terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. – (Mc 7,1-13)


  


ONU # UNESCO

 2026: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2026: ANO INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 2026 UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER (OU VIVER JUNTOS) E APRENDER A SER 

 2026: ERGAMO-NOS JUNTOS: PELA JUSTIÇA. PELA HUMANIDADE. PELA PAZ.

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 10 DE FEVEREIRO de 2026 (terça-feira) 41º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS

O AMOR É ETERNO – A APARÊNCIA PODE MUDAR, MAS NÃO A ESSÊNCIA.

  (Van Gogh)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO

DIA DO AGENTE DE ATIVIDADES PENITENCIÁRIAS

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

DIA DO FEIJÃO

DIA DAS LEGUMINOSAS

DIA DO CREAM CHEESE BROWNIE

DIA DO ANO NOVO CHINÊS - O ANO DO DRAGÃO

DIA DO SEOLLAL - ANO NOVO COREANO

DIA DA FUNDAÇÃO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ

DIA DA FUNDAÇÃO ESTÁDIO BENEDITO TEIXEIRA (TEIXEIRÃO) EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

DIA DA FUNDAÇÃO CONFEDERAÇÃO AFRICANA DE FUTEBOL (CAF) NO SUDÃO

DIA DA FUNDAÇÃO AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA (AEB) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL-RS (UCS)

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Maria (Distrito Federal) Bannach (Paraná) Cachoeirinha - Esperantina - Itapiratins - Maurilândia do Tocantins - Novo Jardim - São Miguel do Tocantins - Taipas do Tocantins (Tocantins) Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) Mangabeiras (Maranhão)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MaRIa Clara DOS SANTOS MILHORANÇA  (filha da Rose/Evandro Equipe 04 NSR de Lourdes Setor de Garça /SP) Cecilia peron AlveS (filha da Marisa/Daniel-Garça /SP) Rosana Alvarenga (Garça /SP)  LEONARDO HISSASHI MORI (Dentista-Lions Clube de Irapuru /SP) LUCIA DO CARMO DE ALMEIDA NASCIMENTO (Lions Clube de Penápolis /SP)Lucino Adrian Gonzalez (Club de Leones Salto del Guairá-Paraguai) GABRIELA C. DAUN DO NASCIMENTO (advogada-Garça /SP)JOSÉ  SILVÉRIO  DE LIMA (Contador- Agudos /SP)  PAULO FRANCISCO SCUTARI (amigo-Garça /SP)MARCIA ROZANI POLACHINI RODELA (Garça /SP) DIOGO MINAKAWA (Garça /SP) MAURICIO DE ALMEIDA (Garça /SP)GISELA MARIA SCARTEZINI (Garça /SP) VERA IMAFUKU MeniS (empresária-Garça /SP) REINALDO ROSSINI (Garça /SP) DANIEL MARCOS RAMOS (Garça /SP) MARLENE APARECIDA CODOGNO MARTINS (Duartina /SP)DANIELA FUNAKAWA CIRILLO (Garça /SP) -

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. EDSON DE OLIVEIRA LIMAó2001ó25 ANOS ó (Pároco da Paroquia de Nossa Senhora Aparecida de Oriente /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ESCOLÁSTICA

A exemplo de Jesus, Escolástica (Itália, 480-547), soube por a caridade acima das regras e instituições humanas. Conhecida como mulher de grande contemplação, fundou o mosteiro das Beneditinas. Tinha como irmão, são Bento, uma relação muito santa e amigável.  

SANTA Austreberta

SANTA Clara de Rímini

SANTO AMÂNCIO

SÃO CARALAMPO DE MAGNÉSIA

SÃO DAUTO

SÃO GUILHERME DE GROSSETO  

SÃO JACINTO

SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RÍO

SÃO PORFÍRIO DE MAGNÉSIA

SÃO PROTÁDIO

SÃO SILVANO DE TERRACINA

SÃO TROIANO

SÃO ZÓTICO

BEATO ALOÍSIO STEPINAC

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A Verdadeira Obediência a Deus   Mc 7,1-13 - Coerência de vida

 

 Obedecer a Deus é mais que seguir regras; é viver com amor e sinceridade no coração.

 

 

– Antífona 

 

– Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor (Sl 94,6s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Escolástica (Itália, 480-547), irmã de sangue de São Bento e mulher de profunda intimidade com o Senhor, fundou a Ordem das Beneditinas. A exemplo dessa religiosa contemplativa, valorizemos cada vez mais a vida de oração e honremos o Senhor com um coração agradável a ele.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR, PURIFICA NOSSO CORAÇÃO E NOS ENSINA A VIVER SEGUNDO TEUS MANDAMENTOS, BUSCANDO SEMPRE A VERDADEIRA PUREZA E FIDELIDADE A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia Coleta

 

Celebrando a memória da virgem Santa Escolástica, nós vos pedimos, Senhor, a graça de imitá-la, para que a seu exemplo, vos sirvamos com sincera caridade e, alegres, obtenhamos os frutos de vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 10 de fevereiro de 2026 terça-feira da 5ª Semana do Tempo Comum –  Santa Escolástica, virgem, Memória

 

Liturgia da Palavra 

Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, diz Salomão, contudo está atento aos corações orantes. A ênfase nos rituais esternos e nas tradições vazias faz perder de vista o objetivo dos mandamentos: o amor a Deus e ao prózimo.

 

 

1ª Leitura (1Rs 8,22-23.27-30) Disseste: 'Aqui estará o meu nome! Ouve as súplicas de teu povo Israel. Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 22 Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 23 “Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo na terra; tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de todo o seu coração. 27 Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí! 28 Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo, e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença. 29 Teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui estará o meu nome! Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 30 Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel, quando aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!” 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial Sl 83(84)

 

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

1. Minha alma desfalece de saudades / e anseia pelos átrios do Senhor! / Meu coração e minha carne rejubilam / e exultam de alegria no Deus vivo!  – R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

2. Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, † e a andorinha ali prepara o seu ninho, / para nele seus filhotes colocar: / vossos altares, ó Senhor Deus do universo! / Vossos altares, ó meu rei e meu Senhor!     – R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

3. Felizes os que habitam vossa casa; / para sempre haverão de vos louvar! / Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, / vede a face do eleito, vosso ungido!   – R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

4. Na verdade, um só dia em vosso templo / vale mais do que milhares fora dele! / Prefiro estar no limiar de vossa casa / a hospedar-me na mansão dos pecadores!   – R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

 

 

 

– 10 de fevereiro de 2026 terça-feira da 5ª Semana do Tempo Comum –  Santa Escolástica, virgem, Memória

 

Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.  (Mc 7,1-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

JInclinai meu coração às vossas advertências / e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118,36.29) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6 Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9 E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

10/02/26

5ª TERÇA-FEIRA TC – II:

Santa Escolástica (monja, irmã de São Bento, Itália, séc. 5-6)

 

Marcos 7,5-8: “Eis porque os fariseus e os escribas interrogaram a Jesus: - Por que teus discípulos não observam as tradições dos antepassados, mas tomam refeição sem lavar as mãos? Jesus lhes respondeu: - Com muito acerto Isaías profetizou de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Vão é o culto que me prestam, pois o que ensinam, não são mais que preceitos humanos’. Deixais de lado o mandamento de Deus e vos apegais às tradições dos homens.”

 

Jesus, a religião do seu povo impunha tantas leis e regras, como os ritos de purificação, que pesavam sobre a vida e a fé das pessoas, que facilmente as transgrediam e se tornavam impuras.

No entanto, o senhor ensinava que, para Deus, interessa primeiramente a pureza do coração, ou seja, a retidão das nossas intenções e da nossa consciência, muito mais do que os ritos de lavar as mãos.

Por isso, o que importava, antes de qualquer norma ou rito, era observar os 10 mandamentos com fidelidade.

Tudo o resto fazia parte dos ‘preceitos humanos’, que sempre exigem discernimento antes de serem obedecidos cegamente.

O senhor ansiava que o mais importante era ter o coração sempre voltado para Deus, para cumprir a sua vontade.

As leis humanas são sempre relativas e somente são válidas se cumprem a finalidade de amar a Deus e amar o próximo.

Caso contrário, são imposições inúteis ou até injustas, que não deveriam ser obedecidas.

Pior ainda quando são leis que exploram os mais fracos, manipulam as consciências e favorecem as injustiças, elaboradas apenas para dominar e lucrar.

Jesus, quando o senhor disse que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado”, deixou bem claro que todas as leis e regras, que não estão à serviço da vida e da dignidade do ser humano, não têm valor diante de Deus.

Dê-me o dom do discernimento, para que aprenda a ser fiel aos Dez Mandamentos e às Bem-aventuranças, e que jamais eu queira criar ou impor regras desnecessárias sobre os demais, respeitando a lei natural da liberdade de consciência de todos os filhos e filhas de Deus.

 

Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, ensine-nos a viver e agir sempre na presença de Deus, para que nossos corações se tornem semelhantes ao coração do seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus não questiona ou se contrapõe à tradição e aos rituais de purificação, mas à interpretação que seus conterrâneos deram à Lei dos antepassados e à centralidade que deram às práticas rituais na vivência da religiosidade. Ou seja, questiona o fato de colocarem o superficial e secundário no lugar do essencial e prioritário, que é o amor e a doação total a Deus e ao Reino. Hoje, nossa vida cristã é marcada pela observância de normativas e rituais ou se caracteriza pela imitação de Jesus Cristo?

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 7,1-13 - Coerência de vida

 

 

 LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor Jesus, abre meu coração para acolher a Tua Palavra e ensina-me a viver a fé com sinceridade, colocando-Te acima de tudo.

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, Jesus denuncia a tendência de priorizar tradições humanas em detrimento dos mandamentos de Deus. Ele chama nossos corações à conversão, lembrando-nos de que o verdadeiro culto a Deus nasce de um coração fiel e obediente à Sua vontade, e não de práticas vazias que afastam nossa atenção do essencial.

2. Meditação (Caminho)

Meditar essa passagem é examinar como vivemos nossa fé diariamente. Somos convidados a discernir entre costumes que enriquecem nossa vida espiritual e atitudes que nos afastam de Deus. Jesus nos chama a purificar nossa fé, para que nossas ações expressem amor, justiça e misericórdia.

3.Oração (Vida)

Senhor, purifica meu coração e ajuda-me a viver segundo Teus mandamentos, com fé sincera e atitudes que reflitam o Teu amor para com os outros.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo Jesus que nos chama a uma fé autêntica, centrada no amor a Deus e ao próximo. Que eu possa testemunhar essa fé no meu dia a dia, sendo um sinal de coerência e verdade no mundo.

 

Bênção

 

Que o Senhor nos abençoe, nos fortaleça na fé e nos conduza sempre pelo caminho da verdade e da caridade.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário