quinta-feira, 7 de agosto de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. – (Mt 16,13-23)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 GARÇA/SP, 07 de agosto de 2025 (quinta-feira) 219º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUANDO NÃO SOUBERES PARA ONDE IR, OLHE PARA TRÁS E SAIBA PELO MENOS DE ONDE VENS.

(Provérbio africano)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA LEI MARIA DA PENHA 

 DIA NACIONAL DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO 

 DIA DO MARATONISTA 

 DIA DO PERDÃO 

 DIA DAS IRMÃS 

 DIA DO ESCULTOR 

 DIA DO CORAÇÃO PÚRPURA 

 DIA DO ADOLESCENTE BATISTA 

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA COSTA DO MARFIM 

 DIA DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS

 DIA DA LEI DO MANDADO DE SEGURANÇA – 

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08) 

 SEMANA DA JUVENTUDE (de 05 a 11/08) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ■■Conceição do Tocantins (TocantinsFeliz Deserto (AlagoasLaranjeiras (SergipeGoianinha (Rio Grande do NorteCipotânea (Minas GeraisPainel (Santa CatarinaPasso Fundo (Rio Grande do SulKaloré (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BENEDITA TAVARES (Esposa do Bruno Macrocontábil Conessa-Garça/SP) ■PDG SELMA ARAGÃO (Lions Clube Rio de Janeiro Copacabana/RJ) MARCIA SUELY PINHEIRO BELLINI (Lions Clube TUPà/SP)CARLA MARIA BARACAT LAPENDA JANZANTI (Garça /SP) ■VILMA DE FARIA (Garça /SP) ■NIVALDO SILVA (Nova Andradina/MS)ANDRÉIA KEMP (Lupércio /SP)PRISCILA QUIORATO FARO (Rio de Janeiro /RJ)NILDA MARQUES (Garça /SP)NEUZA DIAS (Garça /SP)LINEU GUIMARÃES FILHO (Garça /SP)DALTON ALEIXO (Itatiba/SP)ERIKA MAGALHAES (EMCA-Garça /SP) NELSON PRADO (Garça /SP) LUCAS MIRANDA COSTA (Filhote da DG Jaqueline/Wladimir-Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NELY BALAGUEL SR. DE ALMEIDA e SIDNEY ALESSANDRO R. DE ALMEIDAó1993ó32 ANOS (Garça /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ NOSSA SENHORA DA ROCHA 

■ SÃO CAETANO DE THIENE 

■ SÃO DOMÉCIO DA PÉRSIA 

■ SÃO DONACIANO 

■ SÃO DONATO DA FRANÇA 

■ SÃO DONATO DA ITÁLIA 

■ SÃO FELICÍSSIMO 

■ SÃO MIGUEL DE LMORA 

■ SÃO VITRÍCIO 

■ SANTO AGAPITO

■ SANTO ALBERTO DÉGLI ABBÁTIO

 SÃO SISTO II E COMPANHEIROS

 SANTA AFRA E SUAS COMPANHEIRAS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

 

 A Profissão de Fé de Pedro    Mt 16,13-23 - Uma comunidade nova!

 

A verdadeira identidade de Jesus é revelada não apenas nas palavras, mas nos gestos de fé e no exemplo de Sua paixão.

 

– Antífona 

 

– Vinde, ó Deus, em meu auxílio, apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me. Sois meu Deus libertador e meu auxílio. Não tardeis em socorrer-me, ó Senhor! (Sl 69,2.6)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Os “filhos de Israel” facilmente se esquecem das intervenções do Senhor em favor deles. Confiemos sem cessar na Providência de Deus; afinal, ele é o Pastor, ao passo que nós somos as “ovelhas que conduz com sua mão”.

 

– Oração 

 

“PAI, CONSOLIDA MINHA FÉ, A EXEMPLO DO APÓSTOLO PEDRO QUE, EM MEIO ÀS PROVAÇÕES, SOUBE DAR, COM O SEU MARTÍRIO, TESTEMUNHO CONSUMADO DE ADESÃO A JESUS.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho unigênito, confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, e mostrastes, de modo admirável, a plenitude da nossa adoção de filhos; concedei a nós vossos servos e servas, que, ouvindo a voz do vosso próprio Filho amado, mereçamos ter parte em sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 07 de agosto de 2025 quinta-feira da 18ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Nm 20,1-13) Sua veste era branca como neve. Leitura da Profecia de Daniel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1toda a comunidade dos filhos de Israel chegou ao deserto de Sin, no primeiro mês, e o povo permaneceu em Cades. Ali morreu Maria, e ali mesmo foi sepultada. 2Como não havia água para o povo, este juntou-se contra Moisés e Aarão, 3e, levantando-se em motim, disseram: “Antes tivéssemos morrido quando morreram nossos irmãos diante do Senhor! 4Para que trouxestes a comunidade do Senhor a este deserto, a fim de que morrêssemos, nós e nossos animais? 5Por que nos fizestes sair do Egito e nos trouxestes a este lugar detestável, em que não se pode semear e que não produz figueiras, nem vinhas, nem romãzeiras, e, além disso, não tem água para beber?” 6Deixando a comunidade, Moisés e Aarão foram até a entrada da tenda da reunião e prostraram-se com a face em terra. E a glória do Senhor apareceu sobre eles. 7O Senhor falou então a Moisés, dizendo: 8“Toma a tua vara e reúne o povo, tu e teu irmão Aarão; na presença deles, ordenai à pedra e ela dará água. Quando fizeres sair água da pedra, dá de beber à comunidade e aos seus animais”. 9Moisés tomou então a vara que estava diante do Senhor, como lhe fora ordenado. 10Depois, Moisés e Aarão reuniram a assembleia diante do rochedo, e Moisés lhes disse: “Ouvi, rebeldes! Poderemos, acaso, fazer sair água desta pedra para vós?” 11E, levantando a mão, Moisés feriu duas vezes a rocha com a vara, e jorrou água em abundância, de modo que o povo e os animais puderam beber. 12Então o Senhor disse a Moisés e a Aarão: “Visto que não acreditastes em mim, para manifestar a minha santidade aos olhos dos filhos de Israel, não introduzireis este povo na terra que lhe vou dar”. 13Estas são as águas de Meriba, onde os filhos de Israel disputaram contra o Senhor e ele lhes manifestou a sua santidade.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 94(95)

 

 

 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba.

1. Vinde, exultemos de alegria no Senhor, / aclamemos o rochedo que nos salva! / Ao seu encontro, caminhemos com louvores / e, com cantos de alegria, o celebremos! R.

 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba.

2.   Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, / e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! / Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor, † e nós somos o seu povo e seu rebanho, / as ovelhas que conduz com sua mão.– R.

 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba.

3. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: † “Não fecheis os corações como em Meriba, / como em Massa, no deserto, aquele dia, / em que outrora vossos pais me provocaram, / apesar de terem visto as minhas obras”.  – R.

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba.

 

 

 

– 07 de agosto de 2025 quinta-feira da 18ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.  (Mt 16,13-23)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Tu és Pedro e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja. / E as portas do inferno / não irão derrotá-la! (Mt 16,18). 

R. Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

07/08/25

18ª QUINTA-FEIRA TC – AI

 

Mateus 16,21-23: “Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: - Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça! Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: - Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”.

 

Senhor, como foi difícil aos seus discípulos compreenderem que o seu Evangelho era um caminho de amor como doação total de si mesmo pela nossa salvação.

Não seria jamais um caminho de sucesso social, político e religioso.

Eles seguiam o senhor com entusiasmo, encantavam-se com suas pregações e seus milagres, de tal modo que o seu sofrimento e morte estava totalmente fora das suas cogitações.  Quando Pedro confessou, em nome de todos, que o senhor era o Messias esperado e também o Filho do Deus vivo, tudo o que os discípulos esperavam era que o senhor iria conquistar o trono de Herodes e o Templo de Jerusalém.

Por isso, o anúncio imediato que fez da sua condenação à morte, das torturas e da crucifixão, soou como um absurdo aos seus ouvidos.

Quase não prestaram atenção ao falar que ressuscitaria no terceiro dia, e Pedro o repreendeu seriamente, como se tivesse dito algo “politicamente” incorreto.

Mas, ele não esperava a sua reação, chamando-o de Satanás, de pedra de escândalo e de pensamento mundano, que não pensava as coisas de Deus, mas as coisas dos homens.

Senhor, em nossos dias há pregadores que afirmam seguir o seu caminho, mas sem os sofrimentos da cruz.

Negam o valor do sinal maior do seu amor redentor por nós: sua rejeição, sua dor, sua cruz.

Criaram uma tal ‘teologia da prosperidade’, que o invoca aos gritos para obter curas e vantagens econômicas, políticas e sociais.

Assim, têm arrebanhado sempre mais seguidores para seus movimentos e seitas.

Será que não está na hora do senhor repetir a eles o que disse a Pedro?

Senhor, faça-nos acreditar e compreender que, quem não o segue até a cruz, como sacrifício de amor, de compaixão e de justiça, não será digno de participar da sua Páscoa.

Ajude-nos a imitar o seu amor, até nos momentos de cruz, para que mereçamos participar da sua ressurreição.

 

Maria santíssima, a senhora seguiu com fidelidade o seu Filho, desde a concepção até ficar de pé junto a sua cruz. Hoje a senhora já participa da sua glória na comunhão da Trindade santa. Rogue por nós e não nos deixe cair na tentação de uma fé cristã fácil e acomodada aos critérios deste mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O que você costuma dizer quando alguém pergunta quem é Jesus Cristo para você? O que ele significa para a sua vida? Agora, imagine se o próprio Jesus lhe fizesse essa pergunta. Deveríamos saber de imediato o que responder. Pense nisso por alguns instantes… Na narração do Evangelho de hoje, Jesus pretende despertar nos discípulos o desejo de aprender mais a respeito da sua identidade e missão. O fato de Jesus responder afirmativamente a Pedro, confiando posteriormente a ele as chaves do Reino, significa que a Igreja é hoje o lugar privilegiado para vivermos a nossa fé. Todos podem (e devem) ter devoções particulares e práticas individuais de fé, mas é na comunidade (Igreja, sob a direção do papa, sucessor de Pedro) que temos a garantia de seguir os passos do Mestre e onde mantemos o depósito da fé.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

   Mt 16,13-23 - Uma comunidade nova!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando nosso coração e pedindo ao Senhor a graça de permanecer na Sua presença, acolhendo com todo o nosso ser a Sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração de Profissão de Fé
“Senhor Jesus, eu professo e acredito que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Tu és o meu Senhor e Salvador. Torna a minha fé forte, como a de Pedro, e dá-me coragem para falar de Ti aos outros, para que eles possam conhecê-Lo pessoalmente como Senhor e Salvador, e crescer no conhecimento do Teu amor.”

 

1. Leitura (Verdade)

Nesta primeira parte da leitura orante, você é convidado a fazer a leitura do Evangelho e a responder à pergunta: o que diz o texto bíblico? Leia o texto quantas vezes achar necessário e identifique seu tema central. Destaque os verbos e os personagens presentes na narrativa.

 

2. Meditação (Caminho)

Hoje, Cristo olha para cada um de nós, para o nosso coração, e novamente pergunta: “E para você, quem sou eu?” Qual é a minha resposta a esta grande pergunta?
A resposta que Ele espera de nós não pode ser apenas verbal, mas principalmente prática e vivencial. Amando o próximo como Ele nos amou e servindo aos mais necessitados, proclamamos em alto e bom som quem é Cristo para nós!
Você já percebeu que tudo o que você faz na terra tem repercussão no céu?

 

3.Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé:
“Senhor, eu creio. Quero crer em Ti. Te louvo pelo dom da fé e reconheço que ainda estou longe de ter a mesma fé de Abraão, Sara, Tobit, de tantos profetas e reis, e do mesmo modo de fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado a cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado em Tua Palavra, e que por ela me sinta exortado à fidelidade.
Diante de Tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre em meu pensamento e em minha maneira de julgar as coisas divinas e humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente Tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta.
Tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e a solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e, em Teu nome, eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e proclama Teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no Teu coração transpassado, para que, Te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém.” (Papa Paulo VI)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário