sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Dois cegos, crendo em Jesus, são curados. - (Mt 9,27-31)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 06 DE DEZEMBRO de 2019 (sexta-feira) 340º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO ESPERE POR UMA CRISE PARA DESCOBRIR O QUE É IMPORTANTE EM SUA VIDA.
(Platão)


 Datas Comemorativas 
DIA DO MADEIREIRO
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
DIA NACIONAL DO EXTENSIONISTA RURAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Buriti (Maranhão) Itaqui (Rio Grande do Sul) Rio Tinto (Paraíba) Laurentino  (Santa Catarina) Messias (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dra. VANESSA ISHISATO MERCADANTE (Medica Radioterapeuta - Cascavel/PR)VERA LÚCIA SILVA (EMCA-Garça /SP) ROSANA CRISTINA PACANARO DE CARVALHO (Lions Clube de Dracena /SP) VALDEIR DE ALMEIDA SARAIVA (Marilia /SP) Karina De Oliveira Rocha (São Paulo /SP) EDILSON BATISTA (Container-Garça /SP) WALTER DONIZETE LOPES DOS REIS (Garça /SP) JOÃO FRANCISCO GALHARDO (Reipel Papelaria-Presidente da ACIG Garça / SP) DORIDES FURLANETO (Garça /SP) IZAIAS TENORIO CAVALCANTI  (Garça /SP) WiLSoN CaBRINI (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO NICOLAU
Nicolau (Turquia, séc. IV), bispo de Mira, é bastante venerado na Rússia e em todo o Oriente, Associadas ao seu nome, florescem muitas tradições populares e iniciativas de caridade, particularmente aquelas ligadas ao Natal.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A cegueira espiritual é consequência das práticas contrárias à Palavra de Deus, ignorando a realidade iluminada pela fé. Peçamos ao Senhor que clareie nossa visão.
– Oração 
ESPÍRITO QUE MOVE A PRATICAR A PALAVRA, QUE EU NÃO PROCLAME MINHA FÉ SÓ COM A BOCA, E SIM, COM A PLENA VIVÊNCIA DA VONTADE DO PAI CELESTE, EXPRESSA NAS PALAVRAS DE JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Despertai, Senhor, vosso poder e vinde, para que vossa proteção afaste os perigos a que nossos pecados nos expõem e a vossa salvação nos liberte. Vós que sois Deus como Pai, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 05/12/2019QUINTA FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO
Iluminados pela Palavra de Deus, caminhamos na vida com sdabedoria e fé, libertos das trevas do orgulho e da falsidade, da inconstância e da maledicência.  

1ª Leitura (Is 29,17-24) – Naquele dia, os olhos dos cegos verão. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor Deus: 29 17 "Acaso, dentro de mui pouco tempo, não será o Líbano convertido em vergel, e o vergel não passará por floresta?
18 Naquele tempo os surdos ouvirão as palavras de um livro; e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão.
19 Os humildes encontrarão cada vez mais ventura no Senhor e os homens mais pobres, graças ao Santo de Israel, estarão jubilosos.
20 Pois não haverá mais tiranos, já terá desaparecido o cético, e todos os que planejavam o mal serão exterminados;
21 os que, por uma palavra, acusam os outros; os que, à porta, procuram enganar o juiz e por um nada fazem o inocente perder sua causa".
22 Por isso eis o que disse o Senhor, o Deus da casa de Jacó, que resgatou Abraão: "Daqui em diante Jacó não será mais confundido, e seu rosto não mais empalidecerá,
23 porque, quando virem nele minha obra, bendirão o meu nome. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel.
24 Os espíritos desencaminhados aprenderão sabedoria, e os que murmuravam receberão instrução".
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 26 (27)
O Senhor é minha luz e salvação.


– Evangelho do dia 
 05/12/2019QUINTA FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO
Dois cegos, crendo em Jesus, são curados. - (Mt 9,27-31)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade, / e ele há de iluminar os olhos dos seus servos!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“A fé abre os nossos olhos”
 Então, Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: ‘Faça-se conforme a vossa fé’. E os olhos deles se abriram”
(Mateus 9,29-30).
No Evangelho de hoje, dois cegos estão gritando a Jesus: “Filho de Davi, tem piedade de nós, da nossa cegueira porque não enxergamos”. Diante dos clamores e da insistência dos dois cegos, é Jesus que se volta a eles e pergunta: “Vocês acreditam e têm fé de que eu posso realizar tal coisa?”. E responderam com toda a intensidade da alma e do coração: “Senhor, nós cremos e acreditamos”, e Jesus disse: “Que se realize aquilo que a vossa fé acredita”.

A fé abriu os olhos daqueles dois homens; é isso que a fé realiza em nós. A fé abre os nossos olhos para que possamos enxergar a Jesus. Muitas vezes, vivemos no mundo e enxergamos tudo: problemas, dificuldades, crises, defeitos dos outros, mas não vemos a Jesus; vemos os problemas, mas não vemos as luzes, não enxergamos a graça. E aqueles cegos sem ver fisicamente, eles “viram” que Jesus podia curá-los, com os olhos da alma, olhos da fé, eles enxergavam o que nós, com nossos dois olhos, muitas vezes, não enxergamos.

Não enxergamos a graça de Deus, por isso, a fé produz esta grande cura: abrir os nossos olhos para enxergarmos a Jesus. A fé precisa sempre, em primeiro lugar, abrir os nossos olhos.

Infelizmente, estamos com os nossos olhos fechados ou ofuscados pelas buscas dos prazeres, dos bens materiais, dos nossos interesses egoístas e individualistas e, quando enxergamos a Deus, O enxergamos para que Ele nos sirva, para que sacie os nossos interesses e desejos egoístas.

Muitas vezes, as pessoas me perguntam: “Padre, por que Deus não me escuta?”. Deus escuta aquele que O enxerga e não aquele que só enxerga a si mesmo, Deus escuta aqueles que O buscam para encontrá-Lo e não para satisfazerem os seus interesses e necessidades pessoais.

“A fé produz esta grande cura: abrir os nossos olhos para enxergarmos a Jesus.”

Para esses dois cegos do Evangelho, bastava que Jesus abrisse os seus olhos para que pudessem enxergar mais além, para que pudessem ir mais a fundo, porque, no meio daquela multidão, muitos não viam a Jesus.

Estamos no meio de muitas multidões, a multidão que vai para lá e para cá no trânsito da vida; as multidões que estão nas redes virtuais; as multidões que andam pelos caminhos e pelas estradas as quais passamos.

Não podemos ser mais um no meio da multidão, precisamos, no meio dessa multidão, enxergar a luz, enxergar a Jesus e a graça. Por isso, a minha súplica hoje é: “Senhor, que eu veja. Senhor, tem piedade de mim porque eu sou cego; só vejo o meu umbigo e as minhas necessidades; e não enxergo nem o irmão que está ao meu lado nem vejo a dor e o sofrimento do outro. Não vejo a luz, a direção, a seta que o Senhor, tantas vezes, coloca nas estradas da minha vida”.

Senhor, eu sou cego, tem piedade de mim, que a fé abra os meus olhos, para que possa Te enxergar.

Deus abençoe você!
– Reflexão - Como interpretar a “Bíblia”? Limites do método “histórico-crítico”
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, constatamos a profunda relação história-fé típica do cristianismo: o milagre realizado com os dois cegos é algo histórico, mas não é só historia. Por isso, o método histórico-crítico é indispensável, mas não esgota a função da interpretação para quem vê nos textos bíblicos uma única Escritura inspirada por Deus.

É importante que se reconheçam os limites do método histórico-crítico mesmo. 1º) Por sua natureza, deve deixar a palavra no passado (pode tentar encontrar aplicações para o presente, mas não pode atualizá-la) e na exatidão da explicação do que sucedeu reside tanto sua força como também sua limitação. 2º) Deve tratar as palavras diante das que estão como palavras humanas. 3º) A unidade de todos estes escritos como "Bíblia" não lhe resulta um dado histórico imediato.

—Ao ler a Bíblia, na palavra passada percebo a pergunta sobre seu hoje, e na palavra humana ressoa algo maior: a voz de Deus que hoje também chama por mim.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Pelo órgão da visão, os dois cegos não enxergam Jesus, mas pelos olhos da fé já o reconhecem, ao implorar: “Tem piedade de nós, filho de Davi!”. Os cegos, os aleijados, os doentes, em geral, parecem ter certa facilidade para ver a obra de Deus e acolher o seu enviado, Jesus Cristo.
A fé dos dois cegos e seu pedido por compaixão alcançam de Jesus a cura dos olhos e desperta no coração deles um anseio irreprimível de contar o fato por toda a região. Tornam-se, desse modo, anunciadores das maravilhas realizadas pelo Messias no meio do povo.
Peçamos a Cristo, o médico divino, que abra nossos olhos e nos faça colaboradores seus: para aliviar o sofrimento alheio e proporcionar alegria aos mais pobres.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 9,27-31 - Olhos iluminados

- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
 a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando em união com todos que se encontram neste ambiente virtual.
Iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a

Canção do Advento

Ó vem, Senhor, não tardes mais!

Vem saciar nossa sede de Paz!  

  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,

Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 

2.   Ó vem, como a chuva no chão  

Trazendo fartura de vida e de pão! 

3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  

Só tua palavra nos salva Senhor! 

4.   Ó vem, como chega a carta querida  

Bendito carteiro do Reino da Vida! 

5.   Ó vem, como chega o filho esperado  

Caminha conosco Jesus Bem amado! 

6.   Ó vem, como chega o Libertador  

Das mãos do inimigo nos salva Senhor

Veja a melodia desta canção neste blog ao lado.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto Mt 9,27-31 e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus saiu daquele lugar, e no caminho dois cegos começaram a segui-lo, gritando:
- Filho de Davi, tenha pena de nós!
Assim que Jesus entrou em casa, os cegos chegaram perto dele. Então ele perguntou:
- Vocês creem que eu posso curar vocês?
- Sim, senhor! Nós cremos! - responderam eles.
Jesus tocou nos olhos deles e disse:
- Então que seja feito como vocês creem!
E os olhos deles ficaram curados. Aí Jesus ordenou com severidade:
- Não contem isso a ninguém!
Porém eles foram embora e espalharam as notícias a respeito de Jesus por toda aquela região.

Refletindo
Jesus cura, devolvendo a vista aos dois cegos. Ficam livres da escuridão. Tornar a ver significa ser capaz de perceber as coisas, o mundo, as pessoas. Seus olhos ficam iluminados. Isto significa ter discernimento. Um detalhe interessante é que Jesus diz a eles: “seja feito como vocês creem!” A visão e o discernimento dependem da fé.

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para nós, hoje? Temos alguma cegueira? Precisamos crescer no discernimento? Enxergar mais? Precisamos de mais fé?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida falaram da alegria da fé que ilumina nossos olhos: “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos." (DAp 18).
O que o texto me diz no momento? É pela fé que compreendo e vivo as coisas de Deus.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto nos leva a dizer a Deus? Fazemos nossa oração pessoal e rezamos o Salmo 26:

O Senhor é minha luz e salvação.

O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contemplá-lo no seu templo.

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
Espera no Senhor.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, as pessoas.

BÊNÇÃO

Ó Deus cheio de bondade e amor,
concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste,
para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem,
sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.
Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém..



Nenhum comentário:

Postar um comentário