segunda-feira, 18 de agosto de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! <<=>>Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu. – (Mt 19,16-22)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 GARÇA/SP, 18 de agosto de 2025 (segunda-feira) 230º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SER INTEIRAMENTE HONESTO CONSIGO É MESMO UM BOM EXERCÍCIO.

(Freud)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL EM DEFESA DAS COTAS RACIAIS

DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

DIA DOS RELIGIOSOS

DIA DAS VOCAÇÕES RELIGIOSAS

DIA DO OBREIRO EVANGÉLICO

DIA DO ESTAGIÁRIO

DIA DO JOVEM BATISTA

DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL

DIA DA LIBERTAÇÃO HUMANA

DIA DA PENITÊNCIA

DIA DA REVOLUÇÃO CULTURAL CHINESA

DIA DO FESTIVAL CHINÊS DOS FANTASMAS

DIA DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

DIA DA POESIA RUIM

DIA DO GUARANÁ ANTARCTICA

DIA DA FUNDAÇÃO DA ADIDAS NA ALEMANHA

DIA DA FUNDAÇÃO DO YPIRANGA FUTEBOL CLUBE DE ERECHIM-RS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cajuru - Guarani D'Oeste (São Paulo) Bom Jardim de Goiás (Goiás) Petrolândia (Santa Catarina) Cruz Alta - Tenente Portela (Rio Grande do Sul) Caririaçu (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BERNARDO MECENERO  (filho da Telma Macrocontábil Conessa-Garça/SP) MOaCIR CESaR MEDEIRoS (agropecuarista-Três Lagoas /MS) MARCELA ALVES DOS REIS DE OLIVEIRA (EQ 11 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça-Paroquia São Pedro-Garça /SP)APARECIDA RITA DA CRUZ ZEINE (Lions Clube Vera Cruz /SP)JOSÉ AUGUSTO FERRAZ DE CAMPOS (Prof. Fatec - Marilia /SP)) JOSÉ CARLOS AUGUSTINHO (Pesqueiro Jacaré-Garça /SP) LUIS ANTONIO RAVAZZI F. JUNIOR (Zappin Móveis -Garça /SP)JAIRO PIRES FILHO (Garça /SP) NAUDERT BRAGA SEGUNDO (Campinas /SP)HEITOR SIMÃO (Cassilândia /MS)DEBORA ALVES DA SILVA ESTEVINHO (São Paulo /SP) LAURA G. SOUTO (Garça /SP)  PAULA MENABO (Garça /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ NOSSA SENHORA DA CARPIÇÃO

■ SANTA HELENA

■ SANTO AGÁPITO

■ SANTO EÓNIO

■ SANTO EZEQUIEL MORENO Y DÍAZ

■ SANTO ALBERTO HURTADO CRUCHAGA

■ SANTOS MÁRTIRES DA "MASSA CÂNDIDA"

■ SÃO FIRMINO DE METZ

■ SÃO LEÃO DE MIRA

■ SÃO MACÁRIO DE BITÍNIA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

 

 Caminho para a Vida Eterna    Mt 19,16-22 - A Deus tudo!

 

A verdadeira riqueza é aquela que compartilhamos com os outros, vivendo o amor que Cristo nos ensina.

 

– Antífona 

 

– Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, vede a face do eleito, vosso Ungido! Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! (Sl 83,10s)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Ingratos e insensíveis diante das maravilhas operadas por Deus, “os filhos de Israel… fizeram o que desagrada ao Senhor”. A liturgia nos convida a percorrer o caminho que leva a Deus e à partilha dos bens.

 

– Oração 

 

“PAI, QUERO ESTAR SEMPRE EM COMUNHÃO CONTIGO, POIS SÓ TU ÉS BOM. QUE EU POSSA, ASSIM, CONHECER A TUA VONTADE E COLOCÁ-LA EM PRÁTICA, POIS ESTE É O CAMINHO DA SALVAÇÃO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 17 de agosto de 2025 domingo da 20ª Semana do Tempo Comum – Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, Solenidade –

 

– Liturgia da Palavra 

Mulher revestida de esplendor, Maria reconhece as maravilhas que Deus nela realizou em favor do povo. Ela é o grande sinal da nova humanidade redimida pelo seu Filho.

 

 

1ª Leitura (Jz 2,11-19) O Senhor mandou-lhes juízes; eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir.  Leitura do Livro dos Juízes:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 11 os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cananeus. 12 Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor. 13 Afastaram-se do Senhor, para servir a Baal e a Astarte. 14 Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 15 Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema. 16 Então o Senhor mandou-lhes juízes, que os livrassem das mãos dos saqueadores. 17 Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles. 18 Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz, e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 19 Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Pistas para reflexão: Nem sempre reconhecemos a iniciativa salvífica de Deus, anunciada pelos que falam e agem em seu nome e acabamos caindo na infidelidade a ele. Reconheçamos a ação de Deus que brota dos lideres que verdadeiramente amam e servem o seu povo.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 105(106)

 

 

 Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

1. Não quiseram suprimir aqueles povos / que o Senhor tinha mandado exterminar; / misturaram-se, então, com os pagãos / e aprenderam seus costumes depravados. R.

Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

2.  Aos ídolos pagãos prestaram culto, / que se tornaram armadilha para eles; / pois imolaram até mesmo os próprios filhos, / sacrificaram suas filhas aos demônios. R.

Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

3. Contaminaram-se com suas próprias obras, / prostituíram-se em crimes incontáveis. / Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, / e o Senhor abominou a sua herança. R.

Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

3. Quantas vezes o Senhor os libertou! / Eles, porém, por malvadez o provocavam. / Mas o Senhor tinha piedade do seu povo / quando ouvia o seu grito na aflição. R.

Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

 

 

 

– 17 de agosto de 2025 domingo da 20ª Semana do Tempo Comum – Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, Solenidade –

– Evangelho do dia 

 

Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu.   (Mt 19,16-22)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o Reino dos Céus (Mt 5,3). 

R. Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, 16 alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17 Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18 O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20 O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21 Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22 Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Pistas para reflexão: A proposta da partilha entristeceu o jovem rico que decidiu seguir outro caminho. A perfeição – a “vida eterna” – consiste em sermos solidários e partilhar os bens.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

18/08/25

20ª SEGUNDA-FEIRA TC - AI

 

Mateus 19,16-17.20-22: “Alguém aproximou-se de Jesus e disse: - Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna? Jesus respondeu: - Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos... O jovem disse a Jesus: - Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta? Jesus respondeu: - Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico”.

 

Senhor, um jovem buscou o senhor com a inquietação sobre como alcançar a vida eterna.

 O senhor o acolheu com carinho e lembrou-lhe que bastava ser fiel aos Dez Mandamentos para possuir a vida eterna.

Mas, aquele jovem sonhava com algo mais, talvez pensasse em tornar-se seu discípulo.

Quando o senhor lhe propõe o desapego dos seus bens para partilhar com os pobres, a riqueza falou mais alto e ele foi embora.

Contudo, é curioso que ele se afastou ‘cheio de tristeza’.

É como se pressentisse que, ao recusar o seu convite e voltar para o seu mundo de ganância, já não teria a alegria de viver, porque daquele momento em diante nada e ninguém iriam preencher de sentido a sua vida.

Senhor, o mês de agosto celebra a vida cristã como resposta a uma vocação, que manifesta um chamado pessoal feito pelo senhor, porque somente o seu chamado confere um sentido maior a tudo o que possamos construir neste mundo, desde uma família e uma profissão, até o ministério e a consagração religiosa.

No entanto, nós vivemos numa sociedade, cuja cultura pouco se importa com vocação.

O importante é ter uma profissão ou um trabalho que renda muito, porque o sucesso pessoal está condicionado à capacidade de ganhar, de amontoar e de gastar à vontade.

Essa é a triste e eterna competição social, capaz de privilegiar uns poucos e frustrar muitos.

Mesmo aqueles que conseguem sucesso material e até científico e tecnológico, ao longo do tempo correm o risco de uma frustração existencial imensa.

Senhor, faça-nos acreditar que a existência humana somente se realiza de verdade, quando respondemos a uma vocação e abraçamos uma missão, como um ideal muito acima das ambições terrenas.

A verdadeira sabedoria está em escutar a sua voz, que nos chega através da sua Palavra, e nos convoca para abraçar uma determinada profissão, ou para formar uma família, ou ainda para consagrar-se ao ministério ordenado ou à vida religiosa.

Sem vocação não há missão que nos realize. Com vocação, vinda do seu chamado, somos capazes de nos sentires realizados e felizes em tudo o que fizermos neste mundo.

Senhor, ajude-nos a escutar o seu chamado em nosso coração e a abraçar com amor e perseverança a missão que nos confiar.

 

Maria santíssima, a senhora é o mais belo exemplo de vocação e de missão de um ser humano, em total ligação com a Palavra divina. Interceda por nós, e pelos nossos jovens, para que busquemos na voz do seu Filho a direção correta para as nossas vidas. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Novo ensinamento de Jesus sobre a riqueza. Os Mandamentos de Deus são bastante claros, mas, desde Moisés até hoje, passando pelo tempo de Jesus, é difícil segui-los plenamente. O exemplo que Mateus apresenta se multiplica ao longo da história: um homem bastante fiel aos Mandamentos, mas incapaz de renunciar aos bens materiais para seguir Jesus. Poderíamos até dizer que o dinheiro é a maior idolatria que impede o culto verdadeiro a Deus. Por dinheiro, muitos são capazes de abandonar princípios morais e éticos, buscando unicamente o poder, o ter e o prazer. Somos convidados por Cristo a romper com essa lógica consumista que afasta da fé. Cristo nos convida a segui-lo na obediência, de modo que possamos experimentar o amor verdadeiro na simplicidade da pobreza.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

  Mt 19,16-22 - A Deus tudo!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Neste novo dia, ao nos encontrarmos com o Senhor através da leitura orante, entregamos a Ele todas as experiências que viveremos. Pedimos, com humildade, as luzes e as graças necessárias para nossa jornada.

Silencie seu coração e repita algumas vezes: “Espírito Santo, precisamos de vossa orientação para escolher o caminho certo a seguir.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho de hoje, quantas vezes for necessário. Busque entender o contexto do relato: a conversa do jovem com Jesus, suas perguntas, os mandamentos e a resposta de Jesus. O que o texto transmite para você?

A proposta de Jesus é clara e direta: vender os bens e segui-lo. Embora essa ação possa ser interpretada em uma dimensão espiritual, ela também é vivida de maneira concreta, como mostram os primeiros cristãos. Muitos deles, pessoas ricas e cultas, após conhecerem o Evangelho, usaram suas riquezas e conhecimentos para ajudar os mais necessitados, criando hospitais e abrigos para os pobres. Estes cristãos são lembrados até hoje como pilares da fé cristã.

 

2. Meditação (Caminho)

Busco entender o que o Senhor me comunica por meio dessa passagem.
Onde está meu coração? Quais são as minhas necessidades mais profundas?
Será que sou rico(a) e, por isso, me prendo ao que tenho, esquecendo de Deus e dos outros?
Ou sou pobre em bens materiais, mas rico(a) de amor e generosidade?
Estou disposto(a) a seguir Jesus com toda a radicalidade que Ele exige?
Em poucas palavras, qual é o convite que essa Palavra faz a mim?

 

3.Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, adoramos-Te, Filho amado do Pai, único caminho para chegar a Ele. Louvamos-Te e agradecemos por ser o exemplo que devemos seguir. Com humildade, queremos aprender de Ti a visão, o julgamento e a ação. Queremos ser atraídos por Ti, para que, ao seguir Tuas pegadas, possamos viver a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos e buscando, em tudo, a vontade do Pai. Aumenta nossa esperança e impulsiona nossos passos. Que possamos refletir Tua imagem em nossas vidas, para que, um dia, Te possamos contemplar eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O maior mandamento é o amor vivido de maneira radical. Uma fé sem amor não tem sentido. Como você planeja viver os apelos que o Senhor lhe fez neste dia?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me guiar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus, Pai de amor e bondade, desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário