terça-feira, 20 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. - (Mt 5,43-48)

 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 20 DE JUNHO DE 2017 (terça-feira) 171º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A BÍBLIA NOS ENSINA A AMAR O PRÓXIMO E TAMBÉM A AMAR NOSSOS INIMIGOS PROVAVELMENTE PORQUE ELES EM GERAL SÃO AS MESMAS PESSOAS.”
 (Mark Twain)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO REVENDEDOR
 DIA NACIONAL DOS VIGILANTES
 DIA MUNDIAL DOS REFUGIÁDOS
 DIA INTERNACIONAL DO SURF
 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Peixe (Tocantins) Nova Brasilândia (Mato Grosso) Casa Nova - Laje (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CAIO CESAR A. FRANCESCHI (Bady Bassit /SP) CLAUDIA DE C. SOUZA PARDINHO (Assis /SP) GILBERTO ULSON SOUZA MEIRELLES FILHO (Dracena /SP) MARIA JOSÉ BRANDÃO THEODORO (Garça /SP) LUCAS VASCONCELOS DE MAIO (Garça/SP)

 Santo do Dia 
MARGARIDA EBNER

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Somos convidados a viver o amor gratuito e generoso com todos, também com os que nos tornam alvo de ódio e injustiça e com os que necessitam de solidariedade.
 Oração
Ó DEUS, FORÇA DAQUELES QUE ESPERAM EM VÓS, SEDE FAVORÁVEL AO NOSSO APELO E, COMO NADA PODEMOS EM NOSSA FRAQUEZA, DAI-NOS SEMPRE O SOCORRO DA VOSSA GRAÇA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
3ª-feira da 11ª Semana    do Tempo Comum - 20/06/2017
Sendo rico, Jesus Cristo tornou-se pobre por causa de nós. Ele veio nos ensinar a seguir o exemplo do Pai celeste, que ama a todos e com todos se preocupa.

1ª Leitura (2Cor 8,1-9) – Jesus Cristo de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós. Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 1Desejamos dar-vos a conhecer, irmãos, a graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. 2Em meio a tantas tribulações com que foram provadas, espalharam generosamente e com transbordante alegria, apesar de sua extrema pobreza, os tesouros de sua liberalidade. 3Sou testemunha de que, segundo as suas forças, e até além dessas forças, contribuíram espontaneamente 4e nos pediam com muita insistência o favor de poderem se associar neste socorro destinado aos irmãos. 5E ultrapassaram nossas expectativas. Primeiro deram-se a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus. 6De maneira que recomendamos a Tito que leve a termo entre vós esta obra de caridade, como havia começado. 7Vós vos distinguis em tudo: na fé, na eloquência, no conhecimento, no zelo de todo o gênero e no afeto para conosco. Cuidai de ser notáveis também nesta obra de caridade. 8Não o digo como quem manda, mas, para exemplo do zelo dos outros, quisera pôr em prova a sinceridade de vossa caridade. 9Vós conheceis a bondade de nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo rico, se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer por sua pobreza.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 145 (146)
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

Evangelho do dia
3ª-feira da 11ª Semana    do Tempo Comum - 20/06/2017
Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. - (Mt 5,43-48)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, 43Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. 44Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. 45Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. 46Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? 47Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? 48Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Precisamos amar aqueles que não nos amam
Precisamos expandir a capacidade de amar aqueles que não nos amam!
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! (Mateus 5, 44)
O amor é a graça mais divina que nós temos em nosso coração, amor é essência, Deus é amor e Ele não sabe fazer outra coisa senão amar. Quem comunga em Deus, quem tem a vida n’Ele não pode ter outro sentimento na alma e no coração. Alguns podem dizer: “Eu amo bastante!”, mas o que seria esse “amo bastante”?. “Eu amo as pessoas que me amam. Amo as pessoas que eu quero bem”. Que bom! O ruim seria se nem amássemos esses, pois o amor é pleno, ele tem de cobrir todo nosso ser, toda nossa face e sentimento, nossas intenções e tudo o que somos.
O Senhor não nos quer vivendo um amor limitado nem pequeno. O Senhor nos quer vivendo um amor do tamanho que ele é: infinito, eterno e sublime. Por isso, além de amarmos quem nos ama, quem nos quer bem e nos faz bem, precisamos expandir a capacidade de amar para aqueles que não nos amam, que nos querem mal e não são nossos amigos, os que, muitas vezes, portam-se como nossos inimigos.
Eu não preciso ter inimigos, mas há pessoas que se portam como tal, porque não comungam comigo, não querem bem o que eu quero; e há aquelas, inclusive, que me desejam o mal ou me fazem o mal. Eu não tenho outra coisa a dar a elas, a não ser o meu amor, o amor de Deus que há em mim.
Eu conheço quando alguém tem amor de Deus no coração, não é quando fala muito de amor e o poetiza, mas quando seus gestos traduzem o tamanho do amor que está nele.
Quando eu olho para Jesus morto na cruz, dizendo “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que falam”, vejo um homem que morre perdoando Seus algozes. Estêvão, que estava sendo apedrejado, morre amando e perdoando seus inimigos; ele morre bem, com o Espírito, morre para este mundo, mas está vivo na graça.
Estaremos cada vez mais vivos em Deus quando o amor estiver dilacerando o nosso coração. Estaremos cada vez mais nos amargurando, triturando-nos e deprimidos quando nós permitirmos que o ódio, o rancor e a falta de perdão estejam crescendo dentro de nós.
Nada mais nos cura e nos faz homens e mulheres plenos nesta vida do que amarmos! Amemos quem nos quer bem, amemos quem nos deseja o mal, quem nos faz o mal, porque Deus é Pai para eles e para nós. Mas nós só seremos Seus filhos quando aprendermos a amar do jeito que Ele nos ama.
Deus abençoe você!
 Reflexão - O chamado universal à santidade
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)  
Hoje estes versículos do Evangelho se integram no capítulo das Boas aventuranças e com a mesma radicalidade. É a entranhável novidade da doutrina e do coração de Cristo: amar aos inimigos e rezar pelos que nos perseguem. Ele sabia que isto era difícil de "digerir".
"Sede, pois, vós perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito". A luta pela santidade não é uma opção para superdotados. Se nos permite uma semelhança, o tal chamado está no "D.N.A." de nosso ser essencial. É uma vocação divina que arranca do Batismo e que nos lança a viver, com a força do Espírito, a união com Deus através de todas as circunstâncias de nossa vida. Ninguém pode viver fora deste chamado. O Concílio Vaticano II ensinou esta doutrina.
—Que eu saiba, Senhor, olhar para dentro, para encontrar-te, com teu chamado a lutar por amor, fazendo-te “visível” aos que me rodeiam e, assim, abrir horizontes divinos a todos os homens.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Será que temos algum inimigo para amar?
- O que mais me atrai: alegria, paz, paciência, bondade, humildade?
 - Tenho sempre em mente a advertência de Jesus que o Pai dá o sol para bons e ruins e o mesmo faz com a chuva?
- Ter um coração manso não é um grande desafio?
 - Procuro exercitar-me diante da necessidade de ter paciência?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,43-48 – Ensinai-nos a amar!
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante,
com o pedido de Raul Follereau:
Senhor, ensina-nos 
a não amar somente os que são nossos,
a não amar somente os que amamos.
Ensina-nos a pensar nos outros e a
amar, em primeiro lugar,
aqueles a quem ninguém ama.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio o texto do dia Mt 5,43-48
Refletindo
A proposta de Jesus é de uma grande atualidade. O “olho por olho”, “dente por dente” dos pagãos ficou superado. Agora não se deve revidar ofensa, descontar agressões. No Novo Testamento o amor supera tudo isso. A novidade está em avançar: não apenas amar quem nos ama, mas amar aqueles que não nos amam e até aqueles que são nossos inimigos. O Pai é bom para com todos.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que a Palavra diz para mim?
A Palavra me faz um convite a viver o amor como o viveu Jesus Cristo.
Meditando
Os bispos da América Latina disseram: 
“A Igreja é comunhão no amor. Esta é sua essência através da qual é chamada a ser reconhecida como seguidora de Cristo e servidora da humanidade. O novo mandamento é o que une os discípulos entre si, reconhecendo-se como irmãos e irmãs, obedientes ao mesmo Mestre, membros unidos à mesma Cabeça e, por isso, chamados a cuidarem uns dos outros (1 Cor 13; Cl 3,12-14). (DAp 161).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Faço minha a oração de Jesus, na cruz, pelos que o crucificavam:
“Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
Rezo com toda Igreja
Oração da Misericórdia

Senhor Jesus Cristo que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, e nos dissestes quem vos vê, vê a Ele.

Mostrai-nos o teu rosto e seremos salvos. O vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro; a adúltera e  Madalena de colocar a felicidade apenas numa criatura; fez Pedro chorar depois da traição, e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido.

Fazei que cada um de nós considere, como dirigida a si mesmo as palavras que dissestes à mulher samaritana: Se tu conhecesses o dom de Deus!

Vós sois o rosto visível do Pai invisível, Do  Deus que manifesta sua onipotência sobretudo com o perdão e a misericórdia.
Fazei que, a Igreja seja no mundo,  o rosto visível de vós, seu Senhor, ressuscitado e na glória.

Vós quisestes que os vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza, para sentirem justa compaixão por aqueles que estão na ignorância e no erro:

Fazei que todos os se aproximarem de cada um deles se sintam esperados, amados e perdoados por Deus.
Enviai o vosso Espírito e consagrai-nos a todos com a sua unção, para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor e vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem, proclamar aos cativos e oprimidos a libertação e aos cegos restaurar a vista.

Nós vo-lo pedimos por intercessão de Maria, Mãe da Misericórdia, a vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.

Amém!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, vou procurar olhar as pessoas com o coração de Deus que faz nascer o sol para todos, sem distinção. Quero amar a todos porque todos são amados por Deus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário