– ONU –
– TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO
SUNTENTÁVEL –
– J U L H O – MÊS DA ALFABETIZAÇÃO –
– GARÇA/SP, 30 DE JULHO DE 2018 (segunda-feira) 211º dia do ano –
–DESEJAMOS
QUE TENHA UM BOM DIA!–
–■COMECE O DIA FELIZ!■–
– Pensamento do Dia –
“UM
AMIGO SE FAZ RAPIDAMENTE; JÁ A AMIZADE
É UM FRUTO QUE AMADURECE LENTAMENTE.”
(Aristóteles)
– Datas Comemorativas –
–■ DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE ■–
–■ DIA NACIONAL
DO CARTAZ ■–
–■ DIA INTERNACIONAL DO TIGRE ■–
–■ DIA DA FOTOGRAFIA COLORIDA ■–
–■Dia
do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS
CIDADES (ou Município): ■Acaraú - Tianguá (Ceará)■Anápolis (Goiás)■Lobato (Paraná)■Chapada dos
Guimarães (Mato Grosso)■Lauro
de Freitas - Piripá
- Vera Cruz (Bahia)■–
■Dia
do ANIVERSÁRIO DE: ■PDG ANA MARIA BONONI DE BARROS (DLC6-Lions Clube
de Monte Alto-Matão /SP) ■PDG DJALMA LACERDA (DLC3-Lions Clube
de Campinas Norte /SP) ■NAIR SANTOS (Lions Clube de Bauru
Falcão
/SP) ■JOÃO SVIZZERO (Lions Clube de Bauru
Norte
/SP) ■PAULO ALVES DE SOUZA (Lions Clube de Bauru
Norte
/SP) ■JULIANO PEREIRA DE ANDRADE (Advogado-Garça /SP) ■MARIA DA GRAÇA DE SOUZA MARTINS (Marilia/SP)■–
–■ Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:
■PDG ANA MARIA BONONI DE BARROS
e JOSÉ (MARRUCO) APARECIDO DONIZETE BATISTA DE BARROS
ó1981ó37 ANOS ó( DLC6-Lions Clube
de Monte Alto-Matão /SP)
■–
– Santo do Dia –
–■ SÃO PEDRO CRISÓLOGO
■–
–■ SÃO LEOPOLDO MANDIC ■–
Na liturgia diária fazemos um encontro
pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus
ensinamentos.
“A ESCUTA DA PALAVRA”
- Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua
casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6.36).
–■ A liturgia da Igreja exprime o nosso desejo de união com o Senhor
e nos instrui sobre os mistérios do seu reino, o qual cresce e se propaga
continuamente, ainda que de modo pouco visível. ■–
– Oração –
“PAI, LIVRA-ME DE DESPREZAR OS PEQUENINOS
E DECLARÁ-LOS. LIVRA-ME, TAMBÉM, DO PERIGO DE ME SUBESTIMAR. FAZE-ME
COMPREENDER QUE O REINO SE CONSTRÓI PELA AÇÃO DOS PEQUENOS.”
– Oração do dia –
–■ Ó Deus, sois o
amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é
santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de
tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso
Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. ■–
– Leituras –
– 30 de julho de 2018 – Segunda-feira da 17ª Semana do Tempo Comum –
–■ Deixando de lado a soberba, a maldade e os ídolos que escravizam,
teremos condições de colaborar com Jesus na expansão do seu reinado. ■–
1ª Leitura - (Jr 13,1-11) - Este
povo será como este cinto que não serve mais para nada. – Leitura do Livro do Profeta
Jeremias
1Isto disse-me o Senhor: “Vai comprar um cinto de linho e põe-no em torno da cintura, mas não o deixes molhar na água”. 2Comprei o cinto, conforme a ordem do Senhor, e coloquei-o à cintura. 3E a palavra do Senhor dirigiu-se a mim pela segunda vez, dizendo: 4”Toma o cinto que compraste e tens à cintura, levanta-te e vai ao Eufrates, esconde-o lá na fenda de uma pedra”. 5Fui e o escondi perto do Eufrates, conforme mandara o Senhor. 6Ora, ao cabo de muitos dias, disse-me o Senhor: “Levanta-te, vai ao Eufrates, e retira de lá o cinto que te mandei esconder”. 7Fui ao Eufrates, cavei e retirei o cinto do lugar onde o tinha escondido; mas eis que o cinto tinha apodrecido tanto que não servia mais para nada. 8E a palavra do Senhor dirigiu-se a mim, dizendo: 9”Isto diz o Senhor: Assim farei apodrecer a grande soberba de Judá e de Jerusalém; 10este povo perverso, que se recusa a ouvir minhas palavras, convive com a maldade no coração, e vai atrás de deuses estrangeiros, prestando-lhes culto e prostrando-se diante deles será como este cinto que não serve mais para nada. 11Pois assim como o cinto se une à cintura do homem, assim quis eu que toda a casa de Israel e toda a casa de Judá se unissem a mim, diz o Senhor, para ser meu povo, honra do meu nome, louvor e glória. Mas não ouviram”
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.
– Salmos –
Salmo responsorial (Dt 32)
Esqueceram o Deus que os gerou.
– Evangelho do
dia –
– 30 de julho de 2018 – Segunda-feira da 17ª Semana do Tempo Comum –
O grão de mostarda torna-se uma árvore,
de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos. - (Jo 6,1-15)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de
suas criaturas (Tg 1,18).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus
Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes
outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem
pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce,
fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os
pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33Jesus contou-lhes
ainda uma outra parábola: “O Reino dos Céus é como fermento que uma mulher pega
e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34Tudo isso Jesus
falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o
que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou
proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’
Palavra da Salvação! - Glória a vós, Senhor.
“MEDITAÇÃO DA PALAVRA”
– Comentário do Evangelho –
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em santini@novaalianca.com.br
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
“Liturgia comentada”
Como um
grão de mostarda... (Mt 13,31-35)
Duvido que, algum dia, Herodes tenha-se
ocupado com um mísero grão de mostarda! Duvido que o governador Pôncio Pilatos
tenha dedicado alguns minutos a contemplar os lírios do campo que se espalhavam
pelo semiárido... Os poderosos deste mundo não perdem seu tempo com essas
ninharias...
Mas o olhar de Jesus percebe o valor
das coisas pequenas, ele pressente o seu mistério, lê seu sentido profundo.
Mesmo que sejam pardais nos arvoredos, mulheres do povo amassando pão,
pescadores lançando a tarrafa! É das coisas mais simples e triviais que o
Mestre extrai o ensinamento de sua doutrina.
Foi assim com a aproximação que Jesus
fez entre um grão de mostarda e o Reino dos céus. Eis o comentário de Lev
Gillet:
“Nós atenuamos esta parábola, nós a
enfraquecemos, nós a esvaziamos de seu ‘maximalismo’ quando pensamos no grão de
mostarda simplesmente como uma pequena planta capaz de considerável
crescimento. E a reduzimos a uma banalidade, uma platitude, se a mensagem que
dela extraímos é alguma coisa como: ‘aquilo que é grande, primeiro foi
pequeno’”.
- “Mestre – prossegue o comentarista -,
tu não disseste que a mostarda é uma plantinha que se torna grande. Tu disseste
que ela se torna maior que as hortaliças, que ela se torna uma árvore. ‘Uma
árvore’, isto é, uma estrutura que, na concepção e na linguagem comuns (senão
na estrita verdade botânica) é completamente diferente de uma planta. E não
somente ‘uma árvore’, mas uma árvore tal, que ‘os pássaros do céu vêm habitar
em seus ramos’ (Mt 13,32).”
“Tu empregaste um superlativo. E aí
está, Senhor, a tua lógica, a lógica de teu Evangelho, a lógica dos contrastes
e dos extremos. Tu não nos exortas apenas a nos tornar ‘pequenos’ para
acabarmos ‘grandes’ diante de teu Pai. Tu nos exortas a acolher em nós a
semente ‘mais pequenina’, a nos lançarmos em um abismo de humildade. E então o
grão de mostarda pode tornar-se, em nós, ‘uma árvore’. Não é suficiente dizer
que a pequenez é a condição da grandeza. É da extrema pequenez que sairá a
extrema grandeza.”
“Esta parábola, Senhor, esclarece
poderosamente o teu pensamento. Ele se move entre os extremos. Não se detém nas
posições intermediárias. Em ti, não há meias-tintas. Existe um sim que é sim,
um não que é não. Tu nos forças a optar entre a luz e as trevas. Tu nos
provocas para aspirações e decisões que tendam a um máximo. O mais difícil, o
mais alto, o melhor.”
Orai sem cessar: “O Senhor eleva os humildes...” (Sl 147,6)
– Reflexão – O tempo de Jesus é
o da semeadura e da semente –
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento
XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus diz-nos
que os caminhos de Deus nunca nos conduzem a rápidos resultados. De fato, no
começo, Jesus foi parar à cruz. Até os seus discípulos lhe faziam perguntas
parecidas: — O que se passa?, Porque não nos seguem? Então Ele respondia-lhes com
as parábolas do grão de mostarda ou da levedura, para que compreendessem que a
medida que Deus utiliza não é a estatística.
Portanto, o que
aconteceu com o grão de mostarda e um pouco de levedura foi algo enormemente
importante e decisivo, apesar de, naquela altura eles não o terem podido ver.
Para conhecer os resultados nestas questões devemos esquecer-nos totalmente das
proporções quantitativas. O cristianismo não é um negocio que se contabilize
fazendo cálculos do tipo “estamos a vender muito”, “temos uma boa política de
vendas”...
—Nós prestamos um
serviço que depois pomos nas mãos do Senhor. O tempo de Jesus, o tempo dos
discípulos, é o da sementeira e da semente: é promessa já presente no hoje.
– Recadinho –
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Compreendo que para chegar ao Reino de
Deus se conquista de modo simples, com humildade e muito serviço ao próximo?
- As Palavras de Jesus penetram em meu
coração? Dão-me mais coragem para enfrentar os problemas da vida?
- Estamos diante de parábolas, comparações
da vida simples. As palavras de Jesus com tais comparações provocam algum
sucesso em meu coração?
- Que tipo de grão é este que produz tanto
efeito na vida de cada dia?
– Leitura
Orante –
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
‘A Bíblia dia
a dia 2018’, Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Inicio este momento orando com todos os que
estão neste ambiente virtual.
Juntos, rezamos
ORAÇÃO INICIAL
A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma
silenciosa, escondida e invisível, como o fermento na massa e como o pequeno
grão de mostarda, que cresce e se torna uma grande árvore. Que ao longo do
nosso dia possamos reconhecer os seus sinais.
Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
Jesus!” 1 - Leitura (Verdade) – O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Quais são as duas parábolas que a
narrativa nos apresenta? Por que Jesus utiliza a imagem da semente de mostarda
para comparar o Reino de Deus? O que é tão especial ou incomum na semente de
mostarda? Quem semeia a semente de mostarda? Onde ela é semeada? O que representa
a árvore que abriga as aves do céu? Qual é o processo do fermento na massa? A
quem Jesus está instruindo com seus ensinamentos?
“Podemos dividir o trecho do evangelho em três partes: a parábola do grão de mostarda, a parábola do fermento e a conclusão da parte pública do discurso em parábolas. As duas parábolas são parábolas do Reino. Ambas estabelecem o contraste entre pequeno e grande. O traço característico dessas parábolas é que elas tratam da natureza do Reino e do modo de acolhê-lo. Podemos imaginar que as parábolas queiram responder a uma dificuldade dos contemporâneos de Jesus e também dos discípulos: por que os sinais do Reino de Deus não aparecem com força e gloriosos? Efetivamente, mesmo na vida de Jesus, em que o Reino se faz presente na história da humanidade, não há nada do esplendor e da glória dos reinos e dos reis deste mundo. As duas parábolas são um apelo à confiança, pois a pequenez do início ou o aparentemente pouco em relação ao volume da massa não pode antecipar o que será o futuro. Em relação à modéstia do início, o futuro é uma grande surpresa. Deus age na pequenina semente escondida na terra para fazê-la crescer a ponto de abrigar os ninhos dos pássaros do céu (Dn 4,7-19). Deus age no coração dos homens como o punhado de fermento, que faz crescer a massa de farinha. A conclusão do nosso texto é citação do Sl 78,2, que, nesse contexto, diz respeito à identidade de Jesus: é ele quem revela Deus e o seu projeto” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
“Podemos dividir o trecho do evangelho em três partes: a parábola do grão de mostarda, a parábola do fermento e a conclusão da parte pública do discurso em parábolas. As duas parábolas são parábolas do Reino. Ambas estabelecem o contraste entre pequeno e grande. O traço característico dessas parábolas é que elas tratam da natureza do Reino e do modo de acolhê-lo. Podemos imaginar que as parábolas queiram responder a uma dificuldade dos contemporâneos de Jesus e também dos discípulos: por que os sinais do Reino de Deus não aparecem com força e gloriosos? Efetivamente, mesmo na vida de Jesus, em que o Reino se faz presente na história da humanidade, não há nada do esplendor e da glória dos reinos e dos reis deste mundo. As duas parábolas são um apelo à confiança, pois a pequenez do início ou o aparentemente pouco em relação ao volume da massa não pode antecipar o que será o futuro. Em relação à modéstia do início, o futuro é uma grande surpresa. Deus age na pequenina semente escondida na terra para fazê-la crescer a ponto de abrigar os ninhos dos pássaros do céu (Dn 4,7-19). Deus age no coração dos homens como o punhado de fermento, que faz crescer a massa de farinha. A conclusão do nosso texto é citação do Sl 78,2, que, nesse contexto, diz respeito à identidade de Jesus: é ele quem revela Deus e o seu projeto” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva
a experimentar) O que o
texto diz a você hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção? Como você acolhe
as palavras e ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais são os gestos que Jesus
o(a) convida a viver? Em quais realidades você percebe a dinâmica do Reino de
Deus acontecendo?
3 - Oração (Vida) – O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações
com base no texto -) O Senhor é
nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A
Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos
a vida neste dia.
“Queremos ser fiéis comunicadores da Palavra, Senhor de todas as nossas esperanças, Tu és o Vivente, aquele que venceu a morte, e mandaste teu Espírito para fazer novas todas as coisas. Tu guias os passos de todos os homens e de todas as mulheres que caminham nas veredas da história; e sustentas o empenho de todos aqueles que participam da obra criadora e renovadora do universo. Nós te ofertamos, Senhor, as alegrias e os sucessos de todos os teus filhos, empenhados nos vários âmbitos da comunicação, te apresentamos as suas incansáveis buscas de ti, para poder anunciar com verdade, justiça, liberdade e amor. Guia Tu, Senhor, quem nos vários areópagos abre novos horizontes de esperança, de vida verdadeira, de solidariedade, de comunicação e de comunhão. Nós olhamos com fé o novo mundo que nos chamas a construir com o nosso trabalho de comunicadores do teu Evangelho e te pedimos para dar asas ao nosso empenho, para podermos contribuir eficazmente para recompor o mundo em paz e unidade. E Tu, Deus da salvação, de amor e de esperança, envolve todos os homens e todas as mulheres que te procuram no teu terno abraço de Pai. Amém” (Agnes Quaglini).
4 - Contemplação (Vida e Missão) – Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?
“Queremos ser fiéis comunicadores da Palavra, Senhor de todas as nossas esperanças, Tu és o Vivente, aquele que venceu a morte, e mandaste teu Espírito para fazer novas todas as coisas. Tu guias os passos de todos os homens e de todas as mulheres que caminham nas veredas da história; e sustentas o empenho de todos aqueles que participam da obra criadora e renovadora do universo. Nós te ofertamos, Senhor, as alegrias e os sucessos de todos os teus filhos, empenhados nos vários âmbitos da comunicação, te apresentamos as suas incansáveis buscas de ti, para poder anunciar com verdade, justiça, liberdade e amor. Guia Tu, Senhor, quem nos vários areópagos abre novos horizontes de esperança, de vida verdadeira, de solidariedade, de comunicação e de comunhão. Nós olhamos com fé o novo mundo que nos chamas a construir com o nosso trabalho de comunicadores do teu Evangelho e te pedimos para dar asas ao nosso empenho, para podermos contribuir eficazmente para recompor o mundo em paz e unidade. E Tu, Deus da salvação, de amor e de esperança, envolve todos os homens e todas as mulheres que te procuram no teu terno abraço de Pai. Amém” (Agnes Quaglini).
4 - Contemplação (Vida e Missão) – Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.
Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua
paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho
e Espírito Santo. Amém
Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ – http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ - https://padreluizcarlos.wordpress.com/ -http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br -http://kfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVII nº
319 – PAULUS – Pia
Sociedade de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário