quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Um profeta só não é estimado em sua pátria. – (Mc 6,1-6)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 05 DE FEVEREIRO de 2025 (quarta-feira) 36º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NA VIDA SEMPRE FAZEMOS ESCOLHAS. AINDA QUE ESCOLHEMOS NÃO ESCOLHER.”

(Carmen Miranda)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA

DIA DO MÉDICO DERMATOLOGISTA

DIA DO MASTOLOGISTA

DIA DO DATILOSCOPISTA

DIA DO PAPILOSCOPISTA

DIA DO EDUCADOR PENITENCIÁRIO

DIA DA NUTELLA

DIA DA LEI DA JUSTIÇA GRATUITA

DIA DO SHOPEE

DIA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE DO REMO DE BELÉM-PA

DIA DA FUNDAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD)

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL MARÍTIMO NO RIO DE JANEIRO-RJ

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Colombo - Paranaguá (Paraná) Nova Lima (Minas Gerais) Gracho Cardoso (Sergipe) Humaitá (Amazonas) Jerumenha (Piauí) AmontadaCaucaia -  Forquilha - Itarema - Milha - Paraipaba (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Eduardo Ananias (neto do Anibal-Garça /SP) Elaine Souza (secretária do GTLF-Garça /SP) VALÉRIA CRISTIANE FERREIRA LOPES (Eq 01 ENS do Perpétuo Socorro Setor de Garça /SP)MireLla LÚCIA Serra CORCIOLI TEIXEIRA (Eq 15 ENS de GUADALUPE Setor de Garça /SP) José Carlos Stipp (PDG LC 2- Lions Clube de São Paulo Pompéia /SP)CÉLIA Zanetti Segatto (Lions Clube de Tupi Paulista/SP)gilberto giroto (Lions Clube de Tupã /SP) ) Maria da graça tonelo (Lions Clube de São José do Ouro/RS) SATIE OKA MINAKAWA (Mercado Minakawa – Jafa/Garça /SP) Claudia Regina Oliveira (Professora Garça/SP)Paulinha JaquelinE Roldão ANDRADE (Professora Garça/SP)Maristela Moreira (Garça/SP)CÉLIA Gonçalves DA SILVa (Garça/SP) Ronaldo Gonçalves (Marilia /SP)Silvana Mafioletti Tozato (Criciúma /SC)Ana Maria Guirau DE CASTRO (Florianópolis /SC) Maria Renata Belem Geraldo (Adamantina /SP) Renata Osmair (Marilia /SP) Diácono João GabrieL de Souza (Paroquia São Pedro Apóstolo-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUIZA GIGUEIRA E MANOEL FELICIO BOTINO GIGUEIRAó1984ó41 ANOS (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ÁGUEDA DE CATÂNIA

Águeda (Itália, séc. 3º), jovem formosa e inteligente, foi martirizada, no tempo do imperador Décio, por não negar a fé. Seu culto passou a fazer parte do século 6º e seu bine é invocado contra terremotos e forças da natureza.

SANTA ADELAIDE de Colônia

Vários Santos Mártires da Turquia

Beata Isabel Canori Mora

Santo Álbuíno

Santo Ávito de Vienne

Santo Filipe de Jesus

São Gonçalo Garcia

São Ingenuíno

São Jesus Méndez

São Lucas de Lucânia

São Sabas Jovem

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O Desafio da Fé: A Rejeição de Jesus em Sua Terra Natal Mc 6,1-6 - Preconceitos? Ou falta de fé?

Às vezes, nossa fé é limitada pela familiaridade, mas Jesus nos convida a abrir o coração para um encontro mais profundo com Ele.

 

Feliz a virgem que renunciando a si mesma e tomando sua cruz, imitou o Senhor, o esposo das virgens e príncipe dos mártires.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Somos exortados a perseverar de acordo com as orientações do Senhor: “Cuidai para que ninguém abandone a graça de Deus”. Santa Águeda é um modelo de fidelidade a Jesus. Ela nasceu e viveu na Itália no século 3º. Consagrou-se a Cristo pelo voto de virgindade. Ainda muito jovem, sofreu o martírio sob o imperador Décio. Seu exemplo nos motive a defender, com palavras e ações, a fé que professamos.

 

– Oração 

 

“PAI, ABRE MINHA MENTE E MEU CORAÇÃO, PARA QUE EU POSSA COMPREENDER QUE TU TE SERVES DE MEIOS HUMANAMENTE MODESTOS PARA REALIZAR AS TUAS MARAVILHAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei-nos, Senhor, o vosso perdão por intercessão de Santa Águeda, que sempre vos agradou pelo mérito da castidade e pela força do martírio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 05 de fevereiro de 2025 quarta-feira da 4ª Semana do Tempo Comum Santa Águeda, virgem e mártir, Memória  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 12,4-7.11-15) O Senhor corrige a quem ele ama. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 4vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado, 5e já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te repreende; 6pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. 7É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado. 14Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15cuidai para que ninguém abandone a graça de Deus. Que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a Comunidade. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 102(103)

 

O amor do Senhor por quem o respeita / é de sempre e para sempre.  

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome! / Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores! – R.      

O amor do Senhor por quem o respeita / é de sempre e para sempre.  

2. Como um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem. / Porque sabe de que barro somos feitos / e se lembra que apenas somos pó. – R.

O amor do Senhor por quem o respeita / é de sempre e para sempre.  

3. Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme / é de sempre e perdura para sempre; / e também sua justiça se estende † por gerações, até os filhos de seus filhos, / aos que guardam fielmente sua aliança. – R.

O amor do Senhor por quem o respeita / é de sempre e para sempre.  

 

 

 

– 05 de fevereiro de 2025 quarta-feira da 4ª Semana do Tempo Comum Santa Águeda, virgem e mártir, Memória  

 – Evangelho do dia 

 

Um profeta só não é estimado em sua pátria.  (Mc 6,1-6)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz; / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

05/02/25

4ª QUARTA-FEIRA TC – C:

 Santa Águeda, jovem mártir (Itália, séc. 3)

 

Marcos 6,1-4: “Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: - De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão?... E ficaram escandalizados por causa dele.”

 

Jesus, que experiência amarga de rejeição o senhor sofreu por parte dos seus conterrâneos.

Eles o desqualificaram por causa da sua família, que não tinha destaque na cidade, por causa do seu trabalho humilde de carpinteiro, e pelo fato de não ter nenhum encargo ou diploma oficial.

Sua sabedoria e suas obras não conseguiram quebrar o muro do preconceito social, e eles perderam a oportunidade única de serem seus discípulos.

 Ansiavam tanto pelo Messias, mas não foram capazes de acolher o mistério maravilhoso da sua Encarnação, como solidariedade total com os seres humanos mais simples, colocando-se ao lado dos mais fragilizados e oferecendo a todos a fé em um Deus que é um Pai cheio de amor por todos nós.

De fato, o senhor não queria que o identificassem com o mundo do poder e da riqueza, porque viera para iniciar um novo reinado de Deus na história humana, feita de fraternidade, de humanidade e de igualdade em dignidade.

Senhor, nós também corremos o risco de cair na rotina da nossa fé, que pode nos impedir de admirar e de nos deixar tocar pela sua sabedoria e pelos seus gestos de ternura e de cura dos nossos males.

Alguns vivem na nostalgia da importância e do poder social que a nossa Igreja representou em séculos passados.

Nós, porém, queremos que a nossa Igreja seja um sinal continuador do seu jeito de viver, de conviver e de agir diante de Deus e dentro da sociedade.

Faça com que estejamos sempre abertos à sua presença e à sua Palavra, como uma boa notícia que nunca se esgota e sempre surpreende.

Ainda que não consigamos seguir com fidelidade os seus passos, queremos permanecer no seu caminho, como Peregrinos de Esperança, acolhendo a sua Palavra e crescendo sempre mais em nossa fé no senhor e no seu Reino de paz, de justiça e de amor.

 

Maria santíssima, abra sempre mais o nosso coração para o amor redentor do seu Filho, e interceda por todos nós, para que sejamos participantes de uma Igreja sinodal e fiéis discípulos-missionários do seu Filho. Amém

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Há um ditado bastante conhecido que diz: “Santo de casa não faz milagres”. Parece ser essa a visão dos habitantes de Nazaré. Em sua própria terra, Jesus não é bem acolhido e por isso não realiza muitos milagres. A falta de fé impede as pessoas de o reconhecerem como o Filho de Deus, o Messias que veio ao mundo para nos libertar. Mesmo se conhecermos sua mensagem e virmos seus sinais, se não tivermos fé, não conseguiremos segui-lo. O fato de conhecerem Jesus desde pequeno, ou seja, de estarem bastante habituados com sua humanidade, ofusca a visão dos conterrâneos de Jesus e os impede de ver sua divindade. Interessante prestar atenção a alguns detalhes do Evangelho de hoje, que apresentam alguns elementos curiosos sobre a vida terrena de Jesus: nomes de seus familiares, sua sabedoria fora do comum, seu poder curativo, sua profissão… O termo bíblico para expressar a profissão de José, seguida depois por Jesus, como vemos no Evangelho de hoje, é “naggar”, traduzido normalmente como carpinteiro, mas que significa artesão que trabalha com madeira, pedra ou ferro.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,1-6 - Preconceitos? Ou falta de fé?

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em um momento decisivo de sua missão, Jesus volta à sua terra natal. A surpresa e o espanto são evidentes, pois aqueles que o conheciam desde a infância não conseguem reconhecer a profundidade de sua sabedoria e poder. Como é possível que aquele que era apenas o carpinteiro, filho de Maria, tenha a capacidade de realizar milagres? A reação deles é de incredulidade. Jesus, então, afirma: “Não há profeta sem honra senão em sua terra natal, em sua parentela e em sua casa”. E, diante da falta de fé, ele realiza poucos milagres, apenas curando alguns enfermos, mas a missão de Jesus segue, e ele continua a ensinar em outros povoados.

Este texto nos desafia a refletir sobre a nossa própria fé. Será que estamos limitados pela visão superficial que temos de Jesus? Ou estamos abertos a reconhecê-Lo de maneira mais profunda, além da familiaridade? Jesus nos chama a ir além das aparências e a nos permitir ser tocados por Sua graça transformadora.

 

1. Leitura (Verdade)

Neste trecho de Marcos (6,1-6), vemos a reação das pessoas de Nazaré diante do retorno de Jesus à sua terra natal. Elas ficam espantadas com sua sabedoria e milagres, mas a incredulidade toma conta delas, pois não conseguem superar a ideia de que alguém tão simples, um carpinteiro de origem humilde, possa ser o Messias. Essa rejeição é um grande contraste com a expectativa de um Messias poderoso e grandioso. O texto nos leva a questionar se conseguimos reconhecer Jesus em sua simplicidade ou se somos como os nazarenos, incapazes de enxergar além das aparências.

2. Meditação (Caminho)

O que este evangelho nos ensina sobre a fé? Como a incredulidade dos conterrâneos de Jesus pode se refletir em nossas próprias vidas? Às vezes, estamos tão acostumados com a presença de Deus em nossas vidas que não percebemos a profundidade de Sua ação em nós. Como podemos cultivar uma fé que reconhece Jesus em todos os momentos, mesmo nas situações mais simples?

3.Oração (Vida)

Senhor, colocamos diante de Ti nossa vida, nossas dúvidas e incertezas. Ajuda-nos a viver com mais confiança e fé em Ti. Mesmo quando a nossa visão humana não consegue entender o Teu mistério, dá-nos a graça de acreditar e confiar em Ti plenamente. Que o Teu Espírito Santo nos conduza em nossa caminhada, fazendo-nos sentir a Tua presença de maneira profunda e transformadora.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Hoje, como posso aplicar os ensinamentos de Jesus em minha vida? De que forma posso superar a superficialidade da fé e me abrir para uma experiência mais profunda com o Senhor? Que a Palavra de Deus nos guie e fortaleça nossa missão, mesmo quando a rejeição e a incredulidade estão presentes.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar, dentro de mim para me encorajar, diante de mim para me orientar, atrás de mim para me proteger e acima de mim para me abençoar. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário