terça-feira, 9 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>>Ensinava como quem tem autoridade. – (Mc 1,21b-28)<<<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 09 DE JANEIRO de 2024 (terça-feira) 9º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SEU TEMPO DE VIDA É LIMITADO, ENTÃO NÃO O GASTE VIVENDO A VIDA DE OUTRA PESSOA.

(Steve Jobs)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO FICO 

 DIA DO ASTRONAUTA 

 DIA DE ATENÇÃO AOS BALÕES 

 DIA da Lei Saraiva 

 DIA da Lei do Bolsa Família 

DIA MUNDIAL DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

 DIA da Associação de Futebol da Ásia Central (CAFA)

 DIA da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Borebi - Embaúba - Guatapará - Iaras (São PauloJundiá - Maxaranguape (Rio Grande do NorteLaranjal (ParanáItaporanga (ParaíbaItiruçu (BahiaArvoredo - Balneário Barra do Sul - Belmonte - Calmon - Formosa do Sul - Irati - Novo Horizonte - Ouro Verde - Paraíso - Santa Helena - São Miguel da Boa Vista (Santa CatarinaSão Miguel do Passa Quatro (Goiás)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:CARLOS ALBERTO PINHAL TEIXEIRA (Primo-Bauru /SP) ANTÔNIO GERALDO MONTANHEZ “TONINHO” (PDG-LC8 Lions Clube de Valparaíso / SP) ■DI MAURO LUCIO GUEDES WERNECK (Lions Clube de Rio de Janeiro Carioca / RJ) ■PCC-ARMÊNIO SANTIAGO CARDOSO (LC Rio de Janeiro Rio Cumprido /RJ) REGINALDO CAÇULA  DOMINGOS (Lions Clube de Iacri /SP) ANA MARIA MOLINA PASSERI (Lions Clube de Penapolis /SP) ANA CLARA MENDES (Leo Clube de Macatuba /SP) SERGIO LUIZ SCARTON (Lions Clube Capinzal e Ouro /SC) CARLIN HOS FORTES (Lions Clube de Nova Lima /MG) ROSANGELA MAZARIN FERNANDES (Dracena /SP) ■SILVIO ROBERTO DA SILVA MEDEIROS (Andradina / SP)  LORENA ZAPATA OLIVEIRA (Garça /SP) LEANDRO GOMES DE SÁ (Garça /SP) ALANE UETANABARAPIAI (Médica PediatraGarça /SP) LISIANI GOMES (São Paulo /SP) RAFAEL MORAIS (Engenheiro Agronomo Garça /SP) GUSTAVO BARROS BASSETTO E GUILHERME BARROS BASSETTO (Garça /SP) FREI FERNANDO APARECIDO DOS SANTOS OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP) 

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LEDA LIMAMONTANHEZ ANTÔNIO GERALDO MONTANHEZ 💘1993 💘31ANOS 💘(Lions Clube de Valparaíso/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO ANDRÉ CORSINI 

SANTO ADRIANO

SANTO ADRIÃO

SANTO EUSTRÁCIO DE BITÍNIA

SANTO HONORATO DE BUZANÇAIS

SANTA AGUEDA YI

SANTA TERESA KIM

SÃO FELANO

SÃO MARCELINO DE ANCONA

BEATO ANTÔNIO FATATI

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus ensina com autoridade! Mc 1,21-28 - Jesus ensinava com autoridade

Jesus vai de um lugar a outro e age com poder de Filho de Deus. Chega à sinagoga e põe-se a ensinar com autoridade que vem de Deus

 

Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente..

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

O “Tempo Comum” se abre com uma admirável oração. É a súplica de uma mulher angustiada, cujas lágrimas Deus transformou em alegria para todo o povo. Aprendamos a orar com humildade e total confiança no Senhor, que nos liberta dos males que nos afligem.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, LEVA-ME A PERCEBER, POR TRÁS DE TEUS GESTOS E PALAVRAS, A PRESENÇA DO PAI AGINDO POR MEIO DE TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor, atendei com bondade paterna, as preces do vosso povo suplicante, dai-lhe luz para ver o que deve ser feito e coragem para realizar o que viu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 09 de janeiro de 2024 terça-feira da 1ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

Somos atraídos por Jesus, que “ensinava como quem tem autoridade”. Certos de que o Senhor olha para nossas aflições, acolhamos a Palavra que nos convida a renovar nossa adesão a ele e pôr em prática seus ensinamentos.

 

 

1ª Leitura (1Sm 1,9-20) O Senhor lembrou-se de Ana e ela deu à luz um filho e chamou-o Samuel. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 9Ana levantou-se depois de ter comido e bebido em Silo. Ora, o sacerdote Eli estava sentado em sua cadeira à porta do templo do Senhor. 10Ana, com o coração cheio de amargura, orou ao Senhor, derramando copiosas lágrimas. 11E fez a seguinte promessa, dizendo: “Senhor todo-poderoso, se olhares para a aflição de tua serva e te lembrares de mim, se não te esqueceres da tua escrava e lhe deres um filho homem, eu o oferecerei a ti por todos os dias de sua vida e não passará navalha sobre a sua cabeça”. 12Como ela se demorasse nas preces diante do Senhor, Eli observava o movimento de seus lábios. 13Ana, porém, apenas murmurava; os seus lábios se moviam, mas não se podia ouvir palavra alguma. Eli julgou que ela estivesse embriagada; 14por isso lhe disse: “Até quando estarás bêbada? Vai tirar essa bebedeira!” 15Ana, porém, respondeu: “Não é isso, meu senhor! Sou apenas uma mulher muito infeliz; não bebi vinho nem outra coisa que possa embebedar, mas desafoguei a minha alma na presença do Senhor. 16Não julgues a tua serva como uma mulher perdida, pois foi pelo excesso da minha dor e da minha aflição que falei até agora”. 17Eli então lhe disse: “Vai em paz, e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste”. 18Ela respondeu: “Que tua serva encontre graça diante dos teus olhos”. E a mulher foi embora, comeu e o seu semblante não era mais o mesmo. 19Na manhã seguinte, ela e seu marido levantaram-se muito cedo e, depois de terem adorado o Senhor, voltaram para sua casa em Ramá. Elcana uniu-se a Ana, sua mulher, e o Senhor lembrou-se dela. 20Ana concebeu e, no devido tempo, deu à luz um filho e chamou-o Samuel, porque – disse ela – “eu o pedi ao Senhor”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 1Sm 2,1

 

Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador.

 1. Exulta no Senhor meu coração, / e se eleva a minha fronte no meu Deus; / minha boca desafia os meus rivais / porque me alegro com a vossa salvação. – R.

Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador.

2. O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, / mas os fracos se vestiram de vigor. / Os saciados se empregaram por um pão, / mas os pobres e os famintos se fartaram. / Muitas vezes deu à luz a que era estéril, / mas a mãe de muitos filhos definhou. – R.

Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador.

3. É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, / faz descer à sepultura e faz voltar; / é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, / é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. – R.

Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador.

4. O Senhor ergue do pó o homem fraco / e do lixo ele retira o indigente, / para fazê-los assentar-se com os nobres / num lugar de muita honra e distinção. – R.

Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador.

 

 

 

– 09 de janeiro de 2024 terça-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Ensinava como quem tem autoridade.  (Mc 1,21b-28)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acolhei a Palavra de Deus não como palavra humana, / mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

21Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade: ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

09/01/24 1ª TERÇA-FEIRA TC - B

 

Marcos 1,21.23.25-27: “Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar... Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau... Jesus o intimou: - Cala-te e sai dele! Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. E todos ficaram muito espantados e perguntaram: - Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!”

 

Jesus, sua missão era levar uma boa notícia, ou seja, o Evangelho, a todas as pessoas, como revelação plena de quem é realmente Deus, e quem deve ser, de fato, o ser humano.

No senhor se concentrava esse mistério do ser verdadeiramente Deus e do ser realmente homem, porque o senhor, pela sua Encarnação, deu um rosto humano a Deus e deu um rosto divino ao homem.

Nas sinagogas se anunciava e comentava a Palavra de Deus, que tinha sido revelada, aos poucos, através dos profetas e da história do povo de Israel.

Mas, era uma palavra incompleta, ou seja, não conseguia realizar o que anunciava, apenas apontava o caminho da esperança.

A sua presença trazia a autoridade que faltava àquela palavra, porque o senhor era capaz de ensinar e de realizar, uma vez que era a Palavra encarnada de Deus.

Assim, não somente pregava nas sinagogas, mas também expulsava os espíritos maus, como, naquele tempo, eram vistas todas as doenças físicas, psíquicas e espirituais, fazendo com que todos os enfermos fossem vistos como pessoas castigadas por Deus.

Algo novo estava acontecendo com a sua presença e o povo ficava espantado e admirado, porque testemunhava “um ensinamento novo dado com autoridade”, ou seja, capaz de libertar e de curar.

A sua fama foi se espalhando no meio do povo simples, enquanto as autoridades começavam a rejeitá-lo porque o senhor fazia o bem também no sábado, o que era proibido pela lei.

Senhor, nós continuamos sofrendo muitas daquelas ‘doenças’, e precisando que o senhor nos liberte de tantas amarras que nos dificultam amar e ser amados, fazer o bem e evitar o mal, promover a paz e evitar as discórdias, enfim, viver como filhos e filhas de Deus, e como irmãos e irmãs entre nós.

Expulse do nosso espírito tudo o que nos impede de sermos bons, justos, sinceros e honestos sempre.

 

Maria santíssima, Mãe da nossa esperança, pedimos que nos faça viver neste novo ano mais abertos para o bem, mais preocupados com a verdade, mais prudentes diante dos espíritos maus e mais unidos ao seu Filho e entre nós, como Igreja sinodal, que não apenas ensina, mas procura também curar e libertar o nosso povo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus ensina na sinagoga, lugar onde se reúne a comunidade dos judeus. Fala com autoridade. Sua palavra provoca a reação do espírito impuro. Este representa as pessoas que estão acomodadas com o sistema vigente; acreditam que o povo de Israel é superior aos outros povos e, por isso, os desprezam. Isso é o que aprendem dos mestres da Lei e dos fariseus. Não é essa a mentalidade que Jesus vem apoiar. Ao contrário, Jesus anuncia o Reino de Deus, que é universal; abrange todas as nações. Por isso, pela força do Espírito Santo, Jesus comanda ao espírito impuro que saia daquele homem: “Cale-se e saia dele”. O efeito logo se vê. Desconcertada, a multidão reconhece em Jesus um poder superior: “O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade!”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 1,21-28 - Jesus ensinava com autoridade

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Jesus fala de um jeito novo e mostra o poder que tem de afastar o inimigo. Em tudo Ele procura o bem do ser humano.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente e identifique o contexto da narrativa. Qual mensagem o evangelista deseja transmitir? Identifique no texto os sentimentos do povo, as palavras de Jesus e a postura do Mestre diante do inimigo.

 

Marcos inicia seu Evangelho apresentando Jesus em atividade. Ele vai de um lugar a outro e age com poder de Filho de Deus. Chega à sinagoga no sábado e põe-se a ensinar. E o faz com uma autoridade que vem de Deus, com um ensinamento que vem de dentro de seu ser. Recusa qualquer parceria com o inimigo: “Cala-te e sai dele!”.

 

Tudo o que Jesus faz e diz tem como prioridade o ser humano. Ele o coloca no centro de qualquer consideração. O povo, que vivia sob o jugo de leis dominadoras, acolhe o ensinamento de Jesus como novo, porque verdadeiro, e motivo de espanto e admiração para os ouvintes. É um ensinamento tão humano que chega até nós com fascínio e desejo de abraçar sua causa.

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?

Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer?

Que luz me dão as palavras de Jesus: “Cala-te e sai dele!”?

De que maneira esta passagem me compromete? O que ela lhe pede?

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?

Neste momento de oração, você é convidado/a dirigir-se ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença.

Reze também pelas realidades que o/a cercam.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos o Evangelho o/a levou a experimentar? Você se deixou encantar pela pessoa de Jesus? Ele o/a surpreende com seu modo de agir e com seus ensinamentos?

Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

 

Bênção

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça.

Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário