sábado, 11 de janeiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 ■ O amigo do esposo enche-se de alegria ao ouvir a voz do esposo. – (Jo 3,22-30)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 11 DE JANEIRO de 2025 (sábado) 11º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O RIO ATINGE SEUS OBJETIVOS PORQUE APRENDEU A CONTORNAR OBSTÁCULOS.

(Lao-Tsé)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS 

DIA DO OBRIGADO

DIA DA LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA IGREJA DO BONFIM EM SALVADOR-BA

DIA DA IGREJA CONGREGACIONAL DO BRASIL

DIA DA LEI ANTIDROGAS

DIA DA LEI BUZAID

DIA DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) EM BAGÉ-RS 

DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DE TERESINA-PI 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barrolândia (TocantinsMaraial (PernambucoVárzea (Paraíba

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MURILO GOUVEIA SERRA (filho Cassia/Fabricio-Garça /SPLUIS ALBERTOZEINE (Lions Clube de Vera Cruz /SP) CARMEM LIGIA DIAS VALIM (Lions Clube de Bauru Falcão /SP) SANDRA REGINA  MOURA MAIA LOURENÇO (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) EDILENE DE OLIVEIRA CAMARGO (Lions Clube de Herculândia /SP) SHOGO WATANABE (Lions Clube de Paulínia /SP) ANDREA GEOVANA P. HOFFMANN (DLD5-Lions Clube de Canoinhas /SC) FERNANDO PEREIRA RAMOS (Garça /SP) ROSANA M G BERTOLIN (Birigui /SP) PAULA RENATA BONACIO MANFRIM (Garça/SP) PAULO RENATO BONACIO (Pitangueiras /SPSILVIA CRISTINA O. VASCONCELLOS CARDOSO (Lins /SP) FRAN BELHOMO LOPES (Garça/SPDr. RAUL ROSSI (Clinica Alameda – São Paulo/SP) MARLENE MORENO (Garça /SP)KARINE ROCHA (Tupã /SP) MARCIA MARQUINI BONZANINI (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO VITAL DE GAZA 

■ SÃO TEODÓSIO 

■ SÃO TIPÁSIO 

■ SÃO HIGINO 

■ SÃO HONORATA 

■ SÃO TOMÁS DE CORI 

■ SÃO PAULINO II DE VENÉCIA

■ SÃO PEDRO APSELAMO DE CESAREIA 

■ SÃO LÊUCIO

■ SÃO SÁLVIO

■ SANTA ANA MARIA JANER ANGLARILL

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

João Batista e Jesus: Humildade e Serviço - Que ele cresça, e eu diminua... (Jo 3,22-30)

Estamos permitindo que Jesus cresça em nossas vidas enquanto servimos com humildade como seus colaboradores?

 

Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, para que todos recebêssemos a filiação adotiva (Gl 4,4s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Esta liturgia nos exorta a pôr o Senhor no centro de nossa vida, pois “é necessário que ele cresça e eu diminua”. Somos também convidados a entrar em comunhão com Deus, convictos de que, “se pedirmos alguma coisa de acordo com sua vontade, ele nos ouve”. Celebremos com fé.

 

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME CONSCIENTE DO PAPEL QUE ME COMPETE NO SERVIÇO AO REINO, E LEVA-ME A ESTAR TODO VOLTADO PARA TI E PARA TEU FILHO JESUS, A QUEM O REINO PERTENCE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, pelo vosso Filho nos fizestes nova criatura para vós. Dai-nos, pela vossa graça, participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Ele, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 11 de janeiro de 2025sábado do Tempo do Natal depois da Epifania  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (1Jo 5,14-21) Se lhe pedimos alguma coisa, ele nos ouve.   Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos: 14esta é a confiança que temos no filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar. 17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir. 19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 149

 

O Senhor ama seu povo de verdade.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei! – R.

O Senhor ama seu povo de verdade.

2. Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes. – R.

O Senhor ama seu povo de verdade.

3.  Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos. – R.

O Senhor ama seu povo de verdade.

 

 

 

– 11 de janeiro de 2025sábado do Tempo do Natal depois da Epifania

 – Evangelho do dia 

 

O amigo do esposo enche-se de alegria ao ouvir a voz do esposo.   (Jo 3,22-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O povo, sentado nas trevas grande luz enxergou; aos que viviam na sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz (Mt 4,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

 

Naquele tempo, 22 Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23 Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. 24 João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25 Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26 Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que esteve contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”. 27 João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28 Vocês mesmos são testemunhas daquilo que eu disse: 'Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele'. 29 É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e a escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30 É necessário que ele cresça e eu diminua”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

11/01/25

Sábado após a Epifania

 

João 3,27-30: “João respondeu: - Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: - Eu não sou  Messias, mas fui enviado na frente dele. É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa.  É necessário que ele cresça e eu diminua.”.

 

Senhor Jesus, o testemunho do seu precursor, João Batista, é de uma grande humildade e de uma honestidade invejável. Apesar de ter conquistado inúmeros seguidores, ele não permitia que o proclamassem Messias, mas reconhecia o senhor como o Cristo e o apontava como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ele afirmava que o senhor era o noivo, enviado pelo Pai, que pela Encarnação, uniu-se a toda a humanidade, como se fosse a sua noiva. Essa é a mais bela imagem da união de amor entre o divino e o humano, e que o senhor veio realizar, como fica bem claro na simbologia das Bodas de Caná. João encheu-se de alegria por ser amigo do noivo e ouvir que ele já está perto. Como o maior e o mais santo dos profetas, João queria diminuir diante dos seus seguidores, para que o senhor pudesse crescer. Senhor, hoje quero lhe pedir que realize em mim as palavras de João: que eu diminua para que o senhor possa crescer dentro de mim. Liberte-me das minhas vaidades, das minhas ambições e competições, das minhas fragilidades e más tendências. Que seu Espírito Santo diminua o meu ego para dar espaço para a sua presença de amor e de vida, de luz e de alegria, de justiça, de paz e de muita esperança.

 

Mãe Santíssima, humilde serva do Senhor, cujo corpo e espírito viviam cheios da presença do seu Filho bendito, ajude-me a praticar a humildade e a lealdade de S. João Batista, para que o Reino de Deus tome conta de todo o meu ser. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Filho de Deus veio ao mundo para que conhecêssemos a verdade, que é o próprio Deus. Quando escutamos e nos deixamos guiar por Jesus e seu Evangelho, somos tomados por uma enorme alegria, semelhante à sentida por João Batista. Alegria que não é momentânea, mas permanece para a vida eterna. Alegria que enche nossa vida de sentido e entusiasmo. Alegria que nos motiva para a missão de continuar no mundo a mesma missão iniciada por Jesus. Essa alegria não divide, como insinuaram alguns dos discípulos de João, mas une todos os que seguem a verdade e são purificados por ela.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 3,22-30 - João dá testemunho de Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
João Batista, com sua simplicidade singular, não busca reconhecimento ou vantagens para si. Sua missão é clara: apresentar Jesus como o verdadeiro Messias, o Filho de Deus Altíssimo. Por isso, ele declara com humildade: “É necessário que Ele cresça e eu diminua”.

Coloquemo-nos diante de Deus com a mesma simplicidade e sinceridade de João, abrindo nossos corações para acolher sua Palavra. Que ela nos transforme e permita que o Senhor cresça em nós e por meio de nossa missão cristã.

 

“Senhor Jesus, concede-me um coração simples para acolher a profundidade de tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu a escute sem medo e viva conforme tua vontade. Transforma meu coração, dando-me fé e confiança em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia com atenção o texto sagrado, acolhendo-o com humildade e permitindo que ele fortaleça sua caminhada de fé e missão.

João Batista reconhece que sua missão vem de Deus, mas sabe que Jesus é maior. Ele não busca destaque, mas sim, aponta o caminho para o Messias. Essa atitude reflete humildade e amor. Somos chamados a imitar João, dedicando tempo e esforços para ajudar os outros a se aproximarem de Deus, sem buscar reconhecimento pessoal.

 

2. Meditação (Caminho)

O Senhor fala conosco através de sua Palavra. Deixe-se tocar e medite profundamente. Escute o que Deus deseja dizer ao seu coração e reflita sobre como sua vida pode se alinhar aos ensinamentos que Ele lhe apresenta hoje.

O que a mensagem de João Batista inspira em você? Qual é o chamado que o Senhor faz para sua caminhada de fé e serviço?

 

 

3.Oração (Vida)

Converse com Deus sobre o que você sentiu e pensou durante a meditação. Apresente suas preocupações, pedidos e agradecimentos. Reze com sinceridade, buscando fortalecer sua fé e seu compromisso com a missão cristã.

 “Senhor, ensina-me a viver com humildade e alegria, assim como João Batista. Que eu seja um instrumento em tuas mãos, ajudando os outros a te conhecerem e te seguirem. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Reflita sobre como você pode colocar em prática o que aprendeu hoje. Que atitudes você pode adotar para que o Senhor cresça em sua vida? Comprometa-se a viver essa verdade em suas ações diárias.

 

 

Bênção

 

Que o Deus Todo-Poderoso o abençoe e o guie:

  • Esteja à sua frente para mostrar o caminho certo,
  • Atrás de você para sustentá-lo nas dificuldades,
  • Acima de você para protegê-lo dos perigos,
  • E dentro de seu coração para iluminá-lo com sua luz e amor.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário