domingo, 12 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Depois de ser batizado, Jesus viu o Espírito de Deus pousando sobre Ele. - (Mt 3,13-17)




– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 12 DE JANEIRO de 2020 (  domingo) 012º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O TEMPO NÃO SÓ CURA, MAS TAMBÉM RECONCILIA.
(Victor Hugo)


 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL 
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Belém (ParáIporanga (São PauloIgaci (AlagoasSapé (Paraíba)  

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: OSWALDO AUNHÃO (Amigo - Bauru /SP) LUIZ SERGIO DA SILVA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)  SÔNIA HARUE  TANAKA HOSHIJIMA (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) PDG ROBERTO JOÃO GENTA (Lions Clube de SP Campos Elíseos /SP) ERCY DAUN
(Garça /SP) SANDRA REGINA CARDOSO (Marilia /SP) FRANCINE  SALZEDAS  DMAQUI (Garça /SP) INÊS OLIVEIRA MATHIAS (Garça / SP) ALICE LIBERO (Rio de Janeiro /RJ) ■ANA CRISTINA CASAGRANDE (São Paulo /SPFrei ZILMAR AUGUSTO MOREIRA DE OLIVEIRA,OFM. (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus Paulo- Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSANGELA APARECIDA ALMEIDA MORETI REGINALDO MORETIó1985ó35 ANOSó(EQUIPE 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO - Setor de Garça /SP) GABRIELA PEREIRA DOS SANTOS YAMACUTI CARLOS  MASSARU YAMACUTI ó1991 ó29 ANOSó (LIONS CLUBE DE IACRI /SP)

 Santo do Dia 
SÃO BERNARDO 
■ SANTO ANTONIO MARIA PUCCI 
■ SANTO ARCÁDIO 
■ SÃO BENTO BISCOP 
■ PEDRO FRANCISCO JAMET 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Batizado o Senhor, os céus se abriram e o Espírito Santo pairou sobre ele sob a forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor! (Mt 3,16s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Concluímos o tempo do Natal na alegria de celebrar a festa do Batismo do Senhor, unindo-nos ao povo que busca o batismo de João. Jesus, ungido pelo Espírito e proclamado Filho amado de Deus, assume publicamente a missão evangelizadora e nos convida a cumprir toda justiça. Nesta liturgia, revivamos e fortaleçamos o dom do nosso batismo. 
– Oração 
ESPÍRITO DE PURIFICAÇÃO, FAZE-ME EXPERIMENTAR O BATISMO PURIFICADOR DE JESUS, QUE ME LIBERTA DO PECADO E DO EGOÍSMO, PREDISPONDO-ME PARA O SERVIÇO GENEROSO A MEU PRÓXIMO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo Cristo batizado no Jordão e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
12 de Janeiro de 2020 Domingo Batismo do Senhor do Natal
■ Batizados e ungidos pelo Espírito Santo, somos servos de Deus chamados a fazer sempre o bem, a exemplo de Jesus. Acolhamos a Boa-Nova da justiça e da paz.

1ª Leitura (Is 42,1-4.6-7) – Eis o meu servo: nele se compraz minh'alma.  Leitura do Livro do profeta Isaías:

Assim fala o Senhor:
1“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.
3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade.
4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações,
7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 29(28)
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

2ª Leitura (At 10, 34-38) – Foi ungido por Deus com o Espírito Santo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.
36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João:
38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
12 de Janeiro de 2020 Domingo Batismo do Senhor do Natal
Depois de ser batizado, Jesus viu o Espírito de Deus pousando sobre Ele. - (Mt 3,13-17)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus veio da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Tomemos consciência do nosso batismo”
 Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então, o Céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre Ele. E do Céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual Eu pus o meu agrado
(Mateus 3,16-17).
Celebramos, hoje, o batismo de Jesus. No batismo de Jesus celebramos o nosso batismo, porque todos nós somos batizados n’Ele.

Jesus desceu às águas do Jordão para pegar na mão de cada um de nós e também nos conduzir à água. Jesus não precisava ser batizado, mas foi para nos levar, para nos conduzir às águas batismais.

Ao mesmo tempo, o batismo imprimiu na vida de Jesus a missão d’Ele. Ele mesmo recebeu o Espírito e, por isso, o Céu se abriu e Ele viu o Espírito em forma de pomba descer sobre Ele para realmente selar, marcar, concretizar que o Espírito de Deus estava sobre Ele. O Espírito Santo queria conduzi-Lo na sua missão e, ao mesmo tempo, à voz do Pai. “Esse é o meu Filho amado, no qual coloquei o meu agrado, a minha unção, onde a graça está sobre Ele”.

Precisamos deixar ressoar aquilo que Jesus ouviu com todo o ardor do Seu coração. Sobre nós repousa o Espírito de Deus que desceu e desce quando vivemos como batizados, quando assumimos a nossa consagração, quando nos deixamos realmente sermos guiados, conduzidos e direcionados pelo Espírito.

Muitas vezes, não sabemos nem a data do nosso batismo, não tomamos consciência da importância desse dia.”

Batizados em Jesus precisamos ser cheios do Espírito Santo, renascidos nas águas batismais, para a qual Jesus nos conduziu.

Quando vivemos cheios do Espírito podemos ter a certeza de que o Pai está exclamando: “Este é meu filho amado. Este é o filho que faz a minha vontade. Este é o meu filho que se deixa conduzir pelo Espírito”.

Permitamos que o Pai se alegre como se alegrou com o Seu Filho Jesus, que recebeu a unção e estamos ungidos em Cristo, então, sejamos cristãos.

Cada cristão é um Cristo neste mundo, ungido e enviado pela graça para cumprir a missão do Pai. Tomemos, hoje, consciência do nosso batismo.

Queria fazer um convite muito especial: na Igreja que você for hoje, a Igreja em que você participar, visite o batistério, ore naquele batistério, no qual um dia você também foi batizado e, se possível, procure um dia conhecer o batistério da Igreja em que você foi batizado, renove a sua entrega e a sua consagração.

Muitas vezes, não sabemos nem a data do nosso batismo, não tomamos consciência da importância desse dia na nossa própria vida. Retomemos, hoje, a graça batismal que um dia Deus nos deu, a graça de sermos ungidos do Espírito e sermos filhos amados do Pai para sermos bons cristãos no mundo em que estamos.

Deus abençoe você!

 Reflexão - O Batismo de Jesus pré-anuncia o mistério do Deus Trino
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— destaca a imagem do céu que se abre: sobre Jesus o céu está aberto. Sua comunicação com a vontade do Pai (o cumprimento de "toda justiça") abre o céu porque é exatamente ali onde —por essência— se cumpre a vontade de Deus.

A isto se junta à proclamação por parte de Deus, o Pai, da missão de Cristo, mas que não supõe um fazer, senão seu ser: Ele é o Filho predileto, sobre o qual descansa o beneplácito de Deus. Finalmente, aqui encontramos, junto com o Filho, também ao Pai e ao Espírito Santo: pré-anuncia-se o mistério do Deus Trino, que logicamente só se manifestará em profundidade durante o transcurso do caminho completo de Jesus.

—O Batismo de Jesus Cristo se enlaça com seu mandato apostólico de ir por todo o mundo e batizar "no nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (cf. Mt 28,19). O Batismo que administram os discípulos é a entrada no Batismo de Jesus: assim se chega a ser cristão!

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus, saindo do anonimato, vai ao encontro de João Batista e, misturado com a multidão, busca o batismo.
Cerca de trinta anos se passaram desde seu nascimento.
Jesus percebe que a missão dele vai além de ser um simples carpinteiro: uma voz vinda do céu o revela como “Filho amado”.
João tenta resistir, mas Jesus insiste em ser batizado, pois tem a missão de “cumprir toda a justiça”.
Ao receber o batismo, inicia sua caminhada missionária, manifestando-se publicamente ao mundo – epifania que chega ao auge já não pela estrela, mas pela voz do Pai. Sua grande missão é revelar a justiça, a misericórdia e a bondade do Pai, para que contagiem a humanidade e a tornem mais fraterna e solidária. A exemplo de Jesus, nós também, mediante o batismo, somos inseridos na comunidade para realizar a missão que o Pai nos confiou. Com o batismo do Senhor, conclui-se o tempo natalino e abre-se a primeira etapa do Tempo Comum.

Oração
Ó Jesus, Filho amado do Pai celeste, teu batismo prefigura o batismo cristão, pelo qual somos purificados dos pecados, recebemos a graça do Espírito Santo e nos tornamos filhos adotivos de Deus Pai. Ajuda-nos a viver os compromissos do nosso batismo, para produzirmos generosos frutos para o teu Reino. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 3,13-17 - Batismo de Jesus

Saudação
Hoje celebramos a festividade do Batismo de Jesus. Coloco-me na presença de Deus e acolho sua comunicação de vida: a manifestação de seu Filho muito amado.
Faço o sinal da cruz dando morada em meu ser à Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, Amém
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que diz o texto bíblico? “Tu és o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado” . Procuro silenciar minha mente, meu coração para compreender a profundidade deste Evangelho. Leio novamente o texto e destaco os verbos de ação e os personagens que aparecem na narrativa.
“Jesus assumiu a natureza humana, marcada pelo pecado. Ele é o Cordeiro de Deus que carrega todo o pecado do mundo. Nas águas do rio Jordão, os dois Testamentos se encontram. As profecias do passado, agora, recebem plena confirmação. Não mais como ameaças à humanidade pecadora, mas como acolhida por parte do Pai. No Batismo de Jesus se apresentam três elementos: a abertura dos céus, a suave vinda do Espírito Santo e a declaração da identidade de Jesus. Ele é confirmado como Filho de Deus e fica habilitado a assumir sua missão messiânica. A partir daí, Jesus vai morar em Cafarnaum, importante centro comercial. Ele anuncia o Reino, convida à conversão e chama os primeiros discípulos.” ((Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - Que caminho a Palavra deste Evangelho me indica? Escuto o que Deus quer me falar por meio da Palavra?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto me leva dizer a Deus? Em oração deixo meu coração falar com Deus. Agradeço ao Pai a revelação de sua humanidade em seu Filho Jesus. Agradeço a graça do sacramento do Batismo. Agradeço meus pais e padrinhos. Celebro com gratidão o meu Batismo. Rezo pela Igreja e por todos os batizados.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Que sentimentos nasceram em mim ao contemplar o Batismo de Jesus? Qual atitude proponho-me a viver neste dia?
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário