONESSA (m/netinha 11 anos-Garça /SP)LUIZ HENRIQUE TERRA (m/sobrinho-Lions Clube de Garça /SP)JOÃO PEDRO DUARTE  (Garça /SP)ELIANE PIOVAN (Lions Clube de Valparaíso /SP)JARDEL DA MOTTA PACHECO (Lions Clube de Novo Hamburgo /RS) SAMUEL DOS SANTOS (Ilha Solteira /SP)ADEMIR BARDELA (Garça/SP)PAULO SERGIO ARAUJO MOREIRA  (Imobiliária Veredas-Garça/SP) PAULA RENATA DE OLIVEIRA (Cassilândia /MS)

. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: LIGIA AP. CARDOSO DI DONATO e LUIZ HENRIQUE DI DONATOó(Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) JOSI PEREIRA e  WILSON SAMUELó2016ó7 ANOS (amigos Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE LIMEIRA CENTROó1955ó68 ANOS (Distrito LC 3)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SANTA BRÍGIDA

■ Brígida (Suécia, 1303-13736), mãe de oito filhos, dedicou-se, após ficar viúva, à caridade e à vida contemplativa. Como terceira franciscana, deu origem à Ordem do Santíssimo Salvador.

■ SANTO APOLINÁRIO

SÃO JOÃO CASSIANO

SÃO SEVERO

SÃO VALRIANO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

NÃO SEMEASTE BOA SEMENTE NO TEU CAMPO?  - Mt 13,24-30 - Joio no meio do trigo

 

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Na Eucaristia fazemos a experiência da bondade e da justiça de Deus. Paciente e misericordioso conosco, ele vem em nosso auxílio com seu Espírito, para que o joio existente em nosso interior e à nossa volta não nos desanime do anúncio do seu Reino. Celebremos, agradecidos ao Senhor – que é bom, clemente e fiel -, tendo presentes, em especial, nossos avós e todos os idosos, neste dia a eles dedicado.

 

– Oração 

 

“PAI, ENCHE DE MISERICÓRDIA O MEU CORAÇÃO PARA QUE, COMO JESUS, EU ME SOLIDARIZE COM OS PECADORES, E PROCURE ATRAÍ-LOS PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sede generoso com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 23 de julho de 2023 16º Domingo do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Iluminados pelo Espírito que intercede em nosso favor, deixemos a Palavra de Deus produzir frutos em nossa vida. Com ela aprendemos a semear a boa semente do Reino, sem cedermos a julgamentos precipitados.

 

 

1ª Leitura (Sb 12,13.16-19) – Concedeis o perdão aos pecadores.   Leitura do Livro da Sabedoria:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

13Não há, além de ti, outro Deus que cuide de todas as coisas e a quem devas mostrar que teu julgamento não foi injusto. 16A tua força é princípio da tua justiça, e o teu domínio sobre todos te faz para com todos indulgente. 17Mostras a tua força a quem não crê na perfeição do teu poder; e nos que te conhecem, castigas o seu atrevimento. 18No entanto, dominando tua própria força, julgas com clemência e nos governas com grande consideração, pois, quando quiseres, está ao teu alcance fazer uso do teu poder. 19Assim procedendo, ensinaste ao teu povo que o justo deve ser humano; e a teus filhos deste a confortadora esperança de que concedes o perdão aos pecadores.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 85(86)

 

Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!

 

 

2ª Leitura (Rm 8,26-27) – O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.   Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 26o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor com gemidos inefáveis. 27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

– 23 de julho de 2023 16º Domingo do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Deixai crescer um e outro até a colheita.   (Mt 13,24-43)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Responde-nos, ó Maria, / no teu caminho o que havia? / Vi Cristo ressuscitado, / o túmulo abandonado!

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

[Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!'”31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”. 36Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos ouça”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

23/07/23:  16º DOMINGO TC - A

 

Mateus 13,24-25.37-39.43: “Jesus contou outra parábola à multidão: - O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora... Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos... Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai.”

 

Jesus, a parábola do trigo e do joio nos ajuda a compreender a presença do bem e do mal dentro da nossa sociedade, e as sementes de trigo devem aprender a conviverem e a crescerem junto com as sementes de joio, sem a pressa de quererem arrancá-las à força, antes do tempo da colheita, que somente o senhor pode realizar.

Nós somos essas sementes de trigo, que o senhor veio semear com a sua Palavra e as suas obras no campo deste mundo.

Mas, no campo do mundo, desde o seu início, foram lançadas, no meio do trigo, também as sementes de joio, pelo poder do mal.

O senhor recomenda que todos nós, que nos julgamos sementes de trigo, tenhamos a paciência de esperar o tempo da colheita, sem julgar nem arrancar as sementes de joio, porque corremos o risco de nos enganar e cometermos a injustiça de sacrificar também a plantação de trigo.

Afinal, a paciência divina é tão grande, que sempre existe a possibilidade de o joio se converter em trigo, mas também do trigo tornar-se joio.

Mais do que nos preocuparmos com o joio, é necessário que aproveitemos o tempo da nossa existência para germinar, brotar e produzir trigo, que sirva de alimento para o mundo.

Se perseveramos como semente boa, ela produzirá muitos frutos, mas, quem se tornar joio, não deixará nada de bom e, no final, virará palha, que só presta para ser queimada.

Senhor, desde o meu batismo, fui semeado pelo senhor como grão de trigo, capaz de tornar-se pão e ajudar a matar a fome de vida e de amor, de verdade e de justiça do mundo.

Proteja-me da arrogância de ser trigo, intolerante diante das sementes de joio, nem deixe que eu caia na tentação de virar joio.

Por isso, que o seu Espírito me conceda o dom da paciência com a semente, que precisa de tempo para crescer e frutificar, e a tolerância do amor, para conviver neste mundo com sabedoria, sempre fiel à minha fé.

 

Maria santíssima, Mãe de todo o Povo de Deus, eu desejo estar no meio dos justos, que brilharão como o sol no Reino do Pai. Proteja a plantação onde estou vivendo, para que eu seja trigo bom, capaz de alimentar a vida de muitos irmãos e irmãs, e que jamais me canse de semear boas sementes dentro da minha família, na comunidade e no meio da sociedade. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A parábola do joio e do trigo põe em destaque a paciência de Deus, que se mostra tolerante com o ser humano, que é fraco e pecador. Convém lembrar que o bem e o mal estão não somente fora de nós, mas também dentro de nós. Joio e trigo crescem juntos. “É-me impossível pesar o bem e o mal e, ao extirpar o mal, arrisco-me a mandar o bem para a fornalha” (Exupéry). Por isso, o proprietário sabiamente mantém joio e trigo (injustiça e justiça). No tempo da colheita (final da história), será mais fácil identificar um e outro e dar o devido destino a cada um. Diante dos obstáculos, os discípulos do Reino podem cair na tentação de desanimar. A parábola da semente de mostarda e a do fermento vêm nos confortar. Importante é fazer o bem; não se pode inutilizar a semente nem deixar o fermento estragar!

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 13,24-30 - Joio no meio do trigo

 

LEITURA ORANTE

 

Preparamo-nos  para a Leitura rezando ao Espírito,

com todos que se encontram nas mídias sociais e nas comunidades:

Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.

Que eu conheça Jesus Mestre

e compreenda o seu Evangelho

 

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos  atentamente o texto Mt 13,24-30.

 

Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:

- O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: "Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?"

- "Foi algum inimigo que fez isso!", respondeu ele.

- E eles perguntaram: "O senhor quer que a gente arranque o joio?"

- "Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: 'Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.' "

 

Jesus conta mais uma parábola de cunho agrícola. Compara o reino do céu como um semeador que semeia boas sementes de trigo. Conta que apareceu também um inimigo, à noite, sem que ninguém o visse, e semeou no meio do trigo uma erva ruim chamada joio. E foi embora. Tanto o trigo como o joio cresceram. O que fazer? Arrancar o joio? Não, diz o homem. Se arrancar o joio, pode arrancar também o trigo. Manda que deixem crescer os dois até a colheita. Então, poderão arrancar primeiro o joio e queimá-lo. Depois colherão o trigo que será armazenado. O que Jesus quer dizer com esta parábola?

Jesus lembra que é um desafio anunciar o Evangelho. Não devemos nos preocupar com aqueles que divulgam o erro. Deve-se ter o cuidado para não deturpar, distorcer a Palavra, transformando-a em erva daninha.

  O biblista Carlos Mesters, assim comenta: "O joio e trigo crescem juntos. A Palavra de Deus que faz nascer a comunidade é semente boa, mas dentro das comunidades sempre aparecem coisas que são contrárias à Palavra de Deus. De onde vêm? Esta era a discussão.

        A causa da mistura que existe na vida (vv.27-28a):. Um inimigo fez isso. Quem é este inimigo? O inimigo, o adversário, Satanás ou diabo (Mt 13, 39), é aquele que divide, que desvia. A tendência de divisão existe dentro de cada um de nós. O desejo de dominar, de se aproveitar da comunidade para subir e tantos outros desejos interesseiros são divisionistas, são do inimigo que dorme dentro de cada um de nós.

 A reação diferente diante da ambiguidade (vv. 28b-30):. Diante dessa mistura do bem e do mal, alguns queriam arrancar o joio. Pensavam: “Se deixarmos todo o mundo dentro da comunidade, perdemos nossa razão de ser! Perdemos a identidade!” Queriam expulsar os que pensavam de modo diferente. Mas esta não é a decisão do Dono da terra. Ele diz: “Deixa crescer juntos até a colheita!” O que vai decidir não é o que cada um fala e diz, mas o que cada um vive e faz. É pelo fruto produzido que Deus nos julgará. A força e o dinamismo do Reino se manifestam na comunidade. Mesmo sendo pequena e cheia de contradições, ela é um sinal do Reino. Mas ela não é dona do Reino, nem pode considerar-se justa. A parábola do joio e do trigo explica a maneira como a força do Reino age na história. É preciso ter paciência e aprender a conviver com as contradições e as diferenças, mesmo tendo uma opção clara pela justiça do Reino"

(Do livro “Travessia: Quero misericórdia e não sacrifício” – Círculos Bíblicos sobre o Evangelho de Mateus – de Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino – Publicado pelo Centro de Estudos Bíblicos).

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram "Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32.)

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, com toda a Igreja, o Salmo 85(86)

 

Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!

 

1. Ó Senhor, vós sois bom e clemente, / sois perdão para quem vos invoca. / Escutai, ó Senhor, minha prece, / o lamento da minha oração! – R.

 

2. As nações que criastes virão / adorar e louvar vosso nome. / Sois tão grande e fazeis maravilhas: / vós somente sois Deus e Senhor! – R.

 

3. Vós, porém, sois clemente e fiel, / sois amor, paciência e perdão. / Tende pena e olhai para mim! / Confirmai com vigor vosso servo. – R.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar coincide com o olhar da Igreja que afirma: "Que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp,32.)

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Sites acessados e consultados: http://liturgia.catequisar.com.br - http://liturgiadiaria.cnbb.org.br http://evangeli.net/evangelho-master  - http://www.novaalianca.com.br - Liturgia Diária ano XXVII nº 323 PAULUS Pia Sociedade de São Paulohttp://www.novaalianca.com.br http://datascomemorativas.org  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/-http: /www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário