sábado, 15 de dezembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. - (Mt 11, 16-19)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 15 DE DEZEMBRO DE 2018 (sábado) 349º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
É NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS QUE SE REVELAM AS VIRTUDES DOS PAIS.
(Coelho Neto)

 Datas Comemorativas 
DIA Do POLICIAl MILITAR (SP)
DIA DO JARDINEIRO
DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
DIA NACIONAL DO ARQUITETO E DO URBANISTA
DIA DO JORNALEIRO
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bragança Paulista  - Caieiras (São Paulo) Brejetuba - Jerônimo Monteiro (Espírito Santo) Paty do Alferes - São José do Vale do Rio Preto (Rio de Janeiro) Unaí (Minas Gerais) Braga - Casca -  Chiapeta  - Esteio  - Frederico Westphalen - Gaurama - Gramado - Ibarama - Ibirapuitã - Ibiruba - Ipê - Miraguaí - Panambi - Pantano Grande - Pejuçara - Piratini - Rosário do Sul  - Sananduva - Três de Maio  - Trindade do Sul  - Osório  (Rio Grande do Sul) Floraí - Nova Esperança do Sudoeste - Pinhão - Pitangueiras - Quedas do Iguaçu  (Paraná) Bayeux - Livramento (Paraíba) Arroio Trinta - Salto Veloso (Santa Catarina) Arenápolis - Chapada dos Guimarães - Pinhalão (Mato Grosso) Batalha - Beneditinos- Bom Jesus - Canto do Buriti  - Castelo do Piauí - Palmeirais - Simplício Mendes - Paulistana (Piauí) Cidade Ocidental - Urutaí (Goiás) Baraúna (Rio Grande do Norte) Aurelino Leal (Bahia) Divina Pastora - Riachão do Dantas (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANTONIO CARLOS PALMA JÚNIOR (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) MAURICIO APARECIDO BUENO (Lions Clube de TUPÃ CURUMIM /SP) MARIA JOSÉ VERISSIMO DOS SANTOS OLIVEIRA (Eq. 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) ANA PAULA MENDES (Garça /SP) SONIA MARIA CASAGRANDE ANSANELLO (Garça /SP) FERNANDA ROSÁRIO JÚDICE (Garça /SP) WLADIMIR DUTRA BRANCO (Garça /SP) ABNER SILVA FILHO (Marilia /SP)CASSIANA SERAGUCI (Garça/SP) Jana Casadei MANtUANI  (Garça/SP) Pe. José João DE CHICO  (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP) MARIA Henriqueta CARVALHO PeGOLO  (Mogi-Guaçu/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VIVIANE AP SOARES DA SILVA e PEDRO AUGUSTO DA SILVA DOS SANTOSó2012ó06 ANOSó(Garça /SP)
 Dia do ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DO Pe. Miguel João Borro  ó1979ó39 ANOS  (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã/SP)

 Santo do Dia 
SANTA Virgínia Centurione Bracelli
SANTA Nina ou Cristiana  
■ Maria Vitória de Fornari Strata
■ Carlo Steeb

- Vinde, Senhor, que estais acima dos querubins; mostrai-nos a vossa face e seremos salvos (Sl 79,4.2).
■ Celebrar a Eucaristia nos ajuda a crer nas promessas de Deus, reconhecer seu cumprimento e compreender os desígnios divinos, que sempre nos conduzem à salvação. 
– Oração 
PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE CAMINHAR, CADA DIA, ILUMINADO PELA LUZ DE CRISTO QUE ME TORNA SOLIDÁRIO COM OS SOFREDORES E ME INCENTIVA A FAZER O BEM.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que desponte em nossos corações o esplendor da vossa glória, para que, vencidas as trevas do pecado, a vinda do vosso unigênito revel que somos filhos da luz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
15/12/2018 – Sábado da 2ª Semana do Advento
■ A face do Senhor resplandece para nós quando escutamos sua Palavra. Assimilando-a, acolhamos Jesus como o Salvador esperando pelo povo e anunciado pelos profetas.

1ª Leitura (Is 48, 17-19) – Ah! se tivesses observado os meus mandamentos!  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

48 1 Suas palavras queimavam como uma tocha ardente. Elias, o profeta, levantou-se em breve como um fogo.
2 Ele fez vir a fome sobre o povo (de Israel): foram reduzidos a um punhado por tê-lo irritado com sua inveja, pois não podiam suportar os preceitos do Senhor.
3 Com a palavra do Senhor ele fechou o céu, e dele fez cair fogo por três vezes.
4 Quão glorioso te tornaste, Elias, por teus prodígios! Quem pode gloriar-se de ser como tu?
9 Tu que foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos ardentes.
10 Tu que foste escolhido pelos decretos dos tempos para amenizar a cólera do Senhor, reconciliar os corações dos pais com os filhos, e restabelecer as tribos de Jacó.
11 Bem-aventurados os que te conheceram, e foram honrados com a tua amizade!
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 79 (80)
Convertei-nos, ó Senhor,
resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!


Evangelho do dia
15/12/2018 – Sábado da 2ª Semana do Advento
Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. - (Mt 11, 16-19)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
17 10 Em seguida, os discípulos o interrogaram: "Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro?"
11 Jesus respondeu-lhes: "Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas.
12 Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem".
13 Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Deixemos o fogo de Deus arder em nós”
Ainda que sejamos de Deus por um tempo, que já participemos das coisas d’Ele, é sempre necessário que esse fogo esteja ardendo em nós!
Naqueles dias, o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha” 
(Eclo 48,1).
A Palavra de Deus exalta para nós a figura do profeta Elias. Quando olhamos no Antigo Testamento, Elias é para nós o referencial do profetismo exercido na primeira revelação divina.

Elias veio como um fogo divino, tinha um coração abrasado pela graça de Deus, tomado pelo fogo do Céu, e deixou que esse fogo consumisse o seu coração. O fogo do amor, do ardor, o fogo de alguém que se deixou consumir por Deus e pela Sua Palavra.

Quando Elias falava, a Palavra de Deus saía de sua boca. Ele, realmente, fazia os pecados serem queimados, fazia as consciências arderem de arrependimento e voltarem para o caminho do Senhor.

Elias foi arrebatado aos Céus, e o povo viveu na expectativa de que ele voltasse. Jesus, no entanto, está dizendo hoje: “Elias voltou e vocês não o reconheceram”. João Batista personifica e traz para nós o que é o profetismo de Elias na nova revelação ou na revelação definitiva.

Se Elias é considerado o profeta do Antigo Testamento, João é o profeta do Novo Testamento. Se Elias abriu o coração para que acolhessem a mensagem de Deus, João é aquele que vem para abrir e queimar os corações para que acolham Jesus, a Palavra eterna e a sabedoria encarnada de Deus no meio de nós.

Profetas não são aqueles que simplesmente falam de Deus, mas aqueles que levam Deus ao coração das pessoas, primeiro, pelo arrependimento sincero, pela conversão de vida e a entrega do coração a Deus. Todo profetismo prega arrependimento, mudanças de atos, costumes, pensamentos e sentimentos.

Todo profetismo vem queimar nossos corações, não nos deixa acomodados no estado em que estamos. Ainda que sejamos de Deus por um tempo, que já participemos das coisas d’Ele, é sempre necessário que esse fogo esteja ardendo em nós, que penetre o nosso interior e vá nas penumbras da nossa alma e acenda um desejo sincero de conversão, de arrependimento e entrega da vida a Deus.

Esse tempo de graça que vivemos é um tempo que nos convida a mudarmos, a deixarmos que o fogo de Deus esteja ardendo dentro de nós.
Deus abençoe você!

– Reflexão - Jesus, “Luz de Luz”, esperança do homem 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— respiramos um clima de expectativa. A liturgia convida à esperança, assinalando no horizonte da história a luz do Salvador que vem. Esta luz já se manifestou na plenitude dos tempos. Nossa esperança não carece de fundamento, senão que se apóia num acontecimento que se situa na história e, ao mesmo tempo, a supera: Jesus de Nazaré, a quem São João aplica o título de "luz" (próprio de Deus).

A esperança cristã está inseparavelmente unida ao conhecimento do rosto de Deus, o rosto que Jesus —o Filho unigênito— revelou-nos com sua encarnação, morte e ressurreição. A esperança verdadeira e segura está fundamentada na fé em Deus Amor, Pai misericordioso, que "tanto amou ao mundo que lhe deu ao seu Filho unigênito", para que os homens possam ter vida em abundância.

—O Advento é tempo favorável para redescobrir uma esperança não vaga e ilusória, senão certa e fiável, por estar "ancorada" em Cristo, Deus feito homem, roca de nossa salvação.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- João Batista veio com a missão profética de levar o povo de Deus a uma conversão interior. Assim, ele abriu os caminhos para o Senhor e anunciou a todos a salvação de Jesus Cristo. O anúncio de Elias, assim como o de João Batista, tinha como finalidade levar o povo a uma verdadeira conversão. Esse tempo que antecede o Natal é propício para que nós, também, estejamos de coração aberto a fim de que aconteçam em nós as grandes transformações que Deus quer operar na nossa vida.

– Leitura Orante 
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 17,10-13 - Aprender com o Mestre
Saudação
Em união com todos os que se encontram nas redes sociais
iniciamos nossa Leitura Orante, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!   
 1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 
2.   Ó vem, como chega a chuva no chão  
Trazendo fartura de vida e de pão! 
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  
Só tua palavra nos salva Senhor! 
4.   Ó vem, como chega a carta querida  
Bendito carteiro do Reino da Vida! 
5.   Ó vem, como chega o filho esperado  
Caminha conosco Jesus Bem amado! 
6.   Ó vem, como chega o Libertador  
Das mãos do inimigo nos salva Senhor. 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que a Palavra diz para mim? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 17,10-13.
 Ao descerem do monte, 10 os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11 Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12 Ora, eu vos digo, Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem será maltratado por eles”. 13 Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
Refletindo
Os discípulos querem compreender. Os escribas os provocam recordando profecias. Sobre Elias, Jesus lhes diz que este já veio, mas não foi reconhecido. Da mesma forma acontecerá com o Filho do Homem. Para os discípulos, Jesus se referia a João Batista.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim, hoje? Os discípulos compreenderam depois que ouviram o Mestre. A fé e o amor me levam a ver de forma diferente as pessoas, imagem de Deus. Preciso  me aproximar mais e escutar a Palavra. Esta é condição para aprender do Mestre, para converter-me e viver como filho de Deus, transformar minha vida e ser  discípulo/a e missionário/a do Mestre Jesus Cristo.  
Meditando
Como nos lembram os bispos, em Aparecida: 
Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – seu serviço! – que a Igreja tem que oferecer às pessoas e nações” (DAp 14).  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Rezo a Maria, que tão bem soube ouvir e compreender a Palavra de Deus
A Nossa Senhora da Anunciação


Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada,

ó Maria!

Crestes na mensagem celeste,

e em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na encarnação do Filho de Deus
no vosso seio virginal 
e vos tornastes Mãe de Deus.
Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade!
Os homens tiveram o Mestre divino,
o Sacerdote único e eterno,
a Hóstia de reparação,
o Rei universal!
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva,
forte, atuante; uma fé que salva e santifica!
Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Levo comigo a luz de Jesus Cristo. Quanto mais esta luz levar em meus olhos, minhas mãos, minhas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivo.

BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados. Em nome do Pai...



Nenhum comentário:

Postar um comentário