segunda-feira, 19 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado! - (Mt 5,38-42)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 19 DE JUNHO DE 2017 (segunda-feira) 170º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NINGUÉM CONTA O NÚMERO DE ANÚNCIOS QUE VOCÊ VEICULA; ELES APENAS SE LEMBRAM DA IMPRESSÃO QUE VOCÊ CRIA.”
 (William Bernbach)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO CINEMA NACIONAL
 DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE CÉLULAS FALCIFORMES
 DIA NACIONAL DO PROERD
 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ribeirão Preto (São Paulo) Bacurituba - Bequimão - Santana do Maranhão (Maranhão) Capela do Alto Alegre (Bahia) Cristina (Minas Gerais) Eusébio - Tururu (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CRISTIANE LOPES PERES (primA50-Garça/SP) DAGOBERTO CROS DA SILVA (primo - São Paulo/SP) NELSON YUGI KIMURA (Kimura Verduras - Garça /SP) MARCOS FALCÃO (FALCÃO & CHICARELLI-Garça/SP) JOSÉ DANIEL DE CARVALHO “ZEZO” (Lions Clube de Dracena /SP) PDG FRANCISCO ROBERTO C. MOREIRA (Lions Clube de Campos Planície /RJ) ARISTIDES TRAVENÇOLO (Garça/SP) ANDERLI REGINA SILVA DA ROCHA (Garça/SP)

 Santo do Dia 
SANTA JULIANA DE FACONIERI
SANTA EMA DE GURK
SANTOS GERVÁSIO e PROTÁSIO
SÃO ROMUALDO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Acolhamos a graça que nos é oferecida pela leitura da Palavra. Ela nos ajuda a discernir os ensinamentos do Senhor Jesus, que nos convidam a superar a regra do “olho por olho e dente por dente”.
 Oração
PAI, NÃO PERMITAS QUE A VIOLÊNCIA TOME CONTA DO MEU CORAÇÃO; ANTES, TORNA-ME CAPAZ DE RESPONDER, COM GESTOS DE AMOR, A QUEM ME FAZ O MAL.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
2ª-feira da 11ª Semana    do Tempo Comum - 19/06/2017
Aproveitemos os momentos favoráveis que a graça de Deus nos propicia para caminharmos rumo à salvação e quebrarmos o círculo da violência e do mal.

1ª Leitura (2Cor 6,1-10) – Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus. Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 1Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. 2Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. 3A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado. 4Mas em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias, 5nos açoites, nos cárceres, nos tumultos populares, nos trabalhos, nas vigílias, nas privações; 6pela pureza, pela ciência, pela longanimidade, pela bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera, 7pela palavra da verdade, pelo poder de Deus; pelas armas da justiça ofensivas e defensivas, 8através da honra e da desonra, da boa e da má fama. 9Tidos por impostores, somos, no entanto, sinceros; por desconhecidos, somos bem conhecidos; por agonizantes, estamos com vida; por condenados e, no entanto, estamos livres da morte. 10Somos julgados tristes, nós que estamos sempre contentes; indigentes, porém enriquecendo a muitos; sem posses, nós que tudo possuímos!
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial  97 (98)
O Senhor fez conhecer a salvação.

Evangelho do dia
2ª-feira da 11ª Semana    do Tempo Comum - 19/06/2017
Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado! - (Mt 5,38-42)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vossa palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, 38Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. 40Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. 41Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. 42Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Eliminemos do nosso coração todo espírito de vingança
Em nome de Jesus, nós renunciamos ao espírito de vingança do nosso coração, da nossa alma e dos nossos sentimentos!
Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mateus 5,39)
A ordem de Jesus para nós é essa: não enfrenteis quem é malvado, não confronteis o mal, não entreis em litígio com a maldade humana. No bom português, quer dizer: não se misture com o mal, não imite o comportamento dele.
Quando alguém faz um mal para nós, a tendência da natureza humana, contaminada pelo mal do mundo, é responder. A criança aprende em casa: “Se o seu coleguinha bater em você, vá lá e bata nele também”. Outro talvez ensine: “Alguém lhe fez mal? Dê na mesma medida”. Mas Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo não nos ensina isso. Ele nos quer com o coração renovado e em paz. E não é possível ter paz vivendo no espírito da vingança, do ódio e do ressentimento.
Podemos até nos sentir aliviados, porque confrontamos a pessoa, mas é um alívio enganoso e maldoso, pois o coração se alimentou do que é mau, praticou o que é mau. Se uma pessoa fez uma maldade e eu faço outra, são duas maldades. Se uma maldade só já é horrível, imagine as duas juntas! E aí só cresce a maldade no nosso meio, e essa maldade se acumula dentro da nossa vida.
Não somos maus, não queremos fazer nem revidar o mal. Por isso, em nome de Jesus, nós renunciamos ao espírito de vingança do nosso coração, da nossa alma e dos nossos sentimentos. Talvez você diga: “Padre, mas eu não tenho sangue de barata! Se alguém me provocou, o meu instinto, a minha vontade é de fazer a mesma coisa”. É verdade que nós não temos sangue de barata, mas é verdade também que temos o Sangue de Cristo em nós, correndo em nossas veias e em nosso coração. Comungamos com o Senhor, para termos Seus sentimentos, Suas atitudes e Seus gestos, a capacidade de perdão que Ele tem.
Quando perdoamos alguém, não o fazemos por nossa própria conta, mas é a graça de Cristo em nós que nos permite perdoar o próximo. A graça de Cristo nos renova, purifica e ajuda a oferecer a outra face. Deixamos o outro desconcertado, quando ele espera que revidemos, mas oferecemos nosso amor e bondade, o melhor que há em nós, o melhor que Deus fez e realiza em nós. Não oferecemos ao outro aquilo que há de mau, porque eliminamos o mal da nossa vida.
Deus abençoe você!
 Reflexão - O perdão
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)  
Hoje o discurso de Jesus Cristo “rompe esquemas”. Pelo tom que emprega: Fala com uma autoridade moral própria somente de Deus. E pela doutrina que ensina: Jesus manda seus seguidores humanizar a convivência social — às vezes intolerante e individualista— com o perdão e a generosidade.
Somente Alguém que seja Deus tem direito a ensinar e mandar assim as exigências do amor. O perdão é uma das qualidades mais finas do amor. Jesus nos dá um exemplo maravilhoso quando, na paixão, pede ao Pai que nos perdoe. Quando não perdoamos alguém, estamos-lhe mantendo em dívida conosco (o “escravizamos”); porém, se o perdoamos o libertamos.
—Senhor-Deus, desejo que teus caminhos de paz e fraternidade sulquem o mundo inteiro. Peço-te que infundas o espírito de perdão e de generosidade entre os homens. Meu Salvador faz que eu saiba perdoar sempre, porque no céu eterno não poderia ser feliz mantendo dívidas e devedores.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Reconheço que retribuir mal com mal nada constrói?
 - Compreendo o mandamento da caridade?
 - Procuro vivê-lo?
- Sou generoso como Deus é generoso comigo?
- Se há mais alegria em dar do que em receber, o que dizer então da generosidade para com quem nos trata mal?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,38-42 - Não "olho por olho, dente por dente"
Recordamos, de início, uma frase do papa Bento XVI:
“ a reconciliação e o perdão são, sem dúvida alguma,
condições para construir uma verdadeira paz”
(Sacramentum Caritatis, 89)
Saudação
Preparemo-nos para a Leitura Orante, rezando com todos que navegam na web:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim: eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Mt 5,38-42 -, e ouço o que Jesus fala sobre atitudes do cristão.
Refletindo
Se você for ouvir pessoas diferentes sobre este discurso de Jesus, vai ter opiniões as mais diversas. A maioria pensa e reage com a lei de talião ou do “olho por olho, dente por dente”. A lei de talião (do latim Lex Talionis; lex: lei e talis: tal), também conhecida como pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação, revide, ou ainda, vingança. Aparece ainda muito forte, no coração de muita gente. É uma das mais antigas leis existentes. Os primeiros indícios da lei de talião foram encontrados no Código de Hamurabi (1780 a.C.), na Babilônia.
Como é a proposta de Jesus para superar a vingança? Ele propõe uma atitude nova, diferente, com o objetivo de eliminar pela raiz o círculo da violência. A resistência ao ofensor ou inimigo não deve ser feita com as mesmas armas usadas por ele, mas através do comportamento que o desarme. Essa é a grande novidade trazida por Jesus -o mandamento do amor - a essência do cristianismo que consiste em amar e perdoar não só aos amigos, mas também aos inimigos
O apóstolo são Paulo também fala do assunto, no capítulo 12 aos romanos: “Amados, não façam justiça com as próprias mãos... Se o inimigo tiver fome, dê-lhe de comer, se tiver sede, dê-lhe de beber; desse modo, você fará o outro corar de vergonha. Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem” (Rm 12, 19-21).
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje? Sinto que minha vida é carregada das cores da Palavra de Deus? Ou ainda tenho vestígios da lei de talião? Minha presença é iluminadora, aponta caminhos de paz, de reconciliação e de amor? Na sociedade violenta em que vivemos, em que “ninguém leva desaforo pra casa”, não é fácil ser cristão.
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, falaram da necessidade do cristão viver em contínua conversão: 
“O prazo se cumpriu. O Reino de Deus está chegando. Convertam-se e creiam no Evangelho” (Mc 1,15). A voz do Senhor continua nos chamando como discípulos missionários e nos desafia a orientar toda nossa vida a partir da realidade transformadora do Reino de Deus que se faz presente em Jesus. Acolhemos com muita alegria esta boa nova. Deus amor é Pai de todos os homens e mulheres de todos os povos e raças. Jesus Cristo é o Reino de Deus que procura demonstrar toda sua força transformadora em nossa Igreja e em nossas sociedades. N'Ele, Deus tem nos escolhido para que sejamos seus filhos com a mesma origem e destino, com a mesma dignidade, com os mesmos direitos e deveres vividos no mandamento supremo do amor. O Espírito colocou este germe do Reino em nosso Batismo e o faz crescer pela graça da conversão permanente graças à Palavra de Deus e aos sacramentos.” (DAp 382)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de Nossos caminhos, As cores de nossas palavras e gestos, A dimensão de nossos projetos, O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença Para aprendermos a partilhar e abençoar!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus. Meu novo olhar é iluminado pela certeza de que “sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro” (DAp 146).
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário