terça-feira, 8 de outubro de 2024

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte. – (Lc 10,38-42)


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 08 DE OUTUBRO de 2024 (terça-feira) 282bvº dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUEM NÃO SABE PARA QUAL PORTO IR, NÃO HÁ VENTO QUE RESOLVA.

(Séneca)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO SERVIÇO LEONISTICO 

DIA DO NASCITURO BRASILEIRO 

■ DIA NACIONAL PELO DIREITO À VIDA 

■ DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE CORDÃO UMBILICAL 

■ DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO HIV/AIDS NO LOCAL DE TRABALHO 

■ DIA DE ORAÇÃO PELA PAZ EM JERUSALÉM 

■ DIA NACIONAL DO COMBATE A CARTEIS 

■ DIA NACIONAL DO CIRCULISTA 

DIA DO ASFALTADOR 

DIA DO NORDESTINO 

DIA DA LEI DO CONSÓRCIO 

DIA DO POLVO 

DIA DAS AVES MIGRATÓRIAS

DIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS

DIA DO FILME CASEIRO 

DIA DA ADA LOVELACE - MULHERES NA TECNOLOGIA

DIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA CROÁCIA 

■ DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES 

■ DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA 

■ SEMANA DA CRIANÇA 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurilândia - Campinorte - Edeia - Guapó - Heitoraí - Petrolina de Goiás (GoiásAquidabã (SergipeDores do Indaiá (Minas GeraisCéu Azul - Tupãssi (ParanáItaporã do Tocantins - Pindorama do Tocantins (TocantinsConceição - São João do Rio do Peixe (ParaíbaSão José do Ouro (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVANA ROSA ROBERTO (FSA Fabrica de Sistemas de Automação - Garça /SP) Tiago Nucci Martins (secretária Mun. Educação Garça /SP) PEDRO JOSÉ FRASSON (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP) PATRICIA ANGELICA MASS ARAYA BETTIO (Pompéia /SP) Regina Prieto (Presidente Prudente /SP)YARA PIRES SILVEIRA (Garça /SPROGERIO CARLOS MACHADO (Pastor Igreja Vida Plena–Gália /SP) LUIZ PIOLA (Garça /SP) RenaTO MOREIRA ZoNER (Marilia /SP)Lucimar  B. Souza Raposo (Cassilândia /MS) LUIZA CRISTINA CAMARGO (Garça /SP) VINICIUS MARTINS (Garça /SP)  ITALINO SITTA (Garça /SP) OLIVIA PINHEIRO AZEVEDO (Garça /SP) Heloisa ZAGATI (Engenheira de Alimentos de Garça /SP) Leandro D. C. Monico  (Professor de Artes EMCA/Lumen-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IVANETTE APARECIDA BITTENCOURT VILLA VERDE e CARLOS HENRIQUE NUNES VILLA VERDE ó1988ó35 ANOS (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SPMÁRCIA DE BARROS BASSETTO e JÚLIO CÉSAR BASSETTO (Lions Clube de PENAPOLIS /SP

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO:  LIONS CLUBE DE GUARAÇAIó1998ó25 ANOS (DISTRITO LC8)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 

■ Esta memória mariana está ligada à vitória de Lepanto (1571), atribuída oração do povo a Nossa Senhora do Rosário. Rezando o rosário, oferecemos a Maria uma “coroa de rosas” que recorda os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos da sua vida e da de seu Filho, Jesus.

■ SANTA OSITA

■ SANTA Justina

■ SANTo Augusto

■ SÃO Baco

■ SÃO Marcos, o Papa

■ SÃO Marcelo de Cápua

■ SÃO Sérgio de Betsáloe

■ SÃO Paládio

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Maria escolheu a melhor parteLc 10,38-42 - Marta e Maria recebem o Mestre

Maria ouve Jesus como amiga que deseja ficar perto do amigo. Marta recebe Jesus como um amigo que quer que seja bem acolhido em sua casa.

 

Ao vosso poder, Senhor, tudo está sujeito, e não há quem possa resistir à vossa vontade, porque sois o criador de todas as coisas, do céu e da terra e de tudo que eles contêm; vós sois o Senhor do universo (Est 4,17).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Diante da nossa experiência com Deus e da presença do seu Reino entre nós, não há por que ficarmos distraídos com coisas passageiras e secundárias. Ao contrário, escolhendo “a melhor parte”, fixemos nosso coração na sua Palavra, que ilumina os caminhos da nossa história, transformando-a em serviço aos irmãos e irmãs. Dispostos a celebrar com alegria a páscoa do Senhor, somos convidados por ele a passar da escuta dos seus ensinamentos para a ação transformadora.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE O MEU AGIR NÃO SEJA MOVIDO POR UM ATIVISMO INSENSÍVEL À PALAVRA DE JESUS. ANTES, SEJA TODA A MINHA AÇÃO DECORRÊNCIA DA ESCUTA ATENTA DESTA PALAVRA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que no vosso imenso amor de Pai nos concedeis mais do que merecemos e pedimos, infundi em nós a vossa misericórdia, para perdoar o que nos pesa na consciência e para nos dar mais do que a oração ousa pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 08 de outubro de 2024terça-feira da 27ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Gl 1,13-24) Dignou-se revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos. Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Irmãos, 13 certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14 e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 15 Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16 se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17 nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18 Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19 E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20 Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. 21 Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22 Ainda não era pessoalmente conhecido das igrejas da Judéia que estão em Cristo. 23 Apenas tinham ouvido dizer que “aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir”. 24 E glorificavam a Deus por minha causa.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 138(139)

 Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1. Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos. – R.

 Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

2. Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras! – R.

 Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

3. Até o mais íntimo, Senhor me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis; quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas. – R.

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

 

 

– 08 de outubro de 2024terça-feira da 27ª Semana do Tempo Comum  

– Evangelho do dia 

 

Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte.  (Lc 10,38-42)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 38 Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41 O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42 Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

 08/10/24   27ª TERÇA-FEIRA TC – B:

6º dia da Novena de N. Sra. Aparecida: Mãe Aparecida, fazei-nos peregrinos-portadores da justiça e da paz!

 

Lucas 10,38-42: “Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: - Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar! O Senhor, porém, lhe respondeu: - Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 

Jesus, a vida humana é normalmente valorizada pelo agir. Assim como Marta, nós queremos ser úteis, e quando alguma enfermidade ou a idade avançada roubam a capacidade de agir, nos sentimos inúteis e tristes. A atitude da sua amiga Maria, vançada em geral não faz parte dos nossos valores: sentar-se, fazer silêncio, escutar, e simplesmente contemplar e admirar. Senhor, muito mais do que em seu tempo, a nossa sociedade é caraterizada pela alta velocidade de comunicação e pela continuidade da ação, deixando de lado a virtude da reflexão e da contemplação, como se fosse perda de tempo, principalmente porque não produz algo que dê lucro. Engolimos sem mastigar quase tudo o que nos oferece o mercado de objetos e de ideias, que já conhece as nossas preferências de consumo. Precisamos que o senhor repita para nós as palavras que disse à Marta: que não nos preocupemos e vivamos agitados por tantas coisas, que nem sempre são necessárias à vida. Maria havia escolhido a melhor parte, porque preferiu acolher o senhor, ficar-lhe próxima e prestar atenção na sua palavra. “Acolher bem, também é evangelizar!” Senhor, que reaprendamos a dar maior atenção às pessoas mais do que às coisas e às ações que queremos fazer. Que tiremos tempo para refletir e para contemplar, para não sermos devorados pela engrenagem de produção e de consumo rápido da nossa sociedade. E, principalmente, que nossos ouvidos e nossos corações estejam mais atentos à sua palavra, porque somente elas dão sentido às nossas atividades e alimentam as nossas vidas para a eternidade.

 

Senhora e Mãe Aparecida, Virgem que sabe ouvir, cure a nossa afobação de viver e de agir, ensine-nos a discernir o único necessário para viver, conceda-nos a serenidade para conviver e escutar, e faça com que a nossa fé nos mantenha na alegria e na paz interior. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus vai à casa de família amiga. Como é confortador estar em ambiente hospitaleiro e fraterno! O incansável pregador da Galileia precisava descansar um pouco e aproveitou a ocasião para nos deixar preciosa lição de vida. Antes de tudo, Jesus quebra um tabu: os mestres de sua época não ensinavam a lei às mulheres. Jesus, porém, ao ser recebido na casa de duas mulheres, confirma sua soberana liberdade com relação às proibições desse tipo. Ele não despreza os cuidados de Marta com a casa, mas insiste na prioridade que se deve dar à escuta de sua Palavra (Maria sentada aos pés do Senhor). Seu ensinamento é vida. Se o sustento do corpo é necessário, para viver, é mais importante o que sai da boca de Jesus, sua mensagem. Os muitos afazeres acabam impedindo a escuta eficaz da Palavra de Deus.

(Dia a dia com o Evangelho 2024)

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 10,38-42 - Marta e Maria recebem o Mestre

 

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Aproximemo-nos do Senhor como Marta e Maria. Seja aos seus pés para ouvi-lo com o coração ou para, depois, servi-lo nas obrigações cotidianas, na acolhida aos necessitados: peregrinos, amigos, irmãos ou desamparados.

Oração: Pai querido confio em ti e a ti me entrego. Nutra meu espírito com teu amor, por tua compaixão cura-me, conserva a minha vida e dá-me um coração aberto à tua presença e prestativo às necessidades do meu próximo.

Espírito Santo, dá-me a força necessária para responder a todos os teus apelos; a força do amor que não recua diante dos obstáculos para atingir o ser amado; a força da fidelidade em qualquer circunstância. Amém.

 

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus se hospeda na casa de amigos, espaço onde as relações são mais espontâneas e sinceras. Lázaro, Maria e Marta são amigos íntimos de Jesus. Foi Marta quem recebeu Jesus. Por isso, quer se assegurar de que o ambiente e a refeição estejam à altura da dignidade de seu hóspede. Reclama por ajuda para que ela também possa estar com ele, escutá-lo. Jesus relativiza a preocupação de Marta, como qualquer um de nós faria: “Não, não se preocupe com nada, estar com vocês é a melhor coisa”. Receber bem é importar-se com o amigo, deixá-lo à vontade. As duas irmãs fizeram isso. Receberam Jesus em sua casa e em seu íntimo, na alegria de poder ouvi-lo e saborear sua amável presença.

 

 

2. Meditação (Caminho)

Maria ouve Jesus como amiga que deseja ficar perto do amigo. Marta recebe Jesus como um amigo que quer que seja bem acolhido em sua casa.
Quando você é Maria e quando você é Marta?
As duas coisas são necessárias. Jesus prioriza a atitude de Maria como necessária para, depois, servir.
Como está seu coração quando você acolhe Jesus na pessoa do próximo?
Você, primeiro, escuta o Mestre quando se propõe fazer algo em favor dos outros?

 

3.Oração (Vida)

Senhor Jesus, abra meu coração a tua Palavra, faze que eu a acolha com fé e a ponha em pratica com generosidade.
Ajuda-me a viver a oração como caminho de conversão e de crescimento no teu amor, a fim de que eu possa viver sempre na tua luz da tua verdade e servir meus irmãos com amor samaritano. Amém.
Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento de intimidade com o Mestre.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário