quinta-feira, 16 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo!” - (Mt 21,33-43.45-46)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 17 DE MARÇO DE 2017 (sexta-feira) 76º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O INIMIGO MAIS PERIGOSO QUE VOCÊ PODERÁ ENCONTRAR SERÁ SEMPRE VOCÊ MESMO.
(Nietzsche)


Datas Comemorativas
NÃO HÁ DATA COMEMORATIVA NO DIA DE HOJE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiana (São Paulo) Almeirim (Pará) Aracaju (Sergipe) Rio das Flores (Rio de Janeiro)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EMILENE IZU NAKAMURA PIETRO (Hospital Estadual Bauru/SP)REJANE OLIVEIRA GOMES BASSO (Radio Universitária de Garça /SP)ETIENNE BIM BAHIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)ANA CHUKUCO MIYAMOTO OBANA (Andradina Garça /SP)NELSON BRITO FILHO (Garça /SP)

Santo do Dia
SÃO PATRíCIO
SANTA GERTRUDES DE NIVELLES

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Avesso ao espírito de competição, exploração e falta de fraternidade, o cristão colabora com o Reino, gerando frutos de vida e liberdade para o povo.
 Oração
SENHOR JESUS, NÓS VOS LOUVAMOS E AGRADECEMOS, PORQUE SOIS O EXEMPLO QUE DEVEMOS SEGUIR. COM SIMPLICIDADE QUEREMOS APRENDER DE VÓS O MODO DE VER, JULGAR E AGIR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei-nos, Ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Sexta-feira da 2ª Semana da Quaresma - 17/03/2017
A inveja e a cobiça têm o poder de prejudicar vidas inocentes, rebaixá-las à condição de objeto até mesmo levá-las à morte.


1ª Leitura (Gn 37,3-4.12-13a.17b-28) – “Aí vem o sonhador! Vamos matá-lo! Leitura do Livro do Gênesis:

3Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice. E por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas. 4Vendo os irmãos que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não lhe podiam falar pacificamente.
12Ora, como os irmãos de José tinham ido apascentar o rebanho do pai em Siquém, 13adisse Israel a José: “Teus irmãos devem estar com os rebanhos em Siquém. Vem, vou enviar-te a eles”.
17bPartiu, pois, José atrás de seus irmãos e encontrou-os em Dotaim. 18Eles, porém, tendo-o visto ao longe, antes que se aproximasse, tramaram a sua morte. 19Disseram entre si: “Aí vem o sonhador! 20Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos”.
21Rúben, porém, ouvindo isto, disse-lhes: 22“Não lhe tiremos a vida”! E acrescentou: “Não derrameis sangue, mas lançai-o naquela cisterna do deserto, e não o toqueis com as vossas mãos”. Dizia isto, porque queria livrá-lo das mãos deles e devolvê-lo ao pai. 23Assim que José chegou perto dos irmãos, estes despojaram-no da túnica de mangas longas, pegaram nele 24e lançaram-no numa cisterna que não tinha água. 25Depois, sentaram-se para comer. Levantando os olhos, avistaram uma caravana de ismaelitas, que se aproximava, proveniente de Galaad. Os camelos iam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que transportavam para o Egito. 26E Judá disse aos irmãos: “Que proveito teríamos em matar nosso irmão e ocultar o seu sangue? 27É melhor vendê-lo a esses ismaelitas e não manchar nossas mãos, pois ele é nosso irmão e nossa carne”. Concordaram os irmãos com o que dizia. 28Ao passarem os comerciantes madianitas, tiraram José da cisterna, e por vinte moedas de prata o venderam aos ismaelitas: e estes o levaram para o Egito.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 104(105)
Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

Evangelho do dia
Sexta-feira da 2ª Semana da Quaresma - 17/03/2017
Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo! - (Mt 21,33-43.45-46)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br/   
Mataram o herdeiro e tomaram posse da herança. Mataram Jesus Cristo na cruz e receberam a vida em herança. Ó culpa feliz de quem não sabia o que fazia! A pedra rejeitada tornou-se a pedra principal da nova construção. Isto foi feito pelo Senhor.
"Reflexão - Mt 21, 33-43.45-46
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
O Evangelho de hoje nos apresenta uma síntese de toda a história da salvação. Deus formou o seu povo, representado por Jerusalém que, nesta parábola, é simbolizado pela vinha. Aqueles que eram responsáveis pela vida religiosa do povo não foram fiéis a Deus, que lhes enviou os profetas para que voltassem ao caminho da justiça, mas os profetas não foram recebidos, foram vítimas de toda espécie de violência e acabaram mortos. Por fim, Deus enviou seu Filho ao mundo, mas ele também foi rejeitado e morto. Deus, então, estabeleceu uma nova Aliança com o seu novo povo, a Igreja, que deve produzir seus frutos no devido tempo.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus é bem claro: revela a origem de sua autoridade. Ele fala como quem tem autoridade para isso. Não fala apenas por falar!
- Jesus denuncia o abuso de autoridade. São muitos os que se servem de modo abusivo da autoridade que têm.
 - Jesus se refere aos profetas, enviados de Deus, que não foram aceitos justamente por aqueles que os deviam aceitar: os sacerdotes e anciãos.
- Jesus desmascara as autoridades que manipulam e desprezam a religião em favor de interesses pessoais.
- Conclusão: Jesus levou seus ouvintes a dizerem a verdade, sem que eles notassem que estavam condenando a si mesmos! Triste história e que se repete ao longo dos séculos! Vamos ler de novo, colocando-nos no lugar daqueles que mencionamos acima?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje, sexta-feira, a Igreja nos convida a viver o jejum.
O papa Francisco muito nos tem ajudado nessa prática da Quaresma.
Para cada dia, ele indica um jejum que podemos viver.
Por exemplo: “Praticar a caridade com os menos favorecidos”.
Peçamos ao Espírito Santo que renove em nós o dom do amor para com o próximo.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Desde o primeiro versículo, o Evangelho já nos indica um ponto de partida para sua compreensão: “Escutai esta outra parábola: certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou nela um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns agricultores e viajou para o estrangeiro”. Faça uma leitura atenta do texto e destaque os personagens e as palavras que mais chamaram sua atenção. Em seguida, procure compreender o que o texto diz. Quem é o dono da vinha de que fala a parábola?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Leia o Evangelho novamente e medite sobre as palavras lidas. Por meio da parábola, Jesus espera que seu povo produza frutos de vida, de santidade. De que forma você compreende e acolhe os ensinamentos de Jesus? Qual caminho Jesus lhe aponta por meio deste texto?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor a sua oração, que brota do encontro com a Palavra. Formule sua prece para suplicar, louvar e agradecer a Deus. Se desejar, você pode também recitar um Salmo que expresse o sentimento que a Palavra despertou em seu coração.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que apelo o Evangelho faz ao seu coração? Que compromissos você se propõe a viver neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário