quarta-feira, 10 de outubro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Senhor, ensina-nos a rezar. - (Lc 10,38-42)



"Venha o teu Reino"
– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES  
 GARÇA/SP, 10 DE OUTUBRO DE 2018 (quarta-feira) 283º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NOSSOS FILHOS NÃO SÃO NOSSOS. ELES SÃO FILHOS DA VIDA ANSIANDO PELA VIDA.
(Friedrich Nietzsche)

 Datas Comemorativas 
DIA DO LIONS CLUBES INTERNATIONAL (101 ANOS)
DIA DO EMPRESÁRIO BRASILEIRO
DIA MUNDIAL CONTRA A PENA DE MORTE
DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL (ONU)
DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA PARA COM A MULHER
DIA NACIONAL DE SEGURANÇA E DE SAÚDE NAS ESCOLAS
DIA NACIONAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA COM TRANSTORNOS MENTAIS
DIA DA HONESTIDADE
DIA DA GUARDA MUNICIPAL
DIA MUNDIAL DO BAMBOLÊ
DIA DO FIM DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DAS CATÁSTROFES NATURAIS
SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA
DIA DO INÍCIO DA FESTA DA CRIANÇA
SEMANA DA CRIANÇA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cerqueira César - Cosmorama - Laranjal Paulista (São Paulo) Alto Parnaíba - Amapá do Maranhão  - Amarante do Maranhão - Capinzal do Norte - Governador Archer - Graça Aranha (Maranhão) Mucuri - Nazaré (Bahia) Arapongas - Campo Mourão - Jataizinho - Ribeirão do Pinhal (Paraná) São Borja (Rio Grande do Sul) Canutama - Carauari (Amazonas) Novo Oriente - Várzea Alegre (Ceará) Teotônio Vilela (Alagoas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUÍSA SERAFIM CONESSA (7º ano m/netinha – Garça /SP) Eduardo Chaves Cabrini (Macrocontábil Conessa Garça /SP) REGINA GrAVATIM (Garça/SP) RODRIGO MAScArenhaS DE CAMPOS (Garça/SP) JOSE CLAUDIO MANCUSO (Caxias do Sul /RS) ZILDA PERISSATO SALZEDAS (Garça /SP) MARISTELA NASSIF MOLINA (Garça/SP) DOMINGOS AMADO BEZ (LAUFEL - Garça/SP) ALEXANDRE CHIESI (Garça /SP ) KENJI CHIMBO (Marilia /SP ) JORGE DE SOUZA (Castanhal/pr) MAnoEl CArlos LOpes (Garça /SP) RICARDO CHEDER (Garça /SP ) Ana Ramos (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: BRUNA ERI ASAOKA e DIEGO AUGUSTO BASSETTO PEREIRA ó2015ó03 ANOS (Lions Clube Universitário de Garça - Macrocontábil Conessa Garça /SP)  SILVANA ROSA ROBERTO e FLAVIO HENRIQUE ROBERTOó1992ó25 ANOS (FASS Fabrica Automatiz. - EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça/SP) 

 Santo do Dia 
SÃO DANIEL COMBONI
Dániel (Itália, 1831-1881) evangelizou os pobres da África Central, razão pela qual é chamado de apóstolo de África. Fundou o Instituto dos Missionários Combonianos do Sagrado Coração de Jesus. Foi canonizado em 2003 por João Paulo II.
SÃO FRANCISCO BORJA (ou BORGIA)

- Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9).
Fortalecido pela oração, o discípulo missionário é capaz de levar o evangelho da verdade e do amor a todos os povos, respeitando as particularidades de cada cultura.
Oração
PAI, INSPIRA-ME A REZAR COMO CONVÉM, DE FORMA QUE A MINHA ORAÇÃO SE EXPRESSE EM GESTOS DE SOLIDARIEDADE E DE RECONCILIAÇÃO, SINAIS INEQUÍVOCOS DE MINHA COMUNHÃO CONTIGO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
10/10/2018 Quarta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum
Jesus nos ensina a orar para que, santificando o nome do Pai e resistindo à tentação da discriminação e da hipocrisia, tornemos o Reino uma realidade evidente no mundo.

1ª Leitura (Gl 2,1-2.7-14) – Reconheceram a graça que me foi dada. Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos, 1catorze anos mais tarde, subi, de novo, a Jerusalém, com Barnabé, levando também Tito comigo. 2Fui lá, por causa de uma revelação. Expus-lhe o evangelho que tenho pregado entre os pagãos, o que fiz em particular aos líderes da Igreja, para não acontecer estivesse eu correndo em vão ou tivesse corrido em vão. 7Pelo contrário, viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim, como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus. 8De fato, aquele que preparou Pedro para o apostolado entre os judeus preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos. 9Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da Igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca. Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos e eles iriam aos judeus. 10O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres. E isso procurei fazer sempre, com toda a solicitude. 11Mas, quando Cefas chegou a Antioquia, opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura. 12Com efeito, antes que chegassem alguns da Comunidade de Tiago, ele tomava refeição com os gentios. Mas, depois que eles chegaram, Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos circuncidados. 13E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulação, a ponto de até Barnabé se deixar arrastar pela hipocrisia deles. 14Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas, diante de todos: “Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu, como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 116 (117)
Ide por todo o mundo e a todos pregai o evangelho!

Evangelho do dia
10/10/2018 Quarta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum
Senhor, ensina-nos a rezar. - (Lc 10,38-42)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Recebestes um espírito de adoção, no qual clamamos Aba! Pai! (Rm 8,15).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Vamos invocar nosso Anjo da Guarda todos os dias
Vamos invocar nosso Anjo da Guarda, consagrar todos os dias nossa vida, conversar com ele!

"Eu vou enviar um anjo antes de você, para guardá-lo no caminho e levá-lo para o lugar que eu preparei para você. Respeite-o e ouça a sua voz "

Hoje temos a graça de celebrar os Santos Anjos da Guarda. Quais são os anjos da guarda? São presentes, presentes que o Céu nos concede. Desde o momento em que fomos concebidos no ventre de nossa mãe, Deus nos deu um anjo para nos acompanhar todos os dias de nossa existência.

O anjo é a presença de Deus entre nós, ele é o mensageiro de Deus, ele é o único que traz a sua presença em nossa vida. Estamos cercados de anjos por todos os lados, graças ao amor bondoso e infinito de Deus. Particular e especialmente, temos um anjo para dizer: "Este anjo é só meu. Este Anjo é meu amigo, ele é meu companheiro. Ele é meu anjo da guarda. Ele me mantém, como quem cuida de mim, como aquele que todo dia fala aos nossos ouvidos: "Deus está com você". Ele nos diz, em todos os momentos, que Deus nos ama e que o amor de Deus deve nos guiar.

O Anjo é a expressão mais amorosa de Deus para a nossa vida, é cuidado, delicadeza e ternura, mas, como diz a Palavra de Deus, é necessário respeitá-lo e ouvir a sua voz. Respeitar o anjo significa caminhar com ele na presença de Deus, significa que ele é puro e precisamos andar na pureza do nosso coração para andar na companhia desse anjo e amigo. E então precisamos ouvir isso. Nós sempre temos em nossas cabeças, dentro de nós há muitas vozes negativas que se parecem com demônios que nos abalam, nos trazem pensamentos e sentimentos ruins.

Não preste atenção ao mau, prestar atenção à voz do bom que é o nosso Anjo da Guarda é o nosso colega e amigo que quer nos libertar do mal, quer ajudar-nos sempre a andar na presença do Senhor.

Vamos invocar nosso Anjo da Guarda, consagrar nossa vida todos os dias, conversar com ele. Talvez algumas pessoas pensem que não somos bons, estamos falando sozinhos, mas digamos: "Estou rezando. Eu estou conversando com meu amigo, com o presente que Deus me deu para me acompanhar todos os dias da minha vida".
Deus abençoe você!

 Reflexão - O "Pai Nosso" resulta da oração de Jesus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, o Senhor diz-nos como devemos rezar. Lucas coloca o “Pai Nosso” em relação com a oração pessoal do próprio Jesus. Ele faz-nos participantes da sua própria oração, introduz-nos no diálogo interior do Amor trinitário, elevando, assim, as nossas necessidades humanas até ao coração de Deus. Além disso, as palavras do “Pai Nosso” são orientações fundamentais para a nossa existência, porque pretendem conformar-nos à imagem do Filho.

No “Pai Nosso” afirma-se, em primeiro lugar, o primado de Deus, do qual deriva a preocupação quanto ao modo correto de ser homem. Para que o homem possa apresentar adequadamente as suas petições, tem de estar na verdade, ou seja: “Primeiro Deus” e, a partir daí, Ele leva-nos pelos caminhos de ser homem. Por fim, pedimos que nos livre das ciladas do Maligno.

—Senhor, nosso Deus, não és alguém desconhecido e longínquo: mostras-nos o teu rosto no teu Filho Jesus e, através da sua oração, introduzes-nos na tua intimidade Trinitária.

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patricia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Lc 11,1-4 - Pai Nosso!

Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

Preparo-me para a Leitura Orante invocando, com todos os irmãos internautas,
o Espírito Santo:
Vem Santo Espírito, amor do Pai.
Toca a minha mente, a minha vontade, o meu coração.
Abre-me à coragem da verdade.
Dá-me a força para deixar-me tocar
e renovar profundamente por Jesus, Palavra do Pai. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que a Palavra diz?
Leio atentamente, na Bíblia,  Lc 11,1-4.
Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu:
- Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.
Jesus respondeu:
- Quando vocês orarem, digam:
"Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo.
Venha o teu Reino. Dá-nos cada dia o alimento que precisamos.
Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos
todos os que nos ofendem.
E não deixes que sejamos tentados."
Refletindo
Neste texto Jesus nos ensina a orar, respondendo à solicitação dos discípulos.  Propõe uma oração breve. Mais breve que a de Mateus (Mt 6,9-15). Esta oração do Pai Nosso  traduz a experiência do povo, suas provações no deserto, o maná de cada dia, a vontade de Deus, o seu reinado. Apresenta cinco pedidos ao invés de sete. Indica a atitude que devemos assumir ao orar: não ficar repetindo fórmulas, muito menos de forma longa. E ainda, ter atitude de confiança no Pai que já sabe tudo de que necessitamos. A invocação "Pai" ilumina o restante:
- que seja respeitado o nome de Deus que é Pai;
- que venha o Reino de Deus isto é, que Deus seja quem orienta e rege a história;
- pede o alimento de cada dia; se é o pão quotidiano refere-se à nossa vida aqui; se é o pão de amanhã, refere-se à vida eterna.
- Perdoa os nossos pecados,  pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem.
- E não deixes que sejamos tentados.
O perdão não depende apenas de nosso querer. É dom de Deus que ele nos oferece e que devemos acolher.
Thomas Merton diz que, assim como somos, rezamos. E diz mais: “O homem que não reza, é alguém que tentou fugir de si mesmo, porque fugiu de Deus”.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim?
Meditando
Às vezes, apenas “dizemos orações”com os lábios.
Nosso coração, nossos sentimentos e pensamentos estão distantes.
Jesus nos ensina, de maneira muito simples, a orar:
1º Assumir a atitude de filhos e irmãos: Pai nosso.
2º Reconhecer o nome de Deus como “santo”.
3º Pedir que o Reino de Deus se instaure entre nós.
4º Dispor-nos a fazer a vontade de Deus.
5º Fazer os pedidos para o dia-a-dia: o pão, o perdão, a libertação de toda tentação e mal.
 Os bispos, na V Conferência, em Aparecida, disseram: 
Nos diferentes momentos da luta cotidiana, muitos recorrem a algum pequeno sinal do amor de Deus: um crucifixo, um rosário, uma vela que se acende para acompanhar um filho em sua enfermidade, um Pai Nosso recitado entre lágrimas, um olhar entranhável a uma imagem querida de Maria, um sorriso dirigido ao Céu em meio a uma simples alegria.” (DAp 261).
O papa Francisco, ba Laudato sì, diz:
Jesus retoma a fé bíblica no Deus criador e destaca um dado fundamental: Deus é Pai (cf. Mt 11, 25). Em colóquio com os seus discípulos, Jesus convidava-os a
reconhecer a relação paterna que Deus tem com todas as criaturas e recordava-lhes, com comovente ternura, como cada uma delas era importante aos olhos d’Ele: «Não se vendem cinco pássaros por duas pequeninas moedas? Contudo, nenhum deles passa despercebido diante de Deus» (Lc 12, 6). «Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as» (Mt 6, 26). (LS 96)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo agora  
Oração do Mês Missionário 2018

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar para o dia de hoje vem carregado de uma certeza:tenho um Pai e uma multidão de irmãos. E, ao rezar o Pai nosso com Jesus recordo o que diz o papa Francisco: 
"Unidos a Jesus, procuramos o que Ele procura, amamos o que Ele ama. Em última instância, o que procuramos é a glória do Pai, vivemos e agimos «para que seja prestado louvor à glória da sua graça» (Ef 1, 6).  (EG 287).
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário