terça-feira, 18 de dezembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi. - (Mt 1,18-24)


– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 18 DE DEZEMBRO DE 2018 (terça-feira) 352º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NINGUÉM AMA HOJE, COMO ONTEM, PORQUE O AMOR NÃO CONHECE ROTINA.
(Dom Paulo Evaristo Arns 1921-2016)

 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DOs ImiGRANTES
DIA NACIONAL DO MUSEÓLOGO
DIA DO mergulhador  
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sete Barra (São Paulo) Coronel Bar - Crissiumal - Getúlio Vargas - Horizontina - Não-Me-Toque - Roca Sales (Rio Grande do Sul) Conceição do Coité - Lençóis (Bahia) Ribeirópolis (Sergipe) Guarujá do Sul (Santa Catarina) Roteiro (Alagoas) Arapoti (Paraná)Aruanã - Rianápolis (Goiás) Ferreira Gomes - Laranjal do Jari - Tartarugalzinho (Amapá) Alta Floresta - Colíder (Mato Grosso) Altaneira (Maranhão) Santa Rita do Pardo (Mato Grosso do Sul) Condado (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALEXANDRE GIGUEIRA DE BASTOS BENTO (Advogado - GARÇA /SP) FABIO BONASSA (Lions Clube de GARÇA /SP SUBHI AHMAD KALIL ABU KALIL (Lions Clube de Marilia /SPIDORALDO  DASSI  GONÇALVES (Lions Clube de TUPÃ/SPCRISTIANO POLICINANI DA SILVA (Empresário - GARÇA /SP) ACACIO VIASSELI (Garça /SP) WILLIAM GARCIA FERNANDES (Garça /SP) VLADIMIR MARTINS (GARÇA /SP)  ALESSANDRO PELEGRINE MINHO (Bagé /RS) Jaira Achiles  (Garça /SP) PE ROQUE HILÁRIO SIEBENEICHLER (Vigário Paroquial das Paróquias São José de Osvaldo Cruz, São Benedito de Sagres e São João Batista de Salmourão/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUCINÉIA (NÉIA) TRAVENSOLO MANSANO e JACY MANSANO ó1976ó41 ANOS  (Equipe 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) LUCIA HELENA e PEDRO MARTINÊZ JUNIOR  (Lions Clube de Tupã /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL: Frei Airton Carlos Grigoleto (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena /SP) Frei Clóvis Lázaro BABOSA (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE Garçaó1960ó58 ANOS (Distrito LC 8)LIONS CLUBE DE Itaperuna Centenárioó1999ó19 ANOS (Distrito LC 11)

 Santo do Dia 
NOSSA SENHORA DO Ó
São GRACIANO
■ São VUNIBALDO

O messias, que João apontou como o Cordeiro esperado, virá como nosso rei.
■ Jesus, cujo nascimento contou com a colaboração humana, é o Filho de Deus, O Deus conosco. Acolhendo o anúncio do anjo, José, homem justo, coopera para que se cumpram as promessas do Senhor. 
– Oração 
PAI, AJUDA-ME A CONTEMPLAR TUA AÇÃO MARAVILHOSA EM RELAÇÃO À CONCEPÇÃO DE TEU FILHO JESUS. QUE EU RECONHEÇA NELA TUA OFERTA GRATUITA DE SALVAÇÃO PARA TODA A HUMANIDADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus todo-poderoso, concedei aos que gememos na antiga escravidão sob o jugo do pecado a graça de ser libertados pelo novo natal do vosso Filho, que tão ansiosamente esperamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
Últimos dias antes do Natal - 18 de dezembro    do Advento
■ A promessa da descendência de Davi se concretiza graças à disposição de José em dar crédito e obedecer à Palavra do Senhor.

1ª Leitura (Jr 23,5-8) – Suscitarei a Davi um rebento justo.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8 — mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países’, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 71(72)
Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.


Evangelho do dia
Últimos dias antes do Natal - 18 de dezembro    do Advento
Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi. - (Mt 1,18-24)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ó guia de Israel, que no monte do Sinai orientastes a Moisés, oh, vinde redimir-nos com braço estendido!
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Recebamos Maria em nossa casa”
Recebamos Maria em nossa vida, na nossa casa, pois ela nos apontará a direção do Céu!
José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” 
(Mateus 1,20).
Não há presença de Jesus no meio de nós sem a presença de Maria, a Mãe que O gerou e O trouxe até nós. Maria é a portadora de Deus, a portadora do Verbo divino. Ela é a primeira que colaborou de forma plena e total com o desígnio salvador de Deus, que é a encarnação de Jesus no meio de nós.

Humanamente, não é fácil de entender nem compreender, porque os desígnios divinos estão além da nossa compreensão humana, nem mesmo José entendeu. Até José ficou confuso, meio perdido sobre o que aconteceu, o que se realizava em Maria.

É por isso que o anjo se manifesta a José dizendo: “Não tenha medo, porque o que se realiza em Maria é ação do Espírito, por isso não tenha medo de recebê-la”. Para recebermos Jesus em nós, não podemos ter medo de receber Maria nem de amá-la.

Amar Maria é pecado? Que pecado Deus pode ter cometido? Porque Ele foi o primeiro que a amou profundamente e quis, inclusive, fazer morada nela. Amar Maria é amar os desígnios de Deus que se manifestam no ventre dela. Não tenhamos medo nem receio.

José a recebeu em sua casa. Receba Maria em sua casa, em sua vida. Muitos podem pensar: “Eu não preciso dela, eu vou direto a Deus”. Entretanto, Deus não veio direto a nós, Ele veio a nós por meio dela. Foi Deus quem escolheu esse caminho, é claro que poderia ter sido outro caminho, Deus é Deus e Ele tudo pode, nada é impossível para Ele. Mas Deus escolheu a mediação humana, e essa mediação tem nome, é a Virgem Maria. E nós nos voltamos agora para Deus e a mediação humana da dureza, da humildade, da entrega de Maria; é um caminho mais do que abençoado para chegarmos a Deus.

Eu recebi Maria em minha vida, ela me ensinou e ensina-me todos os dias a ser de Deus, a amá-Lo, a abrir meu coração para que Ele faça morada em mim, como habitou nela. Maria é aquela que faz de nós presépios vivos, não faz de nós apenas seres decorativos no processo divino salvífico. Maria nos aponta o caminho e a direção para amarmos a Deus sobre todas as coisas.

Recebamos Maria em nossa vida, na nossa casa, e ela nos apontará a direção do Céu.
Deus abençoe você!

– Reflexão - São José, esposo de Maria e pai legal de Jesus 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— dirigimos nosso olhar à figura de São José. São Lucas apresenta à Virgem Maria como “desposada com um homem chamado José, da casa de Davi” São Mateus dá maior releve ao pai putativo de Jesus, sublinhando que, através dele, o Bebê resultava legalmente inserto na descendência davídica e assim dava cumprimento as Escrituras, nas que o Messias tinha sido profetizado como "filho de Davi"

A função de São José não pode se reduzir a este aspecto legal. É modelo de homem “justo”, que em perfeita sintonia com sua esposa, acolhe ao Filho de Deus feito homem e vela por seu crescimento humano. Entre outros aspectos, destaca-se seu silêncio, impregnado de contemplação do mistério de Deus, com uma plenitude de fé e com uma atitude de total disponibilidade à vontade divina.

—Jesus, Tu aprendeste de teu pai José —no plano humano— a forte interioridade que é o pressuposto da autêntica justiça, a “justiça superior” que ensinaste aos teus discípulos.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Num momento de grande angústia e confusão para José, a grandeza da justiça divina se manifesta!
- José entra em intimidade com Deus e medita sobre os acontecimentos.
- Deus o conforta e fortalece.
- Nas angústias da vida, se levamos nossas preocupações a Deus, o Espírito nos guiará e fortalecerá.

– Leitura Orante 
Autor: Carlos Alberto Contieri, sj,
Paulinas  
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br  
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 1,18-24 - José acolhe Maria e Jesus
Saudação
O evangelista Mateus, após descrever a origem de Jesus, nos apresenta o anúncio do seu nascimento.
José acolhe Maria e o Filho de Deus concebido em seu ventre por obra do Espírito Santo.
Ele se chamará Jesus e salvará o seu povo dos seus pecados.
Oremos: “Pai, ajuda-nos a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que reconheçamos nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade. Amém.”
 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto bíblico? Observe o diálogo entre os personagens. Qual anúncio o anjo do Senhor faz a José? Como José acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a ele?
“Os relatos da infância de Jesus são fruto da reflexão contínua da Igreja e do aprofundamento sobre a sua fé. Segue-se à genealogia o anúncio do nascimento de Jesus. Se em Lucas o anúncio é feito a Maria, em Mateus, por questões apologéticas, é feito a José, em sonho. Diante do fato da gravidez de Maria, José pensa em deixá-la ir. Não é repúdio propriamente, pois não há matéria para tal. A razão da decisão de José de deixar Maria ir é a consciência de que na gravidez dela está presente o mistério de Deus e o seu desígnio salvífico. É exatamente nisso que ele é justo: não quer tomar para si o que Deus reservou para Ele. Mas a palavra do anjo, que José acolhe, o convence a acolher Maria em sua casa, como sua esposa. Não é somente Maria que Deus reservou e escolheu para a realização do seu plano de salvação, mas também José. A maternidade de Maria é obra do Espírito Santo. A missão de José é dar nome ao Filho de Deus, isto é, dar existência histórica ao Emanuel. José, o justo, quando acordou do sono, compreendendo o que do desígnio de Deus estava por se realizar, acolheu, como servo bom e fiel, Maria como sua esposa, assim como o anjo havia mandado” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz a você hoje? Qual palavra do Evangelho encontrou sintonia com a sua vida, com as suas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em você? Permaneça em silêncio por alguns instantes e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração.  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua com a oração: “Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém” (Trecho do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados. Em nome do Pai...


Nenhum comentário:

Postar um comentário