quinta-feira, 16 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males; agora ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.” - (Lc 16,19-31)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 16 DE MARÇO DE 2017 (quinta-feira) 75º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
REAVIVE A CADA MOMENTO A SUA CONFIANÇA EM DEUS E MAIS AINDA NA HORA DAS PROVAÇÕES.
(São Padre Pio de Pietrelcina)


Datas Comemorativas
 DIA MUNDIAL DO TEATRO DO OPRIMIDO
DIA DA ERA ESPACIAL  ■

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guareí - São Sebastião (São Paulo) Cruz do Espírito Santo (Paraíba) Manhumirim - Santa Maria do Suaçuí (Minas Gerais) Petrópolis (Rio de Janeiro) Pilar (Alagoas) Catanduvas (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: DIEGO AUGUSTO BASSETTO PEREIRA (Lions Clube Universitário de Garça-Macrocontábil Conessa Garça /SP)DANIELE APARECIDA C. HONÓRIO (EQ 16 ENS Imaculada Conceição Setor de Garça /SP)JOSÉ LOURENÇO LOZANO (Lions Clube de Duartina /SP)ORLANDO HISACHI MINAKAWA (Mercado Minakawa Jafa/ Garça /SP)ENAR SILVA LEHNHARDT (Lions Clube de Marilia /SP)ANA CRISTINA BIDÓIA BERLANGA (Marilia /SP) MARINA TOSHIKO SHIBUYA (Marilia /SP)NATÁLIA ZANOTI (Garça/SP) JORGE SITTA (Garça/SP)NEUZA EMI HIZUKURI OSHIRO (Garça /SP)

Santo do Dia
SANTA EUSÉBIA
SÃO HERIBERTO R
SÃO ABRAÃO KIDUNAIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
É feliz quem confia em Deus e produz frutos de vida em favor dos outros. A ânsia por riqueza e status inibe a compaixão pelos lázaros de hoje e afasta o coração para longe da mensagem de Jesus.
 Oração
PAI, NÃO PERMITAS QUE NADA NESTE MUNDO ME IMPEÇA DE VER O SOFRIMENTO DE MEU PRÓXIMO E FAZER-ME SOLIDÁRIO COM ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que amais e restaurais a inocência, orientai para vós os corações dos vossos filhos e filhas, para que, renovados pelo vosso Espírito, sejamos firmes na fé e eficientes nas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma - 16/03/2017
Quem deposita a esperança em Deus é por ele acolhido e salvo; quem confia tão só nas forças e bens pessoais se orienta para uma vida frustrada.


1ª Leitura (Jr 17,5-10) – “Maldito o homem que confia no homem. Bendito o homem que põe sua confiança no Senhor. Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

5Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada.
7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.
9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 1
É feliz quem a Deus se confia!

Evangelho do dia
Quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma - 16/03/2017
Tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males; agora ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. - (Lc 16,19-31)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Cuidemos dos pobres e necessitados
Não sejamos indiferentes aos pobres nem à pobreza do mundo, não nos comportemos como se esse problema não fosse nosso!
Um pobre chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico  (Lucas 16,20-21).
Nas portas de nossas casas, de nossas ruas e avenidas há muitos “Lázaros” caídos, prostrados, sedentos, famintos, precisando de pão, água, alimento, acolhimento e amor.
A questão que o Evangelho aponta, hoje, para nós é a indiferença, a arrogância, a opulência do rico esquecendo, deixando de lado, um pobre faminto que está à porta da sua casa. Ele [rico] está se banqueteando, está feliz com os bens e o dinheiro que tem, e promove muitas festas, mas nunca ligou para o pobre que está na porta da sua casa.
Veja o pobre Lázaro, mendigo, abandonado. Ele morre, e o rico também. O rico vai para os tormentos do inferno e o pobre vai para junto de Deus, para o seio de Abraão. Lá onde está, o rico suplica para que alguém molhe a sua língua, porque ele necessita de um alívio por todo o calor e sofrimento que passa.
A resposta de Abraão é que há um abismo que separa aquele que está no Céu do que está vivendo a vida distante de Deus. Esse mesmo abismo há depois da morte entre aqueles que foram salvos, e os que não foram salvos, é o abismo que existe também no meio em que nós vivemos e estamos.
Infelizmente, há um grande abismo social que separam ricos e pobres, que permite a alguns banquetearam terem comida para jogar fora e assim por diante; e tantos outros vivendo na miséria, passando fome e necessidade. E o que cria, sobretudo, este grande abismo é a indiferença dos que têm, para com aqueles que nada têm.
É importante que, neste tempo que estamos vivendo, tomemos consciência de que o problema e o sofrimento dos pobres é nosso. A fome, a sede, a necessidade, tudo aquilo que ele passa, não podemos nos comportar com indiferença!
Existem muitos Lázaros no meio de nós, existem muitas pessoas passando verdadeira fome, pobreza material, sem ter o que comer, o que vestir nem o que beber; e não podemos dizer que este problema não seja nosso. Não podemos ter a opulência do rico. Por mais que eu diga: “Eu não sou rico como ele!”, mas isso não é a questão. A questão que infligiu e afastou esse rico do Reino de Deus foi a sua indiferença para com aquele pobre que estava na porta da sua casa todos os dias.
Não sejamos indiferentes aos pobres nem à pobreza do mundo, não nos comportemos como se esse problema não fosse nosso. Todos nós precisamos abrir o nosso coração para acolher, amar e cuidar dos Lázaros que estão à porta de nossas casas!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Lc 16, 19-31
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
O tempo santo da quaresma é tempo de conversão. Quando falamos de conversão, precisamos pensar antes de tudo nas suas motivações, pois delas depende a sua perseverança. O Evangelho de hoje nos mostra um dos principais elementos que devemos levar em consideração no que diz respeito à motivação para a conversão que é a questão dos valores. Para o homem rico, os valores fundamentais eram a quantidade de bens materiais e os prazeres do mundo. De nada lhe adiantaram Moisés e os Profetas porque, como não havia comunhão de valores, estes se tornaram discursos vazios e a religião foi reduzida a ritualismos. Nesta quaresma, precisamos assumir como próprios de todos nós os valores do Evangelho para que de fato nos convertamos.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Há pessoas exageradas que colocam sua felicidade na riqueza, no ter cada vez mais! O que dizer disso?
- Há pessoas que, mesmo tendo o suficiente para viver, estão sempre insatisfeitas, à procura da riqueza pela riqueza em si! O que levarão no final?
- Há pessoas que nada possuem e nada fazem a não ser reclamar da vida! Como poderão se realizar em tal situação?
- Há pessoas que têm tão poucos bens e nota-se que na situação em que vivem são felizes! Alegremo-nos com elas!
 - Tiremos uma conclusão prática para nossa vida diária.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) “Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, mesmo se alguém ressuscitar dos mortos, não acreditarão.” Leia o texto pausadamente e destaque as palavras que mais chamam sua atenção. Faça uma segunda leitura atentando-se aos personagens e a suas ações. A narrativa nos mostra duas vidas e duas realidades. O que Jesus quer nos ensinar por meio dessa parábola?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) A parábola de hoje nos leva a pensar sobre a vida e sobre o modo que a preenchemos. Faça a leitura do Evangelho novamente e reflita sobre as palavras que o(a) tocam. O que o texto diz a você? De que modo a Palavra de Deus o(a) toca?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, apresentando as áreas de sua vida que foram tocadas pela Palavra. No momento da oração, você fala diretamente ao coração de Deus, como quando fala com um amigo. Deus, contudo, mais do que um amigo, é nosso pai, por isso, abra seu coração a Ele. Faça sua oração e apresente também as intenções de seus irmãos e irmãs.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra você assume hoje como compromisso de vida?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário