segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E todos quantos o tocavam ficavam curados. - (Mc 6,53-56)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 10 DE FEVEREIRO de 2020 (segunda-feira) 041º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TODO MUNDO É CAPAZ DE DOMINAR UMA DOR, EXCETO QUEM A SENTE.
(William Shakespeare)


 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO
DIA EUROPEU DA RADIOLOGIA
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Maria (Distrito Federal) Bannach (Paraná) Cachoeirinha - Esperantina - Itapiratins - Maurilândia do Tocantins - Novo Jardim - São Miguel do Tocantins - Taipas do Tocantins (Tocantins) Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) Mangabeiras (Maranhão)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Rosana Alvarenga (Garça /SP)  LEONARDO HISSASHI MORI (Dentista-Lions Clube de Irapuru /SP) LUCIA DO CARMO DE ALMEIDA NASCIMENTO (Lions Clube de Penápolis /SP)Lucino Adrian Gonzalez (Club de Leones Salto del Guairá-Paraguai) GABRIELA C. DAUN DO NASCIMENTO (Garça /SP)PAULO FRANCISCO SCUTARI (Jornalista Garça /SP)MARCIA ROZANI POLACHINI RODELA (Garça /SP) DIOGO MINAKAWA (Garça /SP) MAURICIO DE ALMEIDA (Garça /SP)GISELA MARIA SCARTEZINI (Banco do Brasil – São Paulo/SP) VERA IMAFUKU MeniS (Garça /SP) MARLENE APARECIDA CODOGNO MARTINS (Duartina /SP)-
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. EDSON DE OLIVEIRA LIMAó2001ó18 ANOS ó (Pároco das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida de Quintana e Nossa Senhora Aparecida de Paulópolis /SP)

 Santo do Dia 
SANTA ESCOLÁSTICA
A exemplo de Jesus, Escolástica (Itália, 480-547), soube por a caridade acima das regras e instituições humanas. Conhecida como mulher de grande contemplação, fundou o mosteiro das Beneditinas. Tinha como irmão, são Bento, uma relação muito santa e amigável.  
SANTO GUILHERME DE MALAVALE

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Exultemos de alegria, pois o Senhor do universo amou esta virgem santa e gloriosa.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Escolástica nasceu na Itália em 480 e lá faleceu em 547. A exemplo de Jesus, soube pôr a caridade acima das regras e instituições humanas. Conhecida como mulher de grande contemplação, fundou o ramo feminino da Ordem Beneditina. Tinha com seu irmão, são Bento, uma relação muito amigável. A celebração da memória desta santa nos ajude a imitar seu exemplo, pondo-nos a serviço dos irmãos e irmãs.
– Oração 
PAI, TENHO DIANTE DE MIM O MUNDO TODO A SER EVANGELIZADO. TRANSFORMA CADA CIRCUNSTÂNCIA E CADA MOMENTO DA MINHA VIDA EM CHANCE PARA DAR TESTEMUNHO DO TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Celebrando a festa de santa Escolástica, nós vos pedimos, ó Deus, a graça de imitá-la, servindo-vos com caridade perfeita e alegrando-nos com os sinais do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
10 de Fevereiro de 2020 2ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum SANTA ESCOLÁSTICA
■ Acolhamos a Palavra de Deus, que quer habitar nosso coração, e deixemo-nos tocar pelo Senhor, para sermos curados de nossas enfermidades.

1ª Leitura (1Rs 8,1-7.9-13) – Conduziram a arca da aliança ao Santo dos Santos e uma nuvem encheu o templo do Senhor.  Leitura do primeiro livro dos Reis:

Naqueles dias, 1Salomão convocou, junto de si em Jerusalém, todos os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e príncipes das famílias dos filhos de Israel, a fim de transferir da cidade de Sião, que é Jerusalém, a arca da aliança do Senhor. 2Todo Israel reuniu-se em torno de Salomão, no mês de Etanim, ou seja, no sétimo mês, durante a festa. 3Vieram todos os anciãos de Israel, e os sacerdotes tomaram a arca 4e carregaram-na junto com a tenda da reunião, como também todos os objetos sagrados que nela estavam; quem os carregava eram os sacerdotes e os levitas. 5O rei Salomão e toda a comunidade de Israel, reunida em torno dele, imolavam diante da arca ovelhas e bois em tal quantidade, que não se podia contar nem calcular. 6E os sacerdotes conduziram a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, no santuário do templo, ao Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins, 7pois os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e seus varais por cima. 9Dentro da arca só havia as duas tábuas de pedra que Moisés ali tinha deposto no monte Horeb, quando o Senhor concluiu a aliança com os filhos de Israel, logo que saíram da terra do Egito. 10Ora, quando os sacerdotes deixaram o santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor, 11de modo que os sacerdotes não puderam continuar as funções porque a glória do Senhor tinha enchido o templo do Senhor. 12Então Salomão disse: “O Senhor disse que habitaria numa nuvem, 13e eu edifiquei uma casa para tua morada, um templo onde vivas para sempre”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 131(132)
Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!

Evangelho do dia
10 de Fevereiro de 2020 2ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum SANTA ESCOLÁSTICA
E todos quantos o tocavam ficavam curados. - (Mc 6,53-56)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos aonde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
Precisamos levar os doentes para a presença de Jesus”
 “Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava”
(Mc 6,55).
Nós precisamos levar nossas doenças, nossas enfermidades, nossos sofrimentos, nossas dores, nossas aflições para onde Jesus está. Na verdade, nós precisamos estar na presença de Jesus, é Jesus quem cura as nossas dores, é Ele quem sara as nossas aflições. É Ele quem traz luz para todas as situações obscuras que tantas vezes toma conta de nós. Nós precisamos tocar em Jesus e precisamos ser tocados por Ele.

Precisamos levar os doentes, os enfermos, os sofredores, tantas pessoas aflitas e agonizando para a presença de Jesus. Algumas coisas importantes, a primeira delas: por favor, visitemos os nossos doentes, os nossos enfermos, sejamos uma presença amorosa de Jesus para os nossos doentes e enfermos; a obrigação não é somente e simplesmente de quem é da pastoral da saúde, é de todos nós, os cristãos.

É lamentável dizer que, em muitos hospitais, pessoas da nossa fé não recebem assistência, cuidado, atenção, direção, auxilio, conforto. É preciso dizer que muitas pessoas estão dentro de suas casas sofrendo, perecendo, a dor, a enfermidade, a aflição.

Jesus quem cuida de todos que estão doentes e enfermos; mas Ele precisa de nós.”

E eu sei que, às vezes, escutamos aquilo que a pessoa tem e ficamos até desanimados, mas precisa ser ao contrário,  pois precisamos nos animar para levarmos o ânimo. Nós precisamos acender a nossa fé para levarmos a fé, precisamos estar conectados em Jesus para levarmos a Jesus, porque é Ele quem cuida de todos que estão doentes e enfermos; porém, Ele precisa de nós. Ele precisa de mim e de você para que O levemos para tocar e ser tocado pelos doentes e pelos enfermos.

Do outro lado, permitamos que Jesus nos cure, permitamos que Jesus esteja em nós, permitamos que todas as enfermidades em nós sejam tocadas por Jesus. E não pense em enfermidade somente no seu sentido físico, porque as nossas enfermidades começam na nossa cabeça, se eclodem aqui dentro do nosso coração tão aflito, tão cheio de perturbações, de inquietações, de medos, são tantas coisas borbulhando dentro de nós. Permitamos que Jesus cuide de nós e cuidemos uns dos outros, em nome de Jesus.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Os milagres: Deus continua sendo Deus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o Evangelho deixa constância expressa —embora não detalhada— dos milagres que foram realizados durante o passo do Filho de Deus, nem que fosse tocando a pontinha de seu manto. Realiza Deus, milagres hoje em dia? A fé cristã afirma que Deus exerce poder sobre o mundo e realmente pode fazer milagres (que é como sua "linguagem privada").

Nós só conhecemos as leis da natureza como regras de aplicação; em última instância, não podemos definir o que é a própria natureza, nem qual é a competência das leis naturais. Mas Deus, depois de terminado a criação, não se retirou: Ele pode obrar ainda. Continua sendo o Criador e, em consequência, sempre tem a possibilidade de "intervir". Deus continua sendo Deus!, De modo que —da forma que queira e seja boa para o mundo, quando Ele desejar— pode continuar manifestando-se no mundo como Criador e Senhor.

—A questão dos milagres sugere a questão divina: quem não reconhece os milagres tem outra imagem de Deus.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Sem ser incomodado pelas autoridades, Jesus circula livremente por “toda a região”. Não fixa um ponto para o atendimento, mas percorre “vilarejos, cidades ou campos”. E os doentes acorrem a ele com as próprias pernas ou transportados em macas e postos diante dele. Querem tocar ao menos a barra do seu manto. Pelo toque, dá-se a transmissão de uma energia curativa. Lucas esclarece: “porque dele saía uma força que curava a todos” (Lc 6,19). Naturalmente, Jesus oferece uma cura que ultrapassa o aspecto físico, conforme a disposição interna da pessoa. A cura verdadeira e completa atinge o interior. É a libertação da ganância, do ódio, dos ressentimentos e tristezas. Dos que eram curados, Jesus esperava inteira adesão a ele e generoso serviço à comunidade.

Oração
Ó Jesus, infatigável missionário do Reino, as multidões não te dão trégua. Nos vilarejos, nas cidades e nos campos, onde quer que compareças, muitas pessoas colocam os doentes diante de ti, convencidos de que basta tocar nas tuas vestes para serem curados. E assim acontece. Fé sem medida. Fé eficaz. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,53-56 - O povo reconhece Jesus e vai ao seu encontro

Oração Inicial
- A nós todos, reunidos pela rede da internet,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto: Mc 6,53-56, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré, onde amarraram o barco na praia. Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus. Então, eles saíram correndo por toda aquela região, começaram a trazer os doentes em camas e os levavam para o lugar onde sabiam que Jesus estava. Em todos os lugares aonde ele ia, isto é, nos povoados, nas cidades e nas fazendas, punham os doentes nas praças e pediam a Jesus que os deixasse pelo menos tocar na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados.
Refletindo
Jesus  Mestre curava a todos que o tocavam, mas nesta narrativa de Marcos, nada fala. As multidões correm ao encontro de Jesus. Buscam os milagres. Tocam em Jesus. Existem muitas maneiras de demonstrar o quanto somos importantes uns para os outros. Cada pessoa demonstra isso de uma forma – pode ser um toque no ombro, um aperto de mão, um carinho, uma palavra gentil, agradecida, um arrependimento e pedido de perdão, uma mensagem, um cartão, um e-mail, um telefonema, uma xícara de café... Pequenos gestos que aquecem e nos fazem sentir especiais.
Jesus sabia que o relacionamento humano tem essa característica: saber dar, receber e sentir que somos amados, e este conhecimento se manifesta através de gestos Não se trata apenas das coisas que fazemos, mas daquilo que transmitimos para o outro. O toque aquece o coração. Por isto, Jesus também usou o toque para curar, para ensinar. Podemos constatá-lo em outros textos: Mt 8,3 (cura um leproso com o toque); Mt 9,29 (cura dois cegos, tocando-lhes os olhos),  Mt 17,7 9 (Jesus toca nos apóstolos, encorajando-os, na Transfiguração);  Mt 20:34 (toca os olhos e cura os dois cegos de Jericó) e tantos outros. Em todos os casos, o  poder de Jesus tem em vista a verdadeira salvação que supõe a conversão do coração. Conversão e fé.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que o texto diz para nós, hoje? Quais outros textos este nos recorda? Qual palavra mais nos toca o coração?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "As pessoas se sentiram atraídas pela sabedoria das palavras de Jesus, pela bondade de seu trato e pelo poder de seus milagres. E pelo assombro inusitado que a pessoa de Jesus despertava, acolheram o dom da fé e vieram a ser discípulos de Jesus. Ao sair das trevas e das sombras de morte (cf. Lc 1,79), a vida deles adquiriu plenitude extraordinária: a de haver sido enriquecida com o dom do Pai. Viveram a história de seu povo e de seu tempo e passaram pelos caminhos do Império Romano, sem esquecer o encontro mais importante e decisivo de sua vida que os havia preenchido de luz, força e esperança: o encontro com Jesus, sua rocha, sua paz, sua vida. Assim ocorre também a nós olhar a realidade de nossos povos e de nossa Igreja, com seus valores, suas limitações,suas angústias e esperanças. Enquanto sofremos e nos alegramos, permanecemos no amor de Cristo, vendo nosso mundo e procurando discernir seus caminhos com a alegre esperança e a indizível gratidão de crer em Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade. A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida."(DAp 21-22)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezo com a Oração
Senhor, Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações 
sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
( XVI Congresso Eucarístico Nacional)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vamos demonstrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário