sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele. – (Mc 3,13-19)

 

  


ONU # UNESCO

 2026: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2026: ANO INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 2026 UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER (OU VIVER JUNTOS) E APRENDER A SER 

 2026: ERGAMO-NOS JUNTOS: PELA JUSTIÇA. PELA HUMANIDADE. PELA PAZ.

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 23 DE JANEIRO de 2026 (sexta-feira) 23º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

FELIZ ANO NOVO 😃 FELIZ 2026 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS

É MAIS FÁCIL MURMURAR OS SENTIMENTOS DO QUE DIZÊ-LOS EM VOZ ALTA.

  (Anne Frank)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DA MEDICINA INTEGRATIVA

DIA DA ESCRITA À MÃO

DIA DA LIBERDADE

DIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL “1933”  

DIA DA FUNDAÇÃO DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ (SANEPAR) EM CURITIBA-PR

DIA  DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO DURIVAL BRITTO E SILVA (VILA CAPANEMA) EM CURITIBA-PR

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Canhoba (Sergipe) Major Vieira - Três Barras (Santa Catarina) Barão de Cotegipe (Rio Grande do Sul) Mazagão (Amapá)Paragominas (Pará)Silves (Amazonas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVIO CARLOS TURTELLI (Primo Bauru /SP)GUSTAVO BONINI (Primo–Caixa Economica Federal-Garça/SP)JULIA CASTILHO CONESSA (Filha m/sobrinho Ricardo Alexandre-Jales /SP)ErmELINDA POLICINANI DA SILVA (Comadre-Garça /SP) CIBELE HELIANA DA LUZ MARTINS (Empresária-Lions Clube de Garça/SP)WALDOMIRO PONSONI FILHO (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) CELESTINO JANUÁRIO BACELAR (pdg-dlc12-Lions Clube de Caratinga Itaúna /MG) Niel Correia de Amorim (Advogado- Equipe 09 ENS Auxiliadora Setor de Garça /SP)SANDRA MARIA HORITA ALONSO (Marilia /SP)ELIANA RODRIGUES (Chapadão do Sul /MS) RONALDA CAMILO DE ARAUJO FERNANDES (Cassilândia /MS)PAULO HENRIQUE (Fortaleza /CE)HAROLDO BERNARDES (Vera Cruz /SP)FERNANDA ZANCOPÉ RIBEIRO (Marilia /SP)CARLOS ALBERTO TRABALLI (Marilia /SP)HENRIQUE SCARPARO M. DE SOUZA (Garça /SP) DENIZE OLIVEIRA SILVA (de Garça -Valinhos /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. ANTÔNIO PADULAó1988ó38anosó (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO AGATÂNGELO

SANTO AMÁSIO

SANTO ANDRÉ CHONG HWA-GYONG

SANTO ÁQUILA

SANTO ILDEFONSO

SÃO CLEMENTE DE ANCARA

SÃO JOÃO ESMOLER

SÃO MAINBODO

SÃO SEVERIANO

SANTA EMERENCIANA

SANTA MARIANNE COPE

NICOLAU GROSS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus chama para estar com Ele   Mc 3,13-19 – Chamados para: ficar com Jesus e anunciar

 

Jesus não chama os perfeitos, chama quem aceita caminhar com Ele todos os dias.

 

– Antífona 

 

– Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor do vosso nome, ó Altíssimo (Sl 65,4).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

O chamado dos doze apóstolos se torna estímulo para nossa vocação de discípulos-missionários de Jesus. Coloquemos nossos dons a serviço do Reino de Deus e da Igreja, fazendo sempre opção pela paz e pelo bem.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR DEUS, CONCEDE-NOS UM CORAÇÃO MISERICORDIOSO E JUSTO, QUE SAIBA PERDOAR E AMAR COMO TU NOS AMAS, TODOS OS DIAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia Coleta

 

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de janeiro de 2025 sexta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

No início de sua missão, Jesus realizou um ato solene e histórico: “chamou os que ele quis” e os preparou para dar prosseguimento à sua obra no mundo. Ouçamos a Palavra que nos convida a optar sempre pelo bem contra todo mal.

 

 

1ª Leitura (1Sm 24,3-21) Não levantarei a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 3Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos das cabras monteses. 4E chegou aos currais de ovelhas que encontrou no caminho. Havia ali uma gruta, onde Saul entrou para satisfazer suas necessidades. Davi e seus homens achavam-se no fundo da gruta, 5e os homens de Davi disseram-lhe: “Este certamente é o dia do qual o Senhor te falou: ‘Eu te entregarei o teu inimigo, para que faças dele o que quiseres'”. Então, Davi aproximou-se de mansinho e cortou a ponta do manto de Saul. 6Mas logo o seu coração se encheu de remorsos por ter feito aquilo, 6e disse aos seus homens: “Que o Senhor me livre de fazer uma coisa dessas ao ungido do Senhor, levantando a minha mão contra ele, o ungido do Senhor”. 8Com essas palavras, Davi conteve os seus homens e não permitiu que se lançassem sobre Saul. Este deixou a gruta e seguiu seu caminho. 9Davi levantou-se a seguir, saiu da gruta e gritou atrás dele: “Senhor, meu rei!” Saul voltou-se, e Davi inclinou-se até o chão e prostrou-se. 10E disse a Saul: “Por que dás ouvidos às palavras dos que te dizem que Davi procura fazer-te mal? 11Viste hoje, com teus próprios olhos, que o Senhor te entregou em minhas mãos, na gruta. Renunciando a matar-te, poupei-te a vida, porque pensei: Não levantarei a mão contra o meu senhor, pois ele é o ungido do Senhor 12e meu pai. Presta atenção e vê em minha mão a ponta do teu manto. Se eu cortei este pedaço do teu manto e não te matei, reconhece que não há maldade nem crime em mim, que não pequei contra ti. Tu, porém, andas procurando tirar-me a vida. 13Que o Senhor seja nosso juiz e que ele me vingue de ti. Mas eu nunca levantarei a minha mão contra ti. 14‘Dos ímpios sairá a impiedade’, diz o antigo provérbio; por isso, a minha mão não te tocará. 15A quem persegues tu, ó rei de Israel? A quem persegues? Um cão morto! E uma pulga! 16Pois bem! O Senhor seja juiz e julgue entre mim e ti. Que ele examine e defenda a minha causa e me livre das tuas mãos”. 17Quando Davi terminou de falar, Saul lhe disse: “É essa a tua voz, ó meu filho Davi?” E começou a clamar e a chorar. 18Depois disse a Davi: “Tu és mais justo do que eu, porque me tens feito bem e eu só te tenho feito mal. 19Hoje me revelaste a tua bondade para comigo, pois o Senhor me entregou em tuas mãos e não me mataste. 20Qual é o homem que, encontrando o seu inimigo, o deixa ir embora tranquilamente? Que o Senhor te recompense pelo bem que hoje me fizeste. 21Agora eu sei com certeza que tu serás rei e que terás em tua mão o reino de Israel”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 57(56)

 

Piedade, Senhor, tende piedade.

1. Piedade, Senhor, piedade, / pois em vós se abriga a minha alma! / De vossas asas, à sombra, me achego, / até que passe a tormenta, Senhor! – R.

Piedade, Senhor, tende piedade.

2. Lanço um grito ao Senhor Deus altíssimo, / a esse Deus que me dá todo o bem. / Que me envie do céu sua ajuda  e confunda os meus opressores! / Deus me envie sua graça e verdade! – R.

Piedade, Senhor, tende piedade.

3. Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, / vossa glória refulja na terra! / Vosso amor é mais alto que os céus, / mais que as nuvens a vossa verdade! – R.

Piedade, Senhor, tende piedade.

 

 

– 23 de janeiro de 2025 sexta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele.  (Mc 3,13-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

23/01/26

2ª SEXTA-FEIRA TC – A

 

Marcos 3,13-19: “Jesus “subiu ao monte e chamou para junto de si os que ele quis, e foram até ele. Escolheu Doze para ficarem com ele e para enviá-los a pregar, com o poder de expulsar os demônios. Escolheu estes Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais deu o nome de Boanerges, isto é, filhos do trovão; André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o cananeu; e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.”

 

Jesus, ao escolher os Doze Apóstolos entre os seus muitos discípulos, certamente o senhor estava dando início a um novo Povo de Deus, que deveria substituir as doze tribos de Israel, e que iria acolher membros de todos os povos da terra, e não mais apenas do povo de Israel.

A primeira condição para serem Apóstolos foi de estarem e permanecerem com o senhor, formando uma pequena comunidade de aprendizes das suas ideias e do seu jeito de evangelizar. Era preciso estar e conviver com o senhor, no trabalho, na oração e na partilha, para que se preparassem para serem enviados a pregar com autoridade, e para expulsar o mal presente no mundo.

Sua pregação era dar testemunho da sua convivência com o senhor, comunicar a sua Palavra, e principalmente, proclamar que o senhor tinha ressuscitado verdadeiramente, e pelo seu Espírito, continuava sempre presente em nosso meio.

Hoje, temos muita formação, até de faculdades teológicas, multiplicamos as reuniões, mas somos carentes desse ‘estar e permanecer’ com o senhor.

Talvez, seja por isso que temos tanta dificuldade para conseguir enxergar e, menos ainda, expulsar o mal presente nas estruturas e nas instituições da nossa sociedade.

Para muitos cristãos, seu Evangelho está reduzido a uma terapia psico-espiritual, quase individualista, que pouco ou nada tem a ver com as estruturas erradas do mundo atual.

Senhor, ensine-nos a viver na sua presença, a ficar sempre com o senhor, para que o senhor consiga formatar nossas ideias, palavras e ações a partir da sua Palavra e do seu exemplo. Queremos ser discípulos-missionários, como foram os seus apóstolos e milhares de santos e santas.

Que o seu Espírito nos ajude a viver unidos com o senhor, pela graça, pela amizade e pela proximidade com o seu coração.

 

Maria santíssima, a senhora é a mais perfeita discípula-missionária do seu Filho, interceda por nós e ajude-nos a viver sempre próximos dele. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Dentre todos os seus seguidores e discípulos, Jesus escolhe doze para o acompanharem mais de perto, viverem em comunidade com ele e serem preparados para darem continuidade à sua missão no futuro. O número doze remete às tribos de Jacó, que saíram do Egito e deram início à nação de Israel, simbolizando que a Igreja nascente é o novo povo de Deus, o novo Israel. Entre os doze, temos homens de origens diversas, de diferentes idades e profissões. Temos inclusive um traidor (Judas) e uma “rocha” (Pedro), que assumirá a liderança do grupo e da Igreja nascente por ordem do próprio Cristo. Marcos não nos revela nenhum critério claro nas escolhas de Jesus, nem mesmo os outros evangelistas tocam nesse tema. Simplesmente chamou doze que provavelmente considerou mais disponíveis para a missão, certamente não os doze melhor preparados ou mais justos. É importante compreender isso para perceber que a Igreja não é composta por pessoas “perfeitas”, mas sim por pessoas disponíveis para a missão e para seguir Cristo sempre e em tudo.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,13-19 – Chamados para: ficar com Jesus e anunciar

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor Jesus, chama-nos para estar contigo. Silencia nosso coração, fortalece nossa fé e ensina-nos a escutar tua voz no meio da vida diária. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho mostra Jesus que chama os Doze para estarem com Ele e serem enviados. A missão nasce da convivência com Cristo e da escuta da sua Palavra.

2. Meditação (Caminho)

Tenho reservado tempo para estar com Jesus ou vivo apenas ocupado com as tarefas? Ele me chama no dia a dia, no silêncio e na rotina, para segui-lo com fidelidade.

3.Oração (Vida)

Jesus, aceita-me como sou. Dá-me um coração disponível para responder ao teu chamado e coragem para viver a missão que confiaste a mim. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo Jesus que chama e envia. Sou chamado a viver minha fé com simplicidade, sendo sinal de amor e serviço onde eu estiver.

 

Bênção

 

O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor te conceda fidelidade e paz.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário