quinta-feira, 4 de abril de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. - (Jo 5,31-47)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL  QUARESMA  
 GARÇA/SP, 4 DE ABRIL DE 2019 (quinta-feira) 094º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 

SER FELIZ SEM MOTIVO É A MAIS AUTÊNTICA FORMA DE FELICIDADE.
(Carlos Drummond de Andrade)

 Datas Comemorativas 
■ DIA NACIONAL DO JIPEIRO
DIA NACIONAL DO CURTA METRAGEM
DIA MUNDIAL DO RATO
DIA Internacional de Conscientização sobre o perigo das Minas e de Assistência para as Atividades relacionadas com Minas
DIA DO LIVREIRO CATÓLICO
Dia do Colorado (RS)
DIA do Início da Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aramina - Cruzália – Itajobi – Jaci – Marília (São Paulo) Aveiro (Pará) Coremas (Paraíba) Fortaleza do Tabocão (Tocantins) Dom Macedo Costa (Bahia) São Gabriel (Rio Grande do Sul) Extremoz - Governador Dix-Sept (Rio Grande do Norte) Sete Quedas (Mato Grosso do Sul)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: NEIDE MANCHINI ARANHA (cunhada - Garça /SP)MARINHO PEREIRA (primo-Garça /SP) GERSON MASSATO KAWAKITA (Garça /SP)SILVIA HELENA TURTE (Jafa/Garça /SP)LEONARDO MANCUSO (Garça /SP)GERALDO GERME DE BARROS (Garça /SP)MARCO IZAR JUNIOR (Garça /SP)JOÃO GUILHERME PIOTTO (Garça /SP)MANOEL MASCARENHAS (Garça /SP)PE. LUIZ HENRIQUE DE ARAÚJO (Pároco de Nossa Senhora Aparecida de Ouro Verde /SP) MARIA PEDROZO (Cabrália Paulista /SP)

 Santo do Dia 
■ SANTO ISIDORO DE SEVILHA
Isidoro (Espanha, 560-636), homem de grandes conhecimentos e de vasta produção literária, foi arcebispo de Sevilha e presidiu o 4º Concílio de Toledo (633).  
SÃO CAETANO CATANOSO
FRANCISCO MARTO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).
■ Por amor a seu povo, o Senhor o libertou da escravidão e perdoou-lhe o pecado da idolatria. Em sua infinita misericórdia, ele continua a nos libertar e perdoar. 
– Oração 
“PAI, DÁ-ME SUFICIENTE INTELIGÊNCIA PARA DESCOBRIR, NO TESTEMUNHO DE JESUS, SUA CONDIÇÃO DE FILHO ENVIADO POR TI, PARA A NOSSA SALVAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.  
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 4ª Semana da Quaresma – 04 de abril de 2019
O Pai e as Escrituras dão testemunho de Jesus. Outrora o povo tinha Moisés para rogar por ele, agora temos o próprio Filho de Deus a interceder por nós. 

1ª Leitura (Êx 32,7-14) – Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.  Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”
9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitais, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.
13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 105 (106)
Lembrai-vos de nós, ó Senhor, / segundo o amor para com vosso povo!

Evangelho do dia
– 5ª-feira da 4ª Semana da Quaresma – 04 de abril de 2019
Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. - (Jo 5,31-47)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O amor divino faz nova todas as coisas”
“A melhor forma de amarmos é cuidarmos uns dos outros, porque a corrupção é uma tentação para todos nós”
O Senhor falou a Moisés: ‘Vai, desce, pois se corrompeu o teu povo, que tiraste da terra do Egito
(Êx 32,7).
Moisés está na montanha sagrada diante da presença de Deus. É o próprio Senhor que ordena que ele desça para ver a situação que se encontra o povo corrompido por causa dos pecados.
O povo que Deus conduziu pela mão e tirou da escravidão, deixou-se corromper pelo mal e pelo pecado, afastando-se das leis e mandamentos divinos. Eles fizeram um bezerro de metal fundido, inclinaram-se diante dele e o adoraram. Cometeram o pecado mais abominável aos olhos de Deus, que é a idolatria, criar ídolos de humanos, ídolos de metal, criar ídolos sobre todas as formas. Ídolo é, justamente, aquele que vem ocupar o lugar de Deus no coração do homem.
Como Moisés, nós também nos colocamos na presença de Deus, porque a presença d’Ele nos ilumina e traz às claras aquilo que, muitas vezes, está escondido sobre as trevas.
Precisamos da luz divina do Senhor iluminando e clareando o nosso coração para enxergarmos, para vermos onde a corrupção do mal nos atingiu, para ver onde estamos nos afastando dos caminhos do Senhor.
Deus chamou Moisés e ordenou que ele descesse para mostrar ao povo que estava se afundando na escuridão da corrupção, do pecado e da morte, para que ele pudesse ser um farol para iluminar aquele povo. Quando Moisés desceu, ele ficou decepcionado, porque era um povo de cabeça dura. O Senhor mesmo disse: “Vejo que este é um povo de cabeça dura”. Moisés foi suplicar e interceder pelo seu povo.
Precisamos descer às profundezas do nosso coração, do nosso interior e do nosso ser para conhecermos o que está obscuro, para expulsarmos as idolatrias, para sarar e sanar o nosso coração das inclinações pecaminosas, daquilo que nos corrompeu, mas é preciso também descer até o povo e suas realidades.
Muitos pais se fecham em seus quartos, rezam pelos seus filhos, pedem por eles, mas não descem, não vão ao quarto dos próprios filhos, muitas vezes, ali estão vivendo situações de pecados, estão se corrompendo dentro da própria casa e muitos pais não estão enxergando.
Precisamos descer onde se encontram os nossos, não é para vigiar, mas, sobretudo, para cuidar. A melhor forma de amarmos é cuidarmos uns dos outros, porque a corrupção é uma tentação para todos nós. Por isso, desça, vá ao encontro dos seus, vá ao encontro dos irmãos.
Quando vemos que uma pessoa está afastada, quando a pessoa era do Senhor e se afasta, precisamos ter a preocupação de olhar, porque quando não cuidamos, os irmãos se afastam e se corrompem pelo mal.
Quando não cuidamos de nós, cada um não cuida de si, a alma também se corrompe, porque faltou o cuidado. É preciso descer a alma, mas é preciso também descer ao encontro dos filhos, dos irmãos e de todos os que Deus nos mandar, porque a corrupção tem corroído as nossas almas.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O quarto Evangelho manifesta diretamente que Jesus é Filho de Deus
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, na autodefesa de Jesus ante os judeus, aparece uma das singularidades do quarto Evangelho: João baseia-se totalmente no Antigo Testamento. “[Moisés], pois foi a meu respeito que ele escreveu” (Jo 5,46), disse Jesus aos seus adversários; Filipe disse a Natanael: “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas” (Jo 1,45).

A relação entre Jesus e Moisés aparece de um modo pragmático particularmente ao final do Prólogo: “Pois a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1,16-18). A profecia —a grande promessa— de Moisés (“Deus suscitará um profeta como eu; a ele o escutareis”) cumpriu-se com acréscimos, na maneira desbordante em que Deus costuma presentear.

—Quem veiou é mais que Moises, é mais que um profeta. É o Filho, e agora é o próprio Filho quem será “levantado”. E por isso manifestam-se a graça e a verdade, não como destruição, senão como cumprimento da Lei.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Sabendo que testemunho em causa própria não vale, Jesus recorre a testemunhos que dão garantia à sua missão: o de João Batista; as obras milagrosas que realiza por ordem do Pai, e o Pai diretamente, aludindo talvez ao batismo e à transfiguração; e o testemunho da Escritura sagrada, particularmente de Moisés.
Os adversários de Jesus conhecem a Escritura, usam-na, mas não se deixam iluminar por ela, que anuncia o Messias.
Fechados num círculo vicioso, só aceitam os que os aplaudem ou entram no seu esquema.
Usam a Escritura em benefício próprio.
É Moisés mesmo quem os condenará.
Se não acreditam no que Moisés escreveu, como haveriam de acreditar em Jesus?
As autoridades se posicionam claramente contra a vida.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Ir. Patrícia Silva, fsp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 5,31-47 - Recomeçar a partir de Cristo
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante,
 rezando com todos os que navegam
pela rede da internet:
Espírito santificador,
a ti consagro a minha vontade:
ajuda-me a dizer
sim
ao Projeto de Deus
para a minha vida.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio com atenção, na Bíblia, o Evangelho de hoje: Jo 5,31-47.
- Se eu dou testemunho a favor de mim mesmo, então o que digo não tem valor. Mas existe outro que testemunha a meu favor, e eu sei que o que ele diz a respeito de mim é verdade. Vocês mandaram fazer perguntas a João, e o testemunho que ele deu é verdadeiro. Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos.
- João era como uma lamparina que estava acesa e brilhava, e por algum tempo vocês se alegraram com a luz dele. Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: são as coisas que eu faço, as quais o meu Pai me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Pai me enviou. Também o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto. As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não creem naquele que ele enviou. Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida.
- Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade. Eu vim com a autoridade do meu Pai, e vocês não me recebem. Quando alguém vem com a sua própria autoridade, esse vocês recebem. Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar? Não pensem que sou eu que vou acusá-los diante do Pai; quem vai acusá-los é Moisés, que é aquele em quem vocês confiam. Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Mas, se vocês não acreditam no que ele escreveu, como vão acreditar no que eu digo?
Refletindo
Neste texto predomina a palavra testemunho. São três testemunhas:
1ª João Batista deu testemunho da verdade.
2ª O Pai dá testemunho de Jesus.
3ª As Sagradas Escrituras que dão testemunho de Jesus.
Essas três testemunhas a favor de Jesus foram recusadas pelas autoridades religiosas que utilizavam a religião e a Bíblia para manter seus privilégios e prestígio..
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim?
Como me coloco diante destas testemunhas?
Acolho-as ou rejeito porque são exigentes suas propostas e prefiro os privilégios, a vida mais fácil, menos austera?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, nos ajudaram a refletir sobre o tema de hoje: “Os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d’Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. E necessitamos, ao mesmo tempo, que o zelo missionário nos consuma para levar ao coração da cultura de nosso tempo aquele sentido unitário e completo da vida humana que nem a ciência, nem a política, nem a economia nem os meios de comunicação poderão proporcionar. Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada.” (DAp 41).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja,

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019
Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer
a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”

Amém.

CF 2019
Tema: Fraternidade e Políticas Públicas

Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)
para... (continue esta oração)4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Quero olhar o mundo, as pessoas, a vida com o olhar de Jesus, o coração de Jesus, seus gestos e palavras. Com minhas atitudes darei testemunho de Jesus.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário