sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. - (Mt 11, 16-19)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 14 DE DEZEMBRO DE 2018 (sexta-feira) 348º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
PODEMOS FAZER TUDO QUE QUISERMOS SE FORMOS PERSEVERANTES.
(Helen Keller)

 Datas Comemorativas 
Dia NACIONAL DE COMBATE À POBREZA
Dia NACIONAL Do MINISTÉRIO PÚBLICO
Dia NACIONAL Do ENGENHEIRO DE PESCA
Dia NACIONAL DA ÓPERA
Dia do início da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jundiaí - Caieiras (São Paulo) Três Rios (Rio de Janeiro) Itá (Santa Catarina) Nova Veneza  (Goiás) Remanso - Santa Bárbara (Bahia) Alvorada do Sul  - Astorga - Barracão- Bituruna - Boa Esperança  - Borrazópolis - Centenário do Sul - Chopinzinho - Coronel Vivida - Cruz Machado - Cruzeiro do Sul - Doutor Camargo - Francisco Beltrão - Indianópolis - Itapejara D'Oeste - Jandaia do Sul - Leópolis - Mandaguaçu - Marilândia do Sul - Nova Esperança - Nova Fátima - Paranavaí - Pato Branco - Paulo Frontin - Peabiru - Quinta do Sol - Salgado Filho - Santo Inácio - Sertaneja - Terra Roxa - Toledo - Cascavel - Pinhalão (Paraná) Aguas de Chapecó- Balneário Piçarras - Caxambu do Sul (Santa Catarina) Juti (Mato Grosso do Sul) Acauã - Belém do Piauí - Cajazeiras do Piauí - Campo Alegre do Fidalgo - Cocal de Telha - Curralinhos - Floresta do Piauí - Francisco Macedo - Jatobá do Piauí - João Costa - Joca Marques - Juazeiro do Piauí - Lagoa do Piauí - Lagoinha do Piauí - Madeiro - Massapê do Piauí - Morro do Chapéu do Piauí - Murici dos Portelas - Olho D'Água do Piauí - Pedro Laurentino - Porto Alegre do Piauí - Ribeira do Piauí - Santo Antônio dos Milagres - São Francisco de Assis do Piauí - São Miguel da Baixa Grande - Sussuapara - Tamboril do Piauí - Tanque do Piauí - Vera Mendes - Vila Nova do Piauí - Wall Ferraz - Paulistana (Pará) Fagundes - Queimadas (Paraíba) Araputanga - São José dos Quatro Marcos - Pinhalão (Mato Grosso) Bom Jesus do Norte - Itarana (Espírito Santo)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCINÉIA TRAVENSSOLO MANZANO (Eq. 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) MARIA LUIZATOBIAS PERES (Garça /SP) MARCELO DIAS DOS SANTOS (Imobiliária Risidência - Garça /SP) LUCILEIA RECH SHIVA (Frelux - Garça /SP) EDSON PEREZ GODINO (Garça /SP) LEONILDO AIRTO LENHNHARDT (Lions Clube de Marilia /SP) PAULO MASSAAKI NAKADA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) ROSANGELA AP. O. GIMENEZ (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) FABRICIO LUIZ RODRIGUES (Garça /SP) JULIANA CRISTINA ALVES RODELA (Garça /SP) RAFAEL MIRANDA DA SILVA (Garça/SP) João peletero  (Garça/SP) Enio Aguiar  (Garça/SP) Coaracy Domingues  (Bauru/SP)

 Santo do Dia 
SãO JOÃO DA CRUZ
João (Espanha, 1542-1591), está entre os grandes mestres e testemunhas da experiência mística. Tendo entrado para o Carmelo, teve esmerada formação humanística e teologia. Com Santa Teresa de Ávila, assumiu om projeto da reforma carmelita, que realizou e viveu com exemplar coerência.  
■ SãO VENÂNCIO FORTUNATO
■ SANTo ESPERIDIÃO

- A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).
■ Hoje celebrando a memória de santa Luzia, peçamos ao Senhor que nos conceda a luz da vida. 
– Oração 
PAI, DÁ-ME FORÇA PARA COMBATER OS VÍCIOS E OS PECADOS QUE ME IMPEDEM DE ADERIR PLENAMENTE AO TEU REINO, E PARA SUPORTAR A VIOLÊNCIA DOS QUE SE OPÕEM A TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que inspirastes ao presbítero são João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
14/12/2018 – Sexta-feira da 2ª Semana do Advento S. João da Cruz, PresbDr, memória.
■ A Palavra de Deus precisa ser ouvida e vivida. Ela propõe um caminho de paz e justiça e nos encoraja a não ficar indiferentes e nos encoraja a não ficar indiferentes aos apelos do Senhor.

1ª Leitura (Is 48, 17-19) – Ah! se tivesses observado os meus mandamentos!  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

48 17 Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: "eu sou o Senhor teu Deus, que te dá lições salutares, que te conduz pelo caminho que deves seguir.
18 Ah! Se tivesses sido atento às minhas ordens! Teu bem-estar assemelhar-se-ia a um rio, e tua felicidade às ondas do mar;
19 tua posteridade seria como a areia, e teus descendentes, como os grãos de areia; nada poderia apagar nem abolir teu nome de diante de mim".
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 144 (145)
Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.


Evangelho do dia
14/12/2018 – Sexta-feira da 2ª Semana do Advento S. João da Cruz, PresbDr, memória.
Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. - (Mt 11, 16-19)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; é o príncipe da paz.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18 Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
As desculpas nos afastam da presença do Senhor”
Não podemos fazer das nossas decepções desculpas para não nos comprometermos com Deus e com Seu Reino!
Veio João, que nem come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores” 
(Mateus 11,18).
Os homens da época de Jesus deram diversas desculpas para aceitá-Lo ou não. Não importa a modalidade de vida que estavam vivendo, porque, como Jesus mesmo disse: “Veio João, aquele homem penitente, austero, de vida acética, mas diziam: ‘Ele é um demônio. Esse comportamento dele é estranho’. Veio Jesus, que estava com os pecadores, comiam, visitava as casas das famílias e diziam: ‘É um comilão e beberrão’.

Quando não queremos nos encontrar com a verdade ou quando a verdade nos incomoda, temos qualquer desculpa para fugir do confronto com ela, vamos sempre culpando, criticando, vendo sempre o erro nos outros. A incapacidade que temos de fazer autocrítica, de nos conhecermos de verdade e de nos voltarmos para o nosso interior nos leva a estarmos sempre buscando a culpa e a desculpa nos outros, o problema é sempre o outro. “O problema é aquele padre. O problema é a igreja. O problema são as pessoas da igreja. Eu não vou mais, porque lá está cheio de pessoas falsas”.

Quando não queremos de verdade, quando não queremos nos comprometer, quando não queremos nos conhecer de verdade, não queremos nos entregar para o Reino de Deus ou para os outros compromissos que a vida exige de nós, é mais fácil arrumarmos desculpas e vivermos exaltando essas desculpas e as colocando como as grandes responsáveis pelas decisões que tomamos de nos afastar, de não trabalhar, de não nos comprometermos quando, na realidade, poderíamos parar para buscar a verdadeira saberia que vem de Deus, a qual se encontra nos corações humildes, que reconhecem os seus próprios limites e sabem reconhecer a graça de Deus e onde estão os limites e fraquezas humanas.

Não podemos viver de desculpas para cá ou para lá, não podemos fazer das nossas decepções, das nossas mágoas, dos nossos ressentimentos e rancores culpas e desculpas para não nos comprometermos com Deus e com seu Reino. Ele está no meio de nós, precisamos abraçá-Lo, assumi-Lo, entregar a nossa vida e deixar que Ele cuide de nós e direcione o nosso viver.

Ainda que o humano cause decepções, o nosso humano também causa decepções nos outros. Buscamos corrigir a nossa humanidade a partir d’Aquele que se fez humano por nós para levar a nossa humanidade para junto de Deus. Estejamos com Ele e n’Ele, pois Ele cuida de nós.
Deus abençoe você!

– Reflexão - A “esperança de Deus no homem” fundamenta “a esperança do homem em Deus” 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o coração infinitamente paciente de Jesus escapa-se... Um lamento: Como pode suceder que a criatura “feita para Deus”, intimamente orientada a Ele, possa ignorá-lo? Deus conhece o coração do homem. Sabe quem lhe rejeita é por que ainda não conheceu o seu verdadeiro rosto; por isso não pára de chamar à nossa porta. Ele concede um novo tempo à humanidade precisamente para que todos possam chegar a conhecê-lo. Este é também o sentido de um novo ano litúrgico.

À humanidade, que já não tem tempo para Ele, Deus lhe oferece outro tempo para voltar a encontrar o sentido da esperança. Deus ama-nos e precisamente por isso espera que voltemos a Ele, que abramos o nosso coração ao seu amor. Esta espera de Deus precede sempre a nossa esperança, exatamente como seu amor nos abraça sempre primeiro. Neste sentido, a esperança cristã chama-se "teologal": Deus é a sua fonte, o seu apoio e o seu fim.

—A minha esperança está precedida pela esperança que Tu, Senhor tens em mim.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus compara a geração de sua época com crianças que nunca estão satisfeitas. Será que nós sabemos reconhecer os bens e dons que Deus nos dá?
- Será que alguém gosta de conviver com alguém que só sabe reclamar e se lamentar da vida?
- O que fazemos pelos necessitados?
– Sabemos distinguir o que é importante e o que é secundário na vida?
- Testemunhamos nossa fé com obras?

– Leitura Orante 
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 11,16-19 – Onde está a sabedoria de Deus?
Saudação
- A todos nós que nos encontramos nas redes sociais,
 paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, com a 
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem Saciar nossa Sede de Paz!  
  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!  
2.   Ó vem, como a chuva no chão  
Trazendo fartura de vida e de pão!  
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  
Só tua palavra nos salva Senhor!  
4.   Ó vem, como chega a carta querida  
Bendito carteiro do Reino da Vida!  
5.   Ó vem, como chega o filho esperado  
Caminha conosco Jesus Bem amado!  
6.   Ó vem, como chega o Libertador  
Das mãos do inimigo nos salva Senhor. 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto? Leio atentamente o texto: Mt 11,16-19
 Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18 Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.
Refletindo
Jesus compara as pessoas do seu tempo como crianças que brincam e se desentendem. São caprichosas e fazem birra.  Refere-se aos dois grupos que se dividem entre o João penitente e austero, e, Jesus, liberal, a quem catalogam de beberrão, comilão, amigo de pessoas de má fama. João é criticado por não comer, nem beber. Jesus é criticado por comer e beber.  E entre estes, há os que não querem brincar nem de uma forma, nem de outra. E Jesus fala de “resultados”. Resultados que a sabedoria de Deus revela. Numa palavra: são as ações concretas que revelarão os verdadeiros discípulos de Jesus.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim, hoje? O que o texto diz para mim, hoje? 
Meditando
Os bispos latino-americanos nos ajudam a trazer para nossa vida a Palavra:
 “ Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir “à outra margem”, àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente” (DAp 376).  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus?  Faço minha oração pessoal e depois,  rezo
Oração do Anúncio
O Anjo do Senhor (Angelus)

- O Anjo do Senhor anunciou a Maria,
- E ela concebeu do Espírito Santo.

- Eis aqui a serva do Senhor,
-  Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

- E o Verbo se fez carne,
- E habitou entre nós.

Ave Maria,
cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres,
bendito é o fruto em Vosso ventre,
Jesus.
Santa Maria Mãe de Deus,
rogai por nós os pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amém.


- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos
Infundi, Senhor, em nossos corações,  a vossa graça, a fim de que, conhecendo, pelo anúncio do Anjo, a encarnação de vosso Filho Jesus Cristo, cheguemos por sua paixão e morte à gloria da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus, sem partidarismos ou parcialidades, sem  cair na armadilha de me fechar em mim mesmo/a.

BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados. Em nome do Pai...



Nenhum comentário:

Postar um comentário