quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair. – (Mc 7,24-30)

 

  


ONU # UNESCO

 2026: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2026: ANO INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 2026 UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER (OU VIVER JUNTOS) E APRENDER A SER 

 2026: ERGAMO-NOS JUNTOS: PELA JUSTIÇA. PELA HUMANIDADE. PELA PAZ.

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 12 DE FEVEREIRO de 2026 (quinta-feira) 43º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS

SÓ É POSSÍVEL ENSINAR UMA CRIANÇA A AMAR, AMANDO-A.

  (Johann Goethe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

  DIA MUNDIAL DA MÃO VERMELHA

Comemoração estabelecida pela ONU contra uso de Soldados Crianças, para marcar a data de 12/fev/2002, em que a “Convenção sobre os Direitos da Criança” da ONU proibiu oficialmente a utilização de crianças menores de 18 anos de idade como soldados, nas guerras e conflitos armados feitos por adultos.

DIA DA LEI AMBIENTAL

DIA DA EPILEPSIA

DIA DO DARWIN

DIA DO ORGULHO ATEU

DIA DO EMPREGADO EM EDIFÍCIOS E CONDOMÍNIOS

DIA DA CRIAÇÃO DA LEI DE CRIMES AMBIENTAIS

DIA DA CRIAÇÃO DA LEI ORGÂNICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

DIA DA FUNDAÇÃO DO PARTIDO NOVO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conceição do Canindé - Itainópolis (Piauí)Taió (Santa Catarina) Guiricema (Minas Gerais) Urupá (Tocantins) Alto Alegre - Boa Vista do Buricá - Nova Hartz (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULO VICTOR DO AMARAL DE SOUZA (SAAE - Garça /SP)Tarcisio Mateus Abel (Macatuba /SP)Flavia Pacheco (Marilia /SP)Augusto Brasil (Fultime-Marilia /SP) CARMEM DE FÁTIMA SOARES PIM (Garça/SP)EDUARDO FERREIRA ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça /SP)WALMIR ROSSI DE OLIVEIRA JUNIOR (Garça /SP)WALTER  Sgarbi (Garça /SP) MARIA(MARA) LUIZA SANTOS DA SILVA (Garça /SP)ERNESTO TRAMONTINI JUNIOR (Poá /SP)DIEGO DE CARVALHO GODINO (Garça /SP) JOSIAS MORAIS CABRAL CHIGUSA (Garça /SP) Jose Orlando Garla (Bauru /SP) Silzer Mara CAMARGO (Garça /SP) )Rute Kiyomi Mori  (Garça /SP)EDUARDO mAkoto guSshiken (Lions Clube de Tupã Curumin /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE PROFISSÃO RELIGIOSA DA: IRMÃ IVONI LOURDES FRITZEN ó1984ó42 ANOS ó (CE da EQUIPE 01 N.SRA.PERPETUO SOCORRO Setor de Garça- Franciscana de Cristo Rei - Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 06 - NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO EQUIPE 07 - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EQUIPE 08 - NOSSA SENHORA MÃE DA IGREJA EQUIPE 09 - NOSSA SENHORA AUXILIADORAó1995ó31 ANOS ó–■(ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA EULÁLIA de barcelona

SantO Antônio Cauleias

SantO Etevaldo

SantOs Mártires de Abitínia

SÃO Bento de Kornelimünster

SÃO JULIanO, o HOSPITALEIRO

SÃO Ludão

SÃO Melécio

SÃO Saturnino e Companheiros

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A Fé da Mulher Cananeia   Marcos 7,24-30 - Uma mulher pagã pede a Jesus pela filha

 

 Mesmo nas dificuldades, nunca desista de confiar em Deus. A fé move montanhas.

 

 

– Antífona 

 

– Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor (Sl 94,6s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

A ação libertadora de Jesus alcança a todos sem distinção. Ele ouve o clamor de uma mulher pagã, que se abre à verdade da fé e põe o destino da filha nas mãos de Deus, obtendo-lhe a cura. Louvemos ao Senhor, fonte de vida em plenitude!

 

 

– Oração 

 

“SENHOR, FORTALECE NOSSA FÉ E NOS ENSINA A CONFIAR EM TI, MESMO NAS DIFICULDADES, PARA QUE POSSAMOS RECEBER TUAS BÊNÇÃOS E GRAÇAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia Coleta

 

Velai, Senhor, nós vos pedimos, com incansável amor sobre a vossa família; e porque só em vós coloca sua esperança, defendei-a sempre com vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 12 de fevereiro de 2026 quinta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum

 

Liturgia da Palavra 

O sábio rei Salomão afasta-se de Deus e adora ídolos sem vida. Uma mulher pagã busca Jesus em vez dos ídolos. Ela pede uma migalha da graça de Deus para sua filha. Então Jesus mostra que a misericórdia divina ultrapassa todas as barreiras criadas pelo ser humano.

 

 

1ª Leitura (1Rs 11,4-13) Já que não guardaste a minha aliança, tirar-te-ei o reino; mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi. Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

4 Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 5 Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6 Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi. 7 Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8 Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9 Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10 e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor. 11 E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12 Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13 Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial Sl 105(106)

 

 

Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

1. Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!   – R.

Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

2. Misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles.   – R.

Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

3. Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança.  – R.

Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

 

 

 

– 12 de fevereiro de 2026 quinta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum

 

Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.  (Mc 7,24-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; / ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21)– R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

Naquele tempo, 24 Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25 Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26 A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27 Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28 A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29 Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30 Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

12/02/26

        5ª QUINTA-FEIRA  TC – II

 

Marcos 7,24-30: Jesus, “saindo dali, foi para o território de Tiro e Sidônia... certa mulher, cuja filha tinha um espírito impuro, ouviu falar dele e veio prostrar-se a seus pés. Pedia-lhe que tirasse de sua filha o demônio. Respondeu-lhe Jesus: - Deixa que primeiro se fartem os filhos, pois não convém tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela replicou-lhe: - É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas dos filhos. - Disse-lhe então: - Por causa desta tua palavra, vai: o demônio saiu de tua filha. Ela voltou para casa e encontrou a filha deitada na cama: o demônio tinha ido embora.”

 

Jesus, ao atender a súplica dessa mulher, que era pagã, o senhor quis ensinar a todos que a salvação oferecida pelo senhor era universal, para todos os povos e para todas as religiões.

De fato, seu povo considerava os pagãos como animais, cães, que não podiam receber as graças de Deus, como o senhor lembrou àquela mulher.

 E ela humildemente pediu que lhe desse ao menos as migalhas que caíssem da mesa do povo eleito.

 Foi o suficiente para que o senhor libertasse sua filha de todo mal. Sua compaixão pelos enfermos nunca teve fronteiras, mais ainda quando se tratava de uma mãe que intercedia por sua filha, em que a compaixão divina se encontra com a compaixão humana em favor do próximo.

Senhor, a revelação que nos trouxe da parte do Pai e do Espírito Santo, é que a natureza do único e verdadeiro Deus é feita de plena compaixão.

Por isso, é a compaixão humana pelo próximo que nos identifica profundamente com a Trindade santa.

 A compaixão é o amor que se solidariza e sai ao encontro de quem está sofrendo no corpo ou no espírito.

 E o senhor não somente assumiu as nossas dores, para senti-las em seu próprio corpo, e nos redimir de toda dor e de todo pecado, como nos mostrou o caminho da ressurreição.

Senhor, num mundo em que tantos são indiferentes e até cínicos diante do sofrimento alheio, faça com que meu coração se assemelhe ao seu coração misericordioso, para que eu reaja sempre com imensa compaixão diante de quem está sofrendo, sem fazer distinção de pessoas.

 

Mãe santíssima, à senhora acorrem todos os que estão enfermos. Interceda por todo o nosso povo, principalmente pelos mais carentes, e faça com que o todos os cristãos imitem sempre o seu exemplo de compaixão, e assim, possam um dia contemplar o rosto do nosso Deus de infinita misericórdia e de eterna compaixão.  Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Tiro era uma cidade litorânea no extremo norte da Palestina. Uma terra considerada pagã, ou seja, onde se adoravam falsos deuses. O diálogo de Jesus se dá exatamente com uma mulher pagã, mas que demonstra grande fé no Filho de Deus. Na narração de Marcos, vemos claramente a hesitação de Jesus em atender o pedido de uma mulher que não pertencia ao “povo escolhido”. Essa peculiaridade reforça a ideia de que Jesus se dirigiu inicialmente aos judeus, mas, diante da recusa e da dureza de coração deles, alargou a sua missão a todos os povos, incluindo os pagãos. A continuidade da missão junto aos pagãos feita pelos apóstolos, especialmente por São Paulo, possibilitou que o Evangelho chegasse a todo o mundo, inclusive a nós hoje.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Marcos 7,24-30 - Uma mulher pagã pede a Jesus pela filha

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor Jesus, ensina-me a ter uma fé confiante e perseverante como a da mulher cananeia, que não desistiu de Ti.

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, Jesus encontra uma mulher que busca a cura para sua filha. Apesar de parecer hesitante no começo, Ele dialoga com ela e, diante da fé demonstrada, acolhe seu pedido. A ação de Jesus mostra que a fé sincera é ouvida por Deus, independentemente de quem a professa.

2. Meditação (Caminho)

Meditar esta passagem é refletir sobre a própria fé: ela é perseverante e humilde, mesmo diante das dificuldades? Somos chamados a apresentar nossas necessidades a Deus com coragem e confiança, sem desistir, acreditando que Ele nos ouve e responde conforme Sua vontade amorosa.

3.Oração (Vida)

Senhor Jesus, aumenta minha fé, ajuda-me a confiar em Ti nas adversidades e a buscar-Te com perseverança e humildade, como a mulher que Te encontrou.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo Jesus que se inclina à fé humilde de quem O procura com o coração aberto. Que eu possa ser sinal dessa fé no mundo, testemunhando a confiança em Deus a todos ao meu redor.

 

Bênção

 

Que o Senhor nos abençoe, fortaleça nossa fé e nos faça perseverantes na confiança em Seu amor e misericórdia.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário