quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 ■ Os espíritos maus gritavam: "Tu és o Filho de Deus!" Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era.– (Mc 3,7-12)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 23 DE JANEIRO de 2025 (quinta-feira) 23º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Nunca devemos ser duros demais quando queremos que o coração do outro se abra.

(anônimo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DA MEDICINA INTEGRATIVA

DIA DA ESCRITA À MÃO

DIA DA LIBERDADE

DIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL “1933”  

DIA DA FUNDAÇÃO DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ (SANEPAR) EM CURITIBA-PR

DIA  DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO DURIVAL BRITTO E SILVA (VILA CAPANEMA) EM CURITIBA-PR

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Canhoba (Sergipe) Major Vieira - Três Barras (Santa Catarina) Barão de Cotegipe (Rio Grande do Sul) Mazagão (Amapá)Paragominas (Pará)Silves (Amazonas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVIO CARLOS TURTELLI (Primo Bauru /SP)GUSTAVO BONINI (Primo–Caixa Econômica Federal-Garça/SP)JULIA CASTILHO CONESSA (Filha m/sobrinho Ricardo Alexandre-Jales /SP)ErmELINDA POLICINANI DA SILVA (Comadre-Garça /SP) CIBELE HELIANA DA LUZ MARTINS (Empresária-Lions Clube de Garça/SP)WALDOMIRO PONSONI FILHO (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) CELESTINO JANUÁRIO BACELAR (pdg-dlc12-Lions Clube de Caratinga Itaúna /MG) Niel Correia de Amorim (Advogado- Equipe 09 ENS Auxiliadora Setor de Garça /SP)SANDRA MARIA HORITA ALONSO (Marilia /SP)ELIANA RODRIGUES (Chapadão do Sul /MS) RONALDA CAMILO DE ARAUJO FERNANDES (Cassilândia /MS)PAULO HENRIQUE (Fortaleza /CE)HAROLDO BERNARDES (Vera Cruz /SP)FERNANDA ZANCOPÉ RIBEIRO (Garça /SP)HENRIQUE SCARPARO M. DE SOUZA (Garça /SP) DENIZE OLIVEIRA SILVA (amiga-Garça /SP) CARLOS ALBERTO TRABALLI  (Caixa Econômica Federal-Marilia /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. ANTÔNIO PADULAó1988ó37anosó (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO AGATÂNGELO

SANTO AMÁSIO

SANTO ANDRÉ CHONG HWA-GYONG

SANTO ÁQUILA

SANTO ILDEFONSO

SÃO CLEMENTE DE ANCARA

SÃO JOÃO ESMOLER

SÃO MAINBODO

SÃO SEVERIANO

SANTA EMERENCIANA

SANTA MARIANNE COPE

NICOLAU GROSS

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O Segredo Messiânico - Mc 3,7-12 - Todos iam ao encontro de Jesus

Para encontrar Jesus, é preciso abrir o coração ao mistério de sua Páscoa.

 

Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor do vosso nome, ó Altíssimo (Sl 65,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

As multidões vão ao encontro de Jesus, buscando a libertação de seus males. Nós também, aqui reunidos, imploramos seu auxílio, confiantes que “ele está sempre vivo para interceder” por nós ao Pai. Celebremos a graça do Senhor, que vem ao encontro de nossa história.

 

 

– Oração 

 

“PAI, CONDUZE-ME AO TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL O REINO MOSTRA SUA EFICÁCIA EM MIM, FAZENDO A VIDA E A ESPERANÇA RENASCEREM EM MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de janeiro de 2025quinta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Hb 7,25-8,6) Cristo ofereceu sacrifícios uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo.. Leitura da carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 25Jesus é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos sacerdotes, oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28A Lei, com efeito, constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre. 8,1O tema mais importante da nossa exposição é este: temos um sumo sacerdote tão grande, que se assentou à direita do trono da majestade, nos céus. 2Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor e não por mão humana. 3Todo sumo sacerdote, com efeito, é constituído para oferecer dádivas e sacrifícios; portanto, é necessário que tenha algo a oferecer. 4Na verdade, se Cristo estivesse na terra, não seria nem mesmo sacerdote, pois já existem os que oferecem dádivas de acordo com a Lei. 5Estes celebram um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda. “Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado sobre a montanha”. 6Agora, porém, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 39(40)

 

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

1. Sacrifício e oblação não quisestes, / mas abristes, Senhor, meus ouvidos; / não pedistes ofertas nem vítimas, † holocaustos por nossos pecados, / e então eu vos disse: “Eis que venho!” – R.

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

2. Sobre mim está escrito no livro: † “Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei!” – R.

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

3. Boas novas de vossa justiça † anunciei numa grande assembleia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios! – R.

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

4. Mas se alegre e em vós rejubile / todo ser que vos busca, Senhor! / Digam sempre: “É grande o Senhor!” / os que buscam em vós seu auxílio. – R.

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

 

 

 

– 23 de janeiro de 2025quinta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum  

 – Evangelho do dia 

 

Os espíritos maus gritavam: "Tu és o Filho de Deus!" Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era. (Mc 3,7-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

23/01/25         

2ª QUINTA-FEIRA TC – C

 

Marcos 3,7.9-10: “Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia... Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo”.

 

Senhor Jesus, estava ficando difícil pregar em sinagogas, tanto pela perseguição constante daqueles que o rejeitavam como pela multidão sempre crescente daqueles que desejavam ouví-lo e tocá-lo.

O senhor pediu então aos discípulos uma barca, para que não fosse sufocado pelo povo e de onde pudesse continuar pregando a Boa Nova do Reino.

Assim, afastou-se dos lugares religiosos oficiais, como as sinagogas, cujos líderes deveriam acolhê-lo, mas não o fizeram, e se voltou totalmente para o povo, sequioso do seu ensinamento e necessitado de cura e de perdão.

O povo acorria de todos os cantos, porque o senhor atraía e irradiava uma nova esperança, maior do que a do templo de Jerusalém e de tantos outros lugares sagrados.

Os próprios espíritos maus reconheciam a presença de Deus no senhor.

Deste modo, o senhor deixou como marca de identidade da sua Igreja a proximidade missionária com o povo e a disponibilidade constante para acolher a todos, principalmente aos mais carentes. Aquela barca, que solicitara aos discípulos, tornou-se o símbolo da sua Igreja, chamada de barca de Pedro.

Senhor, nós somos o povo de Deus, somos a Igreja reunida ao redor da barca de Pedro.

Onde quer que dois ou mais estejam reunidos em seu nome, aí está o senhor, ressuscitado e agindo pelo seu Espírito. Já não há necessidade de lugares sagrados, cultos oficiais, belos templos e altares de sacrifícios, mas sim, é essencial a união fraterna, a escuta da sua Palavra e a partilha do pão, antes e depois da sua consagração.

Nesse mercado imenso de inventores e influenciadores religiosos, faça com que nossas paróquias e comunidades, associações e movimentos renovem sua força de atração, pelo seu acolhimento, pela sua comunhão de amor e pela sua missão em favor da vida.

Que neste Ano santo, sejamos todos Peregrinos da Esperança, que o senhor nos conquistou com sua Encarnação, vida, morte e Ressurreição.

 

Maria santíssima, a senhora tem sido a estrela que tem conduzido a barca de Pedro através dos séculos. Liberte-nos desta nova onda da polarizações e disputas religiosas, e reúna seus filhos e filhas numa só barca, de onde a Palavra do seu Filho possa ecoar em todos os corações. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os sinais maravilhosos realizados por Jesus atraíam multidões de todas as partes da Palestina. Todos acorriam a ele para serem curados, a ponto de os discípulos temerem pela sua segurança e prepararem uma estratégia que hoje chamaríamos de “saída de emergência”. Jesus, porém, continua sua missão, incansável, na sinagoga, nas casas ou à beira do lago. Ninguém é excluído, nem mesmo seus adversários. Fato curioso é que são os espíritos impuros a reconhecerem a divindade de Jesus, proclamando: “Tu és o Filho de Deus!”, enquanto os judeus viam-no apenas como uma espécie de “curandeiro” ou, na melhor das hipóteses, como profeta. Ainda não era chegada a hora. Seria preciso muito tempo para ser aceito e reconhecido como o caminho, a verdade e a vida, o Messias esperado.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,7-12 - Todos iam ao encontro de Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Coloquemo-nos na presença de Deus, abrindo o coração à escuta e ao diálogo com a Palavra. É a Palavra que fortalece nossa fé e nos compromete a anunciá-la com nossas ações e palavras.

“Divino Espírito Santo, amor infinito do Pai e do Filho, dá-me a graça de ser disponível no anúncio do Reino, assim como foi Jesus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com atenção, buscando compreender seu contexto. Reflita sobre quem eram as pessoas que seguiam Jesus e qual o significado do grito: “Tu és o Filho de Deus”.

A generosidade de Jesus era tão evidente que Ele passava o dia cercado por pessoas ansiosas por sua ajuda. Embora muitos buscassem apenas o alívio para seus sofrimentos, houve quem reconhecesse algo muito maior nele: “Tu és o Filho de Deus”. Essa declaração, vinda de um lugar inesperado, ecoava verdades profundas que poucos percebiam. Jesus, contudo, recomendava silêncio sobre sua identidade, talvez para evitar interpretações superficiais de sua missão.

 

2. Meditação (Caminho)

  • Você reconhece e agradece a Deus quando sente o desejo de fazer o bem?
  • O que este texto diz ao seu coração?
  • Em quais momentos você procura Jesus e com quais intenções?
  • Por que Jesus atraía tantas multidões?
  • Suas ações também atraem pessoas para o bem?

 

3.Oração (Vida)

Peça ao Senhor a graça de aprender com Ele a inspirar os outros ao caminho do bem.
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos como o Filho amado do Pai e o único caminho para alcançá-lo. Agradecemos porque sois nosso modelo e inspiração. Desejamos aprender convosco a olhar, agir e discernir com simplicidade. Que possamos trilhar vossos passos, vivendo a liberdade dos filhos de Deus e buscando sempre a vontade do Pai. Aumentai nossa fé e esperança, moldando-nos à vossa imagem. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo a Palavra de Deus fez ao seu coração?

Como você poderá concretizar essa mensagem em suas atitudes?

 

Bênção

 

Que o Senhor Jesus Cristo esteja:

Ao seu lado para lhe sustentar,

Dentro de você para lhe encorajar,

À sua frente para lhe guiar,

Atrás de você para lhe proteger,

Acima de você para lhe abençoar.

E que a bênção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre você e sobre toda a humanidade. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário