sábado, 23 de novembro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. – (Lc 20,27-40)

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 23 DE NOVEMBRO de 2024 (sábado) 328º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A BONDADE NADA SABE DE CORES, CREDOS OU RAÇAS. TODAS AS PESSOAS NASCEM IGUAIS.

(Abraham Lincoln)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTIL

DIA INTERNACIONAL DE ACABAR COM E/OU CONTRA A IMPUNIDADE

DIA MUNDIAL DA AQUARELA

DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO ELETRICISTA

DIA DA CAPOEIRA FLUMINENSE

DIA DE FIBONACCI

DIA DO ARANDO

DIA DO CRANBERRY

DIA DA FUNDAÇÃO DA SOCIEDADE PRÓ-ARTE MODERNA (SPAM) EM SÃO PAULO-SP

DIA DO INÍCIO DA INTENTONA COMUNISTA NO BRASIL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Japoatã- Macambira (Sergipe) São Jorge D'Oeste (Paraná) Comodoro (Mato Grosso) Jaguarão - São Nicolau (Rio Grande do Sul) Vilhena (Roraima) Ibiapina (Ceará) São José do Peixe (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Flávio Augusto Spigolon (Equipe 10 Nossa Senhora das FAMÍLIAS-Setor de Garça /SP) LEDA LIMA MONTANHEZ (Lions Clube de Valparaíso /SP) EDIVALDO LUIZ PANINI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) ANTONIO PAULO CALIENTO (PDG LC6-Lions Clube de Ribeirão Preto Centro /SP) ANA MÁRCIA DA PAZ (Lions Clube Rio de Janeiro /RJ)  VINICIUS MARTINO (Garça /SP)  AMANDA CARVALHAL ALTAFIM (Dentista-Vera Cruz /SP) Ana Lucia Molina Bez (de Garça - Santos /SP) RAFAEL MARÇAL (Garça /SP) SIMONE FRANCO ZANCOPÉ (Massas Paulista-Garça /SP) SOLANGE COTAIT (Garça /SP) LUIZ ALBERTO ALVES SANTOS (Garça /SP) JOSÉ RIBEIRO (Jundiaí /SP) MARIA OLIVIA GONÇALVES PEREIRA PINTO (Jundiaí /SP) JOSÉ GUILHERME DE OLIVEIRA (Irmão do Diogo-Umuarama /PR) MARCO ANTONIO RIBEIRO NONATO  (Marilia /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SANTA FELICIDADE de Roma e SETE IRMÃOS

SANTA CECILIA Yu So-sa

SANTA Lucrécia

SANTA Mustíola

SANTo Anfilóquio

SÃO COLUMBANO

SÃO CLEMENTE I

SÃO CLEMENTE de Metz

SÃO GEGÓRIO DE AGRIGENTO

SÃO SEVERINO DE PARIS

SÃO Sisínio

SÃO Trudão

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Controvérsia sobre a ressurreição   Lc 20,27-40 - Deus é Deus dos vivos

 Os saduceus não acreditavam na ressurreição. Jesus revela que a vida depois da morte será algo de completamente novo e inesperado.

 

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e de todos os lugares reconduzirei vossos cativos (Jr 29,11s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Antes de pensar na vida eterna, é salutar concentrar a atenção analisar como estamos vivendo nossos dias aqui neste mundo: como estamos vivendo? o que fazemos pela vida do nosso próximo? como estamos nos relacionando com os nossos familiares? A Eucaristia, banquete de vida em plenitude, nos fortaleça no amor, na fé e na esperança.

 

– Oração 

 

“PAI, ÉS DEUS DA VIDA E DEUS DOS VIVOS, E QUERES TODOS OS SERES HUMANOS EM COMUNHÃO CONTIGO PARA SEMPRE. AJUDA-ME A VIVER, JÁ NESTA VIDA, ESTA COMUNHÃO ETERNA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que nos alegreis cada ano com a comemoração de Santa Cecília fazei que os testemunhos sobre esta vossa serva, piedosamente transmitidos, sejam para nós exemplos a serem imitados e proclamem as maravilhas de Cristo, vosso Filho, realizadas nos fiéis. Ele que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de novembro de 2024sábado da 33ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Ap 11,4-12) Estes dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra. Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Disseram a mim, João: 4“Essas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros, que estão diante do Senhor da terra. 5Se alguém quiser fazer-lhes mal, um fogo sairá da boca delas e devorará seus inimigos. Sim, se alguém quiser fazer-lhes mal, é assim que vai morrer. 6Elas têm o poder de fechar o céu, de modo que não caia chuva alguma enquanto durar a sua missão profética. Elas têm também o poder de transformar as águas em sangue. E, quantas vezes elas quiserem, podem ferir a terra com todo tipo de praga. 7Quando elas terminarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo vai combater contra elas, vai vencê-las e matá-las. 8E os cadáveres das duas testemunhas vão ficar expostos na praça da grande cidade, que se chama, simbolicamente, Sodoma e Egito, e na qual foi crucificado também o Senhor delas. 9Gente de todos os povos, raças, línguas e nações verão seus cadáveres durante três dias e meio e não deixarão que os corpos sejam sepultados. 10Os habitantes da terra farão festa pela morte das testemunhas; felicitar-se-ão e trocarão presentes, pois esses dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra”. 11Depois dos três dias e meio, um sopro de vida veio de Deus, penetrou nos dois profetas e eles ficaram de pé. Todos aqueles que os contemplavam ficaram com muito medo. 12Ouvi então uma voz forte vinda do céu e chamando os dois: “Subi para aqui!” Eles subiram ao céu, na nuvem, enquanto os inimigos ficaram olhando.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 143(144)

 

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

1. Bendito seja o Senhor, meu rochedo, † que adestrou minhas mãos para a luta, / e os meus dedos treinou para a guerra! – R.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

2. Ele é meu amor, meu refúgio, / libertador, fortaleza e abrigo; / é meu escudo: é nele que espero, / ele submete as nações a meus pés. – R.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

3. Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, / nas dez cordas da harpa louvar-vos, / a vós que dais a vitória aos reis / e salvais vosso servo Davi. – R.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

 

 

 

– 23 de novembro de 2024sábado da 33ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.  (Lc 20,27-40)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão’. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. 34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

23/11/24 33º SÁBADO TC - B

 

Lucas 20,34-36.38: “Jesus respondeu aos saduceus: - “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram... Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”.

 

Jesus, nossas ideias, nossas fantasias e nossa linguagem são limitadas demais para pretender descrever as realidades do céu. Facilmente, projetamos as realidades e experiências desta terra, como se elas fossem continuar após a morte. Por isso, os saduceus desafiaram o senhor para saber que mulher ficaria com o marido depois que ele morresse, já que tivera várias mulheres, falecidas uma após a outra. Eles não acreditavam na ressurreição e achavam que esse problema servia de motivo para a sua descrença. O senhor nos revelou então que a ressurreição não seria uma repetição nem do nosso corpo físico nem das nossas relações familiares aqui na terra. Nossa fé no senhor deve nos fazer crer que tudo o que vivemos aqui na terra é como uma semente ou sombra da realidade maravilhosa que nos espera junto de Deus, após a morte. Por isso, se aqui na terra nos empenhamos em buscar a verdade, praticar o bem, construir a paz e a união, certamente iremos encontrar junto de Deus o máximo inimaginável de amor, de verdade e de comunhão na vida futura. Tudo isso aqui na terra é necessariamente relativo e temporário, enquanto será eterno e perfeito junto da Trindade santa. O que importa agora é escolher esse caminho e alimentar o anseio pela plenitude de vida e de comunhão, que o senhor nos prometeu. O senhor nos disse que quem pede, recebe, quem procura, acha, e a quem bate, a porta será aberta. Que tenhamos a esperança confiante da nossa ressurreição, porque professamos a nossa fé na sua ressurreição. Que seu Espírito nos faça vivenciar agora, apesar de todas as limitações, os valores que desejamos gozar em plenitude no céu.

 

Santa Mãe Maria, nesta travessia da terra ao céu, cubra-nos com seu manto cor de anil, para que um dia possamos estar com a senhora na maravilha da vida e da comunhão eterna de amor no seio da Trindade santa. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os saduceus, que não acreditam na ressurreição, atacam Jesus no campo religioso. Pretendem mostrar que é absurdo crer na ressurreição. Com base na Lei de Moisés, apresentam a Jesus um caso complicado sobre certa mulher que teve por marido, sucessivamente, sete irmãos. Depois desta vida, de quem ela será esposa? De ninguém. Homem e mulher se casam para esta vida terrena; procriam filhos e dão continuidade ao gênero humano. Na vida futura, as pessoas já não morrem, são como anjos, “e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”. Citando Êxodo 3,2.6, Jesus põe em destaque a ressurreição de todo ser humano: Deus não está ligado aos mortos, mas aos vivos, pois “para Deus todos vivem”. Na carta aos Romanos, Paulo escreve: “Se vivemos, é para o Senhor que vivemos” (Rm 14,8).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam -

Lc 20,27-40 - Deus é Deus dos vivos

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Com a confiança e a esperança de que o Senhor nos ilumina para vivermos este dia na luz e força de sua Palavra, iniciemos a nossa oração: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!

 

1. Leitura (verdade)

A pergunta dos saduceus manifesta uma mentalidade materialista e fechada à lógica do céu. Leia este Evangelho com o sopro do Espírito Santo; deixe-se conduzir por seu movimento, por sua voz interior.

Os saduceus não acreditavam na ressurreição. Eles construíram uma história um tanto artificial para argumentar com o Mestre. Jesus muda o foco da conversa, revelando que a vida depois da morte será algo de completamente novo e inesperado. Fala de imortalidade, coisa que não podemos experimentar desde já e que deve ser considerada um dom precioso da bondade divina. As relações interpessoais na vida eterna serão de outra ordem. A vida terrena é um aprendizado, no amor e no serviço, para a vida plena em Deus. “Com efeito, nele vivemos, nos movemos e existimos” (Atos 17,28). Nosso Deus é o Deus dos vivos, não dos mortos.

 

2. Meditação (caminho)

A vida depois da morte será algo de completamente novo e inesperado. As relações interpessoais na vida eterna serão de outra ordem: não nos fecharemos na relação com uma pessoa, mas estaremos abertos a todos e a Deus.
A salvação é a recompensa da obediência a Deus, da união com Deus. Estou no caminho?
Jesus apresenta Deus como o Deus dos vivos, e não dos mortos. Como você vivencia a fé na ressurreição?

 

3. Oração (vida)

“Senhor, tenho medo da morte. Tenho medo da morte dos outros, dos que me são queridos, daqueles que não consigo dispensar. Dá-me olhos puros, que me permitam ver para além das aparências, para além do muro de sombra, que me separa de Ti. Dá-me um coração simples, que não sucumba diante das interrogações que não têm resposta.”
Faz-me compreender o sentido da vida e da morte. Ajuda-me a aceitar o teu silêncio e a ausência de respostas para tantas questões que me atormentam. Ajuda-me a acreditar sempre que és o Senhor da vida e da morte. Amém

 

4. Contemplação

Repita frequentemente e viva hoje a palavra: “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; para Ele, todos estão vivos” (Lc 20, 38).
Caminhar na estrada de Jesus, com Jesus, e confiar no amor e poder de Deus é uma sugestão de prática para este dia.

 

BENÇÃO

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Que essa benção desça sobre você, sua família, seus trabalhos e suas decisões.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário