segunda-feira, 26 de março de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.” - (Jo 12,1-11)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE QUARESMA 
 GARÇA/SP, 26 DE MARÇO DE 2018 (segunda-feira) 85º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUASE TODOS OS HOMENS SÃO CAPAZES DE SUPORTAR ADVERSIDADES, MAS SE QUISER POR À PROVA O CARÁTER DE UM HOMEM, DÊ-LHE PODER.”
(Abraham Lincoln)

 Datas Comemorativas 
Dia do Trabalho Social das Nações Unidas
DIA DO MERCOSUL
DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO INDUSTRIAL MADEIREIRO
semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barueri - Ipuã - Poá - Riolândia – Santo Antônio do Jardim - Terra Roxa (São Paulo) Santa Rita de Cássia - Itaberaba (Bahia) Santa Luzia (Maranhão) Reserva (Paraná) Itabaiana (Paraíba) Boa Vista do Sul - Porto Alegre (Rio Grande do Sul)Campo Redondo - Francisco Dantas - Galinhos - Jaçanã - Paraná -  Vera Cruz (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARA AMÉLIA ANGELO CAZZARO MENINI (Lions Clube de Pompéia Cidade Coração /SP)VIVIANE MIRANDA (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP) MARIA THERESA RICCI SARTORI (Garça /SP)JULIA SARTORI DO COUTO (Garça /SP) JOSÉ CARLOS ZAGATI (Garça /SP)MARIANA POLICINANI  (Garça /SP)MARILENE POLICINANI TOFOLI (Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA CATARINA BENETTI e CLOVIS DE CARVALHO (Lions Clube de Bauru Bela vista /SP)


 Santo do Dia 
são BRAULIO
são LUDGERIO
SANTA LUCIA FELIPPINI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Acusai, Senhor, meus acusadores; combatei aqueles que me combatem! Tomai escudo e armadura, levantai-vos, vinde em meu socorro! Senhor, meu Deus, força que me salva!
Os três primeiros dias da Semana Santa são marcados pela leitura dos cânticos do “servo do Senhor”. Hoje somos levados a contemplar a doação da vida do servo de Deus, ungido para a missão. Pelo batismo também fomos ungidos para participar da missão profética, sacerdotal e régia de Cristo. O gesto profético da mulher perfumando o ambiente com o aroma do amor, não pode ser ignorado ou esquecido.
Oração
PAI, TIRA DE MIM TODA MALÍCIA QUE ME IMPEDE DE COMPREENDER, EM PROFUNDIDADE, OS GESTOS DE JESUS, O QUAL SE FEZ POBRE ENTRE OS POBRES, E MORREU COMO UM DELES.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
26 de março de 2018 2ª-feira da Semana Santa da Páscoa
Compassivo e manso, o servo de Deus não esmorece nem se deixa abater pelos obstáculos, pois foi ungido para resistir a qualquer dificuldade.

1ª Leitura - (Is 42,1-7) -Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. (1º canto do Servo do Senhor).Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1
“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz Minh ‘alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.
3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas proverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”.
5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial  26 (27)
O Senhor é minha luz e salvação.

Evangelho do dia
26 de março de 2018 2ª-feira da Semana Santa da Páscoa
" Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. - (Jo 12,1-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O nosso referencial é Jesus
O nosso referencial é Jesus que está nos pobres, nos doentes, nos sofredores, na humanidade em que vivemos
Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo
(João 12,3).
Maria é aquela que colocava-se aos pés de Jesus; Marta estava servindo e Lázaro estava junto à mesa. Maria colocava-se aos pés do Mestre dando tudo o que ela tinha: seu amor, seu coração, seus sentimentos, seus afetos, seus bens materiais. O perfume mais caro que se poderia ter, ela colocou sobre os pés do Mestre Jesus.
Maria é a discípula que rende-se ao Mestre, é a discípula que apaixonada por Jesus, entrega todo o seu coração. Do mesmo lado estão os discípulos de Jesus, mas um deles chama a atenção, porque ele acha escandaloso aquilo que Maria está fazendo: um perfume caro sendo colocado nos pés de Jesus. E num falso espírito de cuidado aos pobres, mas que era uma hipocrisia, dizia: “O que ela está gastando nos pés de Jesus poderia ser usado para os pobres”.
Sempre teremos pobres no meio de nós para cuidar, e só podemos cuidar (de verdade) dos pobres quando cuidamos de Jesus, quando estamos aos pés d’Ele. Não é para desprezar os pobres, pelo contrário, precisamos primeiro ir aos pés de Jesus para saber servir a pobreza, que é a humanidade em que vivemos.
Não fazemos assistencialismo, encontramos Jesus que está aos nossos pés e nos colocamos aos pés d’Ele para adorá-Lo, nos entregarmos totalmente a Ele, para encontrarmos no pobre a pessoa de Jesus. Por isso, a primeira atitude do pobre é sempre colocar-se aos pés de Jesus.
Não podemos cair naquela visão assistencialista de que, fazemos muito pelos pobres ou de que trabalhamos nas ruas. O primeiro lugar que nos dirigimos é aos pés de Jesus, O adoramos e nos colocamos inteiramente aos pés d’Ele. Quando não fazemos isso, nos perdemos naquilo que realizamos, nos perdemos no nosso trabalho, nas nossas obrigações. Nos perdemos porque falta o referencial.
O nosso referencial é Jesus que está nos pobres, nos doentes, nos sofredores, na humanidade em que vivemos. Encontramos Jesus em cada um, assim, não nos decepcionamos, não nos machucamos e nosso coração não se fere por qualquer coisa quando temos um referencial. O nosso referencial é sempre estar aos pés de Jesus!
Deus abençoe você!

ReflexãoO culto a Deus
AUTOR: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— Jesus Cristo está jantando em casa dos seus amigos, Marta, Maria e Lázaro, em Betânia, perto de Jerusalém. Jesus, o Filho de Deus, é, ao mesmo tempo, homem de verdade: Necessita estar com seus amigos os homens e, espera que o amemos. Pouco antes tinha ressuscitado Lázaro. Agora vemos Maria —sua irmã— perfumando os pés do Senhor. Ele aceita e defende esta mostra de carinho.

Deus é Amor. Ele só deseja nosso bem. Nós somos felizes quando descobrimos que Deus nos ama. O homem é homem quando dá culto a Deus, quer dizer, quando lhe fala e lhe escuta, quando reconhece que Ele é grande e o aceita como seu Criador. Os animais irracionais jamais poderão fazer isso.

—Meu Deus, ajoelho-me ante ti, porque Tu és meu Senhor. Sem ti eu não seria nada. Não quero viver sem ti. Santa Maria, não permitas que nada me afaste de teu Filho divino.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como sua comunidade encara o problema dos pobres?
- Como evitar o risco de ser explorado por alguns pobres que são oportunistas?
- Você tem amor, respeito, compreensão por aqueles que se dedicam integralmente ao próximo? (sacerdotes, religiosos(as), leigos (as)...)
- Sempre que há ocasião, você testemunha publicamente sua fé?
- Por que é difícil rezar: “Perdoai-nos assim como nós perdoamos...?”

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 12,1-11 - Amor no estilo de Jesus
O bem-aventurado Alberione nos sugere uma postura
para  este momento de oração:
“sentemo-nos aos pés do Mestre e digamos a ele:
Vós sois o Caminho, quero seguir vossos passos e imitar vossos exemplos.
Vós sois a Verdade: iluminai-me!
Vós sois a Vida: dai-me a vossa graça!”
(ER I 132).
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que o texto diz?
Leio atentamente o texto do dia: Jo 12,1-11. 
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse:
- Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres?
Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela.
Então Jesus respondeu:
- Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.
O plano para matar Lázaro
Muitas pessoas ficaram sabendo que Jesus estava em Betânia. Então foram até lá não só por causa dele, mas também para ver Lázaro, o homem que Jesus tinha ressuscitado. Então os chefes dos sacerdotes resolveram matar Lázaro também; pois, por causa dele, muitos judeus estavam abandonando os seus líderes e crendo em Jesus
REFLETINDO
Esta cena de Betânia nos apresenta duas pessoas olhando para Jesus: Maria e Judas. Maria quer expressar todo seu amor. E o faz com um presente de qualidade, bastante caro. Judas, infelizmente, não entende a linguagem do amor. Só entende a linguagem do interesse, disfarçado em caridade: partilhar com os pobres. O perfume com que Maria unge os pés de Jesus é símbolo de unidade, de amor. 
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim? Para nós, hoje?
Posso oferecer perfume de boa qualidade a Jesus, expressando meu amor. Ou disfarçar minha caridade, meu amor. 
MEDITANDO
Em Aparecida, os bispos falaram deste amor, em vários momentos: Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35). (DAp 138)
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Medito calmamente e rezo cada estação ou momento da Via-sacra, pensando na Via-Sacra hoje, na minha Via-sacra e na Via-sacra de tantas pessoas.
VIA-SACRA 
1. Jesus é condenado à morte por Pilatos (Mt 27,26) 
A cada estação, faço um momento de silêncio e depois rezo: 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 
2. Jesus carrega a sua Cruz (Mt 27,31) 
3. Jesus cai pela primeira vez 
4. Jesus encontra a sua Mãe 
5. Jesus recebe ajuda de Simão para carregar a Cruz (Mt 27.32) 
6. Verônica enxuga o rosto de Jesus 
7. Jesus cai pela segunda vez sob o peso da Cruz 
8. Jesus fala às mulheres de Jerusalém (Lc 23,27) 
9. Jesus cai pela terceira vez sob o peso da Cruz 
10. Jesus é despojado de suas vestes (Mt 27,35) 
11. Jesus é pregado na Cruz 
12. Jesus morre na Cruz (Mt 27,50) 
13. Jesus é descido da Cruz (Mt 27,59) 
14. Jesus é sepultado (Mt 27,60) 
15. Jesus ressuscitou (Mt 28,5). 
Termino, rezando o Pai Nossos e fazendo com muita consciência o sinal da cruz: 
"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual o meu novo olhar a partir da meditação e oração da Palavra? Proponho ter o olhar parecido verdadeiramente com o Mestre. Para isto quero assumir a centralidade do Mandamento do amor.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário