quinta-feira, 24 de agosto de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade. - (Jo 1,45-51)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 24 DE AGOSTO DE 2017 (quinta-feira) 236º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ALGO SÓ É IMPOSSÍVEL ATÉ QUE ALGUÉM DUVIDE E RESOLVA PROVAR AO CONTRÁRIO.”
 (Jean Baptiste Henri Lacordaire)

 Datas Comemorativas 
DIA DO AÇOUGUEIRO
DIA DOS CLUBES ESPORTIVOS E SÓCIO-CULTURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIA MUNDIAL DO HIP HOP
SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (21 a 27 de agosto)
SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 28 de agosto)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itatinga - Rubiácea (São Paulo) Ubajara (Ceará) Barra do Rocha (Bahia) Belém - Maribondo (Alagoas) Malhada dos Bois - Taquarana (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANTONIO ELIAS “LÍAS. BOSQUE (EQ 11 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça - Lions Clube de Garça/SP) NILSON BATAGLIA (FATEC - Lions Clube de Garça/SP)ALESSANDRA TAVARES FIGUEIREDO MARCOS (Lions Clube de Mirandópolis /SP)JOSÉ CARLOS MINUTTI (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) ALEANDRO RICARDO DE OLIVEIRA (Funcionário Público Estadual Garça /SP)AUGUSTO MANOEL SEIXAS MARQUES TAVARES (Garça /SP) ANTONIO LUIZ SCALSO (Garça /SP) SUELI APARECIDA CORREA DE MORAES (injepoli – Rotary Clube de Garça /SP) JOSÉ CARLOS PIZANI DUARTE (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA e ADHEMAR ALVES DA SILVAó1966ó51 ANOS (MINHA IRMÃ - São Paulo / SP)

 Santo do Dia 
SÃO BARTOLOMEU
Bartolomeu (Palestina, séc. I), chamado Natanael, israelita sem falsidade, é apresentado a Jesus por Felipe. Vencendo o preconceito, faz belo ato de fé: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Segundo antiga tradição, foi evangelizador da India e da Armênia, onde encontrou o martírio.
SANTA JOANA ANTIDA THOURET

Anunciai todos os dias a salvação de Deus, proclamai a sua glória às nações (Sl 95,2s).

                                                                                                                                                                                                                 Oração –  
PAI, QUE EU SEJA DECIDIDO E RÁPIDO EM DESFAZER-ME DO QUE ME IMPEDE DE ACOLHER PLENAMENTE O TEU REINO. QUE MEU CORAÇÃO NUNCA SE APEGUE A COISA ALGUMA DESTE MUNDO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou são Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho e fazei que, pelas preces do apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Quinta-feira da 20º Semana do Tempo Comum - 24/08/2017 - São Bartolomeu, Apóstolo . Festa
Reflexo da glória de Deus, a nova humanidade inaugurada com Jesus é acessível a todos os que, com sinceridade, querem dela participar.

1ª Leitura (Ap 21,9-14) – A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze  apóstolos do Cordeiro. Leitura do Apocalipse de São João:

9Um anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial 144 (145)
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

Evangelho do dia
Quinta-feira da 20º Semana do Tempo Comum - 24/08/2017 - São Bartolomeu, Apóstolo . Festa
Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade. - (Jo 1,45-51)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Mestre, tu és o filho de Deus, és rei de Israel! (Jo 1,49)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A sinceridade é característica de uma alma autêntica
A sinceridade vem de uma alma autêntica e verdadeira, capaz de reconhecer a si mesmo, seus próprios limites e dificuldades!
Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”  (João 1,47)
Celebramos, hoje, São Bartolomeu ou Natanael, discípulo de Jesus, apóstolo do Reino, natural de Caná da Galileia. Escutamos Jesus, ainda sem conviver com Natanael, elogiando-o. Mas de que forma Jesus o elogia? Primeiro, dizendo que ele é um verdadeiro israelita. E por que ele é verdadeiro? Porque nele não há falsidade. E por que Jesus o elogia? Jesus o conhecia desde quando ele estava debaixo da árvore, mas o elogia pela sinceridade do seu coração. Filipe foi dizer a Natanael que havia encontrado o Messias, aquele que Moisés tinha descrito na Lei: “Ele é Jesus de Nazaré, é o filho de José”, e ele, com toda sinceridade do coração, questionou: “De Nazaré pode vir alguma coisa boa?”.
Como precisamos de pessoas sinceras e autênticas! Só não precisamos cair numa falsa visão de sinceridade e autenticidade, como se sinceridade e autenticidade fossem sinônimos de pessoas que falam tudo o que querem e podem.
Pessoas sinceras são autênticas, ou seja, quando gostam, elas expressam que gostam; quando não gostam, sabem expressar que não gostam; quando entendem, sabem manifestar que entendem; quando não entendem, não compreendem; e quando não concordam, sabem dizer que não concordam.
A sinceridade não é sinônimo daquela pessoa que tudo critica, que vê tudo errado. A sinceridade é aquilo que vem da pureza da alma e do coração, vem de uma pessoa que não vive para agradar nem para fazer média com os outros.
A sinceridade vem de uma alma autêntica e verdadeira, capaz de reconhecer a si mesmo, seus próprios limites e suas dificuldades; a sinceridade de reconhecer que não está bem, saber que está bem quando está; mas quando as coisas não estão andando, ela é capaz de dizer.
A sinceridade evangélica é aquela que se confronta com Deus do jeito que é, porque, às vezes, nós queremos fazer média até com Deus. Sincero é aquele que se apresenta diante do Senhor do jeito que está vivendo, passando, sofrendo e enfrentando a vida. A sinceridade é viver a verdade.
“Eis um verdadeiro israelita, porque nele não há falsidade”. Jesus quer também nos chamar de verdadeiros cristãos, porque há cristãos e cristãos. Nós somos cristãos pela graça do batismo, mas podemos ser falsos cristãos, viver falsidades na vida, ser aquilo que não somos, procurar ser ou viver de aparências, de cascas. Não há nada mais abominável do que isso.
Sejamos autênticos e sinceros com nós mesmos e não tenhamos medo de assumir aquilo que somos. Deus cura, salva e transforma o que é vivido e assumido. Quando vivemos e assumimos o que somos, Deus pode cuidar melhor de nós.
Deus abençoe você!
 Reflexão - São Bartolomeu, apóstolo
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, contemplamos a chamada de Natanael, tradicionalmente identificado com o apostolo Bartolomeu. Sobressai sua confissão de fé: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!». Esta confissão tem a função de abrir o terreno ao quarto Evangelho, pois oferece um primeiro e importante passo no caminho da adesão a Cristo.
Bartolomeu reconhece Jesus tanto pela sua relação especial com Deus Pai, de quem é Filho unigênito, quanto pela relação com o povo de Israel, de quem é chamado rei (atribuição própria do Messias esperado) Estes dois elementos são essenciais: Se proclamássemos somente a dimensão celestial de Jesus correríamos o risco de fazer Dele um ser etéreo e evanescente; se somente reconhecêssemos seu papel concreto na história, poderíamos descuidar sua dimensão divina, que constitui sua própria identidade.
—São Bartolomeu, intercede para que —imitando teu passo discreto pela vida— eu saiba aderir me a Deus e dar testemunho Dele sem realizar obras sensacionais: Extraordinário é Jesus!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus explica a Natanael que ele verá coisas maiores ainda. Em minha vida vi coisas maiores através da fé?
- A vivência da fé dá outro sentido à minha vida?
- É possível viver sem ela?
- Presenciando milagres, os discípulos reconheceram a união íntima de Jesus com Deus Pai. Já pude presenciar a realização de milagres em minha vida? De que tipo?
- Natanael procurou conhecer e crescer na fé. Tenho este tipo de preocupação em minha vida?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 1,45-51- Venha ver!
"Venha ver!"
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que buscam Deus na web:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz, na Bíblia,  o texto do dia? Leio atentamente o texto: Jo 1,45-51,
e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Filipe foi procurar Natanael e disse:
Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré. Natanael perguntou:
- E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?
- Venha ver! - respondeu Filipe. Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
- De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu:
- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira. Então Natanael exclamou:
- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!
Jesus respondeu: Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Refletindo
Com que alegria Filipe se encontra com Natanael e lhe diz: "Achamos...Jesus". Natanael questiona. E Filipe o convida para ir vê-lo. Jesus diz que ele é um "homem realmente sincero". Não tem falsidade. O nome Natanael significa "dom de Deus". E Natanael manifesta este "dom" quando proclama: " Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!" Mais um detalhe neste relato. Jesus diz que já tinha visto Natanael "debaixo da figueira". A figueira era uma das árvores que simbolizavam o povo de Deus. Sentado, debaixo da figueira, Natanael representava todo o povo que esperava alguém que lhes revelasse o verdadeiro Deus. Esse alguém é Jesus de Nazaré.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Estamos no mês vocacional e este texto nos revela diversas vocações: a de Filipe, Natanael, a de Jesus e a minha própria vocação. Posso dizer que, como Natanael estou "debaixo da figueira". Represento todo o povo que ainda não conhece Deus, que não conhece ou não segue Jesus Cristo. Sou também convocado/a a proclamar que Jesus é o Filho de Deus. Como vivo esta vocação? Tenho entusiasmo em falar de Jesus às pessoas de meu relacionamento, à minha família, na escola , no trabalho, na comunidade?
Medintado
Em Aparecida, os bispos disseram: 
"Conscientes e agradecidos porque o Pai amou tanto ao mundo que enviou seu Filho para salvá-lo (cf. Jo 3,16), queremos ser continuadores de sua missão, visto que esta é a razão de ser da Igreja e que define sua identidade mais profunda.( DAp 373.)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a:
Oração pelas Vocações
Jesus, Mestre divino,
que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos,
pelas nossas famílias, pelas nossas escolas
e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos,
como diáconos, padres e bispos,
como religiosos e religiosas,
para o bem do Povo de Deus
e de toda a humanidade.
Amém. 
(Papa Paulo VI )
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de atenção para perceber onde e a quem posso falar de Jesus.
Bênção B Í B L I C A
O Senhor o abençoe e guarde! 
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 308 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário