segunda-feira, 29 de abril de 2024

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará ele vos ensinará tudo – (Jo 14, 21-26)


  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - 💙 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - 💛 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM -🤎 MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L VERDE - 💚 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L –💚 MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 GARÇA/SP, 29 de ABRIL de 2024 (segunda-feira) 119º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUER FAZER ALGO PARA PROMOVER A PAZ MUNDIAL? VÁ PARA CASA E AME A SUA FAMÍLIA.

(Santa Madre Teresa de Calcutá)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama

Dia Mundial da Realização de Desejos

Dia INTERNACIONAL De Imunologia

Dia INTERNACIONAL Da Monobanda

Dia do Crítico Teatral

Dia INTERNACIONAL do Cão

Dia em Memória das Vítimas de Armas Químicas

Dia da Proibição de Armas Químicas

Dia INTERNACIONAL Dos Cães de Busca e Salvamento

Dia da fundação da Academia Goiana de Letras (AGL)

SEMANA Mundial de ação pela Educação

SEMANA Mundial da Imunização

SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos do Jordão (São Paulo) Macaé (Rio de Janeiro) AlcantilAlgodão de JandaíraAmparo - AparecidaAreia de Baraúnas -  AssunçãoAssunçãoBaraúna - Barra de Santana - Bernardino Batista - Boa Vista - Zabelê (Paraíba) Alegrete do Piauí - Baixa Grande do Ribeiro - Bom Princípio do Piauí - Canavieira (Piauí) GuaratubaPerobal - Quarto Centenário - Paranaguá (Paraná) Bela Vista de Minas  - Ipatinga - João Monlevade - Timóteo (Minas Gerais) Buriti de Goiás - Buritinópolis (Goiás) Grajaú - Traipu (Maranhão) Jauru (Mato Grosso) Cristal - Eugênio de Castro - Pinhal (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:GÉSSICA MARQUES DE SOUZA (Macrocontábil Conessa Garça /SP)  ANDRÉ ZACHARIAS (Garça /SP) KAIO YUITI EBINUMA KASHIWAKURA (ex-LEO Clube de Garça /SP) NATHALIA YAMACUTI (Lions Clube de Iacri /SP) VIRGINIA MARIA PRADELLA BALONE (Lions Clube de Marilia Augustin Soliva /SP) JUAREZ BASTOS (Lions Clube de Sertãozinho /SP) AHMAD ABDUL LATIF HANZÉ (Lojas Reunidas Garça/SP) LUIZ RODRIGUES DA SILVA NETO (Advogado Garça/SP)  BRUNA MAGDALONI BRUNETTA (de Garça /SP)ANA MARIA ALCARÁS SARAIVA (Marilia /SP) NEUSA SCHIER (São José dos Pinhais /PR) SIMONI  APARECIDA  FERNANDES (Cassilândia /MS) DELFINO JÚNIOR MARTINS (Garça/SP) TALITA CIRILO KOMATSU (Jundiaí /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FLAVIA DE CASTRO ALVES SASSO e MARCELO CARRASCOSSI SASSOó2006ó18 ANOS (CRIG- Garça/SP)MARISA DE FÁTIMA CARVALHAL GUERREIRO e GUSTAVO GUERREIROó1989ó35 ANOS (EQ 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça /SP) IVANILDE PEREIRA ISIDORO e JOSÉ APARECIDO ISIDOROó1995ó29 ANOS (EQ 02 ENS do APARECIDA do Setor de Garça/SP)RRGÉRIA CRISTINA L. A. BASSETTI e JOSÉ LUIZ BASSETTI ó1992ó32 ANOS (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BAURU CENTROó1956ó68 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA Catarina de Sena

SÃO Hugo de Cluny

SÃO Torpes

SANTo Acardo

SANTo António Kim Song-u

SÃO Severo

SÃO Tíquico

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Quem me ama será amado por meu Pai Jo 14,21-26 - O Espírito Santo nos ensinará todas as coisas

Quem ama a Jesus, observa os seus mandamentos. Quem o ama é amado pelo Pai e por ele. Ele e o Pai farão sua morada naquele que o ama.

 

Esta é uma das virgens sábias e prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa, aleluia.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Catarina nasceu na Itália em 1347 e lá faleceu no ano 1380. Aos 16 anos, abandonou o luxo da nobreza e ingressou na Ordem Terceira de São Domingos, na qual levou uma vida austera de serviço aos doentes e encarcerados. Tendo aprendido a escrever apenas na idade adulta, ditava suas cartas e as enviava ao papa, a bispos e reis, gerando mudanças sociais e políticas. Muito se empenhou pelo retorno do papa de Avinhão, na França, para Roma. Embalada por sua íntima união com Deus, deixou-nos grandes escritos místicos. Aprendamos com essa santa doutora a aplicar nossos talentos em favor do dinamismo da Igreja.

 

– Oração 

 

“Pai, DESPERTA EM MIM O DESEJO E A DISPOSIÇÃO DE AMAR JESUS E DE PÔR EM PRÁTICA AS PALAVRAS DELE. ASSIM, ESTAREI SEGURO DE SER AMADO POR TI E DE VIVER EM COMUNHÃO CONTIGO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que inflamastes de amor divino Santa Catarina de Sena na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da Igreja; concedei-nos por sua intercessão, que o vosso povo participe do mistério de Cristo e exulte sempre na revelação da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 28 de abril de 2024 segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (At 14,5-18) Anunciamos que vos convertais desses ídolos inúteis para o Deus vivo. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, em Icônio, 5pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé. 6Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e seus arredores. 7Aí começaram a anunciar o Evangelho. 8Em Listra havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar. 9Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10disse em alta voz: “Levanta-te direito sobre os teus pés”. O homem deu um salto e começou a caminhar. 11Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: “Os deuses desceram entre nós em forma de gente!” 12Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios. 14Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15“Homens, o que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações”. 18E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 115(113B)

 

Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

1. Não a nós, ó Senhor, não a nós,  ao vosso nome, porém, seja a glória, / porque sois todo amor e verdade! / Por que hão de dizer os pagãos: / “Onde está o seu Deus, onde está?” – R.

Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

2. É nos céus que está o nosso Deus, / ele faz tudo aquilo que quer. / São os deuses pagãos ouro e prata, / todos eles são obras humanas. – R.

Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

3. Abençoados sejais do Senhor, / do Senhor que criou céu e terra! / Os céus são os céus do Senhor, / mas a terra ele deu para os homens. – R.

Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

 

 

 

– 28 de abril de 2024 segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Memória

– Evangelho do dia 

 

O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará ele vos ensinará tudo  (Jo 14, 21-26)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito Santo, o Paráclito, / haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado, aleluia! (Jo 14,26) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

29/04/24 5ª SEGUNDA-FEIRA DA PÁSCOA – B:

Santa Catarina de Sena, mística dominicana e doutora da Igreja (Itália séc. 14)

 

João 14,21.23-24: Disse Jesus a seus discípulos: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse em ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai e eu o amarei e me manifestarei a ele... Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais, não é minha, mas do Pai que me enviou”.

 

Senhor, seus discípulos e nós também, como Igreja, por vezes desejamos que sua manifestação ao mundo seja mais cheia de poder e de importância.

No entanto, o senhor procurou ensinar aos seus discípulos que a grande novidade do seu Evangelho era que o Reino de Deus é um reinado de amor.

E o amor verdadeiro, quanto mais profundo e íntimo, menos consegue ou quer se exibir. Na essência da sua revelação está esse amor, e só quem ama seria capaz de encontrar-se com o senhor ressuscitado.

Amor de quem o ama, e é amado por seu Pai e pelo senhor. Amor de quem guarda e observa com carinho a sua Palavra, de tal modo que o senhor e seu Pai fazem nele a sua morada.

Eis a maravilha de uma espiritualidade, que tantos santos, como Santa Catarina de Sena atingiram.

Senhor, são tantos os cristãos e católicos que se limitam à casca da sua fé, e se satisfazem com imagens, medalhas, rosários, e até a prática dos sacramentos se limita a ritos, sem conseguir penetrar no mistério da graça que significam.

Afinal, senhor, o que acontece conosco, 2.000 anos após a sua Páscoa?

Na verdade, não temos valorizado e guardado de verdade a sua palavra.

Não nos faltam Bíblias, quase sempre fechadas, porque achamos que não conseguimos compreendê-la.

Ouvimos a Palavra de Deus, mas nem sempre estamos atentos e a guardamos no coração.

No entanto, sabemos guardar com carinho as palavras das pessoas que nós amamos.

Hoje, o senhor nos afirma que a prova de que amamos o senhor é o nosso empenho em guardar e praticar a sua palavra.

Senhor, nós o amamos de todo o coração, mas, envie-nos o seu Espírito para que possamos provar o nosso amor pelo senhor, guardando com atenção e carinho a sua palavra.  

 

Maria santíssima, em quem o Verbo eterno fez a sua morada, ensine-nos a guardar e meditar a palavra de seu Filho, assim como a senhora costumava fazer. Queremos expressar nossa fé em atos de amor, para que o Pai eterno e seu Filho venham fazer a sua morada em cada um de nós. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Só ama a Jesus quem aceita e cumpre seus mandamentos, que se resumem no seguinte: “Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros” (Jo 13,34). Ao amar o próximo, o cristão torna concreto seu amor a Jesus. Portanto, o amor verdadeiro não é somente interior, mas visível, traduzido em ações concretas. Quando se põe nessa dinâmica do amor, a pessoa amplia seu raio de relacionamentos: é amada por Jesus e pelo Pai, que nela fazem sua morada. Essa rede de amor é já presença do Espírito Santo, prometido por Jesus (cf. Jo 7,39) e enviado pelo Pai, de tal modo que a Igreja e cada fiel se tornam “templo do Espírito Santo” (cf. Ef 2,19-22; 1Cor 6,19). O Espírito Santo vem com missão definida: ensinar todas as coisas e lembrar tudo o que Jesus comunicou.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 14,21-26 - O Espírito Santo nos ensinará todas as coisas

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Prepare-se para esta Leitura Orante com as palavras do Profeta: “Vós, que tendes sede, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria.”(Is 55,1).

 

O amor é um sentimento central para a existência humana. E Jesus concretiza o amor na prática dos mandamentos: “Quem tem meus mandamentos e os guarda, este é que me ama..”

1. Leitura (Verdade)

Quem ama é capaz de realizar maravilhas para com o amado. É, pois, este amor que o Senhor espera de nós para com ele. Amor firme, objetivo que se manifesta não só na fala e nas emoções, mas que nos leva a fidelidade à sua Palavra e ao seu Amor. Leia as Palavras de Jesus com esta compreensão.

 

O que é que amamos quando amamos Deus? Santo Agostinho expressou essa realidade: “Mas o que amo eu quando te amo? Não amo a beleza do corpo, nem o esplendor fugaz, nem a claridade da luz, nem as doces melodias, nem o maná, nem o mel, nem os membros tão afeitos aos abraços da carne.

 

Nada disto amo quanto amo o meu Deus. E, contudo, amo uma luz, uma voz, um perfume, um alimento, um abraço interior, onde brilha para minha alma uma luz sem limites, onde ressoam melodias que o tempo não arrebata, onde exalam perfumes que o vento não dissipa, onde se provam iguarias que o apetite não diminui, onde se sentem abraços que a saciedade não desfaz. Eis o que amo quando amo o meu Deus!

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando.

Reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus. O que você ama quando ama Deus?

Seu amor a Deus é firme, sincero, operante? Isto é, produz frutos? Quais?

3.Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vosso amor, de vossa luz a fortalecer e iluminar meus irmãos. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe fez? Verbalize uma atitude concreta de sincero amor e comprometa-se a cumpri-la.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário