quarta-feira, 5 de março de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. – (Mt 6,1-6.16-18)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ E À MULHER

 GARÇA/SP, 05 DE MARÇO de 2025 (quarta-feira) 64º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO TROPEÇAMOS NAS GRANDES MONTANHAS, MAS NAS PEQUENAS PEDRAS.

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA FILATELIA

DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO

DIA MUNDIAL PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

DIA DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO (WORLD IA DAY)

DIA DA INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA

DIA DA APRECIAÇÃO DO EMPREGADO

DIA NACIONAL DA MUSICA CLÁSSICA

DIA DOS DADOS ABERTOS

DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) EM FORTALEZA

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lourdes - Ribeirão Bonito (São Paulo) Bom Jardim (Rio de Janeiro) Capão do Leão - Fortaleza dos Valos (Rio Grande do Sul) Bom Jardim da Serra (Santa Catarina) Poxoréo (Mato Grosso) Caraúbas (Rio Grande do Norte) Piraí do Sul (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GISELE MARA VALSECHI CONESSA (minha sobrinha querida-advogada-Adiplan-Garça /SP)PRISCILA CRÓS NUNES (Prima-Jundiaí /SP)MARIA EDUARDA POLICINANI DA SILVA (filha Neuza/Cristiano-Garça /SP) MAIUME PINTO TAKEUTI (Garça /SP)JOSÉ MARIA DA SILVA NETO (empresário Rede Postão-Garça/SP)MARIANA FACINA COSTA DE MATTOS (Garça /SP)DIOGO BAPTISTA CHIARADIA OLIVEIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)FLAVIA TRENTINI ZAPPAROLLI (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP)ROSALINA AYAKO SATO OTSUBO (Lions Clube de Tupã /SP) ELIANI SIVERO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) DARLY ANACLETO DE VASCONCELLOS (PCC-DLC 11-Lions Clube de Guarapari /ES) ) LUCIANA BOCCHI TRISTÃO  (LC6-Lions Clube de Matão /SP)ETELVINO FESTA (PDG-LD 8-Lions Clube de São José do Cedro /RS)MARIA LUIZA BIAZOTTO VIEIRA (DLC 1-Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ)FRANCIELEN RAMIRES MORAES (Garça /SP)MARCIO MORALES (Garça /SP)MARCELO MORALES (Garça /SP)LUCIO SEMENSSATO  (advogado-Garça /SP)UALDA MARTINS DE OLIVEIRA (Garça /SP)GERALDO FRABETTI (Garça /SP)ALBANISE AP DIONISIO BETTONI (Cabrália Paulista /SP)  RICHARDSON BRANCO NUNES (Herculândia /SP)ROSILENE MACHADO (Marilia /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO JOÃO JOSÉ DA CRUZ

São TEÓFILo de Cesareia

Santo Adriano Mártir

São Lúcio I

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A Quarta-feira de Cinzas e o Início da Quaresma  Mt 6,1-6.16-18 - Não às aparências e hipocrisia

A verdadeira oração brota do silêncio do coração e se manifesta no amor ao próximo.

 

Antífona 

Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e não rejeitais nada que criastes; fechais os olhos aos seus pecados por causa da penitência e os perdoais, porque sois o Senhor nosso Deus (Sb 11,23.24.26).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Quarenta dias nos separam da Páscoa da ressurreição. O tempo litúrgico da Quaresma, que hoje se inicia, e a Campanha da Fraternidade nos convidam à conversão. Neste ano, o tema da campanha é “Fraternidade e ecologia integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Em pleno Ano Jubilar, vivamos com compromisso este tempo de graça e de reconciliação com todos.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Coleta

 

Senhor, concedei-nos iniciar com o santo jejum este tempo de conversão para que, auxiliados pela penitência, sejamos nos fortalecidos no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 05 de março de 2025 quarta-feira da 8ª Semana do Tempo Comum QUARTA-FEIRA DE CINZAS – jejum e abstinência

– Liturgia da Palavra 

 

A Palavra de Deus ilumina nossos caminhos neste tempo favorável de conversão. Acolhamos seu apelo, de coração sincero, para intensificarmos em nossa vida a caridade, a oração e o jejum.

 

1ª Leitura (Jl 2,12-18) Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes. Leitura da Profecia de Joel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

12“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?  15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 50(51)

 

– Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
 Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado / e apagai completamente a minha culpa! – R.

 Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

2. Eu reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre à minha frente. / Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, / pratiquei o que é mau aos vossos olhos! – R.

 Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

3. Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor, não me afasteis de vossa face / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! – R.

 Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso! / Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, / e minha boca anunciará vosso louvor! – R.

 Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

 

2ª Leitura (2Cor 5,20 – 6,2) Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável. Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos: 20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 05 de março de 2025 quarta-feira da 8ª Semana do Tempo Comum QUARTA-FEIRA DE CINZAS – jejum e abstinência    

 – Evangelho do dia 

 

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.  (Mt 6,1-6.16-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8) – R.

 

Senhor esteja convosco. —  Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

05/03/25         

QUARTA-FEIRA DE CINZAS – C:

Campanha da Fraternidade 2025

Tema: Fraternidade e Ecologia Integral. Lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31)

 

Mateus 6,1.3-4.6.17-18: “Disse Jesus aos seus discípulos: - Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles... quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta... quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto...  quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”

 

Jesus, estamos entrando em uma nova Quaresma, dentro deste Ano santo, que deverá nos preparar para a celebração da sua Páscoa. A Quaresma traz um apelo à penitência, a partir da consciência de que a história humana continua marcada pelo pecado pessoal, social e estrutural. Qualquer gesto penitencial, como jejum, abstinência, esmola, orações, deverá ser uma manifestação de esperança e de anseio por uma libertação integral do mistério do mal, que age em nós como um vírus espiritual quase invencível. Por isso, o senhor nos ensina que nossas boas ações não valem nada diante de Deus, se nós as praticarmos para sermos elogiados pelos outros, porque toda vaidade e exibicionismo religioso são hipocrisia diante de Deus. Tais atos são válidos, somente quando nos levam a buscar o rosto do Pai do céu, e a entrar em união com ele para cumprir a sua vontade.

Senhor, nós cremos que a salvação conquistada pelo senhor é abundante, porque redime o céu e a terra, o espírito e o corpo, enfim, a vida do ser humano e a vida de toda a natureza. Que a Quaresma deste Ano santo seja um tempo oportuno para despertar de novo nossa consciência de fé de que a vida é um dom dado pelo Criador a todas as criaturas, e, por isso, as vidas de tudo e de todos estão necessariamente conectadas entre si. Queremos renovar a nossa fé em nosso Deus e Pai, como o único Criador de todas as coisas, de todos o cosmos, de toda a natureza, e que, após ter criado tudo, “viu que tudo era bom”. O mal não é criador de nada, apenas procura destruir tudo de bom que Deus havia criado. Pedimos que o senhor acolha a nossa súplica por uma Ecologia integral, como uma oração de esperança pela preservação da vida de cada ser humano e da vida de toda a natureza, tão ameaçada pelo ganância dos homens.

 

Maria santíssima, estamos entrando no ciclo pascal, que nos prepara para reviver a Ressurreição do seu Filho bendito como graça de vida e de esperança para todo o nosso povo. Que o rito das Cinzas não seja apenas penitencial, mas nos lembre que somos todos matéria, feitos do mesmo barro, que devemos cuidar para que possa durar por muitas gerações.  Olhe pela paz no mundo, faça cessar as guerras, e que a Páscoa chegue a todos, principalmente àqueles que estão correndo risco de vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A Igreja abre a Quaresma propondo o Evangelho de Mateus, o qual apresenta três práticas muito comuns em diversas religiões: a esmola (caridade), a oração e o jejum. O Evangelho desta Quarta-feira de Cinzas chama a atenção para a forma de vivê-las: de forma discreta, sem a busca de aplausos ou interesses e sem exibicionismo. A postura externa deve corresponder à realidade interior. O que está em questão não são as “obras de piedade” em si mesmas, mas o uso que os “hipócritas” fazem delas. Essas três práticas são como que a síntese do nosso relacionamento e nosso compromisso com os outros (esmola), com Deus (oração) e consigo mesmo (jejum). A esmola é um gesto de amor que nos leva à felicidade; o jejum não é somente privar-se do alimento, é também dividir com o faminto; e para que a oração chegue a Deus, é só colocar nela as asas da esmola e do jejum (cf. Santo Agostinho). Hoje, tem início também a Campanha da Fraternidade.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 6,1-6.16-18 - Não às aparências e hipocrisia

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

A Quarta-feira de Cinzas inaugura o Ciclo Pascal, que se estende até Pentecostes. Com ela, dá-se início à Quaresma, um período de preparação para a Páscoa, no qual somos convidados à conversão por meio da oração, da meditação da Palavra, do jejum e da penitência. É um tempo de graça e reflexão que nos conduz a um reencontro profundo com Deus.

Rezemos juntos com a oração da liturgia de hoje:


“Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

A liturgia de hoje nos apresenta as atitudes essenciais que Jesus recomenda para uma vida autêntica de fé: a vivência da justiça, a esmola, a oração e o jejum. No Evangelho de Mateus (Mt 6,1-6.16-18), o Mestre alerta contra a hipocrisia e ensina que tais práticas devem ser vividas com discrição e sinceridade, tendo como único objetivo agradar a Deus.

“Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que faz a direita… Quando orares, entra no teu quarto e reza ao teu Pai em segredo… Quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto…” (cf. Mt 6,3-6.17)

Essas palavras nos lembram que a fé verdadeira se manifesta no silêncio do coração e na disposição para amar e servir.

 

2. Meditação (Caminho)

O que essa mensagem nos ensina? Jesus convida a uma conversão sincera, na qual a oração, o jejum e a esmola sejam expressões de amor a Deus e ao próximo. Durante esta Quaresma, somos chamados a refletir:

  • O que posso mudar na minha vida para viver com mais verdade e simplicidade?
  • Como posso crescer na oração e na solidariedade com os que mais necessitam?

Fiquemos alguns instantes em silêncio para que Deus fale ao nosso coração.

 

3.Oração (Vida)

Senhor, que nossa fé seja vivida com humildade e amor sincero. Que possamos, neste tempo de Quaresma, nos desapegar do supérfluo, praticar a caridade e crescer na oração. Que a vossa luz brilhe em nossos passos e nos conduza à verdadeira conversão. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como podemos levar a Palavra de Deus ao nosso dia a dia? Que atitudes concretas podemos tomar para viver esse tempo de graça? Sugestão: Praticar a caridade, pedir perdão e agradecer o amor misericordioso de Deus.

 

Bênção

 

Que Deus, Pai de misericórdia, nos conceda a alegria do retorno ao Seu amor.

Que Cristo nos guie a uma verdadeira conversão e que o Espírito Santo nos sustente na luta contra o mal. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário