sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. – (Mt 5,20-26) <<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

F E V E R E I R O – L A R A N J A  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 23 de FEVEREIRO de 2024 (sexta-feira) 54º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O MAIOR PASSO PARA O BEM É NÃO FAZER O MAL.

(Rousseau)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO ROTARIANO

DIA DA COMPREENÇÃO E PAZ MUNDIAL EM ROTARY

DIA DA SEDUÇÃO

DIA SURDO-MUDO

DIA NACIONAL DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA BRASILEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BUTANTAN EM SÃO PAULO-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS EM GOIÂNIA

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO DO SUL

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Atalaia do Norte (Amazonas) Belo Campo (Bahia) Campo Largo (Paraná) Guimarães (Maranhão)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARINEZ NASCIMENTO A. ZANOTI (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)AMARILES MARTINS OLIVEIRA (Lions Clube de Catolé do Rocha /PB)JOSÉ RICARDO RAMOS GREJO (Gerente GTLF-Garça /SP) ANDREA GONÇALVES BRANDÃO (Garça /SP)GUILHERME JOSÉ GERLIN GONÇALVES (Garça /SP)JAYME SANTOS MIRANDA (Empresário rural- Garça /SP)SERGIO AGUIAR MATOS (Empresário Campinas /SP)MARIO FUNAKAWA (Garça /SP) ANÉSIO AMATHEUS CARVALHO DE OLIVEIRA (Garça /SP)APARECIDA TERESINHA  VICHIATTI M MOZINI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)EMIKO MORI  (Valparaiso /SP)CARLOS AUGUSTO FERNANDES (Advogado Garça /SP)MARINA BOFETTI (Garça /SP)  VERA BORGES DE SOUZA (Garça /SP) CÉLIA CAMPOS (Garça /SP)EDUARDO MORETI (Tupã /SP) SERGIO DE STEFANI FILHO (Garça /SP) VERA LUCIA J CESTARI (Marilia /SP) CELINA DE MOURA (Adamantina /SP) ANDREA HIDALGO (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DO DIVINO PRANTO

SÃO POLICARPO DE ESMIRNA

Policarpo (Turquia, 70-155), discípulo de são João evangelista e amigo de santo Inácio de Antioquia, foi bispo de Esmirna. A narração que atesta seu martírio constitui o mais antigo documento sobre o culto aos mártires.   

SÃO JOÃO TERISTE

SÃO SERENO

SÃO VILIGISO

SANTA MILBURGA

SANTA Josefina Vannini

Rafaela Ybarra

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo Mt 5,20-26 - A centralidade do Amor

 

Antífona

Livrai-me, Senhor, das minhas aflições, vede minha pequenez e minha fadiga e perdoai todos os meus pecados (Sl 24,17s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

No íntimo de cada um de nós se trava a dura luta entre o bem e o mal. Deus quer que sejamos santos. Caso ocorra o pecado, somos convidados a bater à porta da misericórdia divina, “pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção”.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO DE REVERÊNCIA, DISPÕE MEU CORAÇÃO AO RESPEITO PARA COM A DIGNIDADE DO MEU PRÓXIMO, DE MODO QUE JAMAIS EU OUSE TIRAR-LHE, DE FORMA ALGUMA, A VIDA.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei, ó Deus que vossos fieis se preparem dignamente para a festa da Páscoa, de modo que a mortificação corporal que assumimos traga frutos e renove nosso espírito. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de fevereiro de 2024 sexta-feira da 1ª Semana da Quaresma  

– Liturgia da Palavra 

A justiça que Jesus exige dos discípulos do Reino está alicerçada no amor fraterno, cuja prática nos leva a evitar a mínima ofensa ao próximo. A reconciliação é uma das facetas desse amor.

 

 

1ª Leitura (Ez 18,21-28) Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? Não desejo, antes, que mude de conduta e viva?   Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor: 21“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou. 23Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? – oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo se desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’. Ouvi, vós da casa de Israel: é a minha conduta que não é correta ou, antes, é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 130(129)

 

Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

1. Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, / escutai a minha voz! / Vossos ouvidos estejam bem atentos / ao clamor da minha prece! – R.

Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

2. Se levardes em conta nossas faltas, / quem haverá de subsistir? / Mas em vós se encontra o perdão, / eu vos temo e em vós espero. – R.

Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

3. No Senhor ponho a minha esperança, / espero em sua palavra. / A minha alma espera no Senhor / mais que o vigia pela aurora. – R.

Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

4. Espere Israel pelo Senhor / mais que o vigia pela aurora! / Pois no Senhor se encontra toda graça / e copiosa redenção. / Ele vem libertar a Israel / de toda a sua culpa. – R.

Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

 

 

 

– 23 de fevereiro de 2024 sexta-feira da 1ª Semana da Quaresma    

 – Evangelho do dia 

 

Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.  (Mt 5,20-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! / Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

23/02/24 - 1ª SEXTA-FEIRA DA QUARESMA – B

 

Mateus 5,20.23-24: “Disse Jesus aos seus discípulos: - Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus...Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.”

 

Jesus, o sentido de justiça dos mestres da lei e dos fariseus era cumprir ao pé da letra as leis, tradições e regrais cultuais do Antigo Testamento.

Eles se apresentavam como modelos de pessoas justas, não porque tinham um coração voltado para Deus, mas porque mantinham uma bela figura religiosa diante do povo, e se julgavam cheios de méritos diante de Deus.

Essa arrogância religiosa, associada aos cargos que ocupavam no Templo, dava-lhes o direito de dominar as consciências daquele povo simples e temente a Deus. Jesus, o senhor queria mais do que isso de nós, seus discípulos.

O senhor nos pede uma coerência entre o que rezamos ou celebramos e o nosso relacionamento de amizade profunda com o senhor e de fraternidade com o próximo.

Sem o mandamento do amor, que nos faz pedir perdão das ofensas que cometemos e perdoar as ofensas que recebemos, não há verdadeira participação na liturgia e não entramos em comunhão com o senhor.

É por isso que toda celebração eucarística começa com o Ato penitencial, que deve nos comprometer sempre a buscar a reconciliação e a ter compaixão.

E o senhor insiste que não basta pedir o perdão de Deus, é preciso ir ao encontro do irmão ou irmã que ofendemos e reconciliar-se com ele.

Jesus, o seu caminho é uma escolha de santidade de vida e não apenas de bom comportamento.

Que esta Quaresma nos fortaleça para buscar o diálogo com todos, nos cure de qualquer intolerância e nos faça humildes para saber perder quando de se trata de salvar a unidade com o senhor e a amizade com o próximo.

 

Nossa Mãe Aparecida, interceda para que a nossa justiça seja maior do que a dos fariseus, dando-nos a generosidade de estarmos sempre dispostos a pedir perdão e a perdoar. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Mestres da Lei e fariseus pertenciam ao grupo governante, aliado a Roma, com interesse especial em manter a estrutura social da época, opressora e injusta. Jesus quer uma justiça capaz de transformar a sociedade opressora. Por isso, pede a seus discípulos uma justiça acompanhada de misericórdia e fidelidade (cf. Mt 23,23). Modelo é o Pai celeste, que “faz seu sol nascer sobre malvados e bons, e faz chover sobre justos e injustos” (Mt 5,45). O preceito negativo “não matar” estende-se à exigência positiva de reconciliação. Não é possível prestar culto a Deus, se o coração está dominado pelo ódio. Tal culto deixa de ser autêntico e transforma-se em mera caricatura, inútil para Deus e escandalosa para os irmãos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,20-26 - A centralidade do Amor

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Nesta caminhada quaresmal, guiados pela Palavra de Deus, somos convidados por Jesus a refletir sobre a coerência em nossa vida. Coloquemo-nos diante das palavras com que Ele mesmo se dirigiu ao Pai e que ensinou aos seus discípulos.

 

É pela oração, pelo encontro com o Senhor, que vamos modelando a nossa vida conforme a vida de Jesus. Na oração, colocamo-nos livres, abertos, confiantes, despojados diante de Deus, que nos acolhe com infinito amor porque nos conhece profundamente e sabe do que temos necessidade. Ao mesmo tempo, nos dispomos para acolher a sua vontade em nossa vida.

 

1. Leitura (Verdade)

A atitude do cristão diante da palavra do Senhor é de escuta, de contemplação, para depois plantá-la na vida.

 

Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.” Estas palavras de Santo Agostinho revelam os frutos de uma verdadeira conversão.

 

Estão em sintonia com o ensinamento de Jesus, o qual coloca os valores do Reino acima de qualquer lei, e tem como ponto fundamental o amor atingindo a qualidade de nossos relacionamentos. Não matar significa respeitar a vida física, e tudo o que se refere à dignidade da pessoa. É urgente em nossos dias introduzir a reconciliação como elemento catalisador da justiça e da paz!

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?

Qualquer doutrina ou lei só tem valor à medida em que contribui para a libertação e a promoção da vida. Como é minha prática da justiça, do perdão, da misericórdia?

 

Em meu trabalho e meu relacionamento com as pessoas, como vivo as orientações apresentadas por Jesus?

Quais sentimentos o texto desperta em mim?.

3.Oração (Vida)

Para o Papa Francisco, “a oração é a respiração da alma: é importante encontrar momentos do dia para abrir o coração a Deus, mesmo com simples e breves orações do povo cristão”. Qual oração você deseja dirigir a Deus neste momento? Pedido, agradecimento, louvor…

Peça também a graça de buscar a reconciliação e saber dar o perdão sem medidas.

Reze pelos povos em conflitos, pelas famílias que não vivem o amor e o perdão, pelas pessoas que não conseguem perdoar…

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que apelo a palavra de Deus despertou em seu coração? Ao longo deste dia, dedique um tempo para seu encontro com Deus na oração.

 

Bênção

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário