sexta-feira, 18 de agosto de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. – (Mt 19,3-12)



ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER  

  GARÇA/SP, 18 DE AGOSTO DE 2023 (sexta-feira) 230º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AMAR NÃO É OLHAR UM PARA O OUTRO, É OLHAR JUNTOS NA MESMA DIREÇÃO.

(Antoine de Saint-Exupéry)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL EM DEFESA DAS COTAS RACIAIS

DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

DIA DO ESTAGIÁRIO

DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL

DIA DA LIBERTAÇÃO HUMANA

DIA DA PENITÊNCIA

DIA DA REVOLUÇÃO CULTURAL

DIA DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

DIA DA POESIA RUIM

DIA DA FUNDAÇÃO DA ADIDAS NA ALEMANHA

DIA DA FUNDAÇÃO DO YPIRANGA FUTEBOL CLUBE DE ERECHIM-RS

 SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (tema: Amor familiar, vocação e caminho de santidade!” de 14 a 20 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cajuru - Guarani D'Oeste (São Paulo) Bom Jardim de Goiás (Goiás) Petrolândia (Santa Catarina) Cruz Alta - Tenente Portela (Rio Grande do Sul) Caririaçu (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BERNARDO MECENERO  (filho da Telma Macrocontábil Conessa-Garça/SP) MARCELA ALVES DOS REIS DE OLIVEIRA (EQ 11 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça-Paroquia São Pedro-Garça /SP)APARECIDA RITA DA CRUZ ZEINE (Lions Clube Vera Cruz /SP)JOSÉ AUGUSTO FERRAZ DE CAMPOS (Prof. Fatec - Marilia /SP) ADRIANA MARIA GAVAZZI MENIN (Fisioterapeuta-Garça /SP) JOSÉ CARLOS AUGUSTINHO (Pesqueiro Jacaré-Garça /SP) LUIS ANTONIO RAVAZZI F. JUNIOR (Zappin Móveis-Garça /SP)JAIRO PIRES FILHO (Garça /SP) NAUDERT BRAGA SEGUNDO (Campinas /SP)MOaCIR CESaR MEDEIRoS (Três Lagoas /MS) HEITOR SIMÃO (Cassilândia /MS)DEBORA ALVES DA SILVA ESTEVINHO (São Paulo /SP) LAURA G. SOUTO (Garça /SP)  PAULA MENABO (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ NOSSA SENHORA DA CARPIÇÃO

■ SANTA HELENA

■ SANTO AGÁPITO

■ SANTO EÓNIO

■ SANTO EZEQUIEL MORENO Y DÍAZ

■ SANTO ALBERTO HURTADO CRUCHAGA

■ SANTOS MÁRTIRES DA "MASSA CÂNDIDA"

■ SÃO FIRMINO DE METZ

■ SÃO LEÃO DE MIRA

■ SÃO MACÁRIO DE BITÍNIA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO DEVE SEPARAR - Mt 19,3-12 - Família. Amor pleno na doação recíproca

 

Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Como um bom catequista, o mensageiro de Deus recorda a fidelidade do Senhor à sua Aliança – modelo para o matrimônio cristão – e as maravilhas que realiza em favor do povo eleito. Todos, então, se motivam a dar “graças ao Senhor dos senhores: porque eterno é seu amor”.

 

– Oração 

 

“PAI, INFUNDE NOS CASAIS CRISTÃOS O DESEJO DE EXPERIMENTAREM A SANTIDADE DO MATRIMÔNIO, PORQUE TU ÉS A CAUSA E A RAZÃO DA COMUNHÃO QUE EXISTE ENTRE ELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 379

 

 

– 18 de agosto de 2023 – sexta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A memória dos feitos divinos procura suscitar no povo a consciência do amor de predileção que o Senhor lhe dedica. No plano de Deus, o matrimônio corresponde a uma união tão profunda, a ponto da mulher e humem tornarem-se “uma só carne”.

 

 

1ª Leitura (Js 24,1-13) – Tirei vossos pais dos confins da Mesopotâmia, depois vos fiz sair do Egito e vos dei uma terra.   Leitura do Livro de Josué:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2Então Josué falou a todo o povo: “Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Vossos pais, Taré, pai de Abraão e de Nacor, habitaram outrora do outro lado do rio Eufrates e serviram a deuses estranhos. 3Mas eu tirei Abraão, vosso pai, dos confins da Mesopotâmia, e o conduzi através de toda a terra de Canaã, e multipliquei a sua descendência. 4Dei-lhe Isaac, e a este dei Jacó e Esaú. E a Esaú, um deles, dei em propriedade o monte Seir; Jacó, porém, e seus filhos desceram para o Egito. 5Em seguida, enviei Moisés e Aarão e castiguei o Egito com prodígios que realizei em seu meio, e depois disso vos tirei de lá. 6Fiz, portanto, que vossos pais saíssem do Egito, e assim chegastes ao mar. Os egípcios perseguiram vossos pais, com carros e cavaleiros, até o mar Vermelho. 7Vossos pais clamaram então ao Senhor, e ele colocou trevas entre vós e os egípcios. Depois trouxe sobre estes o mar, que os recobriu. Vossos olhos viram todas as coisas que eu fiz no Egito, e habitastes no deserto muito tempo. 8Eu vos introduzi na terra dos amorreus, que habitavam do outro lado do rio Jordão. E, quando guerrearam contra vós, eu os entreguei em vossas mãos, e assim ocupastes a sua terra e os exterminastes. 9Levantou-se então Balac, filho de Sefor, rei de Moab, e combateu contra Israel, e mandou chamar Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse. 10Eu, porém, não o quis ouvir. Ao contrário, abençoei-vos por sua boca e vos livrei de suas mãos. 11A seguir, atravessastes o Jordão e chegastes a Jericó. Mas combateram contra vós os habitantes desta cidade – os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os hititas, os gergeseus, os eveus e os jebuseus. Eu, porém, entreguei-os em vossas mãos. 12Enviei à vossa frente vespões que os expulsaram da vossa presença – os dois reis dos amorreus -, e isso não com a tua espada nem com o teu arco. 13Eu vos dei uma terra que não lavrastes, cidades que não edificastes, e nelas habitais, vinhas e olivais que não plantastes, e comeis de seus frutos”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 136(135)

 

Eterna é a sua misericórdia!

— Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: porque eterno é seu amor! Demos graças ao Senhor, Deus dos deuses: porque eterno é seu amor! Demos graças ao Senhor dos senhores: porque eterno é seu amor!

Eterna é a sua misericórdia!

— Ele guiou pelo deserto o seu povo: porque eterno é seu amor! E feriu por causa dele grandes reis: porque eterno é seu amor! Reis poderosos fez morrer por causa dele: porque eterno é seu amor!

Eterna é a sua misericórdia!

— Repartiu a terra deles como herança: porque eterno é seu amor! Como herança a Israel, seu servidor: porque eterno é seu amor! De nossos inimigos libertou-nos: porque eterno é seu amor!

 

 

– 18 de agosto de 2023 – sexta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início.   (Mt 19,3-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acolhei a Palavra de Deus não como palavra humana, / mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso eu vos digo, quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. 11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

18/08/23 19ª Sexta-feira TC - A

 

Mateus 19,3-6: “Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: - É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo? Jesus respondeu: - Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne?’ De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.

 

Jesus, o senhor nos ensina com clareza que a união entre o homem e a mulher faz parte da criação, tal como Deus Pai havia planejado.

Não é somente resultado da evolução ou das culturas sociais.

É uma invenção divina, e é o primeiro dos sinais visíveis, que nos apontam para a existência um Deus que é, ao mesmo tempo, uno e trino, por força do amor infinito que circula entre as três pessoas divinas.

Essa origem divina da família faz com que, a partir da nossa fé, não é qualquer tipo de união afetiva ou sexual que pode ser denominada família.

Além disso, o senhor nos alerta que não se trata de uma união temporária, na qual a esposa ou o marido pode ser descartado ou trocado por qualquer motivo.

O casal torna-se, um para o outro, um sinal do próprio Deus, a quem cada um deles deve fidelidade. 

Portanto, formar um casal e criar uma família é uma vocação e uma missão que o próprio Deus confia ao ser humano, para que seja um sinal da união da aliança de amor que Deus quer manter com toda a humanidade.

É por isso que, na Bíblia, toda infidelidade a Deus e toda idolatria de outras divindades são chamadas de adultério contra Deus.

Senhor, nós fazemos parte da cultura do consumo individualista, nós somos uma geração do provisório e do descartável, em que tudo precisa ser jogado fora para se adquirir algo novo e atual.

Essa mentalidade penetrou também em nossas famílias, que perderam sua dimensão sagrada para se tornarem um artigo de mercado, que, para muitos, dura apenas enquanto agrada.

A própria celebração do Matrimônio quase que se resume a um evento de competição social, em que dificilmente se manifesta a dimensão de fé e de oração da comunidade e do próprio casal.

Senhor, liberte-me desse condicionamento doloroso, que não tem produzido paz nem felicidade.

Renove a minha fé no Matrimônio como sacramento divino e não apenas como veleidade humana e social.

 

Maria santíssima, esposa de São José, faça com que a sagrada Família de Nazaré volte a ser o ícone inspirador das nossas famílias, e abençoe todos os casais que realmente querem cumprir até o fim a sua missão. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus contesta a sociedade permissiva de seu tempo e recorda aos discípulos o desígnio do Criador: Deus criou o homem e a mulher para um matrimônio indissolúvel. O casamento baseia-se no amor forte que rompe os laços com os pais e deixa o casal totalmente livre para construir nova família. Se houve alguma concessão por parte de Moisés, era apenas um remendo no projeto original de Deus, e a separação era permitida por causa da insensibilidade humana ao amor. Mais que procurar motivos para se divorciar, o casal cristão deve encontrar motivos para unir-se ainda mais. O não casar, isto é, o celibato, se justifica quando for assumido em função do Reino de Deus. Em outras palavras, a pessoa acolhe o celibato como dom de Deus, a fim de entregar-se completamente à causa da justiça.

 

 (autor: (Dia a Dia com o Evangelho 2023) – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,3-12 - Família. Amor pleno na doação recíproca

 

LEITURA ORANTE

 

Senhor, Rei da vida, bendito sejas por este novo dia!

Na escuta da Palavra, reconhecemos a generosidade do amor de Deus para conosco, seu desejo de que ninguém fique fora de seu Reino.

Rezamos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.

 

Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e meus ouvidos.

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo?

 

A dureza de coração, que impede a espontaneidade do perdão, pode interferir na relação familiar, profissional e social. A realidade que nos envolve, em que a falta de tolerância se faz insistentemente visível, clama por perdão e por fidelidade.

 

Muitos não se dão conta de que a fidelidade conjuga a felicidade; e o inverso também: é mais difícil encontrar alguém infiel que seja feliz. O que une uma família é o amor. Para ser fiel, então, é necessário amar intensamente. É evidente que o contexto de algumas situações é muito complexo, mas nada é mais valoroso do que ter uma família simples e harmonizada. Nossas dores emocionais, assim como as alegrias, estão bastante ligadas à convivência familiar.

 

2. Meditação (Caminho)

A dureza de coração é sinal de sofrimento e aflição no coração humano. Corações duros vivem curtindo seu egocentrismo, rejeitando o diálogo, a abertura, a proximidade e intimidade. O evangelho nos convida para uma conversão e amadurecimento no amor.

Como avalio minha capacidade de amar quando o amor exige sacrifício?

Sou uma pessoa de ternura, compreensão e fidelidade?

Meu coração é ungido pelo Espírito de Deus que me capacita abraçar a realidade do cotidiano com um amor fiel e fraterno?

 

3.Oração (Vida)

Ó Deus, Pai de misericórdia, generoso e bondoso, que deste a esta Terra uma família perfeita, eternizada nos pais Maria e José e seu Filho amado, Nosso Senhor Jesus Cristo. A vós, Senhor, peço hoje a bênção para toda a minha família. Senhor, cuida com tua ternura a todos aqueles que me são queridos. protege todos aqueles a quem amo. Senhor, dê-me a saúde, a paz e a força para eu também amar meus familiares, em toda e qualquer situação.

Abençoe os membros desta tua família de pecadores que quer cada dia, hoje e sempre, a remissão dos pecados e viver na justiça, em honra do seu santo nome. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário