sexta-feira, 1 de março de 2024

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo! – (Mt 21,33-43.45-46)<<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e à MULHER

 GARÇA/SP, 01 de MARÇO de 2024 (sexta-feira) 61 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

APENAS SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO, POIS NAS HORAS GRAVES OS OLHOS FICAM CEGOS.

(Antoine de Saint-Exupéry)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA AMIZADE

DIA MUNDIAL DA DEFESA CIVIL

DIA MUNDIAL DO RECICLÁDOR

DIA DO TURISMO ECOLÓGICO ou ECOTURISMO

DIA DA MAIS BELA ESPORTISTA RURAL

DIA DAS CRIANÇAS DOENTES

DIA DA MULHER DE COR

DIA AFRICANO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

DIA DA DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE

DIA PAN-AMERICANO DE TURISMO

DIA DA PROTEÇÃO CIVIL

DIA DE ZERO DISCRIMINAÇÃO

DIA DO ANIVERSÁRIO DO RIO DE JANEIRO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA ESCOLAR DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Sebastião do RIO DE JANEIRO - Cardoso Moreira (Rio de Janeiro) Assis Brasil - Manoel Urbano ­Plácido de Castro - Senador Guiomard (Acre) Antônio Prado de MinasAugusto de Lima - BeriloBertópolisBiquinhas - Bom Jesus da Penha - Bonfinópolis de MinasBuritisBuritizeiroCaparaó - Central de Minas - Conceição da Barra de Minas - Conceição das Pedras - Conceição do ParáCordislândia - Couto de Magalhães de MinasCristália - Cristiano Otoni - Cruzeiro da Fortaleza - Desterro do Melo - Divinolândia de MinasDoresópolisFelisburgo - Fortaleza de Minas Fortuna de Minas - Francisco Dumont - Fronteira dos ValesGonçalves - Guarda-MorGuimarâniaIbiaíIbiritéIgarapéInconfidentesItapeva - Joaquim Felício - Lagoa dos Patos - Leandro Ferreira - Nacip Raydan - Nova MódicaPavão - Pedro Teixeira ­ Prudente de MoraisRubelita - Santa Efigênia de Minas - Santa Rita do Itueto - Santana do Riacho ­- Santo Antônio do Itambé - Santo Antônio do Jacinto - São Francisco de Paula - São Gonçalo do Rio Abaixo - São José da Varginha - São Sebastião do Rio VerdeSardoá - Senador Cortes - Serra Azul de Minas - Simão PereiraTapiraUbaí - Itamarati de Minas - São Thomé das Letras (Minas Gerais) Videira (Santa Catarina) Caruaru (Pernambuco) Mundo Novo (Bahia) Muniz Freire (Espirito Santo) Sengés (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NEUCY MARIA ERMACORA (Banco Itaú-EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) GUSTAVO GUERREIRO (Eq 05 “ENS de FÁTIMA” Setor de Garça /SP) PDG TADAMI KAWATA (Lions Clube de Araçatuba /SP) CELIA ROCCIO GARCIA LOPES (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) Fernando Camargo de Anchieta (Lions Clube de Birigui /SP)MARISE SANTANA (DG-Lions Clube Conselheiro Lafaiete Centro /MG)REGINA MONICI (Garça /SP) Irmã Zélia – TEREZINHA CARDOSO (Guaratinguetá / SP) PE. JOSÉ VALDIR GRISANTE  (Pároco da Paróquia do Imaculado Coração de Maria de Inúbia Paulista /SP)ROBERTO ROSARIO JUNIOR (Garça /SP)MARCIO GRAVATIN (Garça /SP)FÁTIMA SANCHES ROMAN (Garça /SP)IVO DALL AGNOL (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Tatiana Lou De Andrade Onório e Jeferson De França Onório ó(Lions Clube de Tupã /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO Albino de Angers

SANTA EUDÓXIA

SÃO DAVI DE MENÉVIA

SÃO FÉLIX III

SÃO ROSENDO DE CELANOVA

SÃO SUITBERTO DE KAISERSWERTH

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Os vinhateiros homicidas Mt 21,33-43.45-46 - Não tomar posse, mas servir

Jesus nos propõe a parábola da vinha, chamando a atenção para a atitude dos agricultores que a arrendaram.

 

Antífona

Senhor, eu ponho em vós minha esperança; que eu não fique envergonhado eternamente! Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! (Sl 30,2.5)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Reunidos para celebrar as maravilhas do Senhor, rezamos por todos os perseguidos por causa da prática da justiça, como José, o sonhador, e como Cristo, o Filho do Senhor da vinha. Depositando nossa segurança em Deus, protetor dos justos, sigamos no caminho de conversão para a “fraternidade e a amizade social”, renunciando a toda maldade e violência que nos afastam do projeto divino.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, NÓS VOS LOUVAMOS E AGRADECEMOS, PORQUE SOIS O EXEMPLO QUE DEVEMOS SEGUIR. COM SIMPLICIDADE QUEREMOS APRENDER DE VÓS O MODO DE VER, JULGAR E AGIR.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Purificai-nos, ó Deus todo-poderoso, para que, pelo fervor da penitência quaresmal, cheguemos de coração sincero á Páscoa que se aproxima. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 01 de março de 2024 sexta-feira da 2ª Semana da Quaresma  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 37,3-4.12-13a.17b-28) Aí vem o sonhador! Vamos matá-lo!   Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

3Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice. E por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas. 4Vendo os irmãos que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não lhe podiam falar pacificamente. 12Ora, como os irmãos de José tinham ido apascentar o rebanho do pai em Siquém, 13disse Israel a José: “Teus irmãos devem estar com os rebanhos em Siquém. Vem, vou enviar-te a eles”. 17Partiu, pois, José atrás de seus irmãos e encontrou-os em Dotaim. 18Eles, porém, tendo-o visto ao longe, antes que se aproximasse, tramaram a sua morte. 19Disseram entre si: “Aí vem o sonhador! 20Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos”. 21Rúben, porém, ouvindo isso, disse-lhes: 22“Não lhe tiremos a vida!” E acrescentou: “Não derrameis sangue, mas lançai-o naquela cisterna do deserto e não o toqueis com as vossas mãos”. Dizia isso porque queria livrá-lo das mãos deles e devolvê-lo ao pai. 23Assim que José chegou perto dos irmãos, estes despojaram-no da túnica de mangas longas, pegaram nele 24e lançaram-no numa cisterna que não tinha água. 25Depois, sentaram-se para comer. Levantando os olhos, avistaram uma caravana de ismaelitas que se aproximava, proveniente de Galaad. Os camelos iam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que transportavam para o Egito. 26E Judá disse aos irmãos: “Que proveito teríamos em matar nosso irmão e ocultar o seu sangue? 27É melhor vendê-lo a esses ismaelitas e não manchar nossas mãos, pois ele é nosso irmão e nossa carne”. Concordaram os irmãos com o que dizia. 28Ao passarem os comerciantes madianitas, tiraram José da cisterna e, por vinte moedas de prata, o venderam aos ismaelitas; e estes o levaram para o Egito.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 105(104)

 

Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

1. Mandou vir, então, a fome sobre a terra / e os privou de todo pão que os sustentava; / um homem enviara à sua frente, / José, que foi vendido como escravo. – R.

Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

2. Apertaram os seus pés entre grilhões / e amarraram seu pescoço com correntes, / até que se cumprisse o que previra, / e a palavra do Senhor lhe deu razão. – R.

Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

3. Ordenou, então, o rei que o libertassem, / o soberano das nações mandou soltá-lo; / fez dele o senhor de sua casa / e de todos os seus bens o despenseiro. – R.

Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

 

 

 

– 01 de março de 2024 sexta-feira da 2ª Semana da Quaresma   

 – Evangelho do dia 

 

Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo!  (Mt 21,33-43.45-46)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?” 41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos’? 43Por isso eu vos digo, o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”. 45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

01/03/24 - 2ª SEXTA-FEIRA DA QUARESMA – B

 

Mateus 21,33-35.38: “Disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: - Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos... Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram... ao verem o filho, disseram entre si: - Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança”.

 

Jesus, o senhor era constantemente questionado e ameaçado pelas autoridades religiosas, e sempre reagia com muita paciência e sabedoria.

Mas, chegou o momento em que o senhor começou a questioná-los e a lhes indicar as consequências trágicas da dureza dos seus corações.

Nessa sua parábola, a vinha é o símbolo do seu povo, e os vinhateiros representavam as autoridades civis e religiosas, aos quais Deus confiara a responsabilidade de cuidar do seu povo.

Mas, a corrupção e a violência dos vinhateiros chegaram ao ponto de assassinarem o próprio filho do dono.

Jesus, o senhor veio até nós, enviado pelo Pai, para ver como estava a grande vinha da humanidade, em suas estruturas, instituições e autoridades.

Encarnou-se no meio da ‘vinha’, e sentiu como o povo estava abandonado, explorado e ferido.

No entanto, os ‘vinhateiros’ decidiram crucificá-lo, para que se tornassem donos definitivos da ‘vinha’.

Por isso, o senhor apresentou-se como nova videira, da qual nós somos os ramos.

 Do tronco da sua cruz se esparramou uma nova vinha, redimida e santificada, na qual o senhor colocou a nossa Igreja.

Escolheu do meio do seu povo ministros fiéis, como novos ‘vinhateiros’, dispostos a servirem sem interesses próprios, para cuidar da vida do seu povo e construir unidade entre todos. Senhor, que a sua Igreja seja um testemunho evangélico de relações fraternas, de amizade social, dentro de uma sociedade cujos líderes não hesitam em explorar e até matar para manter o próprio poder e aumentar suas riquezas.

Que o Espírito Santo faça de nós, sua Igreja, um lugar de respeito e de cuidado pela vinha, e que nossos atuais ‘vinhateiros’ exerçam sua autoridade, respeitando o senhor como verdadeiro único dono da vinha, a quem irão prestar contas um dia.

 

Mãe de Jesus, fruto bendito da humanidade, proteja a vinha do seu Filho, liberte-a de tantos exploradores ambiciosos, e que essa vinha cresça sempre mais em amizade social e em fraternidade, dentro da Igreja e dentro da sociedade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A vinha era figura familiar aos chefes dos sacerdotes e anciãos. Referia-se ao povo de Israel. Como pode uma lavoura de videiras não produzir uvas? Em poucas palavras, Jesus resume a história da salvação e mostra que os dirigentes não governaram o povo conforme os planos de Deus. Não produziram boas obras, eliminaram os profetas e mataram o Messias. A pergunta de Jesus é crucial: “Quando o dono da vinha vier, o que fará com esses agricultores?”. Ao responder, os chefes pronunciam a sentença para si próprios: morte para esses “malvados”(alusão, talvez, à destruição de Jerusalém) e entrega da vinha a “outros agricultores”, que produzam fruto, referência aos não judeus, que acataram a mensagem cristã e se espalharam pelo mundo, incrementando o novo povo de Deus, os cristãos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 21,33-43.45-46 - Não tomar posse, mas servir

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Reservar um momento em que possa, com tranquilidade e reverência, debruçar-se sobre a Palavra de Deus. Escolha um espaço onde não seja interrompido/a.

 

Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo desta Quaresma, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto, revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, Jesus nos propõe a parábola da vinha, chamando a atenção para a atitude dos agricultores que a arrendaram. É mais que uma parábola, é uma alegoria histórica, um resumo da história de Israel daquela época e um alerta para cada um de nós, hoje.

 

Para nós, mortais, o coração de Deus é um mistério. Por isso, Jesus, o Filho Unigênito, tentou explicar em linguagem humana os cuidados e as expectativas com que o Senhor da vinha acompanha os que foram contratados. Faz-nos compreender que o Pai é infinitamente paciente e generoso em nos oferecer novas oportunidades, mas fiel e justo em seu projeto de salvação.

 

Não volta atrás em seus desígnios e o seu Reino será entregue àqueles que produzem frutos. As comunidades cristãs e cada um de nós em particular seremos responsabilizados pelos frutos que produzirmos. Somos administradores da vinha do Senhor, com obrigação de produzir bons frutos, conscientes de que a Pedra angular é Cristo.

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus começa com a palavra: “Escutai…” Escutar é mais do que ouvir. Escuto, com “os ouvidos do coração”, o que o texto diz para mim, agora.

Deus nos entrega a responsabilidade de trabalhar para o seu Reino. Como exerço essa missão?

Os líderes que influenciam minha caminhada, os profetas de hoje, estão em sintonia com a proposta de Cristo?

Consigo mudar de atitude ou de posicionamento se percebo que sigo por caminhos contra o Evangelho de Jesus?

3.Oração (Vida)

Senhor, coloco diante de ti minha inquietude e minha fraqueza.

Abro meu coração para que me enchas de sabedoria para caminhar pelo caminho verdadeiro.

Fortalece-me na fé e na arte do “cuidado” com teu projeto de curar a humanidade e instaurar “aqui” o Reino de Deus.

Coloco sob tua proteção toda a humanidade que luta e sofre em busca de justiça e fraternidade.

Dá-nos tua luz para construirmos uma sociedade mais pacifica, mais justa e mais fraterna. Que o Senhor nos faça hoje e sempre humildes e atenciosos a sua santa Palavra.

Rezo, com Jesus, a oração que Ele nos deixou: Pai nosso….

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo a misericórdia do Filho de Deus….

Como quero assumir minha responsabilidade no projeto de Deus? Verbalize alguma atitude concreta.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário