quinta-feira, 31 de julho de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■>>>>>

 

 


 
ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 J U L H O – TURQUESA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER A DOENÇA DO OLHO SECO  –

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – VERDE-ESCURO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 31 de julho de 2025 (quinta-feira) 211º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É ERRÔNEO SERVIR-SE DE MEIOS IMORAIS PARA ALCANÇAR OBJETIVOS MORAIS.

(Martin Luther King)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA MULHER AFRICANA

 DIA MUNDIAL DO ORGASMO

 DIA DA CAMPANHA DO QUILO

 DIA DO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS

 DIA DO GUARDA-PARQUE

 DIA DO VIGILANTE DA NATUREZA

 DIA DO CÃO SEM RAÇA DEFINIDA / VIRA-LATA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO - SEDE DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS EM SÃO PAULO-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Anápolis (Goiás) Acaraú - Tianguá (Ceará) Capanema (Para) Lobato (Paraná) Chapada dos Guimarães (Mato Grosso) Lauro de Freitas - Rodelas - Piripá - Vera Cruz (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO GELMI DE BARROS (Eq 05 ENS de LOURDES Setor de Garça /SP)LAURA TOLEDO FERREIRA (Curitiba /PR)EDILEILA IMBERNOM BITTAR (Lions Clube de Mirassol /SP)ROGÉRIO DOS SANTOS DIAS (Lions Clube de Ouro Verde cidade Verde /SP)JÚLIO  ANTONIO  GONÇALVES (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)RENATA  GIL  NOVO (Lions Clube de Herculândia /SP) CHRISTIANE  RODRIGUES  MORAES (Lions Clube de Herculândia /SP) CELIA HERMINIA MORCELLI DOS ANJOS (Lions Clube de Tupã /SP) CRISTINA MICHELAN PERON (Garça /SP)FERNANDO DA SILVA ROSÁRIO (DEUSA ALIMENTOS-Garça /SP)ELIZEU CIRILLO JUNIOR (LIZ-Garça /SP)IGNACIO RIMKUS (Garça /SP)EVA KEMP MENDONÇA (pecuarista aposentada Alvinlândia /SP)RAFAEL OLIVEIRA MONTEMOR (Garça /SP) FABRICIO CUSTODIO DE SOUZA (São Paulo- Garça /SP) ALECIA ATIE FERREIRA (Garça /SP) CARLA KARINA SCUTTI (Marilia /SP)SONIA POMPEI (Bauru /SP)MARILIZA GARCIA SANTANA GOMES (Garça /SP)Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES, CP (Pároco da Paróquia São José de Osvaldo Cruz, São Benedito de Sagres e de São João Batista de Salmourão /SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: 💘 RENATA APARECIDA Z. FERREIRA e FABIO HENRIQUE R. FERREIRA 💘 (DBG-Presidente Prudente/SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO INÁCIO DE LOYOLA

■ Inácio (Espanha, 1491-1556), enquanto se recuperava de um ferimento sofrido em batalha, dedicou-se à leitura da vida de Cristo e por ela foi cativado, a ponto de abandonar o serviço militar para servir o Senhor. É o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas). Em seus Exercícios Espirituais, deixou aos confrades e a toda a igreja grande herança espiritual.   

■ SANTA HELENA DA SUÉCIA

■ SÃO CALÍMERO

■ SÃO DEMÓCRITO

■ SÃO DIONÍSIO DA TURQUIA

■ SÃO FÁBIO DA ARGÉLIA

■ SÃO GERMANO DA ITÁLIA

■ SÃO JUSTINO DE JACOBIS

■ SÃO MANUEL PHUNG

■ SÃO PEDRO CRISÓLOGO DE RAVENA

■ SÃO PEDRO DOAN CONG QUY

■ SÃO SEGUNDO

■ SÃO TERTULIANO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

 A parábola da rede   Mt 13,47-53 - O Reino dos céus é como a rede

 

Jesus nos convida a semear amor, confiando que no fim, Ele separará o bem do mal com justiça.

 

– Antífona 

– Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Fl 2,10s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Inácio nasceu em Loyola, Espanha, em 1491. Parte de sua juventude foi dedicada ao serviço militar. Ferido gravemente durante uma batalha, passou uma temporada no hospital, onde lia a vida dos santos. Trocou a carreira militar pelo serviço ao Reino de Deus. Escreveu os Exercícios Espirituais e fundou a Companhia de Jesus, os Jesuítas. Faleceu em Roma em 1556. A seu exemplo, apliquemos tempo e talentos para promover a maior glória de Deus e a expansão do seu Reino no mundo.

 

– Oração 

 

“PAI, CONCEDE-ME SUFICIENTE REALISMO PARA PERCEBER QUE TEU REINO SE CONSTRÓI EM MEIO A PERDAS E GANHOS, E QUE SÓ TU PODES GARANTIR O SUCESSO FINAL.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loiola para propagar a maior glória do vosso nome, concedei-nos que, auxiliados por sua intercessão e imitando seus exemplos, mereçamos por nosso combate na terra, ser coroados com ele no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.   

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 31 de julho de 2025 quinta-feira da 17ª Semana do Tempo ComumSanto Inácio de Loyola, presbítero, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Ex 40,16-21.34-38) A nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o santuário.   Leitura do Livro do Êxodo:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 16 Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 17 No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o santuário foi levantado. 18 Moisés levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas e ergueu as colunas. 19 Estendeu a tenda sobre o santuário, pondo em cima a cobertura da tenda, como o Senhor lhe havia mandado. 20 Depois, tomando o documento da aliança, depositou-o dentro da arca e colocou sobre ela o propiciatório. 21 E, introduzindo a arca no santuário, pendurou diante dela o véu de proteção, como o Senhor tinha prescrito a Moisés. 34 Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o santuário. 35 Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor tomava todo o santuário. 36 Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima do santuário, os filhos de Israel punham-se a caminho; 37 e nunca partiam antes que a nuvem se levantasse. 38 Pois, de dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o santuário, e de noite aparecia sobre ela um fogo, que todos os filhos de Israel viam, em todas as suas etapas.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO  83(84)

 

 

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

1. Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!  R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

2.   Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar; vossos altares, ó Senhor Deus do universo! vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!– R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

3. Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, Caminharão com um ardor sempre crescente. – R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

4. Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!   – R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

 

 

 

– 31 de julho de 2025 quinta-feira da 17ª Semana do Tempo ComumSanto Inácio de Loyola, presbítero, Memória

– Evangelho do dia 

 

Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.   (Mt 13,47-53)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Abre-nos, ó Senhor, o coração, / para ouvirmos a Palavra de Jesus! (At 16,14)  R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47 “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48 Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50 e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52 Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

31/07/25    

17ª QUINTA-FEIRA TC – AI:

Santo Inácio de Loyola, fundador da família jesuíta (Espanha, séc. 15-16)

 

Mateus 13,47-50: “Disse Jesus à multidão: - O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes”..

 

Jesus, são tantas as comparações que o senhor usou que descrever o Reino dos Céus, que cada uma delas é apenas uma peça de um imenso mosaico que nos revela a realidade desse Reino. O senhor não queria que identificassem o Reino dos Céus com os reinos deste mundo, como infelizmente foi acontecendo ao longo dos séculos. Na parábola da pesca final, o senhor comparou a história humana a um grande mar, cheio de peixes bons e ruins, que representavam os homens e as mulheres. Como na parábola do joio e do trigo, não há pressa para realizar a pesca final. Diante da história humana, todo bom discípulo deverá ter uma paciência histórica imensa, capaz de esperar séculos e milênios, porque sempre haverá chance de um peixe ruim converter-se em bom e o joio tornar-se trigo. Nesse mar da nossa história, quando chegar ao final dos tempos, os anjos de Deus farão a separação entre os que permaneceram maus, que serão lançados na fornalha de fogo, e os que permaneceram justos, como membros do Reino dos Céus. Embora a parábola seja apenas figura de comparação, o senhor fazia, através dela, um apelo ético para a responsabilidade moral de cada ser humano e para a dimensão ética de toda a sociedade, porque haverá consequências finais, boas ou más, para todos os atos humanos. Na verdade, a morte de cada ser humano já o projeta para este final dos tempos, porque é o momento em que é realizado o julgamento da sua existência, através de um discernimento entre a justiça e a misericórdia. Então, ele irá colher e experimentar a plenitude do bem ou do mal, que realizou durante a sua vida. Senhor, nós queremos estar entre os peixes bons. Olhe dentro de nós e conheça o nosso coração, prove os nossos pensamentos e conduza-nos pelo caminho da bondade, porque não queremos ser jogados fora, mas que sejamos recolhidos no cesto da bondade.

 

Maria santíssima, tome as nossas mãos e leve-nos pelo caminho do bem e da verdade, proteja-nos dos maus caminhos, para que acertemos os nossos passos na direção da eternidade do Reino dos céus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Terminando o mês de julho, encerramos também, com o Evangelho de hoje, o discurso em parábolas, terceiro discurso de Jesus apresentado por Mateus. No fim dos tempos, os bons serão separados dos maus; os justos, dos injustos. Os que vivem a justiça exigida pelos Mandamentos entregues por Deus a Moisés e anunciados de maneira renovada por Jesus tomarão parte no Reino. Os que não vivem serão excluídos. Eis aí a importância de uma vida cristã comprometida e fiel ao Evangelho. Somos, assim, convidados a analisar nossas atitudes e reavaliar nossas opções de vida. Vale a pena reforçar hoje que as parábolas revelam o segredo de Deus para aqueles que têm fé. Elas podem, por isso, receber muitas interpretações, dependendo do contexto e do espírito com que a lemos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

  Mt 13,47-53 - O Reino dos céus é como a rede

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Somente pela fé conseguimos perceber a ação de Deus em nossas vidas e ao nosso redor. O Reino de Deus se manifesta de forma silenciosa, oculta e invisível, como um processo contínuo de vigilância e discernimento. Por meio das parábolas, Jesus nos ensina que Deus se revela na fragilidade e humildade de aqueles que O buscam. Peçamos a Deus esses dons, para que possamos colaborar com zelo e paciência na construção do Seu Reino.

 

1. Leitura (Verdade)

A parábola da rede lançada ao mar tem grande semelhança com a parábola do joio e do trigo. O Senhor não deseja uma comunidade de fiéis completamente puros e separados, mas nos ensina que este é o tempo de tolerância e crescimento. Não cabe a nós promover divisões ou separações, mas trabalhar juntos para o aperfeiçoamento.

 Quando Jesus menciona a fornalha, seus ouvintes associam àquele lugar onde o lixo de Jerusalém era queimado. Assim, o Mestre não se refere a um fogo misterioso após a morte, mas à maldade que, ao ser escolhida na vida, contamina e afasta os outros, causando sofrimento. Como o peixe podre que é jogado ao sol, a maldade espalha um odor de morte. Jesus faz uma pergunta, para que cada um reflita individualmente: “Há algo em mim que precisa ser queimado?”

 

2. Meditação (Caminho)

“Jesus Mestre, agradeço pelas luzes que me deste nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei, esperando vivê-la com a vossa graça.”
Deus tem infinitos meios de nos despertar para o verdadeiro sentido da vida. É fundamental estarmos em sintonia com Ele para compreender os caminhos que nos conduzem à verdadeira felicidade.
Reflexão:
Como estou construindo minha vida interior?
Meu agir reflete a presença de Deus, que liberta e transforma?
Eu tenho julgado os outros, separando bons e maus, ou excluindo aqueles que considero errados?

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido, e deixe Deus agir em você, para que Sua presença contagie a todos ao seu redor com fé e alegria.
Reze com confiança:
“Jesus, vida, fazei que minha presença contagie todos com o Vosso amor e alegria.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus no coração e na mente, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e tenha misericórdia de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos conceda a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário