terça-feira, 16 de setembro de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! Jovem, eu te ordeno, levanta-te! – (Lc 7,11-17)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 SETEMBRO AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 SETEMBRO VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 SETEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 GARÇA/SP, 16 de setembro de 2025 (terça-feira) 259 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FAMÍLIA NÃO É UMA COISA IMPORTANTE, É TUDO!

(Michael J. Fox)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA LIMPEZA DOS RIOS E PRAIAS

DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DO OZÔNIO

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À TROMBOSE

DIA NACIONAL DO CAMINHONEIRO

DIA DO EMERGENCISTA

DIA DE APOIO ÀS FAMÍLIAS ADOTIVAS

DIA DE CHUSEOK (FESTIVAL DA COLHEITA COREANA)

DIA DO CAMINHONEIRO BRASILEIRO

DIA DE COLETAR PEDRAS

DIA DO DESBRAVADOR

DIA DO MAYFLOWER

DIA DO IDOSO JAPONÊS

DIA DO SOFTWARE LIVRE

DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS BATUÍRAS

DIA DOS PAIS TRABALHADORES

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO

DIA DA EMANCIPAÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS

DIA DA FUNDAÇÃO REAL HOSPITAL PORTUGUÊS DE BENEFICÊNCIA DE RECIFE-PE

DIA DA FUNDAÇÃO DA CONVENÇÃO BATISTA NACIONAL

DIA DA FUNDAÇÃO DO MAGAZINE LUIZA EM FRANCA-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DA GENERAL MOTORS NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DO INICIO DA SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cunha Paulista - Paranapuã (São Paulo) Cariré (Ceará) Brasópolis - Braúnas - Campos Gerais - Carmo de Minas - Caxambu - Esmeraldas - Guaranésia - Itaúna - Ituiutaba - Jacutinga - Lambari - Monte Alegre de Minas - Nova Resende (Minas Gerais) Ibitirama - Jaguariaíva (Espirito Santo) Paramirim (Bahia)Caçu (Goiás) Upanema (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GABRIELA PAVARINI BATAGLIA (neta da Marilena/Nilson-Garça /SP) LISANDRA SANTOS (Bauru /SP) BRUNA TOFOLLI FERREIRA (Garça /SP) MAGDA VIEIRA DOS SANTOS (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) MARILENE ROQUE FERNANDES (Lions Clube de Tupã /SP) ROSICLER DEVENS DONATI (Lions Clube de Aracruz /ES) JOUBERT JUNIOR (Lions Clube de Nova Friburgo /SP) LUCIA B. RODRIGUES (Garça /SP)GLAU OLIVEIRA RODRIGUES (Garça /SP)ARTHUR SILVEIRA MALHEIROS (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROBERTA SASSO DE OLIVEIRA e ALEANDRO RICARDO DE OLIVEIRAó2000ó25 ANOS (Garça /SP) HULDA SEABRA DOURADO e OTACÍLIO DE SOUZA DOURADOó1989ó36 ANOS (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PARANAÍBAó1961ó64ANOS e LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRAó1973ó52ANOS (Distrito LC8)  

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ São Cornélio, o Papa

SÃO CIPRIANO DE CARTAGO

Cornélio, papa, e Cipriano, bispo de Cartago (Tunísia, séc. III), pagaram com a vida sua fé em Cristo. Cornélio, de grande coração, empenhou-se pela unidade da Igreja e não desprezou aqueles que, nos momentos de perseguição, a abandonaram. Cipriano deu notável contribuição à doutrina sobre a unidade da Igreja e não hesitou em ser martirizado diante de seu rebanho.

SÃO VITOR III DE ROMA

SÃO NINIANO

SÃO FÉLIX DE NOMENTANA

SÃO JOÃO MACIAS

SÃO MARTINHO DE HUERTA

SÃO PAPIAS

SÃO PRISCO

SÃO ROGÉLIO

SÃO SERVIDEU

SÃO VITAL DE SAVIGNY

SÃO PÔNCIO DE CARTAGO

SANTA EUFÉMIA

SANTA EDITE

SANTA LUDMILA

SANTO ABÚNDIO E COMPANHEIROS

SANTO ALEXANDRE DE NOMENTANA

 

Setembro - Mês da Bíblia  2025

Carta aos Romanos - “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

O Mês da Bíblia, celebrado em setembro pela Igreja, é uma tradição desde 1971. Essa iniciativa tem suas raízes no Concílio Ecumênico Vaticano II, que propôs o acesso das Escrituras Sagradas a todos os fiéis. A escolha de setembro está ligada ao o tradutor da Bíblia para o latim, São Jerônimo, celebrado no dia 30.

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

 

  A Ressurreição do Filho da Viúva em Naim      Lc 7,11-17 - O toque que dá vida

 Em momentos de dor e desespero, a misericórdia de Deus nos alcança, trazendo consolo, esperança e vida onde há morte..

 

– Antífona 

 

– Alegram-se nos céus os santos que seguiram os passos de Cristo. Por seu amor, derramaram o próprio sangue; por isso, com ele exultam eternamente.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Cornélio e Cipriano, ambos do século 3º, sofreram o martírio em nome da fé e da unidade dos cristãos. O papa Cornélio morreu no exílio em 253. O bispo Cipriano, cujos escritos são preciosa documentação sobre a fé e o culto, organizou a Igreja na África. Renovemos nossa disposição de seguir o Cristo também nas situações adversas, seguindo o exemplo de pastores zelosos que governam a Igreja de Deus sendo doadores de vida.

 

– Oração 

 

“PAI, TORNA-ME SENSÍVEL AO SOFRIMENTO E À DOR DE CADA PESSOA QUE ENCONTRO NO MEU CAMINHO. QUE A MINHA COMPAIXÃO SE DEMONSTRE COM GESTOS CONCRETOS.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, em São Cornélio e São Cipriano destes ao vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis; concedei que, por sua intercessão, fortalecidos na fé e na perseverança, trabalhemos incansavelmente pela unidade da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 16 de setembro de 2025 terça-feira da 24ª Semana do Tempo Comum – Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires, Memória –

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (1Tm 3,1-13) O bispo tem o dever de ser irrepreensível; do mesmo modo os diáconos possuam o mistério da fé junto com uma consciência limpa.  Leitura da primeira carta de São Paulo a Timóteo::

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimo, 1eis uma palavra verdadeira: quem aspira ao episcopado saiba que está desejando uma função sublime. 2Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, modesto, hospitaleiro, capaz de ensinar. 3Não deve ser dado a bebidas nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado. 4Deve saber governar bem sua casa, educar os filhos na obediência e castidade. 5Pois, quem não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus? 6Não pode ser um recém-convertido para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio. 7Importa também que goze de boa consideração da parte dos de fora para que não se exponha à infâmia e caia nas armadilhas do diabo. 8Do mesmo modo os diáconos devem ser pessoas de respeito, homens de palavra, não inclinados à bebida, nem a lucro vergonhoso. 9Possuam o mistério da fé junto com uma consciência limpa. 10Antes de receber o cargo sejam examinados; se forem considerados dignos, poderão exercer o ministério. 11Também as mulheres devem ser honradas sem difamação mas sóbrias e fiéis em tudo. 12Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e saibam dirigir bem os seus filhos e a sua própria casa. 13Pois os que exercem bem o ministério, recebem uma posição de estima e muita liberdade para falar da fé em Cristo Jesus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 100(101)

 

 

Viverei na pureza do meu coração!

1. Eu quero cantar o amor e a justiça, cantar os meus hinos a vós, ó Senhor! Desejo trilhar o caminho do bem, mas quando vireis até mim, ó Senhor? R.

Viverei na pureza do meu coração!

2.  Viverei na pureza do meu coração, no meio de toda a minha família. Diante dos olhos eu nunca terei qualquer coisa má, injustiça ou pecado.  R.

Viverei na pureza do meu coração!

3.  Farei que se cale diante de mim quem é falso e às ocultas difama seu próximo; o coração orgulhoso, o olhar arrogante não vou suportar e não quero nem ver. R.

Viverei na pureza do meu coração!

4.  Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; que eles estejam bem perto de mim! Aquele que vive fazendo o bem será meu ministro, será meu amigo.  R.

Viverei na pureza do meu coração!!

 

 

 

– 16 de setembro de 2025 terça-feira da 24ª Semana do Tempo Comum – Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires, Memória–

– Evangelho do dia 

Jovem, eu te ordeno, levanta-te!   (Lc 7,11-17)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Um grande profeta surgiu entre nós, e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16). 

R. Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!”  14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira e por toda a redondeza.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

16/09/25

24ª TERÇA-FEIRA – AI:

São Cornélio, papa e de São Cipriano, bispo, mártires do séc. 3

 

Lucas 7,11-15: “Depois Jesus foi para uma cidade chamada Naim e foram com ele seus discípulos e uma enorme multidão. Ao chegar à porta da cidade, estavam levando para a sepultura um morto que era o filho único de uma viúva; com ela havia uma multidão bem grande da cidade. Vendo-a, o Senhor teve pena dela e lhe disse: - Não chores. E aproximando-se, tocou no esquife; os que o carregavam pararam. Então disse: - Moço, eu te ordeno: levanta-te! E o morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.”

 

Jesus, o Evangelho nos conta uma cena que não devia ser tão rara em seu tempo: uma viúva, que acompanhava chorando o enterro do seu filho único. Além da imensa dor materna, talvez aquele filho representasse a única fonte de sustento da família. Antes de fazer qualquer milagre, é admirável o modo como o senhor sente a dor daquela mãe, e se enche de compaixão por ela. A solidariedade na dor manifesta o seu coração cheio de misericórdia. Ao mesmo tempo, o senhor não apenas se compadece, mas age imediatamente, para aliviar a dor daquela mulher. Ao ressuscitar aquele jovem, o senhor não somente consolou aquela mulher, mas deu um sinal imenso de esperança a todos nós, revelando um poder que nem a morte era capaz de vencer. Assim, aquele jovem foi mais um sinal de que o senhor viera para que todos tenhamos vida e vida em abundância, ou seja, a vida eterna.

Senhor, apesar da morte ser um fato natural, a perda de alguém querido, sempre provoca uma dor profunda, e quando se trata de uma criança ou de um jovem, fica a sensação de uma perda inconsolável. No Evangelho de hoje, vemos que o senhor, longe de ter sido a causa da morte do jovem, foi a causa da sua ressurreição. Eis a novidade que o seu nascimento, vida e morte na cruz trouxeram para todos nós: a morte não tem mais a última palavra, porque a sua presença pascal é garantia de vida e de ressurreição. Assim, os milagres que realizou para poucos, hoje nos servem de prova daquilo que deseja realizar para todos nós. Por isso, o povo o chamava de profeta, porque não somente pregava a libertação futura, mas já realizava os seus sinais: “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá!”

 

Nossa Senhora Aparecida, é junto à senhora que tanta gente vem enxugar suas lágrimas e sempre encontra consolo. Faça-nos compreender que a nossa fé em seu Filho ressuscitado, é a esperança segura de vida eterna para todos nós. Que Ele venha ao nosso encontro no caminho da nossa morte e nos faça ressuscitar para a vida eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Naim era um vilarejo próximo ao monte Tabor, numa colina chamada Moré ou Pequeno Hermon. Apenas Lucas descreve esse episódio da ressurreição do filho da viúva. Jesus é o centro da narrativa, com uma palavra divina e eficaz que devolve a vida ao jovem. Vemos alguns sinais que remetem ao milagre realizado por Elias (em 1Rs 17) e Eliseu (em 2Rs 4), além de antecipar o próprio evento pascal. Com a ressurreição do filho da viúva de Naim, é possível perceber que o poder divino toca o mais profundo da dor humana, restituindo-nos a dignidade de que o pecado nos priva através do horror da morte. Com a ressurreição de Cristo, toda a humanidade é liberta das cadeias da morte, porque Cristo inaugura uma vida nova, cuja característica não será o fim através da morte, mas a vivência do amor até as últimas consequências.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

  Lc 7,11-17 - O toque que dá vida

   

 Mês da Bíblia  2025

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Silencie seu coração e repita, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, precisamos da tua ajuda para descobrir o caminho que devemos seguir. Vem iluminar nossa mente e preenchê-la com tua luz. Ajuda-nos a compreender as coisas como Deus as vê e entende. Ensina-nos a adotar a sabedoria divina ao analisar o mundo e a nossa vida.”

Reflexão sobre o Evangelho

Jesus, conhecido por “ter andado pela terra fazendo o bem” (At 10,38), manifesta hoje sua misericórdia ao ressuscitar um jovem. Diante do sofrimento, Jesus se aproxima, sente compaixão e age para o bem. Ao fazer isso, ele nos revela o coração amoroso de Deus.

1. Leitura (Verdade)

Entre na cena do Evangelho, observando os dois cortejos, os locais, os personagens e as falas de cada um.

O jovem ressuscitado era galileu, como Jesus, e natural de Naim, uma pequena aldeia perto de Nazaré, uma localidade sem grande relevância até que o Mestre começou a ser conhecido. A última frase do relato destaca que a notícia se espalhou por toda a Palestina. Curiosamente, as pessoas não se assustaram quando o morto se levantou, falou e voltou para sua casa com sua mãe, mas ficaram maravilhadas com o poder do novo profeta. A palavra que devolve a vida é a mesma que consola a mãe com um “Não chores!” e ordena ao jovem: “Levanta-te!” A multidão tem razão em reconhecer que é Deus visitando seu povo.

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus é o Filho de Deus, Senhor de toda a criação, aquele por quem e para quem o universo foi formado. O “Sopro” de Vida está em Suas mãos, abrangendo tanto a vida aqui na terra quanto a eternidade. Seu “Sopro” de amor é o que movimenta e sustenta toda a criação.

 Ao meditar sobre o Evangelho de hoje, escute o que o Senhor deseja comunicar por meio deste acontecimento. Se necessário, leia novamente, permitindo que a palavra de Deus toque seu coração. Reflita sobre suas atitudes e compare-as com as dos personagens do Evangelho. O que Jesus está pedindo a você?

Como sua fé tem sido uma fonte de sustentação diante da dor da separação física e afetiva pela morte de entes queridos?

Senhor, Deus de misericórdia e compaixão, tende piedade de nós, que somos profundamente necessitados de vossa ajuda!

 

3.Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces e intenções. Reze pelas necessidades de sua família, pelos doentes, pelos cuidadores, e por todos que sofrem. O Senhor está com você e deseja ouvir suas palavras. Fale com Ele, com humildade e confiança, ao Deus que dá vida.

Se desejar, conclua com a seguinte oração:

“Jesus, divino Mestre, adoramos-vos, Filho amado do Pai, único caminho para chegarmos até Ele. Louvamos e agradecemos por sermos exemplo de vida. Com humildade, queremos aprender de Ti, para ver, julgar e agir como Tu. Desejamos ser atraídos por Ti, para que, ao seguir Teus passos, possamos viver a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos e buscando sempre a vontade do Pai. Aumenta nossa esperança e impulsiona nossa vida e ações. Ajuda-nos a refletir em nossa vida Tua imagem, para que, assim, possamos Te possuir eternamente no céu. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

SCom quem você deseja se importar hoje? Quem está em necessidade e merece sua intercessão diante de Deus? Talvez uma maneira prática de viver esta reflexão seja levar a Palavra de Deus a alguém que esteja doente.

 

Bênção

 

Que o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz nos abençoe. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Permaneçamos unidos a Jesus Cristo, nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário