sexta-feira, 16 de agosto de 2024

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. – (Mt 19,3-12)

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 GARÇA/SP, 16 de AGOSTO de 2024 (sexta-feira) 229º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PODEMOS TER NOSSAS DIFERENÇAS, MAS NADA É MAIS IMPORTANTE QUE A FAMÍLIA.

(Viva – A Vida é uma Festa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO FILÓSOFO

 DIA DE ELVIS PRESLEY

 DIA DO DEBIAN

 DIA DO CANARICULTOR E DA CANARICULTURA

 DIA DO ALMOXARIFE

 DIA DO ESTOQUISTA

 DIA DO ROCKABILLY

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Gertrudes - São Bento do Sapucaí - São Roque - Taquarituba - Taquaritinga (São Paulo) Cairu (Bahia) TERESINA (Piauí) Petrolândia (Santa Catarina) Jaguari (Rio Grande do Sul) Aracoiaba (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA DOS SANTOS BIATO (Lions Clube de Garça /SP)MILENA APARECIDA DE CAMARGO BORSATO (Lions Clube de Tupã /SP) SANDRA SUELI MARSON DOS SANTOS (Lions Clube Tupi Paulista /SP)GISELE DOS SANTOS SOSSOLOTE (Garça /SP)FABIO MARTINS SILVA GOUVEA (Stock Car-Garça / SP)VERA LUCIA GONCALVES (Garça /SP)LEANDRO MARINO (Garça/SP)SONIA RAYMUNDI  (Garça /SP)Antonio A. Scarcella (Garça /SP)Emir Castilho (Delta Contábil-Marilia /SP) Stella Mattos Oguro (Garça /SP) Greifus Eduardo Sanches (Lins /SP) Flávio Igino (São Paulo /SP)Marcelo Henrique Pattaro (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSANGELA BRITO Chicarelli  e Marcelo Conessa Chicarelli ó2003ó21 ANOS (sobrinhos - GARÇA /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO ESTEVÃO I DA HUNGRIA

Estevão (Hungria, 970-1038), “rei apostólico da Hungria”, exerceu seu cargo com sabedoria e emprenho. Consagrou o reino a Maria, “a grande senhora”, fazendo justiça aos pobres, a quem também evangelizava.

■ SANTO ARMAGILO

■ SANTO ARSÁCIO

■ SANTA ROSA FAN HUI

SÃO DIOMEDES DE TARSO

SÃO FRAMBALDO

SÃO JOÃO FRANCISCO RÉGIS

■ SÃO ROQUE DA LOMBARDIA DE MONTPELLIER

SÃO SIMPLICIANO

SÃO ROQUE

SÃO TEODORO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Os dois serão uma só carneMt 19,3-12 - Família. Amor pleno na doação recíproca

A família é o sonho de Deus, embora seja um grande desafio tornar realidade estas palavras: “O que Deus une, o homem não separe

 

Lembrai-vos, Senhor, da vossa aliança e nunca esqueçais a vida dos vossos pobres. Levantai-vos, Senhor, e julgai vossa causa, e não fecheis o ouvido ao clamor dos que vos procuram (Sl 73,20.19.22s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Assim como os esposos são convidados por Jesus a viverem na fidelidade, superando toda “dureza do coração”, a comunidade cristã é chamada a viver na lealdade sua aliança com Deus, que cerca o seu povo de paz e consolação. Essa lealdade se mostrará por diversos caminhos, os quais superam até os laços humanos em vista de responder inteiramente ao supremo amor do Senhor. Celebremos nesta Eucaristia o nosso anseio de corresponder à imensa misericórdia do Pai celeste no serviço ao seu Reino.

 

– Oração 

 

PAI, INFUNDE NOS CASAIS CRISTÃOS O DESEJO DE EXPERIMENTAREM A SANTIDADE DO MATRIMÔNIO, PORQUE TU ÉS A CAUSA E A RAZÃO DA COMUNHÃO QUE EXISTE ENTRE ELES.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem inspirados pelo Espírito Santo, ousamos chamar de Pai, fazei crescer em nossos corações o espirito de adoção filial, para merecermos entrar um dia na posse da herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 16 de agosto de 2024 sexta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Ez 16,1-15.60.63) A tua beleza era perfeita, devido ao esplendor com que te cobri; e te prostituíste Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, mostra a Jerusalém suas abominações. 3Dirás: Assim fala o Senhor Deus a Jerusalém: Por tua origem e nascimento, és do país de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe uma hitita. 4E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água, nem esfregada com salmoura, nem envolvida em faixas. 5Ninguém teve dó de ti nem te prestou algum desses serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste, eles te deixaram exposta em campo aberto, porque desprezavam a tua vida. 6Então, eu passei junto de ti e vi que te debatias no próprio sangue. E, enquanto estavas em teu sangue, eu te disse: Vive! 7Eu te fiz crescer exuberante como planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, e chegaste à puberdade. Teus seios se firmaram e os pelos cresceram; mas estavas inteiramente nua. 8Passando junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor. Estendi meu manto sobre ti para cobrir tua nudez. Fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo – oráculo do Senhor -, e tu foste minha. 9Banhei-te na água, limpei-te do sangue e ungi-te com perfume. 10Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de fino couro, cingi-te de linho e te cobri de seda. 11Eu te enfeitei de joias, coloquei braceletes em teus braços e um colar no pescoço. 12Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma coroa magnífica na cabeça. 13Estavas enfeitada de ouro e prata, tuas vestimentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste cada vez mais bela e chegaste à realeza. 14Tua fama se espalhou entre as nações por causa de tua beleza perfeita, devido ao esplendor com que te cobri – oráculo do Senhor. Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituíste graças à tua fama. E sem pudor te oferecias a qualquer passante. 60Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 63É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste – oráculo do Senhor Deus”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Ou, à escolha:

1ª Leitura (Ez 16,59-63 59) Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo; e ficarás envergonhada. Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

59 Assim diz o Senhor Deus: "Agirei contigo, Jerusalém, segundo o teu proceder, tu que desprezaste o juramento, violando a aliança. 60 Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 61 Quando receberes tuas irmãs mais velhas e mais novas do que tu, então te lembrarás de tua conduta e ficarás envergonhada. Eu as entregarei a ti como filhas, embora não em virtude de tua aliança. 62 Eu mesmo firmarei contigo a minha aliança,

e saberás que eu sou o Senhor. 63 É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste,

- oráculo do Senhor Deus".

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial Is 12,2-6

Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

1. Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; † o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. / Com alegria bebereis no manancial da salvação / e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, † invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, / dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. – R.

Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

2. Louvai, cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, / publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! / Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, / porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!” – R

Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

 

 

– 16 de agosto de 2024 sexta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum 

– Evangelho do dia 

 

Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início.  (Mt 19,3-12)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acolhei a Palavra de Deus não como palavra humana, / mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso eu vos digo, quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. 11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

16/08/24 19ª SEXTA-FEIRA TC – B

 

Mateus 19,3-6: “Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: - É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo? Jesus respondeu: - Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.

 

Jesus, seu ensinamento diante dos fariseus nos revela o projeto de Deus em relação à mulher e em relação à família.

No seu tempo, a mulher tinha poucos direitos como pessoa e seu casamento era objeto de negociação entre as famílias, do qual ela não participava.

Os negócios eram feitos por interesses familiares, sem levar em conta se havia ou não amor nos jovens.

E o marido podia despedir a esposa, se ela não correspondia aos seus interesses.

Por isso, o senhor confirmou que ambos, homem e mulher, foram igualmente criados por Deus, com a mesma dignidade e semelhança divina, e que a sua união, realizada por Deus, deveria ser tão forte, como se fossem ‘uma só carne’.

Assim, a constituição de uma nova família criava laços mais fortes do que os de suas famílias de origem.

Foi o primeiro sacramento instituída por Deus Pai.

Nenhuma lei humana poderia mudar ou desfazer essa realidade de ser família, tal como Deus propôs.

Senhor, nós vivemos na sociedade ocidental, cuja mídia tem reduzido a família a um artigo de consumo, conforme os gostos e interesses, tão superficial e fragilizada que virou ‘opção de gênero’.

Qualquer tipo de união pode ser denominada ‘família’, que faz e se desfaz, como se fosse um artigo da moda.

Assim, desfaz-se a imagem de Deus na família, e o amor já não tem força para perdurar, menos ainda de se sacrificar para manter a união familiar.

O resultado são famílias descartáveis, sustentadas apenas pela imagem social.

O preço doloroso são as separações fáceis, que desembocam numa geração que se compensa mergulhando na ilusão dos instrumentos digitais.

Senhor, talvez nossa sociedade ocidental, de cultura cristã, mas fundamentada sobre a idolatria do mercado, do consumo e do lucro, está chegando ao ponto crucial de desfazer a instituição familiar, para que cada indivíduo seja apenas um consumidor ambicioso.

É preciso que o senhor faça soar novamente sua resposta aos fariseus de que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher.

O mandamento do amor é universal, mas a família vivencia um amor específico, porque dela podem surgir novas vidas humanas.

Senhor, que seu Espírito nos faça lidar com a realidade da família, não a partir da mentalidade do mundo atual, mas a partir da nossa fé em seu Evangelho.

 

Maria santíssima, esposa de José, sua família é chamada de sagrada, pelo amor e pela união que soube manter, apesar de todas as provações. Abençoe nossas famílias, e ajude-as a serem um lugar de estabilidade dentro de uma sociedade tão instável. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus retoma o plano do Criador: homem e mulher se unirão e formarão “uma só carne” . Essa união supõe respeito mútuo, igualdade, partilha espiritual e material. Jesus não só restitui ao casamento sua integridade original (v. 5), mas o eleva à condição de sacramento (cf. Ef 5,22-33). O matrimônio estabelece comunhão tão profunda e íntima entre esposo e esposa, que exclui a possibilidade de separação. Separados, seriam como um corpo incompleto. A sexualidade, no matrimônio, realiza-se no compromisso entre marido e mulher, abertos para a geração de filhos. Fora do matrimônio, a sexualidade encontra sentido no compromisso com Cristo e com o Evangelho. Na vida matrimonial, mais do que reunir motivos de separação, o casal dará destaque aos aspectos positivos que os mantêm unidos e realizados.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,3-12 - Família. Amor pleno na doação recíproca

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Hoje, como discípulo/a de Jesus peço que Ele me ensine orar. Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar seus ensinamentos.

 

Rezo: Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”

 

Agora eu imagino Jesus, com os discípulos, provocado pelos fariseus com uma pergunta capciosa. Escolho um lugar, no meio desta cena, de onde quero escutar o Mestre.

Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e meus ouvidos.

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. Ao meditar este Evangelho procure entender que Jesus não trava uma discussão sobre as leis humanas. Ele vai direto ao ponto de origem e restitui esperança à experiência matrimonial; ensina que fidelidade e indissolubilidade não são utopias humanas, mas correspondem ao sonho de Deus para a humanidade.

 

O amor entre o homem e a mulher é o motivo pelo qual o Senhor os abençoa, e é esse amor que os faz ser uma só carne. A aliança matrimonial confirmada por Deus exige acolhimento mútuo, respeito à individualidade de cada cônjuge e superação do egoísmo.

 

Por isso, os casais se preparam, oram e somam os ideais em direção à comum união no amor que vem do coração de Deus. É dentro dessa compreensão que o casal recebe a vocação de formar nova célula familiar. A família é o sonho de Deus, embora seja um grande desafio tornar realidade estas palavras: “O que Deus une, o homem não separe.

 

 

2. Meditação (Caminho)

Segundo o coração de Deus, o casal permanece unido por toda a vida, na busca da felicidade e do sentido da existência.

Essa questão não é fácil, mas possível, o que exige muito cuidado antes de entrar num projeto tão sério e tão exigente.

Você ora e crê que com a graça de Deus isso é possível?

Jesus Cristo, seu Evangelho, está no centro de sua família?

Como cristão crente qual é sua posição diante deste relato de Mateus?

 

3.Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de amor e fidelidade em meus relacionamentos familiares.

Estamos na Semana da Família. Rezo pelas necessidades de todas as famílias. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as famílias menos favorecidas, as que estão em conflito, as que sofrem a perda de entes queridos, etc.).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

“Abençoa Senhor as famílias. Amém. Abençoa Senhor, a minha também.”

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário