domingo, 3 de dezembro de 2023

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■>>>>Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem. – (Mc 13,33-37)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 GARÇA/SP, 03 DE DEZEMBRO de 2023 (domingo) 337º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

CONSTRUA SUA PRÓPRIA VIDA. CONSTRUA A PARTIR DE DENTRO. MAS PEÇA AJUDA DE FORA.”

(William C. Stone)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA do Início do Advento

DIA do Delegado de Polícia

DIA dos Portadores de Alergia Crônica

DIA Internacional dAs Pessoas com Deficiência

DIA Nacional DE COMBATE À PIRATARIA E A BIOPIRATARIA

DIA Panamericano DO MÉDICO

DIA da Medicina Latinoamericana

DIA do Primeiro Transplante de Coração do Mundo

DIA MUnDIal PELO NÃO USO DE AGROTÓXICOS

DIA Internacional dO 3D

DIA DO SELECIONADOR DE PESSOAL

DIA do Tecelão

DIA do Montar a Árvore de Natal

DIA do TÊNIS Brasileiro

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Iguape (São Paulo) São Fidélis (Rio de Janeiro) São Jerônimo - Sobradinho (Rio Grande do Sul) Alagoinha (Paraíba) São Benedito do Rio Preto (Maranhão) Bom Jesus do Sul - Conselheiro Mairinck - Doutor Ulysses - Ivaí - Rondon - Santa Inês (Paraná) Curuá (Pará) Campo Belo do Sul (Santa Catarina) General Carneiro (Mato Grosso) Lajes - Pedro Avelino - Senador Georgino Avelino - Severiano Melo (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ FELIPE ARANHA CONESSA (13 anos meu Neto - Garça /SP) HELENA GONZALES DOS SANTOS (04 anos filha Laisa/Gabriel-neta Claudia e João Carlos- Garça /SP) MARCELO TECHI ZANOTI (Presidente EMCA-Movimento Pró Cultura-EQUIPE 08 Nossa Sra MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) NILZA RODRIGUES VENTRILHO (Lions Clube de Bauru Norte /SP) Arlette Goulart Boschilia (Lions Clube de Nhandeara /SP) MARIA aPARECIDA R. CALLIANI (Lions Clube de Tupã /SP) HAMILTON HENRIQUE SIQUEIRA (Lions Clube de João Monlevade /MG) Charles Argibai (Lions Clube de Rio de Janeiro-Empresárial /RJ) MARIA REGINA MAGANHA MIRANDA SOARES (Sapataria – Garça /SP) Renato Damiani Martins (Garça /SP)Ary Marino Filho (Garça /SP) Gustavo Rodela (Garça /SP) Pedro Henrique Scartezini (Garça /SP) PAULo Henrique IKE SOUzA(Garça /SP) Fabrício Vieira (Marília / SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARILENA GUANAES BATAGLIA e NILSON BATAGLIA 💘1978ó45 ANOSó( Lions Clube de Garça /SP)LÉIA FERRETI CALVO e WANDERLEI APARECIDO CALVO 💘1993ó30 ANOSó(Lions Clube de Barra Bonita /SP)

Dia de ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. JOSÉ  FERREIRA DOMINGOS -CPó2000ó23 ANOSó(Pároco de Santa Genoveva de Irapuru e São José de Flora Rica /SP) Pe. JOAQUIM CARLOS LOPES BOGALHOS-CPó1988ó35 ANOSó(Vigário Paroquial da Paróquia São José de Osvaldo Cruz e de São João Batista de Salmourão/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU FALCÃOó1997ó26 ANOS (Distrito LC 8)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DA LAMPADOSA

SÃO FRANCISCO XAVIER

FRANCISCO (Espanha, 1506-1552), conviveu com Santo Inacio de Laiola e fez parte do núcleo de fundação dos Jesuítas. Considerado o maior missionário da época moderna, pôs o evangelho em contato com as grandes culturas orientais, adaptando-o à índole dos diferentes povos

SÃO GALGANO GUIDOTTE

SÃO Birino

SÃo Cassiano de Tânger

SÃo Lúcio de Chur

SÃO Sofonias

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

O QUE VOS DIGO, DIGO A TODOS: VIGIAI!Mc 13,33-37 - 1º Domingo do Advento - Vigiai!

 

A vós, meu Deus, elevo a minha alma, e confio em vós. Que eu não seja envergonhado, nem se riam de mim os meus inimigos! Pois não será desiludido quem em vós espera (Sl 24,1ss).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Chamados à comunhão com Jesus, iniciamos a caminhada rumo ao Natal. Nesse trajeto, somos convidados a nos deixarmos moldar por Deus, como barro nas mãos do oleiro, sempre vigilantes, pois o Senhor vem nos visitar. Abramos mente e coração para acolher a graça e a paz que vêm da parte do Pai, o qual, nesta liturgia, nos dirige sua face luminosa e nos socorre em nossas fraquezas.

 

– Oração 

 

“Ó DEUS TODO-PODEROSO, CONCEDEI A VOSSOS FIÉIS O ARDENTE DESEJO DE ACORRER COM BOAS OBRAS AO ENCONTRO DO VOSSO CRISTO QUE VEM, PARA QUE COLOCADOS À SUA DIREITA, MEREÇAM POSSUIR O REINO CELESTE. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, POR TODOS OS SÉCULOS DOS SÉCULOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Levantai, Senhor, nos vos pedimos o ânimo dos vossos fieis, para que, fazendo frutificar com solicitude a obra da salvação, recebam maiores auxílios de vossa paternal bondade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, qu7e é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de dezmbro de 2023 1º Domingo do Advento

– Liturgia da Palavra 

Por meio de sua Palavra, que nos convoca à vigilância, o Deus sempre fiel vem ao nosso encontro, acolhe-nos em seus caminhos e nos enriquece com seus dons.

 

 

1ª Leitura (Is 63,16b-17.19b, 64,2b-7) Ah! Se rompesses os céus e descesses! Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

16Senhor, tu és nosso pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. 17Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. 19Ah! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti. 64,2Desceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. 3Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. 4Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos. 5Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento. 6Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo; escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade. 7Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 80(79)

 

Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!

1. Ó pastor de Israel, prestai ouvidos.  Vós que sobre os querubins vos assentais, / aparecei cheio de glória e esplendor! / Despertai vosso poder, ó nosso Deus, / e vinde logo nos trazer a salvação! – R.

Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!

2. Voltai-vos para nós, Deus do universo! † Olhai dos altos céus e observai. / Visitai a vossa vinha e protegei-a! / Foi a vossa mão direita que a plantou; / protegei-a, e ao rebento que firmastes! – R.

Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!

3. Pousai a mão por sobre o vosso protegido, / o filho do homem que escolhestes para vós! / E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! / Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! – R.

Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!

 

 

2ª Leitura (1Cor 1,3-9) Esperamos a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 3para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 02 de dezmbro de 2023 1º Domingo do Advento

 – Evangelho do dia 

 

Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem.  (Mc 13,33-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, / e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

 

 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. 35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: vigiai!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

03/12/23 1º DOMINGO DO ADVENTO - A

 

Marcos 13,33.35-37: Disse Jesus aos seus discípulos: “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento... Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

 

Jesus, estamos entrando no tempo do Advento, que nos envolve em 4 semanas de preparação espiritual para o Natal.

A Liturgia da Palavra do nosso rito romano começa com as leituras que parecem confirmar a tradição secular de ameaças do fim do mundo.

Assim, a contemplação do maravilhoso mistério da sua Encarnação acaba ficando em segundo plano.

No entanto, quando o senhor veio pela primeira vez, pouca gente estava vigiando, ou seja, estava atenta e desejosa da sua chegada.

Por isso, o Advento deve nos preparar, de modo pessoal, familiar e comunitário, para vivenciarmos a sua Encarnação, não como segunda e última volta, mas como presença real dentro da nossa história de agora.

Ao encerrar a sua presença física no meio de nós, o senhor nos deixou os sinais da sua presença espiritual, que nos garantem a comunicação da sua graça redentora para a nossa geração. O Advento precisa despertar o nosso anseio de um encontro vivo com o senhor, encarnado, ressuscitado e caminhando ao nosso lado ao longo de cada ano.

Presépios, presentes, refeições especiais e outros costumes, só têm valor, se o senhor estiver presente pela fé, pela esperança e pelo amor no coração de cada um de nós.

É preciso que, como São Francisco e Santo Afonso, fiquemos estupefatos e encantados diante da loucura divina do amor da Trindade, que tanto nos amou a ponto de fazer acontecer a sua Encarnação.

Senhor, faça-me atento ao senhor, ‘dono da casa’, que pode chegar a qualquer momento, para que não me encontre dormindo ou indiferente.

Quero viver na graça de uma constante união com o senhor, através da meditação orante da sua Palavra, da participação nos Sacramentos da sua presença redentora, principalmente na santa Eucaristia, e na prática da caridade fraterna e da união com toda a Igreja.

Mais uma vez, suplicamos que haja um ‘fim do mundo’ de tantas guerras, injustiças e crueldades, e a nossa geração se volte para a vida, a esperança, a fraternidade e a paz.

 

Maria santíssima, a senhora vivenciou o primeiro advento como colaboradora ativa do mistério da Encarnação. Prepare o nosso coração para o Natal deste ano, fazendo-nos estar acordados para o encontro de perdão, de alegria e de paz com seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus alerta seus discípulos a não caírem no sono, mas a permanecerem acordados e ativos, porque “não sabem quando será o momento” da prestação de contas. Servos, patrão e casa indicam a comunidade cristã. O homem que partiu para o estrangeiro é uma alusão a Jesus e à sua morte. O porteiro é o responsável pela comunidade. O cristão que vive à espera do seu Senhor ou na presença do Senhor, que age nos acontecimentos, é convidado a assumir suas responsabilidades. Em outras passagens do Novo Testamento, a vigilância vem explicitada como oração, fé, caridade incansável e resistência ao mal. São Paulo fala da vigilância em termos de sobriedade, fé, amor e esperança: “Nós, que somos do dia, fiquemos sóbrios, revestindo a armadura da fé e do amor, e o capacete da esperança da salvação” (1Ts 5,8).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,33-37 - 1º Domingo do Advento - Vigiai!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

1º Domingo do Advento. O Tempo Litúrgico do Advento é memorável, pois, ao mesmo tempo em que nos preparamos para celebrar o Natal do Senhor, meditamos sobre o juízo de Deus e o coroamento de toda a história com a vinda gloriosa do Senhor. Procuremos entender este Tempo Litúrgico e assim o celebraremos com profundidade de coração e de alma.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Estar atentos e vigilantes é estar em sintonia com a proposta do Evangelho. Deixemos que a Palavra de Jesus penetre em nosso ser, produza frutos para nossa salvação.

 

O Advento é um tempo de intensa esperança e de muita oração. A coroa, as quatro velas, traz presente as quatro semanas que antecedem o Natal. Jesus vai nascer! Um dia foi em uma gruta; hoje, ele quer que nosso coração seja a manjedoura. Sejamos profundamente orantes neste período: “Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti!”.

 

Além da oração mais intensa, o Natal nos convida a um gesto concreto. Como é maravilhoso fazer o encontro da oração com a ação! Por ser o tempo da esperança, o Advento nos convida à vigilância. O Senhor sempre está chegando e aguarda nossa acolhida. Não saber o momento da chegada implica atenção contínua. Estar espiritualmente preparado é motivo de intensa alegria

 

2. Meditação (Caminho)

Estar vigilante é estar atento aos valores do Reino, à proposta do Evangelho:

O que o texto diz para mim?

Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem?

De que maneira a Palavra deste Evangelho me compromete?

3.Oração (Vida)

Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém

4.Contemplação (Vida e Missão)

Este é o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração neste dia?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário