sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. – (Mt 9,14-15)<<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

F E V E R E I R O – L A R A N J A  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 16 de FEVEREIRO de 2024 (sexta-feira) 47º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO ESTOU PREOCUPADO COM O CAMPEONATO. PREOCUPO-ME EM SER O MELHOR A CADA PROVA.

(Juan Pablo Montoya)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO REPÓRTER

DIA DA LUTA CONTRA A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

DIA DA ENTRADA EM (2005) VIGOR DO “PROTOCOLO DE QUIOTO-ONU”

DIA DO REPOSITOR DE MERCADORIAS

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Agudo – Arvorezinha - Erval Grande (Rio Grande do Sul) Areia Branca (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GIOVANA SANCHEZ PEREIRA MARTINS (Grêmio Teatral Leopoldo Fróes GTLF-Garça /SP) RENATO CALEGARI (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP) ALTAIR MORAES MONTEIRO (Bauru /SP) IVONETE APARECIDA FABIANO BARBOSA (Garça /SP) ELAINE CRISTINA BARBOSA DA SILVA (Garça /SP) ADRIANA BANNWART  (Garça/SP) VANESSA FERNANDES FERREIRA (Mirandópolis /SP)RUTE A FARIA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Frei GILMAR VASQUES CARREIRAó16/02/2007ó17 ANOSó (Paróquia Santa Luzia de Ituiutaba /MG)  

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA Juliana

SANTO ONÉSIMo de Bizâncio

SANTO Abibo de Edessa

SANTO ELIAS

SANTO ISAÍAS DE CESAREIA

SÃO Daniel de Cesareia

SÃO Jeremias de Cesareia

SÃO Julião da Capadócia

SÃO Pânfilo de Cesareia

SÃO Paulo de Jâmnia

SÃO Porfírio

SÃO Maruta

SÃO Samuel

SÃO Seleuco

SÃO Teódulo

SÃO Valente

José Allamano

Felipa Mareri

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Virão em que o noivo lhes será tirado Mt 9,14-15 - Estar com Jesus é uma festa! É céu!

Oração, esmola e jejum são práticas salutares que ganham valor se nos fortalecem no caminho da fé.

 

Antífona

Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, meu abrigo protetor! (Sl 29,11)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

O profeta censura as pessoas que praticam uma religião meramente exterior, pois, ao mesmo tempo que jejuam, se agridem mutuamente e são opressoras: “Não façais jejum com esse espírito”. A liturgia nos faz perguntar: a partir desta Quaresma, o que pretendemos mudar em nossa vida?

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Nós vos pedimos, Senhor, acompanhai com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que possamos realizar, com sinceridade de coração, o que corporalmente praticamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 16 de fevereiro de 2024 sexta-feira depois das Cinzas  

– Liturgia da Palavra 

Ao se referir ao momento em que o esposo “lhes será tirado”, Jesus alude aos dias de sua paixão e morte. A Palavra de Deus, que se dirige ao nosso coração arrependido, prepara-nos para celebrar devidamente o mistério pascal de Cristo.

 

 

1ª Leitura (Is 58,1-9a) Acaso é este o jejum que aprecio?   Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3‘Por que não te regozijaste quando jejuávamos e o ignoraste quando nos humilhávamos?’ É porque, no dia do vosso jejum, tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas. Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor? 6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o e não desprezes a tua carne. 8Então brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9Então invocarás o Senhor, e ele te atenderá, pedirás socorro e ele dirá: ‘Eis-me aqui'”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado / e apagai completamente a minha culpa! – R.

Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

2. Eu reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre à minha frente. / Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei / e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! – R.

Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

3. Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, / e, se oferto um holocausto, o rejeitais. / Meu sacrifício é minha alma penitente, / não desprezeis um coração arrependido! – R.

Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

 

 

 

– 16 de fevereiro de 2024 sexta-feira depois das Cinzas    

 – Evangelho do dia 

 

Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.  (Mt 9,14-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; / então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

16/02/24 -        SEXTA-FEIRA APÓS AS CINZAS – B

 

Mateus 9,14-15: “Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: - Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não? Disse-lhes Jesus: - Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

 

Jesus, como é fácil fazer da prática da fé um jogo de competição.

O jejum era uma prática comum em muitas religiões, para expressar dor, penitência pelos pecados, tristeza pelas perdas e tragédias, e súplica insistente para obter graças especiais. Muitos faziam questão de exibir aos outros que estavam jejuando, como se fossem pessoas mais fiéis e mais merecedoras de favores divinos.

Quando o senhor responde às críticas feitas aos seus discípulos, nos ensina que essas práticas religiosas só têm valor se forem feitas com espírito de humildade, de oração e de união com o Pai.

No entanto, ao invés de se indignar com os seus críticos, o senhor aproveitou para nos fazer uma revelação maravilhosa, que muitos místicos souberam penetrar e vivenciar.

O senhor se apresenta como o ‘Noivo’ enviado pelo Pai para unir o humano com o divino, como se fosse uma grande festa de casamento.

Por isso, a sua presença no meio de nós significava alegria, confraternização, como uma grande festa nupcial, durante a qual não tinha sentido algum fazer jejum.

Foi esse o sentido simbólico do milagre nas bodas de Caná, quando transformou a água em vinho, para que a festa do casamento não fracassasse.

E o senhor anunciou que o Reino dos céus é comparado a um grande banquete; multiplicou os pães, para que ninguém passasse fome e deixou-nos a santa Eucaristia, como renovação da Última Ceia e sacramento maior da sua presença conosco.

Senhor, que olhemos para o senhor como o grande ‘Noivo’ da humanidade, cujo anseio é ter o nosso amor e viver em união eterna conosco.

Por isso, durante a Quaresma, que o nosso jejum não seja apenas uma dieta, mas um gesto de solidariedade com tanta gente que vive carente de alimentação, e como disposição de partilhar nosso alimento com os necessitados.

E que neste tempo de Quaresma, possamos também fazer ‘jejum’ de tudo aquilo que temos consciência de estar nos viciando, no comer, no beber, no uso das redes sociais, na vigilância da nossa língua, no julgar e tratar o próximo, e em nossas relações perigosas   

 

Virgem santíssima, caminhe conosco durante esta Quaresma para abençoar esta Campanha da Fraternidade, que nos pede para nos relacionarmos uns com os outros como irmãos e irmãs, superando o medo e o preconceito social, para estender os nossos laços de amizade a todas as pessoas de boa vontade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os discípulos de João Batista ainda não perceberam que é tempo de festa, e não de jejum: o Messias, noivo da nova família de Deus, está presente. “Dias virão em que o noivo será tirado deles.” A expressão pode se aplicar tanto à hora da paixão e morte de Jesus, como ao tempo após sua ressurreição. São os nossos dias. Tempo de disciplina espiritual e prontidão, enquanto “aguardamos a vinda do Cristo salvador”. Indiretamente, Jesus resgata, a partir de Isaías, o significado do jejum que agrada a Deus: “Romper as amarras da injustiça, desfazer as correntes da canga, pôr em liberdade os oprimidos […] repartir o pão com quem passa fome, hospedar em casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu e não se fechar diante daquele que é sua própria carne” (Is 58,6-7).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,14-15 - Estar com Jesus é uma festa! É céu!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor.

 

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor, que fala ao nosso coração. Jesus ensinou seus discípulos a praticarem o amor, o perdão e a misericórdia, muito mais do práticas exteriores, muitas vezes praticadas por obrigação, por medo ou por vaidade.

Rezemos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico?

Como entendo as palavras que Jesus diz aos seus discípulos? O ensinamento de Jesus muda meu modo de pensar?

 

O texto associa os discípulos de João aos fariseus no que diz respeito à prática do jejum. Os judeus observavam os dias de jejum previstos na Lei de Moisés e os discípulos de João estavam dentro dessa observância. Hoje, o jejum prescrito se restringe à Quarta-feira de Cinzas e à Sexta-feira Santa (cf. Direito Canônico, n. 1.251).

 

E nos perguntamos: por que jejuar? Para os cristãos de hoje, essa prática ganha sentido somente se estiver em relação à pessoa de Jesus Cristo. Oração, esmola e jejum são práticas salutares que ganham valor se nos fortalecem no caminho da fé. Tomar essa decisão por amor e não por mera observância. A Quaresma nos motiva também à solidariedade.

 

2. Meditação (Caminho)

Se você está fazendo esta Leitura orante certamente já vive o discipulado de Jesus.

Como você se propôs viver o jejum neste tempo de Quaresma?

Você está em sintonia com o que acaba de meditar?

Que sentimentos lhe trazem as decisões de seguir o caminho de Jesus? Alegria, coragem? Tristeza, desanimo?

3.Oração (Vida)

O que você quer dizer a Deus nesta oração?

Faça uma oração intima, mas em sintonia com a humanidade tão necessitada.

Entregue a Deus suas súplicas e as dores de tantos irmãos, irmãs em sofrimento: jovens desorientados, pais angustiados, nações em guerra, doentes, desempregados, excluídos e também os que se esforçam por construir um mundo melhor.

Unamos nossas preces pela paz e dignidade humana. Façamos tudo em favor da vida.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024 cujo tema é: “Fraternidade e Amizade social” e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). , qual é seu engajamento? Determine alguma ação prática.

 

Bênção

 

– Deus pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.

– O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário