quarta-feira, 3 de setembro de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! <<<■>>>Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado. – (Lc 4,38-44)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 SETEMBRO AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 SETEMBRO VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 SETEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 GARÇA/SP, 03 de setembro de 2025 (quarta-feira) 246º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FAÇA DE TODOS OS SEUS DIAS UMA OBRA DE ARTE.

(John Wooden)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO BIÓLOGO

DIA DO DIREITO DAS MULHERES

DIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES

DIA DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

DIA DO GUARDA CIVIL

DIA DA INTERCESSÃO PELA COMUNICAÇÃO

DIA DO ARRANHA-CÉU

DIA DA LEI DE REMESSA DE LUCROS

DIA DA CULTURA JUDAICA EUROPEIA

DIA DA FUNDAÇÃO DO EBAY NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DA FUNDAÇÃO DAS LOJAS AMERICANAS NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO-RJ

SEMANA DA PÁTRIA

SEMANA DO PESCADO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ilhabela (São Paulo) Ângulo (Paraná) Ceará-Mirim (Rio Grande do Norte) Senador Pompeu (Ceará) São Gabriel da Cachoeira (Amazonas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: IVONETE ALVES BALBINO ROSSI (prima – Professora – São Paulo /SP)ANA HELOISA NOGUEIRA IZAR FIDÊNCIO (Fórum-Garça /SP) MARISA CRISTINA AP MANCINI DE OLIVEIRA (Constroleo - Garça /SP)JOSIMAR DE CASTRO (Garça /SP) EDNÉIA GUIMARÃES FREITAS MANCUZO (Garça /SP) CELIA TONON (Garça /SP) MIRIAN LARA VERONEZ BASSINI (Marilia /SP) PEDRO MACHADO LOPES (neto da Marli Lameirão-Rio de Janeiro /RJ) ERNESTO BOARETO (empresário artístico-Taquaritinga /SP) CRISTINO HERNANDEZ RESPETO (Lions Clube de Aguadilla /Porto Rico)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARINEZ NASCIMENTO AGUIAR e MARCELO TECHI ZANOTI ó1993ó32 ANOS (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) HELOISA BELINE DE ANDRADE e HELBER HENRIQUE DE ANDRADE ó2003ó21 ANOS (Garça /SP) LUCIANA FERREIRA LEME e RAFAEL LEME ó2011ó14 ANOS (PPA-CURITIBA /PR)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ NOSSA SENHORA DA CARVALHA

NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO

SÃO GREGÓRIO MAGNO

Gregorio (Itália, 540-604), de imensa preocupação pelo povo quando prefeito de Roma, abandonou a vida pública e ingressou na Ordem de São Bento. Eleito papa em 590, governou a Igreja com solicitude e caridade, promoveu a ação missionária e, particularmente, a liturgia, divulgando o gênero de música vocal que leva o seu nome.

SÃO MARINO EREMITA DE TITANO

■ SÃO CRODOGANGO

■ SÃO JOÃO PAK HU-JAE E CINCO COMPANHEIRAS

■ SÃO MARINO DE TITANO

■ SÃO MACANÍSIO

■ SÃO MANSUETO

■ SÃO RIMÁGILO

■ SÃO SANDÁLIO

■ SÃO VITALIANO

■ SANTA BASILISSA DE CÓRDOVA

■ SANTA FEBE

■ SANTO AIGULFO E COMPANHEIROS MONGES

■ SANTO AUXANO

 

Setembro - Mês da Bíblia  2025

Carta aos Romanos - “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

O Mês da Bíblia, celebrado em setembro pela Igreja, é uma tradição desde 1971. Essa iniciativa tem suas raízes no Concílio Ecumênico Vaticano II, que propôs o acesso das Escrituras Sagradas a todos os fiéis. A escolha de setembro está ligada ao o tradutor da Bíblia para o latim, São Jerônimo, celebrado no dia 30.

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

 

   E começou a servi-los…    Lc 4,38-44 - A novidade do Evangelho

 

O Senhor nos quer sadios e aptos a participar da edificação do Reino de Deus. Do contrário, continuar doente seria mais favorável à nossa salvação…

 

– Antífona 

 

– São Gregório, elevado à cátedra de Pedro, sempre buscava a face do Senhor e vivia na felicidade do seu amor.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Gregório (Itália, 540-604) foi prefeito de Roma, destacando-se como bom administrador. Desprendeu-se dos títulos e bens terrenos para se tornar monge beneditino. Eleito papa, aprofundou seus estudos bíblicos e teológicos, demonstrando grande empenho pela liturgia e pelo canto sacro. Seu exemplo nos motive a conhecer a Palavra da Verdade e ser presença de Cristo junto aos sofredores.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME FORTE PARA ENFRENTAR E VENCER AS FORÇAS MALIGNAS QUE CRUZAM MEU CAMINHO, TENTANDO AFASTAR-ME DE TI. COMO JESUS, QUERO ABALAR O PODER DO MAL DESTE MUNDO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, que cuidais do vosso povo com bondade e o governais com amor, concedei pela intercessão do Papa São Gregório Magno, o espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da vossa Igreja, a fim de que o progresso espiritual das ovelhas torne-se a alegria eterna dos pastores.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 03 de setembro de 2025 quarta-feira da 22ª Semana do Tempo Comum – São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja, Memória –

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Cl 1,1-8) A palavra de verdade chegou até vós, como no mundo inteiro. Início da Carta de São Paulo aos Colossenses:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, e o irmão Timóteo 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossas: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai. 3Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, 4pois ouvimos acerca da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, 5animados pela esperança na posse do céu. Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós. 6E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e conhecestes verdadeiramente. 7Assim aprendestes de Epafras, nosso estimado companheiro, que é, junto de vós, um autêntico mensageiro de Cristo. 8Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor que o Espírito suscitou em vós. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 51(52)

 

 

Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

1. Eu, porém, como oliveira verdejante / na casa do Senhor, / confio na clemência do meu Deus / agora e para sempre! R.

Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

2.  Louvarei a vossa graça eternamente, / porque vós assim agistes; / espero em vosso nome, porque é bom, / perante os vossos santos! R.

Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

 

 

 

– 03 de setembro de 2025 quarta-feira da 22ª Semana do Tempo Comum – São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja, Memória –

– Evangelho do dia 

 

Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.   (Lc 4,38-44)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18). 

R. Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de que os deixasse. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

03/09/25

22ª Quarta-feira TC – AI:

São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja (Itália, séc. 5)

 

Lucas 4,38-39.42-44: “Jesus, saindo da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra deste estava com febre alta, e pediram-lhe por ela. Inclinando-se sobre ela, deu ordem à febre e esta a deixou; e ela, levantando-se logo, pôs-se a servi-los... Ao amanhecer, saiu e dirigiu-se para um lugar solitário. As multidões começaram a procurá-lo, e encontrando-o, queriam retê-lo, para que não as deixasse. Mas ele respondeu-lhes: - É necessário que eu anuncie a Boa-Nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado. E andava pregando pelas sinagogas da Judéia”.

 

Jesus, o seu jeito de evangelizar ia desde o cuidado por uma só pessoa, como a sogra de Simão Pedro, até ao acolhimento de multidões, que certamente o deixavam muito cansado.

O senhor encontrava o seu descanso, retirando-se para conversar com o Pai.

Esse equilíbrio entre atividade intensa e momentos de silêncio e de meditação davam-lhe a força para cumprir sua missão de anunciar a Boa Nova do Reino de Deus e é um exemplo importante para nós.

Seu olhar se estendia a todos os povoados e cidades, deixando-nos um exemplo maravilhoso de inquietação missionária, ou seja, de uma Igreja em saída missionária.

Senhor, nós somos hoje a sua Igreja. Renove em todos nós o seu ardor missionário, para que a nossa prática religiosa não se limite a um consumo individualista de bênçãos, sacramentos e devoções.

 Que tenhamos o seu sonho de testemunhar a Boa Nova da nossa fé nos dias de hoje, com a esperança de estabelecer o Reino de Deus no coração de tantas pessoas, cuja fé está debilitada, cujo amor está carente e cuja esperança anda apagada.

Ao mesmo tempo lhe pedimos que nos faça aprender a sua sabedoria de equilibrar a atividade de cada dia com a oração e a meditação, para que não nos desgastemos interiormente nem corramos o risco do cansaço do ativismo, que pode levar à decepção e ao desânimo.

 

Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, por vezes a senhora ficava preocupada com o ritmo de vida do seu Filho. No entanto, sempre que podia colaborar, estava junto dele, desde o casamento em Caná até aos pés da Cruz. Seguia seus passos, ouvia suas palavras, via seus milagres, guardando e meditando tudo em seu coração. Ajude-nos a seguir o seu exemplo, e a nos tornarmos também discípulos evangelizadores, peregrinos da esperança em nosso mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Lucas nos relata uma série de curas realizadas por Jesus, iniciando pela cura da sogra de Pedro. A proximidade assinalada pela imposição das mãos ou pelo toque é um elemento importante nesses relatos, pois realiza e expressa a transmissão do poder curador a cada doente em particular. No final, Jesus anuncia que deve ir a outros lugares, pois todos merecem receber o Evangelho da salvação. Seguir Jesus significa estar em constante movimento. Significa não se acomodar, mas estar em ação e ir ao encontro das pessoas e situações que necessitem de ajuda e apoio. Jesus cura, expulsa demônios, reza, ensina… Quem quiser segui-lo, deve fazer o mesmo, deixando que a Palavra produza frutos exteriores e interiores. Inspirado pelo Espírito, o discípulo de Jesus continua no mundo sua missão de semeador da esperança e da libertação.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

    Lc 4,38-44 - A novidade do Evangelho

 

 

 Mês da Bíblia  2025

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

A nós todos, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

 

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, 

rezando com todos os orantes do Evangelho:

Vem, Espírito Santo!

Faze de nós um só coração e uma só alma,

a fim de que o mundo creia em Jesus, ]

Filho de Deus.

 

Vem, Espírito Santo!

Faze-nos amar as Escrituras,

para reconhecermos a voz viva de Jesus.

 

Torna-nos humildes e simples,

a fim de compreendermos

os mistérios do Reino de Deus.

 

Vem, Espírito Santo!

Maria está aqui conosco,

ela nos reúne e invoca por nós

o dom do Amor e o fogo do Espírito

 

Vem, Espírito Santo! Amém!

1. Leitura (Verdade)

Abramos a Bíblia e vejamos o que diz o texto do dia? Lemos: Lc 4,38-44.

 

Naquele tempo, 38 Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

 

Refletindo
Bonito o encontro de Jesus com a sogra de Pedro que estava com febre alta. Observe a atitude: "ele parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. A febre saiu da mulher no mesmo instante". Interessante é que Jesus não fala com a sogra, mas fala com autoridade à febre. A mulher imediatamente fica curada, e tão bem, que se põe a servir os hóspedes.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Nossos esforços para viver bem, estar bem, são orientados pelo encontro com Cristo vivo?

Ou, consideramo-nos capazes e suficientes para enfrentar os desafios, dispensando a ação de Deus na nossa vida?


Meditando
Recordamos o que dizem os bispos para a Igreja na América Latina:
"A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se àqueles que trazem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja se reconhecer com a luz e a força do Espírito." (DAp 11).

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos o Pai nosso pedindo como Jesus nos ensina que sejamos libertos de "todo mal":


Pai Nosso...

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Faremos atos de fé, na certeza de que o Senhor pode nos libertar de nossos males, mesmo aqueles que temos dificuldade para vencer.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário