quarta-feira, 2 de abril de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. – (Jo 5,17-30)


 


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - 💙 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - 💛 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM -🤎 MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L VERDE - 💚 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L –💚 MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 GARÇA/SP, 02 DE ABRIL de 2025 (quarta-feira) 92º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.

(Lao Tsé)  

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

DIA Mundial de Conscientização do Autismo

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO Infanto-Juvenil

DIA DO PROPAGANDISTA

DIA DA Identificação Leonística (sp)

DIA dos Veteranos da Guerra das Malvinas

DIA da Reconciliação

DIA do Acompanhante Masculino

DIA dA Compreensão Russa

DIA da Fundação dA Peugeot

DIA da Fundação do Guarani Futebol Clube de Campinas-SP

DIA da Fundação do Atlético Clube de Alagoinhas-BA

DIA da Fundação do Atlético Clube Goianiense de Goiânia-GO

DIA da Fundação do Estádio Arena Pantanal em Cuiabá-MT

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alumínio - Capão Bonito – Cotia – Pacaembu – Pongai – Suzano - Ubirajara (São Paulo) CarlópolisJacarezinho (Paraná) Poço Fundo (Minas Gerais)Calumbi (Pernambuco)Porto Franco – Poço Fundo (Maranhão)Sumé (Paraíba)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ALEXANDRE ALVES BALBINO (primo-Advogado em São Paulo /SP) ANDRÉA PERES ANTONIO (m/Tia-Lions Clube de Garça – EQ 02 ENS APARECIDA - Setor de Garça /SP)JOSÉ CARLOS ESCAQUETE (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO - Garça/SP)DIANA TOMAZ OLIVEIRA ALVES  (Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP)CARMIRA THEODOZINA PEREIRA (Lions Clube de Marilia Agroecológico /SP) CAROLINE KOMATSU (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) JOSÉ CLOVIS NOGUEIRA (Lions Clube de Pacaembu Paraíso/SP) LUIZ CABREIRA NUNES (empresário-Garça /SP)EZEQUIAS BABOSA CUBA (Garça /SP) MARCELO JUNQUEIRA MARQUES  (São Paulo /SP) SKIE DAHROUGE (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

Nossa Senhora do Desterro

SÃo Domingos Tuoc

SÃo João Paine

SÃO FRANCISCO Coll y Guitart

SÃO FRANCISCO de Paula

SÃo Nicécio de Lião

SÃO Pedro Calungsod

SÃo Vitor de Cápua

SANTA MARIA DO EGITO

SANTa Teodora de Cesareia

SANTo Abúndio de Como

SANTo Anfiano

SANTo Eustásio de Luxeuill

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Ouvirão a sua voz JO 5,17-30 - QUEM CRÊ, TEM A VIDA!

Quem crê no senhor, crê no amor do Pai e terá a vida eterna.

 

Antífona 

 Para vós elevo a minha oração, nesse tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha!  (Sl 68,14).

 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Deus não se esquece jamais do seu povo e nos mostra, em seu Filho, a obra que realiza em favor da salvação da humanidade. Rezemos por todos os que abraçaram a fé cristã: que sejam sinais concretos de esperança para o mundo inteiro.

 

– Oração 

 

“PAI, APROXIMA-ME DE JESUS, DE QUEM JORRA A FONTE DA VIDA, PARA QUE EU POSSA SER CURADO DE TODAS AS DOENÇAS E ENFERMIDADES QUE ME AFASTAM DE TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Coleta

 

Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, tende compaixão dos que vos suplicam, para a confissão de nossa culpa possa alcançar o perdão dos nossos pecados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 02 de ABRIL de 2025 quarta-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 

1ª Leitura (Is 49,8-15) Preservei-te para seres elo de aliança entre os povos e para restaurar a terra. Leitura do livro do profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.
11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”. 13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 45(46)

 

— Misericórdia e piedade é o Senhor.
Misericórdia e piedade é o Senhor.

1. Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. – R.

Misericórdia e piedade é o Senhor.

2. O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.– R.

 Misericórdia e piedade é o Senhor.

3. É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente. – R.

 Misericórdia e piedade é o Senhor.

 

 

 

– 02 de ABRIL de 2025 quarta-feira da 4ª Semana da Quaresma    

 – Evangelho do dia 

 

Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.  (Jo 5,17-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou a ressurreição, eu sou a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11,25) – R.

 

Senhor esteja convosco. —  Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

 

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

02/04/25   

4ª TERÇA-FEIRA QUARESMA – C

CF 2025: Tema: Fraternidade e Ecologia Integral.

Lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31)

 

João 5,17-20: “Jesus respondeu aos judeus: - Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: - Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer... O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.”

 

Jesus, o senhor era contestado agressivamente por aqueles que o acusavam de ofender a Deus, porque fazia o bem ao próximo também no sábado, dia santo. Ao invés de se envolver em discussões mesquinhas, o senhor nos revelou a maravilha da sua união total com o Pai, que trabalha sempre, continuando a obra da Criação, fazendo-nos entender que a Criação e a Redenção se realizam juntas, desde o início até o final da história humana. Essa comunhão plena de vida e de amor com o Pai faz com que o senhor participe do agir do Pai e o Pai aja através do senhor. É uma união que o leva a fazer em nosso favor apenas aquilo que vê o Pai fazer em seu imenso projeto de amor. Por isso, o senhor se compadecia dos pobres, dos enfermos, dos pecadores, porque seu Pai é compaixão e misericórdia. O Pai lhe confiou a ressurreição dos mortos e o julgamento da história, porque sabe que seu coração é cheio de misericórdia pelo ser humano. Quem crê no senhor, crê no amor do Pai e terá a vida eterna. Jesus, que a nossa fé nos leve a ver no senhor a verdadeira realidade de Deus, que é comunhão eterna de amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e é criação e redenção de toda a humanidade, até o final dos tempos. Somente o senhor tem palavras de vida eterna, o senhor é o nosso Caminho, Verdade e Vida, que quer nos fazer participar da sua ressurreição. Liberte-nos de uma fé mesquinha, de uma esperança limitada no tempo e de um amor restrito, que não constrói união e fraternidade.

 

Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, Senhora Aparecida, mais uma vez suplicamos a sua intercessão que nos converta em Peregrinos de Esperança, para a esperança da nossa geração, na confiança absoluta de que seu Filho bendito continua trabalhando pela nossa salvação. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A hora mencionada por João no seu Evangelho é o momento em que Jesus – pela paixão, morte e ressurreição – será glorificado, ou seja, o momento em que Cristo regressará à intimidade de amor com o Pai. Essa hora significa o tempo da graça, o dia de salvação, a renovação da aliança de Deus com seu povo, quando toda a humanidade é iluminada pela luz da verdade. Esta hora é a Páscoa, que em breve celebraremos, mas da qual fazemos memória em cada celebração eucarística. Após a sua ressurreição, será clara a relação Pai/Filho, ouvir o Filho/crer no Pai, ouvir a palavra/ouvir a voz, fé/conduta, vida/julgamento. Jesus e o Pai são um.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 5,17-30 - Quem crê, tem a vida !

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Senhor, nós te agradecemos por este dia.

Abrimos nossas portas e janelas 

para que tu possas

entrar com tua luz.

Queremos que tu Senhor, definas os contornos de

nossos caminhos,

As cores de nossas palavras e gestos,

a dimensão de nossos projetos,

o calor de nossos relacionamentos e o

rumo de nossa vida.

Podes entrar, Senhor!

Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, 
tem piedade de nós.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia? 

Lemos atentamente o texto Jo 5,17-30.

 

7Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20  O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21 Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22D e fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23 para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho também não honra o Pai, que o enviou. 24 Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade, eu vos digo, está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26 Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vid

a em si mesmo. 27 Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28 Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29 aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30 Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. 

 

Compreendendo o texto

Jesus começa falando das obras, aos líderes dos judeus. Não de conhecimento. É um discurso que revela a natureza e a missão do Mestre. E que revela também o Pai. O Pai ama o Filho, ressuscita, dá vida, não julga ninguém. É misericordioso. O Pai enviou o Filho e o Filho faz o que vê o Pai fazer. Quem não respeita o Filho, também não respeita o Pai. E o segredo da vida eterna é ouvir estas palavras e crer.

 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para nós?
Qual é a nossa escala de valores?

 

Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram deste mistério de profunda comunhão da Trindade que experimentamos no Batismo, nos sacramentos, na Eucaristia: 

"É Deus Pai que nos atrai por meio da entrega eucarística de seu Filho (cf. Jo 6,44), dom de amor com o qual saiu ao encontro de seus filhos, para que, renovados pela força do Espírito, possamos chamá-lo de Pai: "Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu próprio Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da lei, para nos libertar do domínio da lei e fazer com que recebêssemos a condição de filhos adotivos de Deus. E porque já somos filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho a nossos corações e o Espírito clama: Abbá! Pai!" (Gl 4,4-5). Trata-se de uma nova criação, onde o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, renova a vida das criaturas." (DAp 241).

 

3.Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com toda Igreja,  

 

Oração da Campanha da Fraternidade 2025

 

Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. 

Amém!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Como discípulo/a de Jesus, deixamo-nos conduzir pela fé e 
pela certeza de que Deus é nosso Pai.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário