sexta-feira, 8 de março de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o. – (Mc 12,28b-34) <<---


  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e à MULHER

 GARÇA/SP, 08 de MARÇO de 2024 (sexta-feira) 68 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

As mulheres são as verdadeiras arquitetas da sociedade..

(Cher)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS PARA OS DIREITOS DA MULHER E PELA PAZ INTERNACIONAL

DIA MUNDIAL DA CÔR

Dia Mundial do RIM

Dia Mundial da CIÊNCIA

Dia DO NEFROLOGISTA

Dia DA FUNDAÇÃO DA CASA DA MOEDA DO BRASIL NO RIO DE JANEIRO-RJ

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Presidente Venceslau - Tietê (São Paulo) Ouro Fino (Minas Gerais) Marechal Deodoro (Alagoas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VERA LUCIA EVANGELISTA CAPARROZ (Eq 05 “ENS de Fátima” Setor de Garça /SP) DOMINGOS TONON (Eq 10 “ENS das Famílias” Setor de Garça /SP) GILSON RINALDI DE CARVALHO  (Brasília /DF) VITOR ZACHARIAS (Garça /SP)RAUL JULINEI (Lions Clube de Chapadão do Sul /MS) MARCUS VINICIUS  MALDONADO (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) PDG ROBERTO FARIAS DUNGA (DLD8-Lions Clube de Porto União /SC)PDG ROBERTO LUIS DOTTO (DLC6-Lions Clube de Catanduva /SP)PDG PEDRO CRISÓSTOMO (D115 CS-Lions Clube de Castelo Branco/Portugal)VITORIA Z. FERREIRA (filha do Fabio DBG Presidente Prudente /SP)ELZA INÊS CORDEIRO SERAGUCI (Supermercado Seraguci - Garça / SP) Ana Lucia Beguine (Garça / SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA e FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE GUARARAPESó1964ó59ANOSó (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DAS LÁGRIMAS

SÃO JOÃO DE dEUS

SÃO Félix de Dunwich

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Amar ao próximo como a ti mesmo Mc 12,28b-34 - Amar com totalidade

Nós amamos a Deus com todo o coração, toda a alma, toda a força e por toda a vida, quando buscamos a união entre nós e com toda a criação

 

Antífona

Não existe entre os deuses nenhum que convosco se possa igualar; sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor! (Sl 85,8.10)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Neste tempo favorável da Quaresma, a liturgia nos recorda que o amor a Deus não pode estar separado do amor ao próximo. Bendizendo o Senhor, que nos convida aos seus retos caminhos, peçamos a graça de vivermos, sempre mais, aquilo que celebramos ao redor do altar. Assim evitamos a separação entre a celebração litúrgica e nossa vida concreta.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME COMPREENDER SEMPRE MAIS QUE O EIXO DA MINHA VIDA DE FÉ DEVE CONSISTIR NUM AMOR ENTRANHADO A TI E A MEU PRÓXIMO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Infundi, benigno, Senhor, vossa graça em nossos corações, para que, fugindo sempre aos excessos humanos, possamos, com vosso auxílio, abraçar os vossos preceitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 08 de março de 2024 sexta-feira da 3ª Semana da Quaresma  

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Os 14,2-10) Não chamaremos mais "deuses nossos" a produtos de nossas mãos. Leitura da Profecia de Oséias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor Deus: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo mal e aceita este bem que oferecemos, o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia’. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e por eles andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 81(80)

 

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

1. Eis que ouço uma voz que não conheço: / “Aliviei as tuas costas de seu fardo, / cestos pesados eu tirei de tuas mãos. / Na angústia a mim clamaste, e te salvei. – R.

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

2. De uma nuvem trovejante te falei, / e junto às águas de Meriba te provei. / Ouve, meu povo, porque vou te advertir! / Israel, ah! se quisesses me escutar. – R.

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

3. Em teu meio não exista um deus estranho, / nem adores a um deus desconhecido! / Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, / que da terra do Egito te arranquei. – R.

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

4. Quem me dera que meu povo me escutasse! / Que Israel andasse sempre em meus caminhos! / Eu lhe daria de comer a flor do trigo / e com o mel que sai da rocha o fartaria”. – R.

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 

 

 

– 08 de março de 2024 sexta-feira da 3ª Semana da Quaresma   

 – Evangelho do dia 

 

O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o.  (Mc 12,28b-34)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Convertei-vos, nos diz o Senhor, / está próximo o Reino de Deus! (Mt 4,17) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

Naquele tempo, 28um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”c29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

08/03/24 3ª SEXTA-FEIRA QUARESMA – B

 

Marcos 12,28-31: “Um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: - Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu: - O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

 

Jesus, o valor do primeiro mandamento do Antigo Testamento foi confirmado e aperfeiçoado pelo senhor, como sendo a essência de tudo o que nos viera revelar e realizar pela nossa salvação.

Assim, o mandamento do amor e da fidelidade ao único Deus foi vinculado pelo senhor ao mandamento do amor ao próximo, de tal modo que um não pode ser autêntico sem o outro.

O nosso Deus, revelado desde Abraão, não pedia primeiramente obediência, adoração, submissão, mas o Amor que brota do coração, envolve a alma e a inteligência, e compromete pra valer a nossa vida com o projeto de Deus, em contraste gritante com os reinos deste mundo.

Deus nos ama desde todo o sempre e anseia por uma resposta de amor da nossa parte.

Até parece que o Deus revelado pelo senhor é carente do amor do ser humano, a tal ponto que, para buscar o nosso amor, Ele nos enviou o senhor como demonstração maior do amor que tem por nós.

Como não amar um Deus, que é Pai, Filho e Espírito santo, numa relação eterna de amor e que tanto nos ama a nós, simples seres humanos?

Senhor, que o seu Espírito faça com que o amor a Deus e ao próximo seja um mandamento que penetre bem fundo em nosso ser, fazendo-nos viver e agir sempre e somente por amor.

Que toda a nossa vida seja uma resposta generosa de amor ao seu amor.

Nós cremos que somente o Reino de Deus, por ser uma relação infinita de vida e de amor, vai durar por toda a eternidade, da qual esperamos participar pelos méritos da sua Encarnação, Morte e Ressurreição.

 

Maria santíssima, cheia da graça do amor de Deus, já na comunhão eterna do amor da Trindade Santa, nós lhe suplicamos que nos ajude a amar o seu Filho bendito assim como a senhora o soube amar. Faça com que nós também amemos quem tanto nos amou. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao observar como Jesus interpretava com propriedade a Escritura, um especialista em leis busca solução para uma questão muito debatida. Dentre o grande número de preceitos, o que, de fato, é o mais importante para Deus segundo a tradição de Israel? Jesus, com precisão e cadência, recorda ao povo de Israel que seu único Senhor é Deus, e não os dirigentes que exploram o povo. Na Antiga Aliança, não havia um só mandamento, e sim dois, pois o amor a Deus era inseparável do amor ao próximo. Não se pode honrar a Deus ignorando o ser humano. Esses dois mandamentos favoreciam a criação de uma sociedade de iguais. Sua prática era a preparação para a plena realidade do Messias, que elevará o nível de exigência do amor ao próximo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 12,28b-34 - Amar com totalidade

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Estamos aqui para tomar consciência da presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.

 

Oremos: Ó Pai, fazei-nos viver com intensidade este tempo favorável da Quaresma, caminhando ao encontro de vosso Filho ressuscitado, que convosco vive e reina para sempre.

 

1. Leitura (Verdade)

Hoje, é um mestre da lei que procura desclassificar Jesus. Ele coloca para o Mestre um tema discutido entre os rabinos. Observe bem quem faz a pergunta e a resposta de Jesus o Mestre.

 

Na época das escolas rabínicas, todo escriba conhecia os mandamentos em detalhes; mesmo assim, esse escriba queria saber entre tantas leis qual seria a hierarquia. A resposta de Jesus é clara: o amor é prioritário. A exigência do amor não pode estar simplesmente como um entre outros mandamentos, pois ele é o fundamento de tudo e a pedra de toque do cristianismo. Jesus coloca Deus e o próximo em relação de igualdade, porque não dá para amar um sem amar o outro. Nós amamos a Deus com todo o coração, com toda a alma, com toda a força e por toda a vida, quando buscamos a união entre nós e com toda a criação. O amor está na origem de todo bem, das leis, das relações e da verdadeira felicidade.

 

2. Meditação (Caminho)

O primeiro mandamento é: Ouve ó Israel o Senhor teu Deus é o único Deus”. E dessa premissa deriva um amor que conecta as relações com Deus e com o próximo.

Eu, em que ponto estou na caminha para o “Reino de Deus?”

Na qualidade de cristão, como tenho vivido esses mandamentos primordiais?

3.Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus e aos irmãos. Faça-o com louvor e gratidão.

Senhor, meu Deus, quero hoje renunciar a todos os gestos, palavras e pensamentos que geram a desunião ou rejeição. Peço teu perdão por todas as vezes que deixei meu ‘ego’ falar mais alto e usei palavras destrutivas ou tive atitude de rejeição. Peço, Senhor, pelos líderes religiosos e pelos governantes e autoridades de todas as nações, para que entendam que a polarização só desune. Que é possível discordar sem dividir. Rogo, Senhor, para que todo o ser humano abra seu coração para abraçar os sentimentos de compreensão, verdade, perdão. Que a paz reine na mente e no coração de todas as pessoas, a começar por mim. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver, concretamente, durante o dia os apelos que o Senhor me revelou? Em que atitude quero crescer para que a proposta de Jesus se torne vida em mim?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário