quarta-feira, 13 de agosto de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. – (Mt 18,1-5.10.12-14)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 GARÇA/SP, 13 de agosto de 2025 (quarta-feira) 225º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

“NÃO HÁ MAIOR BENÇÃO NA VIDA QUE O AMOR DE UMA FAMÍLIA.

(Eva Burrows)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO ECONOMISTA

 DIA INTERNACIONAL DOS CANHOTOS

 DIA DO PENSAMENTO NO BRASIL

 DIA DO ENCARCERADO

 DIA DA BANDEIRANTE

 DIA DO NEUROCIENTISTA

 DIA DO PSIQUIATRA

 DIA DA QUALIDADE DO AR

 DIA DO VAMPIRO

 DIA DO BON ODORI (FESTIVAL JAPONÊS DOS ESPÍRITOS)

 DIA DO TISHA BEAV (LUTO PELA DESTRUIÇÃO DO TEMPLO EM JERUSALÉM)

 DIA DA FUNDAÇÃO DA REDE INTERNACIONAL DE TELEVISÃO (RIT)

 DIA DA FUNDAÇÃO DO HOTEL COPACABANA PALACE NO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DA GRAVADORA GOSPEL MK MUSIC

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP)

 DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO EM GOIANÁ-GO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Natividade da Serra (São Paulo) Antas - Riacho de Santana - Ruy Barbosa (Bahia) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BRUNO MONTEIRO NANDES FILHO (Macrocontábil Conessa - Garça/SP)EMILY GLEICE FERREIRA (contadora - Garça/SP)VANESSA ROSA CARDOSO CRUZ (Garça/SP)PAULO CESAR PEREIRA DA SILVA (EQ 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP)DIEGO ALBERTO AMBROZEVICIUS (EQ 15 ENS de GUADALUPE do Setor de Garça- Lions Clube de Garça /SP)CAROLINA BERTONI GIMENEZ TUROLA (Ribeirão Preto /SP) ARIANE SOBREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP)JOSÉ COSTA (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP) JOSÉ LUIZ LEOCADIO ALVES (Lions Clube de Flórida Paulista /SP) WLADIMIR DA COSTA LIMA (Lions Clube de Bauru ESTORIL /SP)DANIEL LUCAS SOUZA  (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) cristina mayo de lucchi (Marilia /SP)ADEMIR VIEIRA DE SOUZA (Garça /SP) CASSIA OLENIRA (Garça /SP) GIZELE MANCUZO DE BRITO (Garça /SP) VIVIANE ALMEIDA (Grelhado Self Service-Garça /SP)MATHEUS RODRIGUES DE SOUZA (Garça /SP) GABRIEL SILVA ROCHA (Sapucaia do Sul /RS) OMAR JOSÉ ABDEL AZIZ (Senador da Republica Período 2023-2031-Manaus /AM)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CLAUDETE CORREIA GEROTTO e MARIO GEROTTOó(Garça/SP)GIULIANA DANIELA LOPES SGANZERLA e LUIZ eDUARDO RAMALHO SGANZERLAó1998ó27 ANOS (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PADRE MARCOS ROBERTO CESÁRIO DA SILVAó2011ó14 ANOS (SCE da EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça - Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral-Diocese de Marília /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTOS PONCIANO e HIPÓLITO

■ Ponciano, papa, e Hipólito, sacerdote, morreram vítimas de maus-tratos nas minas da Sardenha (séc. III), onde tinham sido exilados pelo imperador Maximiano.

SANTA DULCE DOS POBRES

SANTA RADEGUNDA

SANTO ANTÍOCO DA TURQUIA

JACOB GAPP

MARCO DAVIANO

SÃO BENILDO

SÃO CASSIANO DE ÍMOLA

SÃO JOÃO BERCHMANS

SÃO MÁXIMO CONFESSOR

SÃO VIGBERTO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

 

 O Caminho da Reconciliação  Mt 18,15-20 - Como tratar alguém que errou

 

A reconciliação é um ato de coragem e amor, onde a comunidade é o reflexo da graça divina em sua busca pela paz e harmonia.

 

– Antífona 

 

– Vinde, benditos do meu Pai, diz o Senhor. Eu estava doente e cuidastes de mim. Em verdade vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes (Mt 25,34.36.36).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Dulce (Salvador, Bahia, 1914-1992) nasceu numa família cristã de profunda piedade e dedicada caridade. Desde criança cultivou grande bondade para com os pobres e desvalidos. Ingressou na vida religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde foi professora e auxiliar de enfermagem. Fundou a Obra Social Irmã Dulce e o Hospital Santo Antônio para cuidar dos carentes e sofredores. Foi canonizada pelo papa Francisco em 2019.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE A PRESENÇA DE TEU FILHO RESSUSCITADO NA COMUNIDADE CRISTÃ SEJA UM INCENTIVO PARA QUE NÓS BUSQUEMOS PAUTAR NOSSA AÇÃO PELA TUA SANTA VONTADE.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus de misericórdia, que concedestes a Santa Dulce o dom de socorrer os necessitados nas suas enfermidades, dai-nos, por seu exemplo, o espírito de pobreza e a graça de vos servir com solicitude nos irmãos sofredores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 13 de agosto de 2025 quarta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum Santa Dulce Lopes Pontes, virgem, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Dt 34, 1-12) E Moisés morreu ali, conforme a vontade do Senhor. Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés. Leitura do livro do Deuteronômio:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1Moisés subiu das estepes de Moab ao monte Nebo, ao cume do Fasga, defronte de Jericó. O Senhor mostrou-lhe toda a terra, desde Galaad até Dã, 2todo o Neftali, a terra de Efraim e de Manassés, todo o território de Judá até o mar ocidental, 3o Negeb, a planície do Jordão, o vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Segor. 4O Senhor disse-lhe: Eis a terra que jurei a Abraão, a Isaac e a Jacó dar à sua posteridade. Viste-a com os teus olhos, mas não entrarás nela. 5E Moisés, o servo do Senhor, morreu ali na terra de Moab, como o Senhor decidira. 6E ele o enterrou no vale da terra de Moab, defronte de Bet-Fogor, e ninguém jamais soube o lugar do seu sepulcro. 7Moisés tinha cento e vinte anos no momento de sua morte: sua vista não se tinha enfraquecido, e o seu vigor não se tinha abalado. 8Os israelitas choraram-no durante trinta dias nas planícies de Moab; e, passado esse tempo, acabaram-se os dias de pranto consagrados ao luto por Moisés. 9Josué, filho de Nun, ficou cheio do Espírito de Sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as suas mãos. Os israelitas obedeceram-lhe, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 10Não se levantou mais em Israel profeta comparável a Moisés, com quem o Senhor conversava face a face. 11(Ninguém o igualou) quanto a todos os sinais e prodígios que o Senhor o mandou fazer na terra do Egito, diante do faraó, de seus servos e de sua terra, 12nem quanto a todos os feitos e às terríveis ações que ele operou sob os olhos de todo o Israel.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 65(66)

 

 

 Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida

1. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / cantai salmos a seu nome glorioso, / dai a Deus a mais sublime louvação! / Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!”    R.

Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida

2 Vinde ver todas as obras do Senhor: / seus prodígios estupendos entre os homens! / Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: / vou contar-vos todo bem que ele me fez! / Quando a ele o meu grito se elevou, / já havia gratidão em minha boca! R.

Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida

 

 

 

– 13 de agosto de 2025 quarta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum Santa Dulce Lopes Pontes, virgem, Memória

– Evangelho do dia 

 

Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão.  (Mt 18,1-5.10.12-14)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou essa reconciliação, aleluia! (2Cor 5,19).

R. Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos 15Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão16Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. 17Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. 18Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. 19Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. 20Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

13/08/25

19ª QUARTA-FEIRA TC – AI:

SANTA DULCE DOS POBRES (Brasil, séc. 20)

 

Mateus 18,15-16.20: “Disse Jesus a seus discípulos: - Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas... Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”

 

Jesus, o senhor queria que a sua nova família, reunida pela fé e pelo amor, fosse uma comunidade de fraternidade e de paz.

Ao mesmo tempo, o senhor sabia muito bem do desafio que representa viver e crescer em comunidade, porque somos fracos e falhos.

Por isso, o senhor nos ensinou a não sermos omissos diante dos erros e das ofensas do próximo, mas que procuremos corrigir o irmão ou a irmã com muita caridade, essa caridade pede discrição, para que tudo se resolva, enquanto possível num diálogo pessoal, sem manchar o nome da pessoa diante dos outros.

Quando a ofensa persiste, ainda é preciso ser discreto e dialogar novamente apenas em dois ou três.

 E o senhor conferiu uma dimensão sacramental a essa forma fraterna de resolver problemas de relacionamento, porque deu-nos a garantia da sua presença, sempre que nos reunimos em dois ou três em seu nome, não somente para orar, mas também para reconciliar e ganhar nossos irmãos.

Senhor, seria tão bom que praticássemos essas suas palavras em nossas famílias, em nossas comunidades e dentro da sociedade.

Certamente, iríamos evitar muitas antipatias, divisões e polarizações insuperáveis.

Penetre as nossas mentes e os nossos corações com o seu Espírito de coragem e de caridade, para que tenhamos a sua sabedoria e coloquemos em prática as suas palavras em todos os nossos relacionamentos.

 

Mãe de Jesus, ajude-nos a viver em unidade, a sermos transparentes e sinceros uns com os outros, sem esconder os conflitos, e a agirmos sempre com muito respeito e caridade, para que procuremos sempre ganhar nossos irmãos e manter a nossa união. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Como no tempo de Jesus, também hoje muitos se interrogam sobre quem é o mais importante… Grandes líderes políticos, que conduzem os destinos do mundo, ou mesmo os líderes religiosos, que presidem a Igreja, muitas vezes se deixam dominar pelo poder e status social, promovendo a cultura da idolatria em vez da fé. Para agravar a situação, hoje temos o fenômeno dos “influenciadores digitais”, que difundem ainda mais uma cultura superficial e egocêntrica. O exemplo de Jesus se contrapõe a essa tendência, pois, quando os discípulos esperavam um exemplo de superioridade, eis que surge o exemplo da humildade: uma criança. Todo aquele que quiser ser grande, deve depositar humildemente sua confiança em Deus, tal como a criança que procura o abraço de seus pais. Pequeninos, no entanto, não são apenas as crianças, mas os que elas recordam: os humildes, simples, indefesos, desprezados…

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

  Mt 18,15-20 - Como tratar alguém que errou

 

SEMANA DA FAMÍLIA - 10 A 16 DE AGOSTO

Tema: “É tempo de Júbilo em nossa vida”

Lema “Ora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5)”.

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Na liturgia de hoje, lembramos de Santa Dulce dos Pobres. “Os que agem com retidão serão louvados” (Sl 63,11).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Acolhamos o convite de Jesus e nos aproximemos do Senhor com humildade e um coração contrito.
Hoje, a Palavra fala da correção fraterna e da oração comunitária. Como Maria e outros discípulos de Jesus, nos disponhamos a acolher a comunicação que o Senhor nos faz por meio de Sua Palavra.

Oração ao Espírito Santo
“Espírito Santo, que me instruíste pela Escritura, desperta em mim o desejo de estudá-la e aprofundá-la.
Espírito Santo, que inspiraste os Livros Sagrados, ensina-me a lê-los com tua visão divina, para alcançar a profundidade de tua inspiração.
Espírito Santo, que encerraste nestes textos um significado superior, ajuda-me a compreendê-lo, para descobrir a vastidão da tua doutrina e entender sua verdadeira essência.”

 

1. Leitura (Verdade)

“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós!” Este é o convite que Jesus nos faz. Que o pedido do Senhor encontre um espaço em nossas vidas e se torne concreto no nosso cotidiano.

“Em várias passagens, Jesus nos ensina a ‘tomar a cruz’, ‘perder a vida’, ‘dar a outra face’, o que pode parecer desumano em uma sociedade que valoriza a realização pessoal. Contudo, Jesus não nos chama para a anulação diante do mal, mas sim para uma atitude de autoridade moral, buscando o diálogo e a ajuda em nome do Senhor. É assim que ele promete estar conosco onde dois ou três se reunirem em Seu nome.”

 

2. Meditação (Caminho)

Deus, Pai de infinito amor, nos perdoa e nos recria em Sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de Sua comunhão. Quando sentimos Seu amor, também somos chamados a estender esse amor aos nossos irmãos por meio da misericórdia, da bondade e do perdão.
O perdão é um movimento desafiador, pois exige que saíamos de nós mesmos e nos aproximemos daqueles a quem ofendemos ou que nos ofenderam. No entanto, ele é essencial para mantermos relacionamentos saudáveis e curarmos nossas feridas. O perdão só pode ser verdadeiro quando é alimentado pelo amor.
A reconciliação e o perdão são dons divinos, que nos capacitam a perdoar aos outros e a nós mesmos.

 

3.Oração (Vida)

Agradeçamos a Deus por Seu amor e misericórdia, que nos ensina a perdoar. Entreguemos a Ele as pessoas que vivem na dor da falta de perdão e reconciliação.
Peçamos ainda:
“Senhor, concede-nos um coração aberto à tua graça e ensina-nos a perdoar a quem ainda não amamos com verdadeiro amor fraterno.”

“Deus, Pai de bondade e misericórdia, que acolhes todos os que se aproximam de Vós com o coração arrependido, acolhei meu pedido de perdão pelas faltas cometidas contra Ti e meus irmãos.
Senhor Jesus Cristo, Mestre de ternura e amor, que devolveu a vida a tantos que estavam imersos no pecado, conduzi-me nos caminhos do perdão e fortalecei minha alma para que tenha a humildade de pedir perdão e a misericórdia de saber perdoar.
Espírito Santo, Consolador da alma, inspirai em meu coração gestos de bondade e ternura, que tragam aos corações angustiados a beleza do perdão e as graças da reconciliação. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Quais aspectos do mistério de Deus essa passagem permite conhecer? Qual palavra encontrou sintonia com sua realidade atual? Quais compromissos deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

 

“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário