domingo, 21 de julho de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–Eram como ovelhas sem pastor. – (Mc 6,30-34)

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 J U L H O – TURQUESA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER A DOENÇA DO OLHO SECO  –

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – VERDE-ESCURO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 21 de julho de 2024 (domingo) 203º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A LIBERDADE NADA MAIS É DO QUE A CHANCE DE SER MELHOR.”

(Albert Camus)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO COSPLAY

 DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO

 DIA DO DAÇARINO DE SALÃO

 DIA EM MEMÓRIA AOS MORTOS DA MARINHA EM GUERRA   

 DIA DA FUNDAÇÃO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB DO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO TENENTE CORONEL AVIADOR CÉSAR BOMBONATO EM UBERLÂNDIA-MG

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Boa Esperança do Sul (São Paulo) Barra do Mendes (Bahia) Campo Limpo de Goiás - Itarumã - Lagoa Santa (Goiás) Itapecuru Mirim (Maranhão) Nova Mamoré (Rondônia) Pombal (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: DIRCE SIQUIERI VERGILIO (mãe da CaL Elis-Adamantina /SP)FLAVIO HENRIQUE ROBERTO (FASS-Garça/SP)PADRE ADRIANO DOS SANTOS ANDRADE (Pároco de Sagrada Família de Lucélia e de Santa Luzia de Pracinha /SP)BRUNO GUANAES (Curitiba /PR)NIVANILDA MIRANDA (Garça /SP)CASSIANA SERAGUCI (Garça /SP)PAULO GIACOIA (Garça /SP)MURILO HIROTA (Garça /SP)MARIA APARECIDA PATRONI TRAVENSOLO (Garça /SP)silmara a. frescareli quevedo (Pederneiras /SP)CRISTIANE VALVERDE (Marilia /SPKARINA DIAS GOMES (Marilia /SP)Dirce Zacharias Minerva (Iacri /SP)MARIA TEREZINHA GUARIDO GOMES (Campo Grande /MS)ALINE  SOUZA SALES (dg-dlc12-Lions Clube de Santo Antônio do Monte /MG)Luiz  ANTONIO  Cimatti (Lions Clube de Andradina Sul /SP)Maria José Bauer (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: APARECIDA DEUSA M ASAOKA e MARIO NOBUO ASAOKA ó1984ó40 ANOS (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO - Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)MARIA ROSILENE M. MEDEIROS e JOÃO MEDEIROS FILHOó1984ó40 ANOS (DMLB-Lions Clube de Cuiabá /MT)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO LOURENÇO DE BRINDISI

Lourenço (Itália, 1559-1619) usou sua proficiência em diversas línguas a favor da boa-nova de Jesus. Homem de profunda doutrina, dedicou-se ao ministério da pregação na Europa.

BARTOLOMEU FERNANDES DOS MÁRTIRES

■ BEATO AGRÍCOLA RODRIGUEZ GARCIA DE LOS HUERTOS

■ BEATO GABIEL PERGAUD

SANTA PRAXEDES

SANTO ALBERICO CRESCITÉLLI

SANTO ARBOGASTO

SANTO EZEQUIEL

SÃO CARLOS DUARTE

SÃO JOÃO EREMITA

SÃO JOSÉ BLANCO SALGADO

SÃO JOSÉ LIMÓN LIMÓN

SÃO JOSÉ WANG YUMEI

SÃO SIMEÃO SALO

SÃO VÍTOR DE MARSELHA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Eram como ovelhas sem pastorMc 6,30-34 - Uma Igreja que acolhe

Jesus chama seus discípulos para um justo descanso, enquanto Ele continua voltado para a multidão pela qual Ele tem infinita compaixão.

 

Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida. Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria (Sl 53,6.8).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

O Senhor é o Pastor que nos prepara a mesa e nos reúne em seu amor, enriquecendo-nos com a felicidade e o bem que só ele pode nos proporcionar. Defensor de nossa vida, ele nos conduz por caminhos retos e seguros. Atendamos ao seu convite, que pede: “Vinde e descansai” e saciemos junto a ele nossa fome e sede de paz, justiça e fraternidade.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME AS DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS PARA EU REALIZAR BEM A MISSÃO RECEBIDA DE JESUS, TENDO-O SEMPRE COMO MODELO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor, sede propício a vossos fieis e, benigno, multiplicai neles os dons da vossa graça, para que, fervorosos na fé, esperança e caridade, perseverem sempre vigilantes na observância dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 21 de julho de 2024 domingo da 16ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra que nos reúne em torno de Jesus, nosso pastor. Com compaixão ele orienta nossa vida, apontando o caminho da verdadeira paz, que supera toda espécie de discurso e prática promotores de divisão.

 

 

1ª Leitura (Jr 23,1-6) Reunirei o resto de minhas ovelhas. Suscitarei para elas pastores. Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1“Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor! 2Desse modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor. 3E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde forem expulsas e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão. 4Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor. 5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo, e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa justiça’.”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 22(23)

O Senhor é o pastor que me conduz: felicidade e todo bem hão de seguir-me!

1. O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. / Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha / e restaura as minhas forças. – R.

O Senhor é o pastor que me conduz: felicidade e todo bem hão de seguir-me!

2. Ele me guia no caminho mais seguro, / pela honra do seu nome. / Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei; / estais comigo com bastão e com cajado; / eles me dão a segurança! – R.

O Senhor é o pastor que me conduz: felicidade e todo bem hão de seguir-me!

3. Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo, / e com óleo vós ungis minha cabeça; / o meu cálice transborda. – R.

O Senhor é o pastor que me conduz: felicidade e todo bem hão de seguir-me!

4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me / por toda a minha vida; / e na casa do Senhor habitarei / pelos tempos infinitos. – R.

O Senhor é o pastor que me conduz: felicidade e todo bem hão de seguir-me!

 

 

2ª Leitura (Ef 2,13-18) Ele é a nossa paz; do que era dividido, fez uma unidade. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 13agora, em Jesus Cristo, vós, que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos pelo sangue de Cristo. 14Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade. 15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. 16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. 17Ele veio anunciar a paz a vós, que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. 18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 21 de julho de 2024 domingo da 16ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Eram como ovelhas sem pastor.  (Mc 6,30-34)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / minha voz estão elas a escutar. / Eu conheço, então, minhas ovelhas, / que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

21/07/24          16º DOMINGO TC – B

 

Mateus 6,30-34:  “Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Ele lhes disse: - Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles... Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.”

 

Jesus, podemos imaginar o cansaço que tomava conta do senhor e dos seus discípulos, atendendo a todos, indo de um lugar para outro, muitas vezes, sem descanso e sem o necessário para viver.

O senhor sentia pena dos seus discípulos e procurava fazer com que descansassem um pouco.

Mas, o senhor mesmo não se poupava, porque a sua compaixão pelo povo era sem limites.

Era uma multidão faminta não somente de pão, mas também da sua Palavra.

Ao ver esse povo pobre de bens e de esperança, como ovelhas sem pastor, o senhor superava o seu cansaço e continuava a lhe anunciar a beleza do Reinado de Deus.

Senhor, hoje é o mundo todo que se sente desorientado, sem entender o que está acontecendo com a sociedade mundial, amedrontada pelas guerras, pelo aquecimento global, pelas violências, pelas catástrofes, pelos contravalores culturais que impõem comportamentos perigosos, e pelas injustiças de sempre.

São ainda muitos que não têm pão e moradia, e aumenta o número dos que são indiferentes ao senhor e à sua Palavra.

Precisamos urgentemente da sua compaixão pela nossa vida, precisamos de redenção, que nos liberte de tantas situações de morte.

Onde há compaixão pela vida, há redenção.

Que a sua misericórdia, tão visível em nosso Papa atual, se manifeste também em nossos bispos, padres, ministros e em todas as autoridades responsáveis pela vida do povo, para que não se deixem levar pelo cansaço ou pelo desânimo.

E que todos nós, comunidade cristã, não nos acomodemos nem descansemos diante do nosso povo cansado e sequioso de esperança de vida.

 

Maria santíssima, a senhora também jamais se cansa de nos socorrer. Olhe pela vida da nossa gente pobre, sempre às voltas com novas enfermidades, e sofrendo para sobreviver às injustiças do mundo. E alimente em nós a compaixão do seu Filho, que vença o nosso medo do próximo e nos faça ir ao encontro de quem sofre. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Concluída a missão, os apóstolos se reúnem em torno de Jesus para a completa avaliação. Essa prática será efetuada pelas comunidades cristãs primitivas. Os missionários voltam ao ponto de onde partiram, a fim de narrar as maravilhas que haviam realizado pelo poder do Espírito Santo (cf. At 14,27-28). Aos apóstolos, que retornam após intenso trabalho, Jesus convida a descansar um pouco em ambiente silencioso. Não passou da proposta e do desejo, já que muitas pessoas acorreram até onde estavam Jesus e seus discípulos. O que elas queriam estava estampado no rosto: “eram como ovelhas sem pastor”. Sem perder tempo, Jesus pôs-se logo a ensinar-lhes muitas coisas. Importante é encontrar o equilíbrio entre os muitos afazeres pastorais e a necessidade de reabastecimento físico e espiritual.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,30-34 - Uma Igreja que acolhe

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

16º Domingo Comum. Dia de descanso para refazer nossas forças, também espirituais. Reserve um tempo, busque um espaço para estar com Deus na intimidade. Esse ensinamento nos vem também da prática de Jesus.

 

No Evangelho de hoje encontramos O Mestre que chama seus discípulos para um justo descanso, enquanto Ele continua voltado para a multidão pela qual Ele tem infinita compaixão.

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia e releia o Evangelho, contemplando cada palavra e acolhendo a comunicação que o Senhor faz para a sua vida. Contemple com que amor Deus continua a cuidar de seu povo.

 

Os discípulos voltam da missão, impressionados com a experiência que fizeram. Jesus, então, lhes propõe um momento de descanso, a sós, no deserto, para outra experiência vital que ele costumava fazer após um período de missão. Mas, chegando ao lugar desejado, eles encontram a multidão, que os espera. Ali, Jesus deixa-se mover pela compaixão, pois percebe as necessidades daquele povo. E o que faz? “Começou a ensinar-lhes muitas coisas.” Temos aqui a origem e a metodologia da “pastoral”: praticar a “paixão”, que nos faz sentir “com” o povo (com-paixão). Isto é, conduzir a pessoa na estrada de Jesus, a caminho do Pai, com o carinho do ensinamento pedagógico: estender a mão e falar ao coração.

 

 

2. Meditação (Caminho)

Conforta-nos saber que nosso Deus não é nem distante nem indiferente aos nossos sofrimentos, nossa fome e nossos dramas.

É preciso que nos perguntemos: como me coloco diante de Deus, diante do Evangelho e da obediência aos ensinamentos do Senhor?

Como cristão qual é a sua ‘pastoral’ a sua ‘compaixão’ com os necessitados? Necessitado não é somente o carente de bens materiais. A solidão, a desorientação, a falta de sentido também necessitam de solidariedade. Qual é sua atitude cristã com esses necessitados?

 

3.Oração (Vida)

“Ó Jesus Bom Pastor, nosso Caminho, Verdade e Vida, olhai com misericórdia para o vosso povo.

Iluminai-nos com a sabedoria do vosso Evangelho, fortalecei-nos com os vossos exemplos, alimentai-nos com a divina Eucaristia, fazei arder em nós o zelo pela glória de Deus e pela salvação de todos.

Queremos reparar as ofensas que vos são feitas na pessoa dos pastores da Igreja, mediante nossa humilde cooperação com o ensinamento e zelo de todos eles, e pela oração e obras segundo a nossa vocação.

Ó Jesus Pastor, enviai vosso Espírito. Que ele aumente em nós a fé, a esperança e a caridade.

Que ele infunda em nós o verdadeiro espírito religioso e nos conceda a simplicidade e prudência, a fortaleza e temperança dos santos apóstolos Pedro e Paulo.

Ó Maria, mãe do Bom Pastor, protegei-nos, para que possamos imitar-vos na contemplação e na ação, até chegarmos à felicidade eterna. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

“O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.”

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário