sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ É João Batista, a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou. – (Mc 6,14-29)

 

  


ONU # UNESCO

 2026: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2026: ANO INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 2026 UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER (OU VIVER JUNTOS) E APRENDER A SER 

 2026: ERGAMO-NOS JUNTOS: PELA JUSTIÇA. PELA HUMANIDADE. PELA PAZ.

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 06 DE FEVEREIRO de 2026 (sexta-feira) 37º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS

APENAS COM O CORAÇÃO QUE SE PODE VER DIREITO, O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS.

  (Saint-Exupéry)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL

DIA Mundial da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina

DIA DA ALIANÇA BATISTA MUNDIAL

DIA DO HOMEM PRESBITERIANO

DIA DA AFRODITE - DEUSA GREGA DO AMOR, DA BELEZA, DO PRAZER E DA PROCRIAÇÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DA PONTE COSTA E SILVA EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO ARENA CONDÁ EM CHAPECÓ-SC

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO EM RECIFE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araruama (Rio de Janeiro) Brejo GrandePacatubaUmbaúba (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GABRIeL CRISTINA FeLICIo Moreira (Macrocontábil Conessa-Garça /SPCleverson ANTÔNIO Moreira (Lions Clube de Agudos /SP) Marta  Pilla Amaral  de Oliveira (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) Julia Maria  Santos Luiz (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) Sheila  Irabi Mahmoud  Garcia (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)LUIZ GUILHERME CERTO TOFOLI (Marilia /SP) DANIELE MANCINI DE OLIVEIRA (Garça /SP)ADEMIR GARCIA (Garça/SP)Sergio DalaN JUNIOR (Advogado-Garça /SP) Maria Elisa Arone de Souza (Dentista - Garça/SP)Bruno Specian (Grupo Escoteiro Santo Antônio- Rotary Club Aliança-Garça /SP)Bruno Pereira Corrêa (Garça/SP)Tereza Rodella (Garça/SP) Sergio Lopes (Garça /SP) FREI GILMAR VASQUES CARREIRA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Paróquia Santa Luzia de Ituiutaba /MG) PE. ANTÔNIO PADULA (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ELAINE EVARISTO SEMENSSATO e MARCELO SEMENSSATOó1999ó27ANOS (Eq 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP)EDILENE CRISTINA SIQUEIRA DE DIO e MARCOS ANTONIO DE DIOó1988ó38ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)LUCIA BELASALMA RODRIGUES e JESUINO JOSÉ RODRIGUESó1972ó54ANOS (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO Paulo Miki e companheiros Mártires do Japão

PAULO (Japão, 1562-1597), e seus COMPANHEIROS (religiosos e leigos) foram vítimas dos ataques que a igreja sofreu em terras japonesas. Crucificados no alto de uma colina em Nagasaki formam o grupo dos primeiros mártires do Extremo Oriente.  

SANTO AMÂNDIO

SANTO ANTOLIANO

SANTO AFONSO MARIA FUSCO

SANTO GASTÃO

SANTA DOROTÉIA DE CESAREIA

SANTA RÉNULA

SÃO BRINOLFO ALGOTSSON

SÃO GASTÃO

SÃO GUARINO

SÃO MATEUS CORREA

SÃO MELO

SÃO SILVANO DE EMESSA

SÃO TEÓFILO DE CESAREIA

FRANCISCO SPINELLI

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A fidelidade à verdade exige coragem   Mc 6,14-29 - O banquete da morte

 

 Quem escolhe a verdade e confia em Deus permanece firme, mesmo quando tudo parece perdido..

 

 

– Antífona 

 

– Por causa do Senhor, homens santos derramaram seu sangue glorioso, amaram Cristo em sua vida e, na sua morte, o imitaram; por isso, mereceram coroas de vitória.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Paulo Miki, presbítero jesuíta, nasceu por volta de 1560 no Japão e aí foi martirizado, juntamente com outros 25 companheiros, em 1597. Condenados pelo imperador japonês, esses cristãos, do alto da cruz, cantavam salmos, em meio aos quais ressoaram as palavras de perdão que Paulo dirigiu a seus algozes. Que o testemunho desses mártires nos anime a vencer os obstáculos da caminhada cristã.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR, FORTALECE NOSSA FÉ COM O EXEMPLO DOS MÁRTIRES, E AJUDA-NOS A VIVER E TESTEMUNHAR JESUS COM CORAGEM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia Coleta

 

Ó Deus, força de todos os santos, que, pelo martírio da cruz, chamastes à verdadeira vida São Paulo Miki e seus companheiros, concedei-nos, por sua intercessão, perseverar até a morte firmes na fé que professamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 06 de fevereiro de 2026 sexta-feira da 4ª Semana do Tempo Comum São Paulo Miki e companheiros mártires, Memória – 

 

Liturgia da Palavra 

O rei Davi é louvado não por seu poder, mas por ter se arrependido de seus pecados. O rei Herodes matou o profeta João por questões de poder e popularidade. A consciência o acusa, mas ele não se arrepende e vive aterrorizado.

 

 

1ª Leitura (Eclo 47,2-13) Davi, de todo o coração, louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu Criador.   Leitura do Livro do Eclesiástico.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

2 Como a gordura, que se separa do sacrifício pacífico, assim também sobressai Davi, entre os israelitas. 3 Brincou com leões como se fossem cabritos e com ursos, como se fossem cordeiros. 4 Não foi ele que, ainda jovem, matou o gigante e retirou do seu povo a desonra? 5 Ao levantar a mão com a pedra na funda, ele abateu o orgulho de Golias. 6 Pois invocou o Senhor, o Altíssimo, e este deu força ao seu braço direito e ele acabou com um poderoso guerreiro e reergueu o poder do seu povo. 7 Assim foi que o glorificaram por dez mil e o louvaram pelas bênçãos do Senhor, oferecendo-lhe uma coroa de glória. 8 Pois esmagou os inimigos por toda a parte, e os aniquilou os Filisteus, seus adversários, abatendo até hoje o seu poder. 9 Em todas as suas obras dava graças ao Santo Altíssimo, com palavras de louvor: 10 de todo o coração louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu Criador. 11 Diante do altar colocou cantores, que deviam acompanhar suavemente as melodias. 12 Deu grande esplendor às festas e ordenou com perfeição as solenidades até o fim do ano: fez com que louvassem o santo Nome do Senhor, enchendo o santuário de harmonia desde a aurora. 13 O Senhor lhe perdoou os seus pecados, e exaltou para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliança real e um trono glorioso em Israel. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial Sl 17(18)

 

 

Louvado seja Deus, meu Salvador!

1. São perfeitos os caminhos do Senhor, sua palavra é provada pelo fogo; nosso Deus é um escudo poderoso para aqueles que a ele se confiam.   – R.

Louvado seja Deus, meu Salvador!

2. Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Por isso, entre as nações, vos louvarei, cantarei salmos, ó Senhor, ao vosso nome.  – R.

Louvado seja Deus, meu Salvador!

3. Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido, a Davi e à sua casa para sempre.   – R.

Louvado seja Deus, meu Salvador!

 

 

 

– 06 de fevereiro de 2026 sexta-feira da 4ª Semana do Tempo Comum São Paulo Miki e companheiros mártires, Memória

 

É João Batista, a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou.  (Mc 6,14-29)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

Naquele tempo, 14 o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15 Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. 16 Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17 Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18 João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20 Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21 Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23 E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24 Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25 E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26 O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27 Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28 trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29 Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

06/02/26

        4ª SEXTA-FEIRA TC – II:

Festa de São Paulo Miki e companheiros mártires (Japão, séc. 16)

 

Marcos 6,17-20.27-29: “Herodes mandara prender João e mantê-lo na cadeia, por causa de Herodíades, esposa de seu irmão Filipe, com a qual tinha casado. Porque João dizia a Herodes: - Não te é permitido viver com a mulher de teu irmão. Herodíades, por isso, o odiava e procurava tirar-lhe a vida, mas não o podia, pois Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo, e o protegia... E logo enviou um guarda com a ordem de trazer a cabeça de João. O guarda foi, e o decapitou na cadeia. Depois trouxe a cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à mãe. Quando os discípulos de João souberam disso, foram lá, pegaram seu corpo e o colocaram num sepulcro.”

 

Jesus, a história do martírio de João Batista mostra até que ponto é possível ser coerente com a fé e a missão recebida, mesmo à custa da própria vida.

Herodes foi um rei cruel e ambicioso, cuja amante era gananciosa e vingativa.

Mesmo reconhecendo a inocência de João, cedeu ao ódio da sua amante e mandou decapitá-lo.

Assassinou o único que o amava de verdade, porque tivera coragem de alertá-lo do pecado que estava cometendo.

Senhor, a virtude da permanecer totalmente coerente com a própria fé é, sem dúvida, uma das virtudes mais desafiadoras.

Qualquer constrangimento social ou uma simples tentação faz com que nos desviemos dos valores do seu Reino.

Pior ainda, quando nos vemos pressionados por interesses econômicos, políticos e sociais.

Com que facilidade nós, cristãos, achamos motivos razoáveis para nos desculpar de nossas incoerências, permitindo que a corrupção moral tome conta da nossa vida.

 E, à semelhança de Herodes, nos afastamos ou nos livramos de quem procura nos alertar a tempo.

Senhor, livre-me de seguir o triste exemplo de Herodes, que preferiu salvar seu poder e seu prazer, do que obedecer ao profeta.

E que o exemplo de João Batista me leve a suplicar constantemente pela virtude da coerência e da honestidade de vida, por mais difícil que seja.

Que o seu Espírito sempre ilumine e conduza as escolhas éticas da minha vida e dos meus atos de cada dia.

 

Virgem Maria, mulher fiel ao chamado e à missão que Deus lhe confiou, não deixe que eu viva em paz com minhas incoerências, mas que busque sempre corrigir a tempo o que não me leva ao amor de Deus e ao amor dos irmãos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O martírio de João antecipa o destino de Jesus. O profeta que testemunhou a verdade diante dos poderosos do seu tempo e que apontou o verdadeiro Messias, o Cordeiro de Deus, também é ridicularizado e ultrajado pelas autoridades e morre por fidelidade à sua missão.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

 Mc 6,14-29 - O banquete da morte

 

 LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor Jesus, fortalece nossa fé e dá-nos coragem para viver a verdade do Evangelho, mesmo quando isso exige sacrifício. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho narra a morte de João Batista, um profeta fiel que anunciou a verdade sem medo. Sua vida e sua morte revelam a força do testemunho cristão.

2. Meditação (Caminho)

Tenho coragem de viver minha fé com fidelidade? Muitas vezes, como Herodes, sabemos o que é certo, mas adiamos a decisão. Deus nos chama a escolher o bem sem medo.

3.Oração (Vida)

Senhor, livra-nos da covardia e do silêncio diante da injustiça. Dá-nos um coração firme, capaz de testemunhar tua verdade com amor e fidelidade. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o testemunho dos mártires, somos chamados a viver o Evangelho com coerência. Que nossa vida anuncie Cristo, mesmo nas dificuldades.

 

Bênção

 

O Senhor nos abençoe e nos fortaleça.

Que Ele nos conceda perseverança na fé e coragem para testemunhar o Evangelho todos os dias.

Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário