quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>>Eis o Cordeiro de Deus. – (Jo 1,29-34) <<<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 03 DE JANEIRO de 2024 (quarta-feira) 3º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MAIS ALTA DAS VITÓRIAS É O PERDÃO.

(Friedrich Schiller)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO SANTÍSSIMO NOME DE JESUS

DIA DO LEONISMO GAÚCHO

DIA DO JUIZ DE MENORES

DIA do Festival do Sono

DIA Estadual (SP) do Fusca

DIA DA LEI FLAGELLI

DIA da Fundação da Azul Linhas Aéreas em São Paulo-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ananindeua (Pará) Itapoã (Distrito Federal)  Jardim (Ceará)  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ODILON VIEIRA JUNIOR (Andradina /SP)ELVIRA CAZUKO IRYN (empresária–Julio Mesquita/SP)MÁRCIO PROPHETA SORMANI BORTOLUCCI (Agudos /SP)RAFAEL DE OLIVEIRA DEMORI (Lions Clube de Heculândia /SP) CLEBERT JOSE VIEIRA (PDG-DLC4-Lions Clube de Belo Horizonte Itacolomi /MG) OSCAR “KADU”  EDUARDO RAMPAZZO (Garça /SP)MERCEDES POLISINANI DOS SANTOS (Garça /SP)DIVA APARECIDA GIMENEZ VALÉRIO (São Paulo /SP)ANDRÉA CRISTINA ALVES RINALDI (Garça /SP)GUSTAVO MUNIZ LOUREIRO (Bauru /SP) JANAÍNA “NINA” BELIDO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PADRE LUCIANO PONTESó2004ó20 ANOSó(Pároco das Paróquias São Judas Tadeu de Tupã e Senhor Bom Jesus de Arco-Íris /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA GENOVEVA, A VIRGEM

SANTO ANTERO, O PAPA

SÃO CIRÍACO ELIAS CHAVARA

SÃO DANIEL DE PÁDUA

SÃO FLORÊNCIO

SÃO GÓRDIO

SÃO JOSÉ MARIA TOMASI

SÃO LUCIANO

SÃO TEÓGENES de Pário

SÃO TEONAS

SÃO TEOPENTO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.Jo 1,29-34 - Santíssimo nome de Jesus

Jesus é o Cordeiro de Deus, imolado para tirar o pecado do mundo, o que significa que seu sacrifício redentor se dá em benefício de toda a humanidade.

 

O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9,1).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Em Jesus não há pecado: “ele se manifestou para tirar os pecados”. Confiantes, busquemos na Eucaristia a força para, a exemplo de Cristo, Cordeiro de Deus, vencermos todo mal.

 

 

– Oração 

 

“PAI, TU ENVIASTE JESUS COM A MISSÃO DE NOS INTRODUZIR NO REINO DA FRATERNIDADE. DÁ-ME A GRAÇA DE RECONHECÊ-LO E FAZER-ME SEGUIDOR DELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei, Deus todo-poderoso, que a vossa salvação, qual nova luz dos céus para a redenção do mundo, surja para renovar sempre os nossos corações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 03 de janeiro de 2024 quarta-feira da 2ª Semana do Natal Tempo do Natal antes da Epifania  

– Liturgia da Palavra 

João Batista batiza com água. Jesus, ao invés, “batiza com o Espírito Santo” e é o Filho de Deus. Nele esperamos, e sua Palavra nos purifica.

 

 

João Batista batiza com água. Jesus, ao invés, “batiza com o Espírito Santo” e é o Filho de Deus. Nele esperamos, e sua Palavra nos purifica.

 

1ª Leitura (1Jo 2,29–3,6) Aquele que permanece nele não peca. Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos, 29já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu nem o conheceu.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 98(97)

 

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

2. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

3. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa / e da cítara suave! / Aclamai, com os clarins e as trombetas, / ao Senhor, o nosso rei! – R.

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

 

 

– 03 de janeiro de 2024 quarta-feira da 2ª Semana do Natal Tempo do Natal antes da Epifania

 – Evangelho do dia 

 

Eis o Cordeiro de Deus.  (Jo 1,29-34)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; / e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram (Jo 1,14.12). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

[A forma breve está entre colchetes.]

  29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas, se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba, do céu e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, esse é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

03/01/24 QUARTA-FEIRA ANTES DA EPIFANIA - B

 

João 1,29-32: “João viu Jesus aproximar-se dele e disse:- Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel. E João deu testemunho, dizendo: - Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele”

 

Senhor Jesus, João Batista era tão consciente e honesto em sua missão de ser o seu precursor, que o apresentou a todos como o Cordeiro de Deus, capaz de tirar o pecado do mundo. Para ele, o senhor era muito mais do que o Messias prometido. Era alguém que já existia muito antes dele, Filho de Deus Pai, com poder de vencer o mistério do mal, tão presente em todas as estruturas e instituições do mundo. No entanto, João o apresentou como um cordeiro, e não como um leão, porque o senhor viera até nós para nos dar vida, jamais para nos ameaçar com o poder da morte. Por isso, nós o contemplamos no presépio como uma criança cheia de ternura, desejosa de ser aconchegada em nossos braços. Senhor, quando nós, cristãos, vamos nos convencer e aceitar essa revelação de uma divindade, cuja essência é o amor e não o poder? Quando deixaremos de invocar o senhor como o todo poderoso, fonte de graças e de milagres, para buscar uma relação de amor e de união profunda com o senhor, para seguir seus passos e assumir o seu jeito de viver e de conviver com o próximo? Faça com que este tempo de Natal provoque em nós uma conversão teológica, que nos leve a contemplar o mistério do nosso Deus somente com os olhos do amor e da bondade, da verdade e da compaixão, da justiça e da paz. 

 

Maria santíssima, Mãe de Deus e nossa, que soube embalar o Menino Deus com carinho e ternura, ajude-nos a fazer uma profunda experiência desse Deus, que se encarnou em seu Filho bendito, para que nos tornemos verdadeiros discípulos-missionários, assim como foi João Batista. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

João Batista não se contenta em anunciar a vinda do Messias. Colhe a ocasião para apontá-lo aos seus discípulos e ao povo. E o faz apresentando três características de Jesus: 1ª) Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Os judeus podiam entender o que significava ser “cordeiro”, visto que eles ofereciam cordeiros em sacrifício para implorar o perdão de Deus. Jesus vai sacrificar-se a si mesmo por nós; não haverá mais necessidade de oferecer animais em sacrifício. Jesus é o verdadeiro Cordeiro que substitui o cordeiro pascal. 2ª) Jesus batiza não só com água, como João, mas com o Espírito Santo. É o Espírito quem concede vida nova. 3ª) Jesus é o Filho de Deus, aquele que revela o projeto do Pai.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 1,29-34 - Santíssimo nome de Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Coloque-se como discípulo/a ao lado de João Batista. E veja Jesus vindo ao seu encontro. João anuncia: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia!’ Fique em contemplação com esta cena e acolha a Palavra de Deus com humildade e fé.

 

Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor por nós. Amém.

1. Leitura (Verdade)

João não tem dúvida e declara que ele é o verdadeiro Cordeiro que tira o pecado do mundo. É o Filho de Deus, sobre quem desceu o Espírito Santo e que já existia antes de João.

 

A palavra de João continua a apontar para o Cristo: ele é o Cordeiro de Deus, imolado para tirar o pecado do mundo, o que significa que seu sacrifício redentor se dá em benefício de toda a humanidade. Ele existiu desde o princípio e tem o domínio sobre o mundo.

 

É pela ação do Espírito Santo que João dá testemunho de que Jesus é o Ungido do Pai e somente ele pode nos comunicar o Espírito de Deus, através de um batismo transformador, que nos conduz para uma vida nova. Cristo nos tira das trevas, do engano e do pecado, graças ao ensinamento que nos dá segundo o Espírito de Verdade. A fé no nome de Jesus e o dom do batismo consistem em reconhecer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

2. Meditação (Caminho)

João viu e deu testemunho. Ele identificou, no homem simples de Nazaré, o Filho de Deus por orientação divina: “Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. E “o que significa para a Igreja, para nós hoje, ser discípulos de Jesus, Cordeiro de Deus? – pergunta o Papa Francisco. “Significa pôr no lugar da malícia, a inocência; no lugar da força, o amor; no lugar da soberba, a humildade; no lugar do prestígio, o serviço”.

Como é meu testemunho sobre Jesus?

3.Oração (Vida)

Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a ele suas preces e as realidades que você deseja que ele transforme.

 

Se desejar pode concluir com esta oração: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

 

Bênção

 

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário