sábado, 27 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Deixai crescer um e outro até a colheita! - (Mt 13,16-17)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 27 DE JULHO DE 2019 (sábado) 207º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUEM NÃO TEM PRAZER DE PENETRAR NO MUNDO DOS IDOSOS NÃO É DIGNO DA SUA JUVENTUDE....
(Augusto Cury)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA PEDIATRIA
 DIA MUNDIAL DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
 DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
 DIA NACIONAL DOS MOTOCICLISTAS    

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Agudos - Jardinópolis - Pitangueiras - São José dos Campos (São Paulo) Limoeiro - Paudalho (Pernambuco) Quebrangulo (Alagoas) Abelardo Luz - Campo Erê - Maravilha - Ponte Serrada - Rio das Antas - São José do Cedro (Santa Catarina) Santos Dumont (Minas Gerais) Abelardo Luz - Candiba - Catolândia  - Firmino Alves - Jussara - Macururé - Marcionílio Souza - Nova Viçosa - Retirolândia - Rio do Antônio - Salinas da Margarida - Santa Brígida - Tapiramutá - Ubaitaba (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: KARINA TOBIAS PERES (Macrocontábil Conessa-Garça /SP)JULIANA FAUSTINO BERTOLUCCI  AGRISSIO (LIONS CLUBE DE GARÇA /SP)RICARDO LUIZ DE PAULA MARTINES (Delegado Seccional de Bauru/SP)LUCIANO ANTONIO BRAGA (Lions Clube de Lucélia /SP)SUELY ZANCOPÉ ROSÁRIO (Garça /SP)JOÃO TORRES FILHO (Garça /SP)FERNANDA FERREIRA (Rio de Janeiro /RJ)LUIZ CARLOS GOMES DE SÁ (Garça /SP)PE. RAFAEL OCTÁVIO GARCIA (Pároco da Paróquia Sant'Ana de Herculândia /SP)

 Santo do Dia 
SÃO PANTALEÃO
■ SÃO CLEMENTE DE OCHRIDA
■ SÃO CELESTINO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A todo o momento, estamos diante do bem e do mal, e não raro é difícil separá-los e fazer a escolha certa. A liturgia nos motive a dar nossa adesão ao Senhor e obedecer a tudo o que ele nos pede.
– Oração 
PAI, ENCHE DE MISERICÓRDIA O MEU CORAÇÃO PARA QUE, COMO JESUS, EU ME SOLIDARIZE COM OS PECADORES, E PROCURE ATRAÍ-LOS PARA TI.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a são Joaquim e santa Ana a graça de darem a vida à mãe do vosso Filho, Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 16º SEMANA DO TEMPO COMUM 27 de julho de 2019
Fazer aliança com Deus significa acolher e cumprir sua Palavra. Ela nos convida à paciência e à sensatez para não fazermos julgamentos definitivos e precipitados sobre os outros.

1ª Leitura - (Ex 24,3-8) - Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco – Leitura do livro do Êxodo:
Naqueles dias, 3Moisés veio referir ao povo todas as palavras do Senhor, e todas as suas leis; e o povo inteiro respondeu a uma voz: “Faremos tudo o que o Senhor disse.” 4E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. No dia seguinte, de manhã, edificou um altar ao pé da montanha e levantou doze estelas para as doze tribos de Israel. 5Enviou jovens dentre os israelitas, os quais ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor e imolaram touros em sacrifícios pacíficos. 6Moisés tomou a metade do sangue para metê-lo em bacias, e derramou a outra metade sobre o altar. 7Tomou o livro da aliança e o leu ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse e seremos obedientes.” 8Moisés tomou o sangue para aspergir com ele o povo: “Eis, disse ele, o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, conforme tudo o que foi dito.”  
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 49(50)
Imola a Deus um sacrifício de louvor.


Evangelho do dia
Sábado da 16ª Semana do Tempo Comum27 de julho de 2019
Deixai crescer um e outro até a colheita! - (Mt 13,16-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Esperavam estes pais a redenção de Israel, / e o Espírito do Senhor estava sobre eles (Lc 2,25). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24Jesus propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. 25Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. 26O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio. 27Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: – Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio? 28Disse-lhes ele: – Foi um inimigo que fez isto! Replicaram-lhe: – Queres que vamos e o arranquemos? 29– Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo.30Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Deus tem força para transformar o joio em trigo”
 “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora”
(Mateus 13,24).
Sabemos que Deus é aquele que semeou o mundo, semeou o bom trigo no mundo. Veja a beleza, a graça que o mundo é! Quem tem bons olhos pode contemplar a riqueza, a beleza, a graça e a bênção que é o mundo criado por Deus.
Somos o exemplo daquilo que é a riqueza da graça de Deus no meio de nós. Fomos semeados trigo, e um bom trigo, um trigo que veio das mãos do Senhor, mas aquele que se opôs a Deus tornou-se inimigo do Reino, enquanto Deus repousava e contemplava, ele foi na sua perspicácia maldita semear o joio.
Às vezes, alguém pergunta por que tem tanto mal no mundo, por que Deus permitiu o mal. Ele não permitiu, Ele não quer que o mal esteja no mundo. O problema é como separar o mal do bem, porque, se olharmos para cada um de nós, vamos ver que, se Deus purificar e tirar todo o mal, sabemos que vai sobreviver pouca coisa, porque nós mesmos estamos misturados.
O maligno age semeando o joio, mas o Reino de Deus tem forças para transformar todo o joio em trigo.
Dentro de nós, há o lado bom, há os bons pensamentos, as boas intenções, há muita boa vontade e santidade, mas há joio também em nós. Há joio nos nossos pensamentos; e quantos pensamentos maus nós temos, quantos sentimentos negativos nós carregamos!
Como vamos instruir a nossa casa, a nossa família? Porque uma família, por si só, já é boa, por si só a família é o lugar onde o trigo mais floresce. Em nossa casa, há muito joio presente; então, para não correr o risco de tentar tirar o joio e matar também o trigo, é que a misericórdia de Deus e a Sua graça não destroem o joio deste mundo, ainda porque, no Reino de Deus, a graça é capaz de transformar o joio em trigo.
Eu sou testemunha, posso dizer que já vi a graça de Deus transformar tantas coisas negativas em mim em frutos do Reino. Sou testemunha de pessoas que eram tidas como más, como sem jeito e perdidas, e a graça de Deus transformou aquilo que era considerado como joio em um bom trigo de salvação.
Na própria história de salvação, quantos Paulos, Franciscos, quantos homens e mulheres viviam em caminhos tortuosos, mas foram alcançados pela graça de Deus! Por isso, não é tempo de julgar, de condenar, não é tempo de jogar fora o joio, é tempo de convertê-lo, é tempo de olhar para ele e ver que, mesmo aquilo que em nós reconhecemos como negativo Deus pode transformar.
Às vezes, o nosso próprio temperamento está cheio de joio, um temperamento irascível, duro e grosso. A graça de Deus transforma o joio que há em nós no bom trigo de salvação, por isso é tempo de paciência, misericórdia e ação.

O maligno age semeando o joio, mas o Reino de Deus tem força para transformar todo o joio em trigo.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A paciência de Deus
Direitos reservados REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus mostra-nos com realismo a luta que entranha o Reino por causa da presença e a ação do “inimigo” que semeia “discórdia” no meio do trigo. Os servos do dono do campo quereriam arrancá-la, mas aquele não o permite.

Esta parábola, explica a coexistência do bem e do mal no mundo, em nossa vida e na mesma história da Igreja. Jesus Cristo ensina-nos a ver as coisas com realismo cristão e afrontar cada problema com claridade de princípios, mas também com prudência e paciência. Isto supõe uma visão “transcendente” (sobrenatural) da história, na qual se sabe que tudo pertence a Deus e que todo resultado final é uma obra da sua Providência.

—Deus, Pai e Senhor de misericórdia, faz que a lembrança do destino final das boas pessoas (a colhida da semente no celeiro) e os maus (a queima da discórdia) impeça que abusemos da tua paciência.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Pelo mundo afora já se cometeram erros clamorosos condenando pessoas inocentes a morrer na forca ou em cadeira elétrica.
O ser humano tem a tendência de querer eliminar quem incomoda, como se o outro fosse sempre o culpado.
Contra o perigo de se cometerem injustiças, Jesus nos adverte com a parábola do joio e do trigo.
No meio dos bons, crescem os maus; a justiça vive ao lado da injustiça; o homem de fé continua servindo a Deus em meio aos que se dizem ateus.
Ora, Deus tem plano de salvação para todos os seus filhos e filhas, bons e maus.
Ele quer que todos sejam santos.
A todos dá o tempo de vida e espera a conversão dos maus.
Deus é o único juiz confiável.
Nosso papel de cristãos não é destruir as pessoas que estão no mau caminho, mas reconduzi-las aos caminhos de Deus.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:

Mt 13,24-30 - O Joio e trigo

Preparo-me para a Leitura rezando ao Espírito, com todos que se encontram neste ambiente:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.

Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Mt 13,24-30.
Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
- O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: "Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?"
- "Foi algum inimigo que fez isso!", respondeu ele.
- E eles perguntaram: "O senhor quer que a gente arranque o joio?"
- "Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: 'Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.' "

Refletindo
Jesus conta mais uma parábola de cunho agrícola. Compara o reino do céu como um semeador que semeia boas sementes de trigo. Conta que apareceu também um inimigo, à noite, sem que ninguém o visse, e semeou no meio do trigo uma erva ruim chamada joio. E foi embora. Tanto o trigo como o joio cresceram. O que fazer? Arrancar o joio? Não, diz o homem. Se arrancar o joio, pode arrancar também o trigo. Manda que deixem crescer os dois até a colheita. Então, poderão arrancar primeiro o joio e queimá-lo. Depois colherão o trigo que será armazenado. O que Jesus quer dizer com esta parábola?
Jesus lembra que é um desafio anunciar o Evangelho. Não devemos nos preocupar com aqueles que divulgam o erro. Deve-se ter o cuidado para não deturpar, distorcer a Palavra, transformando-a em erva daninha.
O grande biblista Carlos Mesters, assim comenta: "O joio e trigo crescem juntos. A Palavra de Deus que faz nascer a comunidade é semente boa, mas dentro das comunidades sempre aparecem coisas que são contrárias à Palavra de Deus. De onde vêm? Esta era a discussão.
A causa da mistura que existe na vida    (vv.27-28a):. Um inimigo fez isso. Quem é este inimigo? O inimigo, o adversário, Satanás ou diabo (Mt 13, 39), é aquele que divide, que desvia. A tendência de divisão existe dentro de cada um de nós. O desejo de dominar, de se aproveitar da comunidade para subir e tantos outros desejos interesseiros são divisionistas, são do inimigo que dorme dentro de cada um de nós.
 A reação diferente diante da ambigüidade (vv. 28b-30):. Diante dessa mistura do bem e do mal, alguns queriam arrancar o joio. Pensavam: “Se deixarmos todo o mundo dentro da comunidade, perdemos nossa razão de ser! Perdemos a identidade!” Queriam expulsar os que pensavam de modo diferente. Mas esta não é a decisão do Dono da terra. Ele diz: “Deixa crescer juntos até a colheita!” O que vai decidir não é o que cada um fala e diz, mas o que cada um vive e faz. É pelo fruto produzido que Deus nos julgará. A força e o dinamismo do Reino se manifestam na comunidade. Mesmo sendo pequena e cheia de contradições, ela é um sinal do Reino. Mas ela não é dona do Reino, nem pode considerar-se justa. A parábola do joio e do trigo explica a maneira como a força do Reino age na história. É preciso ter paciência e aprender a conviver com as contradições e as diferenças, mesmo tendo uma opção clara pela justiça do Reino" (Do livro “Travessia: Quero misericórdia e não sacrifício” – Círculos Bíblicos sobre o Evangelho de Mateus – de Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino – Publicado pelo Centro de Estudos Bíblicos).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para mim, hoje? Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram "Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32.)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com toda a Igreja:
Senhor, Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho
para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.
Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho,
caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,
acolhendo a todos, sobretudo os jovens,
os afastados, os pobres, os excluídos.
Virgem Mãe Aparecida,
Intercedei junto ao vosso Filho,
para que sejamos fiéis ao nosso compromisso
de discípulos missionários . Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar coincide com o olhar da Igreja que afirma: "Que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32.)

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário