sexta-feira, 25 de agosto de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. - (Mt 22,34-40)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 25 DE AGOSTO DE 2017 (sexta-feira) 237º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TODOS NÓS SOMOS UM MISTÉRIO PARA OS OUTROS... E PARA NÓS MESMOS.”
 (Érico Veríssimo)

 Datas Comemorativas 
DIA DO SOLDADO
DIA DO EXÉRCITO – DIA DE DUQUE DE CAXIAS
DIA DA LEGALIDADE
DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DIA DO FEIRANTE
DIA NACIONAL DA CARETA
SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (21 a 27 de agosto)
SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 28 de agosto)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barretos - Buritama (São Paulo) Chapecó - Herval D'Oeste - Joaçaba - Luzerna (Santa Catarina) Miracema do Tocantins (Tocantins) Jaramataia - Joaquim Gomes (Alagoas) Nazário (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: DANIELA VALENCIO CONESSA (m/prima - Garça / SP) ANTONIO ALEXANDRE MARQUES (EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP)JOÃO BATISTA NETO DE OLIVEIRA (EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) HENRY DOUGLAS SOBREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP) MANOEL FRAIONI (SAAE-Garça /SP) SORAIA ABIDO (Garça /SP) MARCO AURÉLIO DRAPÉ (Garça /SP)ALESSANDRO PASSAMAI  (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO LUÍS IX
SÃO JOSÉ CALAZANS
SANTA PATRÍCIA

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s).
O amor é o mandamento por excelência para quem deseja alcançar o reino dos céus e construir famílias fundamentadas na acolhida e na fraternidade.
Oração
PAI, QUE EU SEJA DECIDIDO E RÁPIDO EM DESFAZER-ME DO QUE ME IMPEDE DE ACOLHER PLENAMENTE O TEU REINO. QUE MEU CORAÇÃO NUNCA SE APEGUE A COISA ALGUMA DESTE MUNDO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superem todo desejo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Sexta-feira da 20º Semana do Tempo Comum - 25/08/2017
Base de toda doutrina e de toda ação, o amor ao Deus verdadeiro e ao seu povo traz nova dimensão à vida, também aos laços familiares.

1ª Leitura (Rt 1,1.3-6.14b-16.22) – Noemi acompanhada de sua nora Rute, a moabita, regressou a Belém Início do Livro de Rute:

1No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá foi morar nos campos de Moab com sua mulher e seus dois filhos. 3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi, e esta ficou sozinha com seus dois filhos. 4Eles casaram-se com mulheres moabitas, uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute. E ali permaneceram uns dez anos. 5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. 6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab para a sua pátria com as duas noras, porque tinha ouvido dizer que o Senhor havia olha­do para o seu povo, e lhe tinha dado alimentos.
14bOrfa beijou sua sogra e partiu. Rute, porém, ficou com Noemi. 15Esta disse-lhe: “Olha, tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Vai com ela”. 16Mas Rute respondeu: “Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti. Porque para onde fores irei contigo, onde pousares, lá pousarei eu também. Teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus”. 22Assim Noemi voltou dos campos de Moab, acompanhada de sua nora Rute, a moabita. Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial 145 (146)
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

Evangelho do dia
Sexta-feira da 20º Semana do Tempo Comum - 25/08/2017
Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. - (Mt 22,34-40)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “ ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O amor a Deus só é concreto quando amamos o próximo
O testemunho do amor que temos para com Deus se manifesta quando amamos nosso próximo!
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento! Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”  (Mateus 22, 37-38)
Os saduceus estão questionando Jesus: “Qual é o maior mandamento?”. A pergunta tem um tom de ironia e malícia, porque eles querem colocar Jesus em dificuldade, pois, na visão dos mestres da lei judaica, “amar a Deus sobre todas as coisas” está acima de tudo, e quem faz isso já está no grau máximo da relação com Ele.
Jesus, por Sua vida e ministério, pelo amor às pessoas e o cuidado com o próximo, por estar ao lado dos desvalidos e pecadores, parece que não observa a lei judaica, faz caridade, ama o seu próximo e, no dia de sábado, salva almas e cura doentes. Será que Jesus conhece mesmo os mandamentos divinos? Por isso a pergunta é recheada de uma certa malícia: “Qual é o maior dos mandamentos?”.
Jesus, sem titubear, vai no ponto: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com a toda a tua alma, com todo o teu entendimento, mas só quem ama a Deus de todo o coração consegue amar o seu próximo como a si mesmo”.
O amor a Deus só é verdadeiro e concretizado quando amamos nosso próximo. Você olha para uma pessoa e diz: “Ela é toda de Deus!”. Por que ela é toda de Deus? Porque vive o tempo inteiro falando com Ele, vive o tempo inteiro em adoração, ora o tempo todo. Muito bom! Ela está buscando amar a Deus, mas ela só vai verdadeiramente amá-Lo quando esse amor for revestido de gestos, de verdade e sinceridade na pessoa do próximo.
O próximo é a concretude do amor que manifestamos a Deus. Passamos o tempo inteiro rezando, mas, depois das nossas orações, continuamos grossos, mal educados, fazendo distinção de pessoas, desprezando o pobre, o sofredor; e o próximo é só um próximo para nós. Não entendemos nada ou esse amor de Deus para nós não tem vida.
Nosso Deus é vivo, e eu O amo com todo o meu ser. Estou aos pés d’Ele, adorando, louvando, engrandecendo, porque Ele é tudo para mim, mas se eu O escuto, se meu coração está n’Ele e  tenho comunhão com Ele, o Senhor me leva a amar meu irmão com toda minha alma e todo o meu coração.
Não precisamos dizer para ninguém que amamos a Deus, o testemunho do amor que temos para com Ele se manifesta quando amamos o nosso irmão de todo nosso coração.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A adoração é a força que o move tudo
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, escutamos de Cristo o maior e o primeiro motivo da nossa existência (um motivo que se transforma em “mandamento” para cada homem): adorar a Deus, em um amar-lhe com todo o nosso ser (coração, alma e mente). O amor sempre é incondicional (sem-condições), mas só Deus merece um amor incondicional “em absoluto”: nada se deve antepor ao serviço de Deus.
Tal maneira de “submeter-se” a Deus não é destrutiva da criatura, porque é tão amoroso como beijar-lhe (“ad-orem” = na boca). É o próprio do amante; é nossa vocação. A criação —emersa e preciosa— está de tal maneira configurada que convida a esta adoração. É a força que o move e ordena tudo desde dentro, no ritmo das estrelas e em nossa vida. O ritmo da nossa vida só vibra corretamente se está imbuído por esta força.
— Senhor- Deus, ajoelhado, confesso-te e reconheço-te: o homem nunca é tão homem como quando —de joelhos— se rende ante ti e te reza.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Tenho consciência de que tudo aquilo que faço é fruto do que vai em meu coração?
- Amo a Deus que me chama para junto dele ou faço de Deus alguém que quer barrar minha liberdade?
- Estou convencido de que caridade se dá em primeiro lugar com o coração e só depois com as mãos?
- Posso com tranquilidade exigir que façam a mim o que faço para meu próximo?
- Meu viver é um espelho da bondade e misericórdia de Deus?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 22,34-40 - O amor a Deus e o amor ao próximo são inseparáveis
"Venha ver!"
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que navegam pela internet:
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mt 22,34-40 e observo a síntese que Jesus faz dos mandamentos.
Os fariseus se reuniram quando souberam que Jesus tinha feito os saduceus calarem a boca. E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou:
- Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Jesus respondeu:
- "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente." Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.
Refletindo
O mestre da Lei quer por Jesus à prova.
Pergunta-lhe qual é o mandamento mais importante. Jesus diz que os dois são igualmente importantes e inseparáveis: quem ama a Deus deve amar o filho de Deus, ou seja, o próximo. Tudo o mais é consequência. E diz mais: o amor ao próximo deve ser igual ao amor a si mesmo.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Como vivo estes dois mandamentos? Começo ao contrário, pelo segundo mandamento. Amo as outras pessoas como a mim mesmo?
Meditando
O papa Bento XVI publicou em 2006 a sua primeira encíclica intitulada “Deus caritas est”, Deus é amor. No parágrafo 16, diz que há um “nexo indivisível entre o amor a Deus e o amor ao próximo: um exige tão estreitamente o outro que a afirmação do amor a Deus se torna uma mentira, se o homem se fechar ao próximo ou, inclusive, o odiar.” O papa diz mais: “Só a minha disponibilidade para ir ao encontro do próximo e demonstrar-lhe amor é que me torna sensível também diante de Deus. Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como Ele me ama. Os Santos — pensemos, por exemplo, na Beata Teresa de Calcutá — hauriram a sua capacidade de amar o próximo, de modo sempre renovado, do seu encontro com o Senhor eucarístico e, vice-versa, este encontro ganhou o seu realismo e profundidade precisamente no serviço deles aos outros. Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, constituem um único mandamento” (Deus caritas est, 18).É assim que amo meu irmão? É assim que amo a Deus?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com o bem-aventurado Tiago Alberione:
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de renovada relação de amor com Deus e o próximo.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção B Í B L I C A
O Senhor o abençoe e guarde! 
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 308 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário