sábado, 7 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas. - (Mt 9,35–10,1.6-8)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 07 DE DEZEMBRO de 2019 (SÁBADO) 341º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
VOCÊ PODE CURAR SUAS DOENÇAS AO AJUDAR A CURAR SEU AMIGO.
(Dale Carnegie)


 Datas Comemorativas 
Dia NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Dia NACIONAL DA SIVICULTURA
Dia MUNDIAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ONU)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Mongaguá (São Paulo) Duque Bacelar (Maranhão) Ipiranga do Piauí (Piauí) Ipiranga (Paraná) Angelina - Barra Velha - São José do Cerrito (Santa Catarina) Santo Amaro das Brotas - Tobias Barreto (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ITAMAR TRAVENÇOLO (Garça /SP) PAULA MIRALLA GUIMARÃES LIMA  (Garça /SP) JULIANA LUCIENE PAVAN (Sócia fundadora Lions Clube Universitário de Garça - Ibitinga /SP) RUBENS AMORIM DE OLIVEIRA (Lions Clube de Andradina Sul /SP) GILMAR GHEZZI (Lions Clube de Campinas Norte /SP) RUSIA SILVA  (Lions Clube Santo André Centro /SP) WALDEMAR GARCIA VENUTO (Garça /SP) Elba Dalla Riva  (Rio de Janeiro/RJ)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: )BENEDITA (LILÁ) CILSA G. DE FREITAS e EDUARDO APARECIDO DE FREITASó1991ó28 ANOSó (Lions Clube de Garça/SP)  VERA LUCIA DA SILVA HERREIRA e FERNANDO HERREIRAó(Lions Clube de BAURU BELA VISTA /SP) ELENIR AP. BARBOSA ADORNI e ADILSON ADORNIó1990ó29 ANOSó (Garça/SP)  ROSELI VEIGA MARTINS e AYRTON DOGLAS MARTINSó1991ó28 ANOSó(Equipe Nossa Senhora Setor de Marilia/SP)

 Santo do Dia 
SANTO AMBRÓSIO
Ambrósio (Alemanha, 340-397), foi aclamado pelo povo quando procurava a conciliação entre católicos e arianos em Milão. Um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro mestre de vida é autor de célebres textos liturgicos e pai da liturgia ambrosiana.
SANTa MARIA JOSEFA ROSSELLO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Ambrósio nasceu na Alemanha em torno do ano 340 e faleceu na Itália em 397. Foi aclamado bispo pelo povo quando procurava a conciliação entre católicos e arianos em Milão. Um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro mestre de vida e de fé, é autor de célebres textos litúrgicos e pai da liturgia ambrosiana. Este grande pastor, liturgista e mistagogo nos seja exemplo em nossa caminhada rumo ao Pai.
– Oração 
ESPÍRITO QUE MOVE A PRATICAR A PALAVRA, QUE EU NÃO PROCLAME MINHA FÉ SÓ COM A BOCA, E SIM, COM A PLENA VIVÊNCIA DA VONTADE DO PAI CELESTE, EXPRESSA NAS PALAVRAS DE JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, que fizestes o bispo santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 07/12/2019SÁBADO DA 1ª SEMANA DO ADVENTO
Felizes são aqueles que esperam no Senhor e se deixam conduzir por seus caminhos, acolhendo a Palavra que tem o poder de renovar a vida e libertar dos males.  

1ª Leitura (Is 30,19-21.23-26) – O Senhor se comoverá à voz do teu clamor. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 19Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá.
20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: “o caminho é este para todos, segui por ele”, sem desviar-vos à direita ou à esquerda.
23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens,24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira.
25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroio de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões.
26A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 146 (147A)
O Senhor é minha luz e salvação.


– Evangelho do dia 
 07/12/2019SÁBADO DA 1ª SEMANA DO ADVENTO
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas. - (Mt 9,35–10,1.6-8)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- É o Senhor nosso juiz e nosso rei. / O Senhor legislador nos salvará (Is 33,22).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“Levemos o Reino de Deus a todos os corações”
 Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”
(Mateus 10,6-8).
A grande graça que recebemos da vida foi o Reino de Deus que veio até nós. Estamos aqui porque o Reino de Deus está no meio de nós; e a graça é que recebemos de graça, não recebemos por nada.
Foi Jesus quem pagou com a Sua vida e derramou o Seu sangue para que possamos ser salvos, portanto, levemos o Reino de Deus também de graça, promovamos a graça com toda a gratuidade da alma. Primeiro, promovamos a graça às ovelhas perdidas da casa de Israel, às ovelhas perdidas de toda a Igreja, que é a nova Israel. Segundo, nos encontramos perdidos, que nos encontremos em Deus, porque o perdido precisa se encontrar e o perdido não consegue fazer com que o outro se reencontre com a graça de Deus.

Do ponto em que você está, na situação que você vive, por favor, se reencontre com a graça de Deus. E, nesse tempo de graça, precisamos buscar muitas ovelhas que estão perdidas na casa de Israel, estão perdidas dentro da nossa própria casa, da nossa própria família. Muitos que são do Senhor estão distantes d’Ele e precisamos levar o Reino do Senhor.

“Anunciemos o Reino de Deus, reino da luz, porque é esse Reino que nos salva.”

Não podemos permitir que o desânimo, esse espírito negativo que leva a ver todas as coisas ao olhar da crise, suscite em nós pessoas críticas e sucumbidas na crise da fé, mas levantemos, nos ergamos para levarmos o Reino dos Céus em todos os caminhos que estamos.

Às vezes, nos encontramos com pessoas da Igreja, que só vêm trazer para nós coisas negativas, vêm criticar o padre, o bispo, vem falar mal do Papa, “vem criticar isso, falar mal daquele”. Desculpa, mas são os perdidos. Somos nós, muitas vezes, quem nos perdemos em meio às coisas negativas.

É preciso que encontremos sempre o tesouro que nos conquistou; e é esse tesouro que devemos levar, porque se você vem a mim só para trazer as coisas negativas, elas não levantarão. Venha até mim para me trazer Jesus, porque estou indo até você para levar o tesouro que me salvou, me resgatou, e se chama Jesus; é Ele quem estou levando, estou anunciando e proclamando. E, quando proclamamos e anunciamos Ele, as doenças são curadas, as pessoas são levantadas, os ânimos são reerguidos.

Quando somos mesmo, na Igreja, servidor do reino das trevas, só levamos coisas negativas, azedume, amargura, só levamos coisas más. Há pessoas até nas portas da Igreja, dentro da Igreja que estão lá só para criticar, azedar, para falar do que é ruim, só para falar do que não presta e, por isso, não estamos nos salvando, Deus não está operando a Sua salvação em nós.

Não anunciemos o Reino das trevas, anunciemos o Reino de Deus, reino da luz, porque é esse Reino que nos salva.

Deus abençoe você!
– Reflexão - Como interpretar a “Bíblia”? O método da exegesis “canónica”
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, contemplamos em Cristo a chegada de um “vendaval de divindade”. História e fé: Jesus falou e, com fé, assumimos que é “Palavra de Deus” (não é palavras meramente humanas, como algo do passado). De fato, os redatores do Novo Testamento, (e Cristo mesmo) nas suas explicações citam constantemente passagens do Antigo Testamento. O fazem porque as diversas partes da “Bíblia” estão “interconectadas”, formando um único livro: o escrito antigamente, com sucessivos aprofundamentos, resulta atual.

A interpretação da Sagrada Escritura exige ir além da leitura meramente histórica e racional. É necessário considerar os diversos textos da “Bíblia” no conjunto da única Escritura (evitando lê-los de forma isolada). Nisso consiste a interpretação ou exegese “canônica”. O Concílio Vaticano II acrescenta que se deve de ter em conta também a Tradição viva da Igreja toda e a analogia da fé (as correlações internas da fé).

—Senhor, me ajuda a interiorizar a Escritura no mesmo espírito em que foi inspirada por ti.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus é um líder que não se isola do povo nem está alheio às suas necessidades. Ao contrário, solidário com suas misérias e sofrimentos, anuncia-lhes que o Reino do Céu está ao alcance de todos. E completa o anúncio curando toda espécie de enfermidade. Jesus sabe e vê que as pessoas estão desorientadas, afastadas de Deus, como ovelhas sem pastor. Reconhece que é imenso o trabalho de liderança e de solidariedade com essa gente sofrida. Por isso, não guarda para si a missão de evangelizar e curar, mas quer compartilhar esta ânsia pastoral com seus discípulos. E lhes recomenda fazer preces para que Deus aumente o número dos operários do Reino, já que “a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 9,35-10,1.6-8 - Jesus deu autoridade a seus discípulos

Oração Inicial
O evangelista Mateus hoje nos apresenta mais um traço característico de Jesus: sua compaixão pelas multidões desamparadas, sem liderança, sem rumo, sem objetivos que deem significado à vida. Jesus Mestre convoca os discípulos, e lhes dá poder, para curar, orientar, consolar, apoiar os desorientados e libertar todos os que sofrem. Unidos aos discípulos de Jesus, peçamos em oração:
“Pai querido, Deus de bondade e compaixão, dá-nos um coração semelhante ao vosso capaz de compreender e socorrer os que sofrem. Dá-nos abertura de mente e coração para socorrer sem julgar, oferecer sem esperar retorno e acompanhar com ternura os que sofrem por suas fragilidades”. Cantar ou rezar o refrão: “A tua ternura Senhor, vem me abraçar, a tua bondade infinita me perdoar. Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração, eu quero sentir o calor de tuas mãos.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Depois de ler este Evangelho e fazer minha oração com que olhar eu acolho os mais pobres, frágeis e desorientados?
“A ovelha é um animal muito frágil e não tem grandes meios de defesa. Uma ovelha sem pastor é presa fácil do lobo e de outros animais predadores. Jesus se enche de compaixão por muitas ovelhas ameaçadas. Ele não apenas tem compaixão, mas vai ao encontro delas, curando todo tipo de doenças. Pensando no presente e no futuro, Jesus aponta a necessidade de mais operários para a sua messe. Aos Doze delega sua autoridade, que, basicamente, é: expulsar o mal e restituir a plenitude de vida. No Pai-Nosso pedimos: “Venha a nós o vosso Reino”. Deus estabelece conosco uma parceria. Nós somos, agora, os braços, os pés, a voz, o coração do próprio Senhor. O Reino, de alguma maneira, assume nosso ritmo de trabalho e paixão.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim? Dentro de minhas possibilidades como participo na missão de construir o Reino de justiça, misericórdia e bondade? Enxergo os necessitados em meu entorno? Quais são meus pensamentos e atitudes a esse respeito?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto o(a) leva dizer a Deus? Na oração você é convidado(a) a conversar com Deus, a abrir seu coração e contar-lhe o que se passa com você. Apresente-lhe seus sentimentos, desejos, pedidos e as necessidades de seus irmãos e irmãs.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) De que forma você quer que a Palavra deste Evangelho enriqueça suas atitudes, hoje? O que você deseja por em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

BÊNÇÃO

Ó Deus cheio de bondade e amor,
concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste,
para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem,
sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.
Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém..




Nenhum comentário:

Postar um comentário